Os cientistas explicam que outro limite além da atmosfera
parece separar o ambiente da Terra do ambiente do espaço. Este limite é
conhecido como Magnetopausa é
o que chamamos magnetismo terrestre.
É o limite entre aquela região de espaço dominada pelo campo magnético da Terra, chamado
de Magnetosfera, e o espaço interplanetário onde campos magnéticos são
dominados principalmente pelo sol. A Terra tem um campo magnético forte. É como
se a Terra fosse uma enorme barra de imã.
A bússola magnética trabalha e encontra as direções na
superfície da Terra por causa deste campo magnético. Este mesmo campo magnético
estende-se para longe no espaço exterior.Quem já teve a oportunidade de observar uma bússola e ver que uma agulha dentro dela sempre aponta em uma determinada direção. Esta agulha está magnetizada, o que nos leva então a concluir que existe um campo magnético associado à Terra. A observação do ponteiro de uma bússola se movimentando causou tamanho susto em Einstein quando este tinha apenas três anos de idade, que provavelmente foi ela a maior responsável por ele se dedicar ao estudo de fenômenos físicos.
Foi William Gilbert que em torno de 1600 escreveu, a pedido da Rainha Elizabeth I da Inglaterra, o livro ”De Magnete”, que tratava sobre fenômenos magnéticos conhecidos até então. Foi neste livro que William Gilbert mostrou sua teoria de que a Terra era um ímã gigante.
A Terra seria então um ímã com o pólo norte magnético próximo ao pólo sul geográfico e o pólo sul magnético próximo ao seu pólo norte geográfico. A terra pode ser imaginada como tendo um grande ímã de dois pólos em seu interior, ou mais modernamente, com uma espira circular gigantesca percorrida por uma corrente muito grande a muitos kilômetros de seu interior, e o plano desta espira estaria deslocado cerca de 11,5° em relação ao plano do Equador.
Estudos muito aprofundados vêm sendo feitos há séculos devido à importância de se saber qual é o modulo, a direção e o sentido do campo magnético terrestre, que já foi extremamente útil para os navegadores do passado, e ainda continua o sendo para navegadores e aventureiros de hoje.
Para se obter dados sobre o campo magnético terrestre, podemos utilizar um magnetômetro, aparelho que pode medir com altíssima precisão campos magnéticos, ou ainda utilizar uma simples bússola, cuja agulha magnetizada tenderá a se alinhar com o campo magnético terrestre, oferecendo no entanto uma aproximação grosseira. O campo magnético na superfície terrestre também é bem variável para diferentes pontos como para diferentes épocas. Um exemplo que pode ser citado é de uma variação de 35° na direção de uma agulha de uma bússola entre os anos de 1580 e 1820.
Variações no campo magnético da Terra também podem ser devidas a correntes na ionosfera ou tempestades magnéticas devidas à radiação solar. Estudos feitos nos campos magnéticos existentes no fundo do oceano e principalmente no “Sulco do Meio Atlântico”, lugar onde quantidades de magma transbordam do centro da Terra e se depositam em ambos os lados do sulco, e este magma ao entrar em contato com a água se solidifica e preserva dentro de si um registro magnético do campo magnético terrestre em diversas épocas da história da Terra. Através de estudos como este, foi possível que físicos descobrissem que a polaridade magnética da Terra se inverte mais ou menos a cada milhão de anos. O campo magnético da Terra à grandes distâncias desta, sofre grandes distorções também principalmente devidas a existência de ventos solares, que são constituídos de pequenas partículas expelidas pelo Sol.
O campo magnético da Terra mostra uma força eletricamente carregada em qualquer partícula que se move por ela. Parece haver um vento ” fixo ” de partículas carregadas que se movem no externo do sol. Este vento solar, quando próximo da Terra, é inclinado pelo campo magnético da Terra. Nesta interação, o campo magnético da Terra é ligeiramente apertado no lado que enfrenta o sol, e apresenta um longo rabo no lado da Terra que fica longe do sol. Na magnetosfera, orbitam enxames de partículas carregadas que se movem em largos e enormes cintos ao redor da Terra. O movimento delas é regular porque elas são dominadas pelo campo magnético comparativamente constante da Terra.
A descoberta destes cintos de radiação que cinge a Terra foi primeiro descoberto pelo satélite americano, Explorer 1, que foi uma das realizações mais cedo da era espacial. Na verdade, as partículas carregadas dentro dos cintos de radiação viajam em um complexo padrão espiralado. Elas movem-se de um lado para outro de norte para sul enquanto o grupo inteiro lentamente acumula-se ao redor da Terra. Quando o campo magnético do sol está especialmente forte, a magnetosfera é apertada (comprimida). Os cintos de partículas apanhadas são empurrados para mais próximos da Terra. Os Cientistas não estão certos do que causa as famosas auroras boreais, ou luzes do norte, e as auroras austrais, ou luzes meridionais. De acordo com uma explicação, quando as partículas apanhadas são forçadas para baixo na atmosfera da Terra, elas colidem com outras partículas e muita energia é trocada nesse processo. Esta energia é transformada em luz, e resultam em especulares auroras.
Autoria: Patrícia França
http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/magnetismo-terrestre-campo-magnetico-da-terra
O magnetismo esta presente no mundo muito mais tempo que os seres humanos o planeta terra é um grande ima no mundo tem de todos os tamanhos grandes como o nosso mundo e pequenos como um célula o ima tem a a capacidade de chamar ferro .. um dos fenômenos que podem ser causados pelo efeito do ima é chamado de Aurora boreal que nada mais é as luzes produzindo plasma essas folhas que t são feitas pelas luzes luzes ganha esse nome de Aurora boreal quase tudo no mundo tem como no núcleo da terra que se encontra o neo-magnetismo porem magnetismo nos protegem da radiação do cosmo então as tudo que depende do magnetismo vai sumir.. tambem ficariamos perdidos navegadores sem bussola não valeriam mais assim o mundo iria cair em todo muitos passarinhos são guiados pelo bio magnetismo então ganham orientação da natureza muitos animais como lagostas tem a capacidade de guiar-se pelo campo magneticos bacterias e muitas outras a natureza então fornece a muitos animas um GPS natural que nascem neles naturalmente os serem humanos tambem tem imas na cabeça personalidades magnetica ou polos opostos ... Daniel Lucas 3 Ano A
ResponderExcluirOs cientistas explica que ha um outro limite alem da atmoosfera que parece separar o nosso ambiente do espaço,porque a terra tem um campo magnetico forte ,como se um grande imã e e por causa disso que a bussula encontra as direcões certa em nosso planeta Terra. Foi Willian Gibert que escreveu o primeiro livro que falava sobre o os fenomenos magneticos a pedido da rainha Elizabeth 1da Inglaterra.
ResponderExcluirAs pesquisas geologicas recente tem afirmado que a parte central da Terra seja constituida por ferro e correntes elétricas existente no núcleo de ferro e ele sao os responsaveis pela existencia do campo magnético que existe ,porem essas pesquisas não foram totalmente comprovada o;outra informacao importante é que o magnetismo é variavel devidas a correntes na ionosfera ,é muito interrante essas infomacões porque nos tras mais conhecimento sobre o nosso proprio planeta tranzendo digamos resposta para algumas preguntas émuito bom esse texto cheio de informacõooes ulteis que inriquece o nosso conhecimento.
Maira Genaina 3 ano B
Descobertas cientificas levaram a conclusão de que o planeta detêm de uma outa “separação” , além da atmosfera, este é o chamado MAGNETISMO TERRESTRE, um “imã” que envolve a Terra. Pode-se dizer então que este grande “imã” é o responsável pela força magnética do planeta, onde este é dividido em dois polos, NORTE e SUL, onde a bussola, com a agulha imantada, sempre tende a apontar para o norte terrestre. As viagens espaciais, atualmente, têm como maior foco as descobertas no campo do magnetismo, uma vez que quase todos os planetas, o sol e toda a galáxia são cercados de campos magnéticos. Grandes estudos continuam a ser realizados, a fim de descobrir-se o modulo, a direção e o sentido do campo magnético terrestre, uma vez que este campo pode vir a sofre variações. Fora descoberto ainda, cintos de radiação que envolve a Terra. Outro fenômeno que causa questionamento a muitos, são as auroras boreais, uma vez que não se consegue descobrir suas causas e “funcionamento” Gabrielli Albertini – 3º ano A
ResponderExcluirDescobertas cientificas levaram a conclusão de que o planeta detêm de uma outa “separação” , além da atmosfera, este é o chamado MAGNETISMO TERRESTRE, um “imã” que envolve a Terra. Pode-se dizer então que este grande “imã” é o responsável pela força magnética do planeta, onde este é dividido em dois polos, NORTE e SUL, onde a bussola, com a agulha imantada, sempre tende a apontar para o norte terrestre. As viagens espaciais, atualmente, têm como maior foco as descobertas no campo do magnetismo, uma vez que quase todos os planetas, o sol e toda a galáxia são cercados de campos magnéticos. Grandes estudos continuam a ser realizados, a fim de descobrir-se o modulo, a direção e o sentido do campo magnético terrestre, uma vez que este campo pode vir a sofre variações. Fora descoberto ainda, cintos de radiação que envolve a Terra. Outro fenômeno que causa questionamento a muitos, são as auroras boreais, uma vez que não se consegue descobrir suas causas e “funcionamento” Gabrielli Albertini – 3º ano A
ResponderExcluirAlguns estudos explicam que à um limite em que separa a terra do espaço, então denominado magnetopausa conhecido como magnetismo terrestre.Onde diz que a terra é um grande ímã, de dois polos Norte e Sul.
ResponderExcluirO cientista William Gilbert foi o primeiro a mostrar que a terra é um grande ímã, escreveu um livro a pedido da Rainha Elizabeth I, ''De Magnete'' onde explicava sobre os fenômenos magnéticos.
Há vários aparelhos que auxiliam na obtenção de informação sobre o magnetismo terrestre; como:magnetômetro utilizado para medir a precisão dos campos magnéticos, e até mesmo uma bússola que encontra direções na superfície da terra. A terra é constituída por ferro e no núcleo de ferro possui correntes elétricas.
Todos os estudo já feitos e os que ainda estão em andamento é de extrema importância, principalmente para inovação e aperfeiçoamento de instrumentos que estão presentes no nosso cotidiano.
Nome: Joyci de Fátima Fererine Barbosa 3º ano ''B''
Como todos sabemos, na terra há um campo magnético conhecido como magnetosfera.
ResponderExcluirFoi o cientista Willian Gilbert, que escreveu um livro onde mostrou a teoria de que a terra era um Gigante imã.
Tendo como a maior importância o magnetômetro usado para obter dados sobre o campo magnetico terrestre.
Nome: Carolaine Rodrigues Mendes 3° ano B
A Terra e dividida por muitas linhas magnéticas, podemos considerar que a terra e um grande ima. A superfície da terra pode ser dividida em dois elementos, o vertical e o horizontal, então a agulha pode ser atraída para os polos das terras, ou para o meio do globo. A força de atração, e igual entre as distancia onde se encontra os polos. Então quando estiver mais perto do polo local, sua atração terá uma força maior.
ResponderExcluirHoje em dia, não podem ter certeza das causas e as fontes magnéticas terrestres, apesar disso as teorias criadas de um campo elétrico formado pela parte interna e liquida e a cobertura abaixo solida. Este efeito e ocasionada pelo o movimento de rotação terrestre, sendo que as varias correntes elétricas que são criadas com este processo definem os campos magnéticos da terra. A transformação é causada pelo fato do magnetismo estar ligado a crosta terrestre, por essa crosta possuir alta quantidade de ferro, terá um maior pode magnético.
Jean Antonio
3º Ano A
O magnetismo terrestre está diretamente ligado á radiação recebida do sol, pois uma das suas principais funções é proteger a terra da radiação solar, sem ele a vida na terra seria algo impossível, o campo magnético gerado pela terra é algo que sempre existiu, desde a formação da terra. Há vários registro de mudança referente aos polos, e registro de inversão de polos em tempos que variam de milhares a milhões de anos, boa parte dos animais possuem um sensor magnético, como exemplo os pássaros. O texto postado pelo professor em boa parte aborda sobre estudos referentes ao campo eletromagnético, é importante destacar a importância que o campo eletromagnético tem para os exploradores e os navegadores, por meio da bússola que ajuda na orientação em suas expedições.
ResponderExcluirThálita dos Santos Carrera. 3° ano A.
Muito interessante, pois podemos considerar que a Terra é um imã gigantesco. Chamamos de pólo norte da agulha magnética porque ele aponta para a região próxima do pólo norte geográfico, mas como já vimos pólos do mesmo nome se repelem e já pólos de nomes contrários se atraem. Descobertas cientificas mostram que O que não é tão bem conhecido é que o campo magnético forma um escudo
ResponderExcluirmagnético em volta da Terra, que a protege contra outras formas nocivas de radiação, como os raios cósmicos e o vento solar.
JAQUELINE DE SOUZA CARLOS. 3ºANO C
Magnetismo é a denominação dada aos estudos dos fenômenos relacionados com as propriedades dos imãs.Que tem como a denominações de polo norte e polo sul às extremidades do imã, bem como descoberta da bússola . De acordo com essa teoria, denominada eletromagnetismo, cargas elétricas em movimento geram campo magnético, e campo magnético em movimento gera corrente elétrica. também podemos destacar que a terra funciona como um grande imã ,pois ela possui um campo magnético criado através do movimento constante de rotação. com base ao texto podemos dizer que ha vários fatores positivos em nosso favor como a bússola sendo utilizado para a nossa orientação etc...
ResponderExcluirPATRICIA GARCIA 3 ano 'A'
O globo terrestre age como um imã ,a surperficie terrestre possui um campo magnetico que ser dividido em dois componentes ; o vertical e o horizontal ,e a força de atração do magnetismo exercido são pelos polos norte e sul a bússola encontra as direções na superficie na terra nos polo norte e sul e também o magnetismo existe no planeta terra a muitos anos. Ender Kelber 3 ano C
ResponderExcluirpodemos dizer que o campo magnético flui do polo Norte para o polo sul , a bússola é um instrumento mais utilizado para a navegação e orientação das propriedades magnéticas terrestre,o físico William Gilbert escreveu um livro que se deu o nome de ”De Magnete”, que tratava sobre fenômenos magnéticos e sua teoria de que a Terra era um ímã gigante.
ResponderExcluirLUCIMARA OLERIANA 3 ANO A
Pois a relaçao entre as pesquisas dos cientistas levam a ter conclusão sobre as importantes teorias e reflexão os conceitos da fisica. Portanto umas delas é chamado MAGNETISMO TERRESTRE.A Terra é cortada por diversas linhas magnéticas, como um gigantesco imã, estas linhas possuem características que possibilitou a construção do primeiro grande recurso de navegação, que em virtude da sua simplicidade, logo se universalizou, a bússola magnética. Essas linhas magnéticas não se transpõem nem se interrompem e isto nos dá cobertura em, praticamente, qualquer lugar do planeta. O magnetismo terrestre em qualquer lugar é medido, pela determinação da direção e intensidade do campo magnético. Os dois valores variam com o tempo e o local onde é observado, entretanto, a variação que nos interessa é apenas a de direção.
ResponderExcluirA superfície terrestre tem um campo magnético que pode ser dividido em dois elementos: o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os pólos magnéticos da terra como para o interior do globo. A força de atração é idêntica à distância que o local se localiza do pólo, sendo que, quanto mais próximo o local esteja do pólo maior será à força de atração. e A Terra é cortada por diversas linhas magnéticas, como um gigantesco imã, estas linhas possuem características que possibilitou a construção do primeiro grande recurso de navegação, que em virtude da sua simplicidade, logo se universalizou, a bússola magnética. Essas linhas magnéticas não se transpõem nem se interrompem e isto nos dá cobertura em, praticamente, qualquer lugar do planeta. O magnetismo terrestre em qualquer lugar é medido, pela determinação da direção e intensidade do campo magnético. Os dois valores variam com o tempo e o local onde é observado, entretanto, a variação que nos interessa é apenas a de direção.
A superfície terrestre tem um campo magnético que pode ser dividido em dois elementos: o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os pólos magnéticos da terra como para o interior do globo. A força de atração é idêntica à distância que o local se localiza do pólo, sendo que, quanto mais próximo o local esteja do pólo maior será à força de atração. A Terra é cortada por diversas linhas magnéticas, como um gigantesco imã, estas linhas possuem características que possibilitou a construção do primeiro grande recurso de navegação, que em virtude da sua simplicidade, logo se universalizou, a bússola magnética. Essas linhas magnéticas não se transpõem nem se interrompem e isto nos dá cobertura em, praticamente, qualquer lugar do planeta. O magnetismo terrestre em qualquer lugar é medido, pela determinação da direção e intensidade do campo magnético. Os dois valores variam com o tempo e o local onde é observado, entretanto, a variação que nos interessa é apenas a de direção.
A superfície terrestre tem um campo magnético que pode ser dividido em dois elementos: o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os pólos magnéticos da terra como para o interior do globo. A força de atração é idêntica à distância que o local se localiza do pólo, sendo que, quanto mais próximo o local esteja do pólo maior será à força de atração.
Elly M. Figueiredo 3° Ano "A"
Estudos explicam que outro limite separa o ambiente da Terra do ambiente do espaço , limite este conhecido como Magnetopausa ( magnetismo terrestre). Pode ser dizer que a terra é como se fosse uma enorme barra de imã , cuja a mesma é dividida em dois pólos , Norte e Sul.
ResponderExcluirEm torno de 1600 William Gilbert , a pedido da Rainha Elizabeth I , escreveu o livro “ De Magnete”, onde o mesmo tratava de assuntos referentes aos fenômenos magnético , neste livro W. Gilbert mostrou sua teoria de que a terra é um grande imã. A terra é constituída por ferro e no núcleo de ferro possui correntes elétricas. Viagens espaciais , tem como principal objetivo estudo de campos magnéticos existentes no espaço e em outros planetas .
Podemos concluir então que ainda existe muitos fenômenos referente ao magnetismo que não foram descobertos , tais como a formação das auroras boreais , porém com o auxilio da tecnologia e de aparelhos que auxiliam na obtenção de informação sobre o magnetismo terrestre, o estudos sobre esses fenômenos se tornaram menos complexo.
Valdir Júnior
3° Ano "C"
Considerando sem duvidas nenhuma, a terra é um grande imã divido em norte e sul, Gilbert foi o primeiro a mostrar que a terra é um grande ímã, então deu se a criação do seu livro.
ResponderExcluirMagnetismo terrestre esse é o nome, onde a terra é divididas por diversas linhas magnéticas, porem são linhas retilíneas vertical e o horizontal, onde uma agulha magnética se atrai para os polos magnéticos da terra como também o interior do globo.
A grande importância do campo eletromagnético facilita aos exploradores, a trazer informações, biólogos e tantos outros profissionais que necessitam dessa ferramenta chamada bussola.
Aluno: Daniel Faria de Alvarenga - 3° Ano C
Descobertas levaram a conclusão de que o planeta detêm de uma outra “separação” , além da atmosfera, este é o chamado MAGNETISMO TERRESTRE, um “imã” que envolve a Terra. Pode-se dizer então que este “imã” é o responsável pela força magnética do planeta, onde este é dividido em dois polos, NORTE e SUL. As viagens espaciais, atualmente, têm como maior foco as descobertas no campo do magnetismo, uma vez que quase todos os planetas, o sol e toda a galáxia são cercados de campos magnéticos. Grandes estudos continuam a ser realizados, a fim de descobrir-se o modulo, a direção e o sentido do campo magnético terrestre, uma vez que este campo pode vir a sofre variações. Outro fenômeno que causa questionamento a muitos, são as auroras.é importante destacar a importância que o campo eletromagnético tem para os exploradores e os navegadores, por meio da bússola que ajuda na orientação em suas expedições.
ResponderExcluirAline Campos 3° ano A.
Cientistas explicam que há outra separação, que divide a Terra do espaço, eles dão o nome de ''Magnetismo Terrestre''. A Terra é como uma barra de imã pois possuim um campo magnético bastante forte, um exemplo que todo mundo sabe é a bussola, que encontra as direções da Terra, onde a agulha indica a direção certa.
ResponderExcluirAguns estudos dizem que a Terra eh constituida por ferro fundido, e as correntes elétricas existentes dentro ferro seriam responsaveis pelo magnetismo da Terra. Estudos avançados tentam explicar qual é o módulo, direção e o sentido do campo magnético terrestre. ..
Kelly Cristina 3° Ano C
Os cientistas acrededitam que existe uma outra separação que divide a Terra do espaço, conhecida como "Magnetopausa", ou Magnetismo Terrestre como conhecemos. O nosso planeta é um dos planetas de campo magnético muito forte poucos de nós sabiamos disso. Temos a Bussola que trabalha para encontras as direções da Terra, a agulha que se encontra dentro da bussola é magnetizada isso prova que há um campo magnético associado a Terra. Ao escrever uma carta para a Rainha Elizabeth I da Inglaterra, em 1600 William Gilbert disse em sua teoria que a Terra era um imã gigante. Como os estudos não param para descobrirem realmente qual é a teoria certa, surgiu um estudo recente que diz que na contituição da Terra temos a presença de ferro fundido, e dentro do núcleo desse ferro encontra-se correntes elétricas que são responsaveis por esse campo magnético. Os cientistas vem estudando a séculos para saber qual é a direção e o sentido do campo magnético e para obter dados sobre o campo magnético eles usam o "magnetômetro''...
ResponderExcluirKlenilson A. Aguilera Poquiviqui ---> 3°C <---
Alguns cientistas explicam que há limites na atmosfera que parece separar o ambiente da terra do ambiente que constitui o espaço .Este limite é conhecido como o '' Magnetopausa" que é o Magnetismo Terrestre.Que é o limite que é estabelecido entre o espaço que é denominado pelo campo magnetico da terra,que é chamado de Magnetosfera, que é o espaço interplánetario onde campos magneticos sao denominados principalmente pelo Sol.A terra possui um campo magnetico muito forte e é como se a terra fosse um enorme imâ.
ResponderExcluirOs cientistas ainda nâo estâo de como ocorre a aurora boreal,a possveis estudos que ela pode ser uma energia que é transformada em luz que da o resultado de espetaculares aauroras.Ainda sobre a Terra foi Willian Gilbert que escreveu um livro onde ele pode mostrar a Teoria de que a terra era um gigantesco imâ.
Aluna: Larissa Barros 3 ano B
muitos cientistas explicam que o outro limite alem da atmosfera parece separar o ambiente da terra e tambem do espaço e este limite e conhecido como magnetopausa e o que chamamos de magnetismo terrestre e um limite que a regiao do espaço e dominada pelo campo magnetico da terra chamado de magnetosfera.
ResponderExcluirAluna: Simone Aparecida 3 Ano B..
pesquisas geológicas recentes afirmam que a parte central da terra seja costituida por ferro fundido e corrente elétrica existentes dentro deste núcleo de ferro seriam as responsáveis pela existencia do campo magnético .a lua não possui núcleo derretido assim como não possui campo magnético e vários outros planetas do nosso sistema solar apresenta campo magnético como o sol
ResponderExcluir.e até mesmo a galáxia possui um campo magnético que apesarde muito pequeno é importante devido ao grande volume que ele ocupa . e uns dos maiores iteresses em viagens especiais está concentrada no estudo do campo magnético existente no espaço e fontes de campo magnético em outros planetas .e estudos muito aprofundados estão sendo feitos há séculos devido á importancia de se saber qual é o modulo a direção e o sentido do campo magnético terrestre que já foi extremamente útil para navegadores do passado e ainda continua sendo muito útil para atuais navegadores dos dias atuais do nosso planeta terra e todo o estudo sobre a terra é muito bem esclarecido pelo cientista willian gilbert.
gleiciane nogueira 3ano b.
no brasil a maior quantidade de energia elétrica é produzida provém de usinas hidrelétricas cerca de 95/ .em regiões rurais e mais distantes das hidrelétrica centrais tem utilizado energia produzida em usinas termoeletricas em pequena escala a energia elétrica gerada da energia éolica .energia hidrica nas usinas hidreletrica a energia elétrica tem como fontes principal a energia proveniente da queda da água represada a uma certa altura .a energia
ResponderExcluirpotencial que a áǵua tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética .a energia térmica nas usinas termoeletricas a energia elétrica é obtida pela queima de combustiveis como o carvão óleo derivados do petróleo e atualmente a cana de açúcar .energia nuclear é obtido de fssão do núcleo do átomo de uranio .energia geotérmica é produzida de rochas derretidas no subsolo magma que aquecem a água no subsolo.energia eólica os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos e usam aenergia dos ventos isto é eólica não para gerar eletricidade mas para realizar trabalhos .energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica .energia fotovoltaica é favorecida de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidencia do sol geram energia elétrica.
gleiciane nogueira 3ano b.
Na terra há regiões concentrando um enorme magnetismo que com a bússola magnética podemos encontrar as direções desse campo magnético que se abrangue.
ResponderExcluirFoi devido ao cientista William Gilbert que podemos compreender que a terra funciona como um imã gigante, e como funciona devido a dois polos Norte e Sul.
Aluno: Maicon Douglas 3 ano C
Para os cientista o limite conhecido como Magnetopausa,que também é chamado de Magnetismo terrestre,e o espaço interplanetário onde os campos magnéticos são denominados pelo sol.Podemos dizer que a terra é um ímã gigantesca.A bússola magnética trabalha e encontra as direções da superfície da terra...A terra é então um ímã que tem o polo norte e polo sul e tem uma carga magnética e que mostra a força eletricamente carregada em qualquer partícula que se move...Quando as partículas são forçadas para baixo da atmosfera da terra,elas se junta com as outras partículas e muitas energia são trocadas...
ResponderExcluirMarly Surubi Sié 3°"A"
O que seria Magnétismo Terrestre?...
ResponderExcluirBem,segundo os estudos de cientistas seria onde outro limite além da atmosfera que parece separar o ambiente do espaço....
Outros estudos feitos ainda não comprovados,diz que a Terra seja contituída por ferro fundido e correntes elétricas existente.Mas todos sabemos que a Terra ela possui um campo magnético muito forte.
O texto destaca também sobre a bússola,onde ela possui uma agulha magnetizada,onde nos leva a concluir que existe um campo magnético associado a Terra.Ao ver a agulha se mover,Eistein levou um grande susto,isso aconteceu quando ele ainda tinha 3 anos de idade,acredita-se que a partir daí ele começou a dedicar ao estudos de fenômenos físicos....
* Darly Surubi Sié * 3°A
Magnetismo terrestre na verdade pode se dizer que é somente o limite que separa o ambiente de um espaço. Isso é estudado por cientistas bem competentes e sabe que o magnetismo também é bem eficaz pra pessoas que buscam aventuras pelo mundo, o texto também acaba apontando sobre a bússola e explica o porque muitos desses cientistas acredita ter um campo magnético associado a terra. Uma das observações de Einstein ele se assusta pelo fato acontecido, simplesmente a agulha se move sem ter ninguém a movimentando, a partir desse exato momento ele dedica totalmente ao estudos desses fenômenos físico que é da onde podemos buscar mais informações hoje em dia.
ResponderExcluirKalytta Neves - 3 ano A
Chama-se campo magnético terrestre a esse campo magnético que existe ao redor da Terra. A Terra pode se dizer que ela é um ímã com o pólo norte magnético próximo ao pólo sul geográfico e o pólo sul magnético próximo ao seu pólo norte geográfico. A bússola magnética trabalha e encontra as direções na superfície da Terra por causa deste campo magnético. A transformação é causada pelo fato do magnetismo estar ligado a crosta terrestre, por essa crosta possuir alta quantidade de ferro, terá um maior pode magnético.
ResponderExcluirLucas Brumati 3ºA
A obra de William Gilbert publicada em 1600, em Londres, afirma que a Terra é um grande ímã. Deste modo, essa descoberta representa um importante passo no que diz respeito aos conhecimentos sobre a Terra, pois, ela representa a segunda qualidade global de nosso planeta, sendo que a primeira prega que a Terra possui uma forma redonda. Diante disso, se o nosso planeta seria um imã, logo o pólo norte magnético seria próximo ao pólo sul geográfico, e o polo sul, próximo ao pólo norte geográfico.
ResponderExcluirNos tempos atuais, todos já conhecem e aceitam que a Terra é um ímã gigante, porém, poucos reconhecem qual é a importância do campo magnético que a envolve. Diante disso, é importante destacar que esse campo é gerado devido a grande quantidade de metais em estado líquido, que se encontram em seu núcleo.E o campo consegue impedir que grande parte da radiação cósmica, emitida pelo Sol, atinja a Terra. Essa radiação consequentemente acarretaria em diversas doenças na população terrestre. Mas, isso não protege a Terra totalmente ,um exemplo disso se faz presente em um fenômeno que acontece nos pólos, denominada aurora boreal. Ela resulta de uma pequena passagem de radiação, que acaba penetrando no estado gasoso em nossa atmosfera.
Anderlex Lara Leite 3° Ano-A
Os cientistas explicam que outro termo alem da atmosfera que parece separar o ambiente do terra do espaço.Esse termo é chamado magnetopausa é o que chamamos magnetismo terrestre termo entre aquela região denominado pelo campo magnetosfera . O mais interessante é que a terra é um campo magnetico como se fosse um ímã. O dos aparelhos para indentificar a direção é a búsula magnetica isso ocorre por a terra ter uma campo magnético .Nas pesquisas recentes , os cientistas afirmam que a parte central da terra seja constituida por ferro fundido , e correntes elétricas existentes dentro deste núcleo , ou seja o campo magnético da terra mostra uma força eletricamente carregada em qualquer partícula que se move por ela .
ResponderExcluirEm relação ao texto publicado, a Terra é um campo magnético que possui dois polos N e S. Onde esse campo magnético existe por conta das correntes elétricas que existem dentro do núcleo.
ResponderExcluirE para saber-nos a existência desse campo magnético é utilizado um magnetômetro ou uma bússola.
ARETUZA B BARBOSA 3º ano A
O campo magnético é como se fosse um imã sobre a Terra, onde ele também sofre distorções por conta dos ventos solares. E esse vento solar fornece a Terra partículas carregadas de energia. E então essas partículas se movem ao redor da Terra, com movimentos regulares dominadas pelo campo magnético.
ResponderExcluirKELVYLAINE BAZAN RAMOS 3º ano C
é muito em pressionante pois o magnetismo existe presente no mundo antes do ser humano, os cientistas explica onde outro limite além da atmosfera que separa o ambiente do espaço,a terra tem um campo magnético que mostra uma força eletricamente carregada por qualquer partícula.
ResponderExcluirAzuir Campos: 3C
Magnetismos terrestre é o campo magnético de grande importância para o nosso planeta, nos protegendo de grande parte da radiação cósmica.
ResponderExcluirCom a grande descoberta de William Gilbert compreendemos que o planeta Terra funciona como um ímã gigante, concluído que o polo norte magnético estaria próximo ao polo sul geográfico e o polo sul magnético estaria próximo ao seu polo norte geográfico.
Euller Miranda Cardoso
3° ano C
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA terra tem um campo magnético conhecido como campo magnético da terra como se fosse uma enorme barra de imã.A bússola trabalha e encontro as direções na superfície da terra por causa deste campo magnético.Foi o cientista William Gilber que pode mostrar que a terra era um gigante imã.A terra também sofre de distorções por conta dos ventos solares que contribuem neste fenômeno.
ResponderExcluirBenildo Mendes
3 Ano B.
Podemos dizer que a terra funciona como uma grande barra de imã, onde a mesma se divide em dois polos, sendo estes Norte e Sul. W. Gilbert á mando da Rainha Elizabeth I publicou um livro onde o mesmo se tratava de assuntos referentes ao magnetismo.
ResponderExcluirMuitos estudos referentes ao magnetismo ainda estão sendo feitos. Um fenômeno muito conhecido e que causa questionamento aos cientista, é a formação da Aurora boreal, porém com o auxilio de aparelhos varios estudos vem sendo feito, em busca de mais explicacões sobre o magnetismo terrestre.
Ender Kelber Miranda L. 3° ano 'C'
Estudos científicos levaram a descoberta de um “imã” que envolve a Terra, que é também o responsável pela força magnética do planeta, dividida em dois polos, norte e sul. E graças a esse “imã” que podemos contar com a orientação da bússola, já que a agulha imantada aponta sempre para o norte terrestre. Viagens espaciais ultimamente têm como maior finalidade, estudarem sobre o magnetismo, já que o sol e toda a galáxia são cercados por um campo magnético, e este tende a sofrer transformações. Outro fenômeno que causa indagações são as auroras boreais, que ainda é desconhecido como são formadas e qual a sua finalidade.
ResponderExcluirAluna: Emanuelle Sabino Fialho. 3° A.
O planeta terra como mostra os estudos é como um grande “imã”, por causa que uma campo magnético que o envolve pelo um todo, dividindo em dois polos, o sul e o norte. O núcleo da terra tem uma participação nesse processo, por causa de uma grande quantidade de ferro no estado liquido no solo. E também nos ajuda a se direcionar com bussolas em qualquer lugar que esteja.
ResponderExcluirA Terra é considerada um gigantesco imã. Possui um campo magnético que envolve o planeta por completo, dividido em dois polos, o polo norte magnético (que é próximo ao polo sul geográfico}) e o polo sul magnético ( que se encontra próximo ao polo norte geográfico). O núcleo terrestre também tem parte de participação no processo do campo magnético terrestre, pois a grande quantidade de ferro líquido que lá se encontra.
ResponderExcluirA tempos mais antigos, os navegantes já entendiam que algo atraia uma das extremidades da agulha, apontando sempre para o norte (magnetico) e assim guaivam-se em meio aos oceanos.
No texto fala sobre o magnetismo na terra . Possui um campo magnético que envolve o planeta por completo, dividido em dois polos, o polo norte magnético.O planeta terra como mostra os estudos é como um grande “imã”, por causa que uma campo magnético que o envolve pelo um todo, dividindo em dois polos, o sul e o norte
ResponderExcluirsuperfície terrestre tem um campo magnético que pode ser dividido em dois elementos: o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os pólos magnéticos da terra como para o interior do globo. A força de atração é idêntica à distância que o local se localiza do pólo, sendo que, quanto mais próximo o local esteja do pólo maior será à força de atração. e A Terra é cortada por diversas linhas magnéticas, como um gigantesco imã, estas linhas possuem características que possibilitou a construção do primeiro grande recurso de navegação, que em virtude da sua simplicidade, logo se universalizou, a bússola magnética. Essas linhas magnéticas não se transpõem nem se interrompem e isto nos dá cobertura em, praticamente, qualquer lugar do planeta. O magnetismo terrestre em qualquer lugar é medido, pela determinação da direção e intensidade do campo magnético. Os dois valores variam com o tempo e o local onde é observado, entretanto, a variação que nos interessa é apenas a de direção.
ResponderExcluirRai oliveira de souza 3 ano C
O magnetismo é denominado por um fenômeno de atração ou repulsão observados em determinados corpos chamados de imãs onde há substâncias magnéticas e também entre imãs e condutores que esteja conduzindo correntes elétricas.Temos Também outro fator que é constatado na natureza chamado de rochas magnéticas que possuem a propriedade de atração.
ResponderExcluirTemos a bússola pois possui um ponteiro de agulha magnetizada orientada pelo campo magnético terrestre.Onde há uma grande quantidade de ferro atraindo a agulha magnética.
Aluna:Denise Marques dos Santos
3ano C