Até o fim do século 18, eletricidade e
magnetismo eram ciências totalmente desconectadas entre si,
consideradas apenas como curiosidades de laboratório. Em ambos os casos,
conheciam-se apenas fenômenos estáticos, em que não havia movimentação
de cargas, ou seja, corrente elétrica.
Em se tratando de eletricidade, na
Grécia antiga já era conhecido o fenômeno de eletrização por atrito,
pois sabia-se que o âmbar, uma resina amarelada, quando atritado com
pele de animais, atrai partículas leves, como sementes ou fragmentos de
palha. Curiosamente, o nome do âmbar, em grego, é “elektron”, gerando
assim o nome da palavra eletricidade e da partícula elementar elétron.
Em 1600, William Gilbert, médico inglês, publicou seu tratado De
Magnete, onde menciona outros corpos que se eletrizam por atrito, tais
como o vidro e o enxofre.
A existência de dois tipos de cargas foi
descoberta por Charles François du Fay em 1733, quando mostrou que duas
porções do mesmo material, como o âmbar, eletrizadas por atrito com um
tecido, repeliam-se, mas o vidro eletrizado atraia o âmbar eletrizado.
Posteriormente, Benjamim Franklim chamou o tipo de carga contida no
vidro de positiva e a contida no âmbar de negativa. Assim, esses e
alguns outros experimentos mostraram que cargas de mesmo sinal se
repelem e cargas de sinais contrários se atraem, além de que um corpo
neutro é um corpo que contem a mesma quantidade de cargas positivas e
negativas.
Em relação ao magnetismo puro, também na
Grécia antiga se conhecia as propriedades de um minério de ferro
encontrado na região da Magnésia, a magnetita (Fe3O4): um pedaço de
magnetita é um imã permanente que atrai pequenos fragmentos de ferro.
Muito antes de ter uma relação com a eletricidade, em 1100 A.C. os
chineses já haviam descoberto que uma agulha de magnetita capaz de se
orientar livremente num plano horizontal alinha-se aproximadamente na
direção norte-sul. Eles usavam este aparelho como uma bússola para
navegação.
No tratado publicado por William Gilbert em 1600, ele cita pela primeira vez que a própria Terra atua como um grande imã.
Um imã permanente, como, por exemplo, a
agulha magnética de uma bússola, tem um pólo norte N e um pólo sul S,
sendo fácil verificar, com dois imãs, que seus pólos de mesmo nome se
repelem e que os pólos de nome contrários se atraem. Tendo como base
esse fato, é possível pensar em criar uma ciência do magnetismo
analogamente à eletricidade, com cargas positivas e negativas.
Entretanto, experiências mostram que não é possível separar um pólo de
outro em um imã.
Os experimentos realizados que mostraram
alguma relação entre a eletricidade e a magnetismo só foram feitos no
início do século 19, onde se verificaram os efeitos magnéticos das
correntes. Com o grande experimento de Faraday, ele mostrou o fenômeno
de indução eletromagnética, ou seja, a variação de campos magnéticos com
o tempo produzia campos elétricos.
O efeito contrário, que eletricidade
implicava em magnetismo, foi predito teoricamente por Maxwell quando
formulou a teoria clássica do eletromagnetismo. A verificação
experimental da teoria foi feita por Hertz através da produção de ondas
de rádio.
Como um esforço final para consolidar
eletricidade e magnetismo, no inicio do século 20, o eletromagnetismo,
como já era chamado, foi incorporado à teoria da relatividade restrita
de Einstein, e percebeu-se que campos elétricos e magnéticos são partes
de um campo mais geral, denominado campo eletromagnético. Posteriormente
o eletromagnetismo foi incorporado à ciência do muito pequeno, a
mecânica quântica, onde outros resultados interessantes puderam ser
tirados.
Referência: Curso de Física Básica 3, H. Moysés Nussenzveig.
Esse texto é interessante porque fala sobre a história da eletricidade e o magnetismo de uma forma bem clara e resumida.
ResponderExcluirA eletricidade e o magnetismo nem sempre estiveram juntas pois até o fim do século XVIII elas estavam totalmentes desconectados uma da outra ,porém na Grécia antiga a eletrização por atrito ja era bem conhecida pois na na Grécia sabia que quando o ambar fosse atritado com a pele de animais atraia pequenas partículas como fragmentos de palha e em 1733 Charles François du Fay fez grandes descobertas ele descobriu que materiais iguais se repelem e materiais diferentes se atraem .
A nossa terra foi considerada apenas em 1600 por William Gilbert como um grande imã permanente ,outra decoberta importante é que no imã é impossivel separar o pólo norte do pólo sul.Como foi dito antes nem sempre a eletricidade e o magnetismo estiveram conectados pois apenas no século XIX os experimentos mostraram que havia uma relação entre eletricidade e magnetismo que ficou chamado de eletromagnetismo .
Maira Genaina 3 ano B
Nesse texto se conta a história da eletricidade e o magnetismo passo a passo, como foi descoberto, por quem,explica a relação entre os dois temas, vários nomes importantes dos nossos físicos e químicos se sobre saem e tentam implantar cada qual sua teoria, sua forma de pensar e cada explicação fica bem claro para nós. É um texto muito interessante, pois o eletromagnetismo foi ocupando área em muitas partes da Ciência e gerando grandes resultados.
ResponderExcluirFranciane De Souza Cassiano 3º ano C
Eletricidade e Magnetismo são ciências bem desconectada entre si, conheciam apenas os fenomenos estáticos delas, onde não havia movimentação de carga.
ResponderExcluirNa Grécia antiga a eletricidade era conhecida por atrito, o texto nos relata sobre o âmbar que é uma resina amarela que quando atrita na pele de animais ela atraí algumas partículas leves, como algumas sementes ou fragmentos de palha.
O magnetismo foi definido na Grécia como um minério de ferro que encontraram na Magnésia a magnetita. Gilbert dizia que a Terra atua como um grande imã, no século XX Einstein chegou a conclusão de que os campos elétricos e magnéticos formam o eletromagnético..
Klenilson A. Aguilera Poquiviqui ---->3°C<-----
O texto conta a história da eletricidade eo magnetismo que nem sempre estiveram juntas durante sua história.Em 1600 Wiliam Glbert,menciona outros corpos que se eletrizam por atrito como o vidro eo enxofre.Em 1733,Charles Du Fay mostra,como o âmbar,eletrizadas por atrito com tecido repeliam se,mas o vidro eletrizada atraia o âmbar eletrizada.O texto tb explica varias fases da história da eletricidade eo magnetismo.
ResponderExcluirBenildo Mendes
3 Ano B
O texto é bastante interessante pois ele nos mostra a história da eletricidade e do magnetismo. Ele relata que os dois nunca estiveram conectados, conheciam apenas os os fenomenos que nao havia movimento de cargas denominados fenomenos estáticos.
ResponderExcluirGilbert em 1600 mostrou dois outros corpos que se eletrizam por atrito o vidro e o enxofre. Mas para compreender a história da eletricidade e o magnetismo ocorre varios estudos e cada um aponta uma tese nova, esse texto é bem rico e nos ensina muito...
Kelly Cristina 3° C
Bom, como foi dito no texto até o fim do século XVIII eletricidade e magnetismo eram ciências totalmente desconectadas entre si. Ja na Grécia antiga a eletrização por atrito ja era conhecida, devido ao âmbar quando eletrizado com pele de animais atrair particulas leves, tais como sementes e palhas.
ResponderExcluirBenjamim Franklyn com alguns experimentos mostrou que cargas iguais se repelem e cargas opostas se atraem. Willian Gilbert dizia que a terra atuava como um grande imã. Mais foi no século XX que Einsten chegou a conclusao de que campos elétricos e magnéticos formam o campo eletromagnético.
Ender Kelber Miranda L. 3° ano C
Inicialmente a Eletricidade e o Magnetismo era tidos como ciências distintas, isso devido a suas descobertas que se deram de maneiras bem diferentes. Ambas ocorreram na Grécia Antiga, mais uma ela eletrização por atrito de um Âmbar e a outra pela descoberta de uma rocha magnética na região. Faraday foi o primeiro a considerar a junção das ciências e juntamente cm Maxwell formularam experimento que comprovaram que ambas estava ligadas, foi portanto no séc. XX que Einsten confirmou a ligação de ambas e enunciou os princípios do Eletromagnetismo.
ResponderExcluirGabrielli Albertini 3 Ano A
Geralmente é um texto muito interessante, pois o eletromagnetismo foi ocupando área em muitas partes da Ciência e gerando grandes resultados que acabou gerando novamente descobertas que se deram de maneiras bem diferentes os antigos acreditavam que a eletrização por atrito ja era conhecida, devido ao âmbar quando eletrizado com pele de animais atrair particulas leves, tais como sementes e palhas mas tanta por atrito com tecido repeliam se de forma que o vidro eletrizada atraia o âmbar eletrizada. O fenômeno de indução eletromagnética foi descoberto com os grande experimento de Faraday que levou a variação de campos magnéticos com o tempo produzia campos elétricos a relação foi os experimentos feitos...... Daniel Lucas 3 A
ResponderExcluirA eletricidade e o magnetismo, no final do século XVIII, eram ciências desconectadas entre si, mais conhecidas somente pelos fenômenos estáticos. Entretanto na Grécia antiga esse fenômeno de eletrização por atrito já era conhecida, pelos experimentos com pele de animais, porquê quando atritado com pele de animais, atrai partículas leves, como sementes ou fragmentos de palha.
ResponderExcluirFoi com o experimento de Faraday que podemos entender que com a variação de campos magnéticos, o tempo produzia campos elétricos. E Einstein percebeu que campos elétricos e magnéticos são partes de um campo,denominado campo eletromagnético.
Aluno: Maicon Douglas 3 ano C
O texto aborda dois campos da fisíca: a eletricidade e o magnetismo. Fala sobre como eram estudados antigamente, que eram separados e só através dos anos e de pesquisadores aprofundarem no assunto, que eles ligaram uma coisa a outra, ou seja, o eletromagnetismo. Isso graças a Faraday e Maxwell, no século 19, que juntos fizeram experimentos e provaram a ligação entre essas duas areas, mas só mais tarde no século 20 que o termo foi realmente aceito e usado, por ser incorporado à teoria da relatividade restrita de Einstein.
ResponderExcluirAluna: Emanuelle Sabino Fialho. 3° ano A.
Muito interessante o texto, nos faz entender a dificuldade da Eletricidade e do Magnetismo naquela época ser exposto, pois só era estudada como uma curiosidade em laboratórios pelos cientistas daquela época. Pude perceber que os fenômenos magnéticos e elétricos já eram conhecidos desde a Grécia antiga e gerava grande curiosidade diante dos físicos que já estava estudando esses fenômenos. Foi no século XIX que Faraday mostrou os fenômenos de indução eletromagnética, argumentando os campos magnéticos com o elétrico. Maxwell então formulou a teoria clássica do eletromagnetismo, e Hertz foi quem constatou experimentalmente a questão da produção de ondas de Rádio.
ResponderExcluirDiante das dificuldades, no século XX o eletromagnetismo foi integrado á teoria de relatividade de Einstein e foi conduzida a ciência, onde foi evidenciado ate os dias atuais pelos físicos, e graças ao campo magnético estamos pisando em terra, pois sem esse “Campo“ estaríamos flutuando.
Thálita dos Santos Carrera. 3° ano A
Como mostra o texto a eletricidade e o magnetismo eram totalmente distintos na antiguidade.
ResponderExcluirAo longo do tempo com ajuda dos estudos de vários cientistas, obtiveram grandes informações sobre as ciências ditas, descobrindo suas propriedades, características e etc.
Assim com experimentos e estudos mostrou a relação entre a eletricidade e o magnetismo. No século XX Einsten elaborou uma teoria e confirmo essa relação, denominada: ELETROMAGNETISMO.
Nome: Joyci de Fátima Fererine Barbosa 3° ano ''B''
Como mostra o texto a eletricidade e o magnetismo eram totalmente distintos na antiguidade.Eletricidade e magnetismo eram ciências totalmente desconectadas entre si, consideradas apenas como curiosidades de laboratório. Em ambos os casos, conheciam-se apenas fenômenos estáticos, em que não havia movimentação de cargas, ou seja, corrente elétrica.Faraday foi o primeiro a considerar a junção das ciências e juntamente cm Maxwell formularam experimento que comprovaram que ambas estava ligadas, foi portanto no séc. XX que Einsten confirmou a ligação de ambas.
ResponderExcluirAline Campos 3° ano A
No texto simplesmente relata o que é a eletrecidade e o magnestismo. Sobretudo posso apontar que ao magnestimos antes era totalmente distintos ,somente ao longo do tempo que foram descbrindo suas propriedades através de estudos mais aprofundados . Lembrando também que aponta as dificuldades do magnestimo naquela tal época. Interessante também ressaltar aqui a importancia de Maxwell para esses estudos pois foi ele que formulou a teoria clássica do eletromagnestismo. E por fim o mais interessante é que através dessas descobertas hoje em dia estamos firmes em terra , ao contrário estariamos "flutuando" . Kalytta Neves 3ano A
ResponderExcluirA eletricidade e magnetismo, no inicio do século XX, foi incorporado à teoria da relatividade , e percebeu-se que campos elétricos e magnéticos são partes de um campo mais geral, denominado campo eletromagnético. o texto é muito interessante trata-se sobre dois fatores importantes como o magnetismo e a eletricidade que tem algo em comum ate a mesma origem: cargas elétricas estáticas geram um campo elétrico e cargas elétricas em movimento, um campo magnético. Ate então o físico William Gilbert em 1600, ele cita pela primeira vez que a própria Terra atua como um grande imã. porem o efeito contrário, que eletricidade implicava em magnetismo, foi feito teoricamente por Maxwell quando formulou a teoria clássica do eletromagnetismo.
ResponderExcluirPATRICIA GARCIA 3 ANO'' A''
A Eletricidade e o Magnetismo foi considerada ciências distintas. Com o decorrer do tempo, diversos cientista aprofundou os estudos, obtendo diversas informações sobre sua propriedade, suas características, dentre outra informações que mostrou a relação eletricidade e magnetismo, o que levou a criação da teoria do Eletromagnetismo.
ResponderExcluirEuller Miranda Cardoso
3° ano C
Esse texto è bastante importante por se tratar de coisas que muitas vezes nâo sabemos onde surgiu e quais foram os cientistas que se importaram em ir mais a fundo sobre a eletricidade e o magnetismo.
ResponderExcluirComo pude observar no texto a eletricidade e o magnetismo eram ciências diferentes e que naquela època era considerada uma curiosidade exclusiva de laboratòrio.Em ambos os casos, sò se conhecia os fenomenos estàticos, em que nâo teria movimentaçâo de cargas.ou seja, correntes eletricas.
Aeletricidade como foi dita no textos jà era conhecida na Grècia antiga que era um fenomeno de eletrizaçâo por atritos, pòis se sabia que o âmbar, era uma resina amarelada,que quando atritado em peles de animais,era atraìada por partìculas leves como fragmentos de palha de sementes.O nome do âmbar, em grego significa "elektron" gerando o nome da palavra eletricidade e de particulas de eletrons.
O cientista Benjamin Franklim chamou o tipo de carga contida do vidro de positiva e a contida no âmbar de negativa.Assim esses experimentos mostraram que cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrarios se atraem,
Em relaçâo ao magnetismo, tambèm era conhecido na Grècia antiga conhecida como as propriedades de um minèrio de ferro encontrado na regiâo da Magnèsia, a Magnetita (Fe304) o magnetita è uma que atrai pequenos fragmentos de ferro
Aluna: Larissa Barros 3 ano B
Os estudos dos fenômenos eletricos nâo pode ser separados do estudo de um e outro grupo de fenômenos com os quais tem intima ligaçâo,chamada fenỗmenos magnèticos porque sâo produzidos pelos imâs,que tambèm se chama magnetos.
ResponderExcluirHoje sabemos que a eletricidade e o magnètismo tem a mesma origem:cargas eletricas estàticas geram um campo eletrico e cargas eletricas em movimento,gerando um campo magnetico..
Aluna: Simone Aparecida 3Ano B
A eletricidade e o magnetismo eram desconectados entre si , apenas se conheciam em fenômenos estáticos ,ou seja, corrente elétrica.Mas na Grécia antiga esse fenômeno já era conhecido. Em relação ao magnetismo na Grécia foi definido como um minério de ferro encontrado na região da Magnésia a magnetita..
ResponderExcluirLucas Eduardo da Silva Martins.. 3 B
Podemos perceber que o magnetismo e a eletricidade foram conhecidos na Grécia antiga, porém a eletrização é por atrito de um Âmbar e o magnetismo pela descoberta da rocha magnética. Como sabemos a teoria em que esses dois estavam interligados era uma bobeira para muitos, porém Faraday e Maxwell fizeram uma serie de experimentos para poder comprovar que eles caminhavam juntos, mas somente no seculo 20 que ele foi aceito e usado.
ResponderExcluirPodemos perceber que o magnetismo e a eletricidade foram conhecidos na Grécia antiga, porém a eletrização é por atrito de um Âmbar e o magnetismo pela descoberta da rocha magnética. Como sabemos a teoria em que esses dois estavam interligados era uma bobeira para muitos, porém Faraday e Maxwell fizeram uma serie de experimentos para poder comprovar que eles caminhavam juntos, mas somente no seculo 20 que ele foi aceito e usado.
ResponderExcluirÉ possível identificar no texto que nem sempre a eletricidade e o magnetismo estiveram interligados. E apenas no início do século 19 surgiu essa relação, comprovada a partir de experimentos, como o fenômeno de indução eletromagnética, que pregava que a variação de campos magnéticos implicavam no surgimento de campos elétricos. Mais adiante,Maxwell se destaca com a sua teoria clássica do eletromagnetismo, que dizia que cagas elétricas com o tempo resultavam em magnetismo. Mas foi com Einstein que o eletromagnetismo se vê diretamente ligado a teoria da relatividade restrita. Ele percebe que tanto os campos eletromagnéticos ou elétricos pertencem a um campo denominado eletromagnetismo.
ResponderExcluirNome: Anderlex Lara Leite - 3° ANO-A
Eletricidade e o Magnetismo eram tidos como ciências separadas, os dois ocorreram na Grécia Antiga, mais uma ela eletrização por atrito de um Âmbar e a outra pela descoberta de uma rocha magnética na região. O fenômeno de indução eletromagnética foi descoberto com o grande experimento de Faraday que podemos entender esse experimento como a variação de campos magnéticos, o tempo produzia campos elétricos. E Einstein chegou à conclusão de que os campos elétricos e magnéticos formam o eletromagnético.
ResponderExcluirLucas Brumati 3ºA
A inicio o magnetismo e a eletricidade eram tratadas como ciências, as quais não faziam relação entre si, e que em ambos os casos não era conhecida a movimentação de cargas, e as duas ciências também criaram-se na Grécia Antiga. No caso da eletricidade, tratava-se dela pelo atrito, enquanto em relações com o magnetismo vinha da descoberta da Magnetita, que era como um imã.
ResponderExcluiras relações magnetismo-eletricidade surgiram a partir do séc. XIX com os experimentos de Faraday que mostrou que a variação de campos magnéticos com o tempo produzia campos elétricos. Já a relação contraria foi teoricamente dada por Maxwell, que co experimentos através de ondas de rádios, criou a teoria básica do eletromagnetismo.
A inicio o magnetismo e a eletricidade eram tratadas como ciências, as quais não faziam relação entre si, e que em ambos os casos não era conhecida a movimentação de cargas, e as duas ciências também criaram-se na Grécia Antiga. No caso da eletricidade, tratava-se dela pelo atrito, enquanto em relações com o magnetismo vinha da descoberta da Magnetita, que era como um imã.
ResponderExcluiras relações magnetismo-eletricidade surgiram a partir do séc. XIX com os experimentos de Faraday que mostrou que a variação de campos magnéticos com o tempo produzia campos elétricos. Já a relação contraria foi teoricamente dada por Maxwell, que co experimentos através de ondas de rádios, criou a teoria básica do eletromagnetismo.
Bem no inicio dos séculos a eletricidade e magnetismo eram conhecidos como movimentação de cargas. Porém os cientistas já sabiam da existência do atrito por causa do âmbar. E antão Faraday descobriu a indução eletromagnética, que é a variação de campos magnéticos, mas somente no século XX que seus experimentos sobre o campo magnético foi aceito.
ResponderExcluirKELVYLAINE BAZAN RAMOS 3º ANO C
Como no texto é relatado a eletricidade e magnetismo eram ciências diferentes. Esses fenômenos surgiram na Grécia, e com isso os cientistas procuraram saber mais sobre eles, até então descobriram que a eletricidade possuía cargas positivas e negativas ao atritar um vidro com o âmbar, desde então perceberam que cargas do mesmo sinal se repelem e cargas com sinais contrários se atraem.
ResponderExcluirARETUZA B BARBOSA 3º ANO A
Muito bom o texto em si, mais algumas pesquisas constam também que, William Gilbert teria descoberto o principio da inseparabilidade do polos, o que significa que se você tiver um ímã, com dois polos, ou seja polo norte e polo sul, se dividir o ímã ao meio, os dois novos ímã terão cada um polo norte polo sul.
ResponderExcluirGilbert não possuía na época relação de moléculas que temos hoje as mesmas sim talvez tivesse imaginado que os ímãs poderiam ser divididos até um limite, a partir do qual não seria mais ímãs se fossem divididos. Hoje em dia sabemos que esse limite é microscópico e cada molécula do ímã se compõe como se fosse um pequeno ímã, em outras palavras um ímã é composto de pequenos imãs moleculares ordenados. Teve uma certo momento que Gilbert pegou uma esfera de metal magnetizada e aproximou essa esfera de uma bússola, imaginou que a terra, nosso planeta terra seria então um grande ímã, nada mais do que isso, um ímã.
No século XVII Otto Von Guericke construiu o primeiro instrumento da história capaz de eletrizar corpos elétricos, esse instrumento foi chamado por ele mesmo de Máquina Elétrica, ou seja assim ele conseguiu fazer várias experiências e importantes para sua área.
No século XVI também, Gilbert utilizou a palavra "eletricidade", esta derivada da palavra grega elektron que era o nome que os gregos davam ao âmbar. Gilbert reconheceu que a propriedade eletrostática não era restrita ao âmbar amarelo, mas que diversas outras substâncias também o manifestavam, entre estas diversas resinas, vidros, o enxofre, entre outros compostos sólidos. Através do fenômeno da eletrostática nos sólidos, observou-se a propriedade dos materiais isolantes e condutores.
JAQUELINE DE SOUZA CARLOS
3ºANO C
No texto m Gilbert utilizou a palavra "eletricidade", esta derivada da palavra grega elektron que era o nome que os gregos davam ao âmbar. Gilbert reconheceu que a propriedade eletrostática não era restrita ao âmbar amarelo, mas que diversas outras substâncias também o manifestavam, entre estas diversas resinas, vidros, o enxofre, entre outros compostos sólidos. Através do fenômeno da eletrostática nos sólidos, observou-se a propriedade dos materiais isolantes e condutoresostra a Eletricidade e o magnetismo como uma ciência diferente.E antão Faraday descobriu a indução eletromagnética, que é a variação de campos magnéticos, mas somente no século XX que seus experimentos sobre o campo magnético foi aceito.
ResponderExcluirEletromagnetismo, é a parte dos estudos da física que estuda a eletricidade e o magnetismo, essa teoria segue os seguinte princípios, cargas elétricas em movimento, geram campo magnético. E a Variação de fluxo magnético que produz um campo elétrico.
ResponderExcluirDurante muito tempo atrás, eletricidade, e magnetismo era um so fenômeno, mas em 1600, um medico físico inglês, escreveu um livro para distinguir as duas teorias, muitos achava muitas diferenças entre esses dois fenômenos, ele acreditavam que tinham fortes relações entre eles. Essa descoberta foi comprovada graças ao dinamarquês Hans, que inventou o gerador elétrico, que permitia a geração de energia, com longa durabilidade e estáveis, isso foi fundamental para os estudo dos fenômenos. Os Fenomenos eletromagnéticos, foi relatado por varias leis fomuladas por James Clerck, cientista que foi tao importante para o eletromagnetismo como Newton para a mecânica. Varios aparelhos indispensáveis hoje em dia existem em face da evolução dos estudos sobre o eletromagnetismo.
Jean Antonio.
3 ºA
A eletricidade e magnetismo eram desconhecidas,isso no século 18,que eram conhecidos como fenômenos estáticos,emque não haviamovimentação de cargas.Já na Grecia Antiga esses fenômenos de eletrização por atrito eram conhecidos.A existência de 2 cargas foi descoberta por Charles François Du Fay,em 1733.Um imã permanente tem o polo Norte e o polo Sul.No século 20, a eletromagnetismo foi incorporado a teoria da relatividade restrita de Eintein...
ResponderExcluirMarly Surubi Sié 3° ''A''
A Eletricidade e o Magnetismo eram considerados apenas como curiosidades de laboratório,isso até o fim do século 18.Só que na Grécia já era conhecido o fenômeno de eletrização por atrito,no texto ainda relembra dos estudos do fisico Charles Du Fay dos eletróns.
ResponderExcluirNo texto ainda diz que a própria Terra contem um imã dentro si,onde em uma direção vai o Norte e o outro Sul.
Campo elétrico e magnetismo são partes de um campo,denominado campo eletromagnético.
Darly Surubi Sié.... 3°A
No texto relata a eletricidade e o magnetismo Electromagnetismo, é a parte dos estudos da física que estuda a eletricidade e o magnetismo, essa teoria segue os seguinte princípios, cargas elétricas em movimento, geram campo magnético. E a Variação de fluxo magnético que produz um campo elétrico.No texto ainda diz que a própria Terra contem um imã dentro si,onde em uma direção vai o Norte e o outro Sul.
ResponderExcluirLucimara Oliveira de Souza 3 ano A
A eletricidade e o magnetismo nem sempre estiveram juntas pois até o fim do século XVIII elas estavam totalmentes desconectados uma da outra ,porém na Grécia antiga a eletrização por atrito ja era bem conhecida pois na na Grécia sabia que quando o ambar fosse atritado com a pele de animais atraia pequenas partículas como fragmentos de palha e em 1733 Charles François du Fay fez grandes descobertas ele descobriu que materiais iguais se repelem e materiais diferentes se atraem
ResponderExcluirRai Oliveira de souza 3anoC
puuuuuuh professor maneiro...
ResponderExcluir