sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ÁTOMO



HISTÓRICO :

                             Grécia Antiga ( séc. VI e V a.c.): Começou a se investigar a constituição do Universo a partir de uma substância fundamental  __ o Fogo Etéreo, por Anaximandro, Heráclito e Anaxímenes. Mais tarde, Aristóteles e Empédocles tentaram provar a existência dos quatros elementos fundamentais__ Fogo, Terra, Água e Ar.
                               Leucipo e Demócrito teorizaram que a matéria seria descontínua e formada por corpúsculo que não poderiam ser criados e nem destruídos. Esses corpúsculos, ou partículas,  poderiam variar em forma e tamanho. A eles deram o nome ÁTOMO (a= não; thomos= Divisível).
Séc. XIX  John Dalton  formulou a hipótese de que a matéria seria formada por partículas indivisíveis, chamadas Àtomos.
Atualmente, a Teoria Atômica evoluiu bastante. Além de ser divisível, descobriu-se que, entre outros aspectos, os átomos são partículas formadas por outras partículas, e assim sucessivamente. Também é sabido que todas as formas de matéria existentes no Universo (mineral, animal e vegetal) são formadas por átomos.


NOÇÕES DE ESTRUTURA ATÔMICA:
         
                              Todos os átomos são formados por partículas. Essas partículas são em três tipos (as partículas básicas). Essas partículas são em três tipos e, além de possuir carga elétrica, podem variar em número e tamanho, dependendo do tipo de átomo.
                              Atualmente sabe-se que um átomo possui um núcleo e uma eletrosfera, girando ao redor deste núcleo, de forma semelhante ao nosso Sistema Solar, onde o Sol é representado pelo núcleo do átomo, e os planetas, os elétrons ao seu redor. O núcleo do átomo possui dois tipos de partículas: os prótons e os nêutrons. A eletrosfera é formada por partículas denominadas elétrons. Cada um desses tipos de partículas possui massa e carga elétrica próprias. O tamanho do átomo varia de acordo com seu tipo e é, em geral. Seu núcleo é, normalmente, 100.000 vezes menor que o diâmetro de seu átomo.

Em 1911 o físico Ernest Rutherford fez novas descobertas a respeito da estrutura do átomo, e destas surgiram a base para o atual modelo atômico, que utilizamos até hoje. Rutherford em um experimento bombardeou uma fina camada de ouro com partículas emitidas por átomos radioativo, ele observou que ocorria três situações: a maior parte atravessa a lamina, outra parte mudaram de direção e algumas rebateram para traz.

Rutherford bombardeou uma fina camada de ouro com partículas alfa (partículas atômicas emitidas por alguns átomos radioativos), sendo que a maioria atravessou a lâmina, outras mudaram ligeiramente de direção e algumas rebateram para trás. Ele concluiu que isso acontecia porque em cada átomo de ouro há um denso núcleo que bloqueia a passagem de algumas partículas.
Física Nuclear
O estudo do núcleo (centro) do átomo é chamado Física Nuclear. Como resultado desse estudo os cientistas descobriram maneiras de dividir o núcleo do átomo para liberar grandes quantidades de energia.
Ao se partir um núcleo, ele faz com que muitos outros se dividam, numa reação nuclear em cadeia. Nas usinas nucleares as reações são controladas e produzem luz e calor para nossos lares. Usinas nucleares produzem artificialmente grandes quantidades de energia.
O Sol é a maior fonte de energia nuclear. A cada segundo no interior do Sol, ocorrem milhões de reações nucleares em cadeia, pois, o intenso calor do Sol fazem com que seus átomos se choquem uns contra os outros e simulam em reações conhecidas como fusão nuclear. O núcleo de cada átomo libera energia que sentimos na forma de calor e enxergamos na forma luz. Enormes explosões de energias, chamadas de protuberâncias solares, ocorrem ocasionalmente na superfície do Sol.
Física de Partículas
Tudo que conhecemos consiste em minúsculos átomos, que são formados por partículas ainda menores e a Física de Partículas é o estudo dessas últimas que constituem os mais básicos blocos formadores da matéria no universo.
O estudo das partículas dá aos cientistas o conhecimento amplo do Universo e da natureza da matéria. Grande parte deles concorda que o universo se formou numa grande explosão, chamada de Big Bang. Segundos após o Big Bang, acredita-se que as partículas atômicas e a radiação eletromagnética foram as primeiras coisas que passaram a existir no Universo.
Partículas Fundamentais
Os físicos dividem as partículas atômicas fundamentais em três categorias: quarks, léptons e bósons. Os léptons são partículas leves como o elétron.
Os bósons são partículas sem massa que propagam todas as forças do Universo. O glúon, por exemplo, é um bóson que une os quarks e estes formam os prótons e os nêutrons no núcleo atômico.
Os quarks se combinam para formar as partículas pesadas, como o próton e o nêutron. As partículas formadas pelos quarks são chamadas hádrons. Tal como outras partículas tem cargas diferentes, tipos diferentes de quarks tem propriedades distintas, chamadas "sabores" e "cores" , que afetam a forma de como eles se combinam.

42 comentários:

  1. A partir do séc. VI e V a.c, na Grécia antiga começou um estudo sobre a constituição do universo a partir de uma partícula denominada " fogo etéreo", onde quatro cientistas tentam provar a existência de quatro elementos: água, fogo, terra e ar.
    Dálton no séc. XIX formulou uma teoria dizendo que matéria era formada por partículas indivisíveis formando os "Átomos". Mas com o passa dos anos surgiram novas teoria e nessa foi concluída que os átomos além de serem indivisíveis eles era formados por outras partículas, e todos os animais, vegetais e minerais são formados pelos átomos também. Todas as partículas são dividas em três partes, lembrando que sua forma e seu tamanho pode variar e possui carga elétrica depende do átomo. O núcleo dos átomos possuem dois tipos de partículas: prótons e nêutrons, em 1911 Rutherford fez novas descobertas sobre os átomos e sua teoria é a que usamos até hoje. O Sol é a maior fonte de energia nuclear que temos. As partículas fundamentais se dividem em três categorias: o quarks, o léptons e o bósons.

    3°C
    ---> Klenilson A. Aguilera Poquiviqui.<--

    ResponderExcluir
  2. No contexto histórico vários físicos cientistas fizeram suas investigações sobre como o Universo se formara. Leucípo e Demócrito teorizaram que a matéria era descontínua e formada por corpúsculos que não seriam destruídos, eles poderiam varia de de tamanho; e deram a ele o nome de ÁTOMO( a= não; thomos= divisível). Existe três tipos de partículas a primeira são as partículas básicas. Em 1911 Ernest Rutherford fez suas descobertas sobre a estrutura do átomo. A física nuclear( estudo do núcleo) , os físicos descobriram uma maneira de de dividir o átomo do núcleo, com o núcleo dividido( chamamos de fissão) ele libera uma certa quantidade de energia. O estudo das partículas é a base do que se acredita da formação do Universo, após a explosão do Big Bang. Também existe três tipos de partículas atômicas que são: Quarks, Léptons e Bósons
    Os quarks se combinam para formar partículas pesadas, os bósons são partículas sem massa que propagam todas as forças do Universo e os léptons são partículas leve como os elétrons.

    Franciane de Souza Cassiano
    3º ano C

    ResponderExcluir
  3. Na introdução do texto podemos ver muitos fisicos citados no artigo publicado, porem todo o conteudo é designado em relação a paritcula pela qual obtido o nome atomo.
    Vemos Anaximandro, Heráclito e Anaxímenes em relação ao fogo Etéro, ao passar do tempo Aristóteles e Empédocles, tentaram provar querendo adquirir alguma certeza dos quatros elementos fundamentais:
    Fogo, terra, ar e agua.
    O nome atomo por siguinificado A igual a Não e Thomos igual a divisivel, foi algo bem antes teorizado por Leucipo e Demócrito, por dizer que a matéria seria descontínua e formada por corpúsculo.
    Essas particulas que dão forma ao atomo, são formados por tres tipos de particulas basica.
    os prótons e os nêutrons são particulas que fazem parte do nucleo do atomo.
    Rutherford conseguiu obter novas descobertas sobre a estrutura do átomo, com isso se deu a base para o atual modelo atômico, que até hoje usamos.
    A fisica nuclear é o que discerne o estudo do núcleo ou seja o centro. Com isso descobriram maneiras de dividir o núcleo do átomo para liberar grandes quantidades de energia.
    Um nucleo partido faz com que muitos outros se dividam, como por exemplo temos a usina nuclear que esta ao nosso meio diariamente a luz e o calor ao nosso ambiente.
    A Física de Partículasé constituido por pequenos atomos, essa fisica dispõem o conhecimento amplo do Universo e da natureza da matéria. A maioria desses fisicos tem em mente e acreditam sobre a grande explosão causada por Big Bang.
    As a particulas fundamentais, são divididas em tres partes pelos fisicos com os nomes; quarks, léptons e bósons.
    Léptons, são particuals leves. Bosóns são partículas sem massa. O gluon nada mais é que um gloson que se entrelassa os quarks e com isso se da a forma, os prótons e os nêutrons no núcleo atômico.

    Aluno: Daniel Faria de Alvarenga. 3º Ano C
    Professor: Henrique Moura.

    ResponderExcluir
  4. Estudos feitos por cientistas da Grécia Antiga feito por Anaximandro, Heráclito, Anaxímenes, Aristóteles e Empédocles, onde eles tentam explicar a constituição do Universo, tendo como inicio de seus estudos uma substancia denominada; fogo etéreo. o principal objetivo deles é explicar a existência de quatro elementos: o fogo, a terra, o ar e a água.
    Com o passar dos tempos surge Dálton com uma teoria sobre a existência da matéria onde ele diz que toda matéria é formadas por partículas indivisíveis que ele denominou Átomos. Mas como tudo vai se atualizando a teoria Atômica se atualizou e foi definido que a matéria é formadas por várias outras partículas, é importante dizer que as partículas possuem carga elétrica, e seu tamanho e número pode variar.
    Tudo que usamos tudo do nosso planeta é formado por átomos minúsculos, que consiste em pequenas partículas, há teorias que dizem que as partículas foram as primeiras a existirem no Universo .
    Kelvylaine Bazan Ramos
    3°c

    ResponderExcluir
  5. ÁTOMO (a= não; thomos= Divisível), Leucipo e Demócrito que o teorizaram.
    No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária. Após estudos definiu-se que o número de prótons é uma das principais características que diferenciam um átomo do outro.
    Pesquisas feitas pelo físico Rutherford deram então descobertas ao novo modelo atômico que é utilizado até hoje, por todos noś. Física nuclear é onde estudamos o núcleo do átomo, que se entende que pode-se dividir o átomo em diversas partes assim liberando energia. Outra maneira muito interessante de se entender mais sobre o átomo é saber sobre as partículas constituídas nele, que são muito pequenas, ou mesmo dizendo que foram as partículas as primeiras a existir no planeta terra. Sendo assim as partículas mais fundamentais são: uarks, léptons e bósons.



    JAQUELINE DE SOUZA CARLOS
    3° ANO C

    ResponderExcluir
  6. O que significa a palavra Átomo(a= não; thomos= Divisível),ou seja, pelos estudos de John Dalton,ele formulou a hipótese de que a matéria seria formada por partículas indivisíveis, chamadas Átomos, mas atualmente sabe-se que o átomo é divisível.
    Hoje como os avanços tecnológicos foi possível descobrir que um átomo possui um núcleo e uma eletrosfera. A física nuclear fia como que os cientistas descobrira maneiras de dividir o núcleo do átomo para liberar grandes quantidades de energia. Física de Partículas, o estudo das partículas dá aos cientistas o conhecimento amplo do Universo e da natureza da matéria. Partículas Fundamentais,Os físicos dividem as partículas atômicas fundamentais em três categorias: quarks, léptons e bósons. Léptons são partículas leves iguais ao elétron, bósons,são partículas sem massa que propagam todas as forças do Universo,quarks,Os quarks se combinam para formar as partículas pesadas, como o próton e o nêutron.

    Lucas Brumati 3ºA

    ResponderExcluir
  7. O modelo atômico hoje conhecido variou através dos anos. Hoje ele é conhecido com divisível composto por três partículas distintas: NEUTROS, ELÉTRONS e PROTONS, subdivididas em duas ELETRONSFERA e NUCLEO. Rutherford foi quem através das experiencias “descobriu” o modelo atômico mais conhecido, comparado este com um sistema solar. A FISICA NUCLEAR descobriu a capacidade de se dividir o núcleo atômico e assim gerar grandes quantidades de energia, isso é o que ocorre nas usinas nucleares. Tudo em nosso dia a dia é formado por minúsculos átomos e a FISICA DE PARTICULAS é a área que estuda esses minusculas formadoras de vida. Já as PARTICULAS FUNDAMENTAIS são divididas em três pelos cientistas: quarks, léptons e bósons que são os agentes que interagem e formam o átomo em si.
    Gabrielli Albertini 3 ano -A

    ResponderExcluir
  8. O texto falando um pouco sobre a evolução do Átomo, nos mostra que desde as matérias existentes no mundo, como mineral, animal e vegetal são constituído por átomo. Entretanto, devemos lembrar que todo átomo é formado por partículas, e existe vários tipos de Átomo, uns possuem carga elétrica, outros variam de tamanhos, tudo depende do tipo do átomo que estamos falando. Portanto, sabemos que o átomo tem um núcleo e uma eletrosfera, girando ao redor deste núcleo, que é semelhante ao sistema solar do nossa planeta terra, o núcleo do átomo possui dois tipos de partículas: Os prótons e os Nêutrons. Uns dos físicos a ter estudado a descoberto a respeito da estrutura do átomo, foi Rutherford que originou o atual modelo atômico, que é utilizada ate hoje. A Física Nuclear, visa nos mostrar o estudo do núcleo do átomo, fazendo os cientistas descobrirem maneiras de dividir o núcleo do átomo para liberar energia. A Física de Partículas, visa o estudo em relação as partículas, que dá origem aos cientistas o conhecimento do universo e da natureza da matéria. Já as Partículas Fundamentais , os Físicos dividem as partículas atômicas fundamentais em três categorias: Quarks, Léptons e Bósons.
    3° ano A. Thálita dos Santos Carrera

    ResponderExcluir
  9. É possível perceber que a curiosidade do homem pelo fascinante universo já se faz presente desde muito tempo em nosso meio. Assim, foram desenvolvidos diversas teorias, que procuravam exemplificar como as matérias se formavam.
    E foi com Demócrito e Leucipo que surgiu a ideia de átomo. Esse nome foi dado às partículas que formavam as matérias. É triste, pois eles, assim como John Dalton, acreditavam que essa partículas era indivisível, e, hoje já se sabe que é possível dividi-la.
    Com todas essas ideias, é certo dizer que com os "erros" é possível desenvolver novas teorias. E diante disso, Thomson realiza novas descobertas, que, reajustaram essas ideias anteriores. Ele disse que o átomo não era apenas uma esfera indivisível como disso Dalton, mas que tinham cargas positivas e negativas.
    Hoje já se sabe que os átomos possuem elétrons e nêutrons, e uma eletrosfera onde estão os elétrons.
    NOME: Anderlex Lara Leite. 3° ANO-A.

    ResponderExcluir
  10. Ha muitos anos atrás o átomo foi descoberto, porém suas partes foram descobertas com o decorrer de estudos por cientistas, cada um desses cientista descobriram algo sobre o átomo, mas o modelo mais aceito e que hoje prevalece é o de Rutherford. Onde ele dizia que o átomo é possível se dividir, através de um de seu experimento.Ele também dividiu o átomo em três partículas: NEUTROS, ELÉTRONS e PRÓTONS.

    ARETUZA B BARBOSA 3° ANO A

    ResponderExcluir
  11. Todas as particulas, fazem parte de atomos, existe tres divisao entre essas particulas. Ela varia por tamanho, por numero e a sua carga. Hoje em dia sabemos que o nucleo de um possível atomo, é formado por protons e os neutrons. E a eletrosfera e composta por particulas de eletrons, que são formadas por carga eletrica.
    O fisico Ernest Rutherford, conseguiiu varias descobertas, com seus estudos sobre a estrutura do atomo. No qual ele conseguiu fazer o atual modelo atomico, que é usado em hoje em dia. Esses tres tipo de estudo, como Fisica nuclear, estuda como dividir o nucleio de um atomo para que possam liberar grandes quantidades de energia. A fisica de particulas, tem como o objetivo estudar os minusculos atomos, que formam por meio de algumas particulas,ou seja estudo das particulas menores.

    Jean Antonio – 3 ANO A

    ResponderExcluir
  12. No texto acima os atomos são divididas em tres particulas. e tem suas dimensões de tamanhos e numero de carga. Assim As partículas que possuem carga elétrica de mesma intensidade, mas opostas, são os prótons e os elétrons. O balanço entre as partículas que possuem cargas elétricas dará a característica elétrica do material. A massa é dada pela quantidade de prótons e nêutrons, já que os elétrons têm massa desprezível. Assim os teoricos e cientista tem a maneiras de formas de conhecimento sobre o atomo.

    Ely Figueiredo 3° Ano A









    ResponderExcluir
  13. Segundo historiadores o ÁTOMO existe mas de milhões de anos era muito pequeno e indivisivel porem um físico Rutherford provou que isso tudo era conversa fiada provou que o átomo se divide e hoje é o modelo mas aceito porem não tem outro aceito só de Rutherford. Em sua teoria ele dizia que o átomo dividia-se porem cientistas descobriram maneiras de dividir o núcleo do átomo para liberar grandes quantidades de energia mas esse cientista consegui o se destacar em meio a muitos. Daniel Lucas
    3 Anos A

    ResponderExcluir
  14. No texto esta relatando sobre a evolução do átomo , atualmente sabe-se que um átomo possui um núcleo e uma eletrosfera girando ao redor deste núcleo de forma semelhante ao nosso planeta.O tamanho do átomo varia de acordo com seu tipo e é em geral , em 1911 Ernest Rutherford fez novas descobertas a respeito da estrutura do átomo , o estudo do núcleo do átomo é chamado Fisica Nuclear, a Física de Partículas, visa o estudo em relação as partículas, que dá origem aos cientistas o conhecimento do universo e da natureza da matéria. Já as Partículas Fundamentais , os Físicos dividem as partículas atômicas fundamentais em três categorias: Quarks, Léptons e Bósons.
    Aline Campos 3° ANO A

    ResponderExcluir
  15. Estudos feitos por cientistas Hoje o átomo ele é conhecido com divisível composto por três partículas distintas: NEUTROS, ELÉTRONS e PROTONS Uns dos físicos a ter estudado a descoberto a respeito da estrutura do átomo, não era apenas uma esfera indivisível como disso Dalton, mas que tinham cargas positivas e negativas.
    Hoje já se sabe que os átomos possuem elétrons e nêutrons, e uma eletrosfera onde estão os elétrons. E foi Rutherford que originou o atual modelo atômico, que é utilizada ate hoje.
    Azuir Campos 3C

    ResponderExcluir
  16. Alguns filosòfos da Grècia Antiga jà acreditavam que toda e qualquer matèria seria formada por minùsculas partìculas indivisìveis ,que foi chamada de Atomo
    Sò foi o inglês John Dalton em 1803 com base em varias experiências,conseguiu comprovar cientificamente a idèia dos atomos,Surgia ai a teoria atômica clàssica.
    Depois veio Thomsonem 1903 e sua teoria era baseada em experimentos com gases.
    A teoria atômica esta sempre mudando,na verdade o atomo sâo particulas que sâo constituidas de outras particulas.

    Aluna:Larissa B. de Oliveira 3AnoB

    ResponderExcluir
  17. Fundamentais as particulas constituintes do atomo antigamente eram chamadas de particulas elementares ;mas depois de descobriu que varias delas podem se desdobrar em duas ou mais particulas,isto è,nâo sâo elementares.
    sabemos que quando uma corrente eletrica è colocada num campo magnetico fica sujeita a uma força F cujo sentido è dado pela regra de 3 dedos na mâo esquerda.

    Aluna:Alessandra C. de Miranda 3AnoB

    ResponderExcluir
  18. Átomos são partículas formados por outras partículas,onde são divididas em três partes,além de possuir carga elétrica,podem variar em número e tamanho.
    Com o passar do tempo,fisicos foram evoluindo os estudos sobre o átomo,como por exemplo Ernest Rutherford,onde seu modelo é utilizado hoje.Os trẽs tipos do átomo seria a Física Nuclear,que estuda o núcleo;Física da Particulas, que estuda as particulas e a Particulas Fundamentais,que são a divisão das particulas que são em 3 categorias,onde elas são a Quarks,Léptons e os Bóns....


    Darly Surubi Sé... 3°A

    ResponderExcluir
  19. O Atomo é um corpusculo que não poderiam ser criado e nem destruido,e que podem variar de tamanhos.Hoje a Teoria Atômica evolui desde da sua descoberta,desde sua formulação da teoria feita por John Dalton.Os átomos são formulados por partículas que se devidem em 3 partes.Tendo um núcleo e uma eletrosfera girando ao redor do núcleo.Foi o fisíco Ernest Rutherford que fez novas descobertas sobre o átomo,sendo a base do atual modelo atômico,sendo :a fisica nuclear que estuda o núcleo do atomo.A fisica de particulas que são formadas por particulas ainda menores...
    Marly Surubi Sié 3°A

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. os átomos são corpúsculos, com três partículas principais, os neutros, prótons e elétrons, os quais se condessam no núcleo, ou ficam dispersos na eletrosfera.
    Antes do modelo que conhecemos surgiram outros, como o modelo de Dalton conhecido como "bola de bilhar"; o de Thomson "pudim de passas"; Rutheford e Bohr com o "modelo planetário".
    Marcella Nogueira 3º ano A

    ResponderExcluir
  22. Simplismente o universo é constituido a partir da particula como o "fogo etéreo ", a onde o cientista provou que a existências , dos elementos como a água , fogo, terra e ar . Em 1911 Ernest Rutherford fez suas descobertas sobre a estrutura do atomo . Hoje ele é conhecido como tres composto de particulas como Neutrons , Eletrons e Protons subdivididas em duas eletrosfera e nucleo. Os fisicos dividem as particulas atomicas em tres categorias : Quarks , Léptons e Bósons . Quarks se combinam para formar as particulas pesadas , como o proton e o neuton . Os lèptons sao particulas leves como o eletron. Os bósons sao particulas sem masssa que propagam todos as forças do universo.

    Patricia Garcia Santos 3°A'

    ResponderExcluir
  23. A história do átomo começou desde a Grécia antiga quando começou-se a investigar a constituição universo. Aristóteles e Empédocles tentaram provar a existência dos 4 átomos (fogo, terra, água e o ar)
    Mais tarde John Dalton formulou a hipótese de que a matéria seria formada por partículas.
    * Todos os átomos são formados por partículas, essas partículas são em 3 tipos e elas possui carga elétricas que pode assim variar em números e tamanhos.
    O interessante desse assunto é que relata os estudos dos átomos, coisas que poucos sabem sobre esse assunto. Em 1911 por exemplo o físico Ernest Rutherford fez novas descobertas a respeito da estrutura do átomo. E assim surgiram a base para o atual modelo atômico, Rutherford bombardeou uma fina camada de ouro com partículas alfa. E assim ele acabou concluindo que isso aconteceria porque em cada átomo de ouro há um denso núcleo que bloqueia a passagem de algumas partículas.
    Kalytta Neves - 3 ano A

    ResponderExcluir
  24. Uma teoria, que herdamos da Grécia do século V a.C., criou a idéia de que se dividíssemos um corpo, chegaríamos a uma parcela mínima, tão mínima que esta seria indivisível. A essa parcela deram o nome de átomo que quer dizer “indivisível” em grego. Assim, todas as coisas seriam feitas pela reunião de átomos.
    Publicidade

    Ao longo dos anos, houve muita pesquisa sobre o assunto. Hoje os cientistas apregoam que o átomo é divisível – em partícula subatômicas – que também são divisíveis. E mais, que o átomo é algo que se apresenta como se fosse um corpúsculo, mas se comporta como se fosse uma onda.
    Aluno:Benildo Mendes De Miranda-3ano B

    ResponderExcluir
  25. O modelo atômico hoje conhecido variou através dos anos. Hoje ele é conhecido com divisível composto por três partículas distintas: NEUTROS, ELÉTRONS e PROTONS, subdivididas em duas ELETRONSFERA e NUCLEO. Rutherford foi quem através das experiencias “descobriu” o modelo atômico mais conhecido, comparado este com um em um sistema solar. * Todos os átomos são formados por partículas, essas partículas são em 3 tipos e elas possui carga elétricas que pode assim variar em números e tamanhos.
    O interessante desse assunto é que relata os estudos dos átomos, coisas que poucos sabem sobre esse assunto. Em 1911 por exemplo o físico Ernest Rutherford fez novas descobertas a respeito da estrutura do átomo

    ResponderExcluir
  26. Leucipo e Demócrito teorizam que a matéria seria descontínua e formada por corpúsculo que não poderiam ser criados nem destruídos. Esses corpúsculos, ou partículas, poderiam variar em forma e tamanho. A eles deram o nome de Átomo (a:não, thomos:Divisível).
    John Dalton formulou a hipótese de que a matéria seria formada por partículas indivisíveis, chamadas átomos.
    Atualmente como sabemos a teoria atômica evoluiu bastante, como a descoberta que os átomos são partículas formadas por outras partículas, e assim sucessivamente.
    Aluna: Gleiciane Nogueira da Silva 3 ano B

    ResponderExcluir
  27. Como o texto relatou a Grécia Antiga começou a investigar a constituição do Universo a partir de uma substância fundamental, o Fogo Etéreo, pelo cientista Anaximandro, Heráclito e Anaxímenes. E assim Aristóteles e Empédocles tentaram provar a existência dos quatros elementos fundamentais: Fogo, Terra, Água e Ar.
    Em 1911 o físico Ernest Rutherford fez novas descobertas em relação a estrutura do átomo, e destas surgiram a base para o atual modelo atômico, que utilizamos até hoje.
    Como sabemos os átomos são formados por partículas . E que ao longo dos anos como observamos anteriormente, a teoria atômica vem evoluindo cada vez mais.
    Aluno: Maicon Douglas 3 ano C

    ResponderExcluir
  28. ~ A crença em que o mundo pode ser compreendido racionalmente existe a mais de 25 séculos, do que é feito o mundo ? a partir dessa pergunta surge entre os Jônios a corrente de pensamento que defendia a existência de uma partícula indivisível, constituidora de tudo o '' ÁTOMO ''. Por um período o atomismo foi defendido por uns e criticado por outros e acaba adormecendo mais na Grécia Antiga. Apenas no século 17 essa ideia foi retomada, quando encontra uma nova ciência, muito diferente daquela praticada pelos gregos. O debate entre empirismo e racionalismo garante um senário ao mesmo tempo fértil e problemático para consolidar aquela antiga maneira de conceber o mundo agora em novos termos. Não havendo evidencias conclusivas da existência do átomo foi natural que existissem forte resistência a sua aceitação, afinal teorias bem estabelecidas como a termodinâmica e o eletro magnetismo não precisava desses não observáveis, nessa perspectiva desenvolve um dos grandes debates da ciências entre '' ÁTOMO e ENERGIA '', essa discutição não dura muito tempo, ao final do século 19 novas e impressionantes descobertas sugeriram a existência do átomo alem de a possibilidade de existirem partículas ainda menores, átomo em si não tao indivisível assim. Com toda essas descobertas um novo universo começava a se desenrolar. A explicação de Einstein abrem as portas para uma nova mecânica, cientistas buscavam nos atomistas antigos uma fonte de compreender os problemas desse novo mundo, buscaram respostas nos primórdios das ciências perguntas que ainda hoje existem no âmago da mecânica quântica. Oque é essa realidade oculta ? Qual sua relação com o mundo sensorial ? Pode se estender ao nível atômico a objetividade e o determinismo da física clássica ?

    Emizaél Duarte '' 3° C ''
    (Pagando matéria) '' 2° A ''

    ResponderExcluir
  29. No contexto histórico os físicos buscaram comprovar a constituição do universo, buscando também provar a existência dos quatro elementos fundamentais.( Ar, fogo, água e terra.)
    Leucipo e Demócrito usavam a teoria de que a matéria era formada por corpúsculos que não poderiam ser criados e nem divididos. Deram então o nome á essa particula, sendo chamada de atomo.
    Atualmente com o estudo, a teoria Atômica evoluiu muito, e descobriu-se que além dos atomos serem divisiveis, os mesmos também são formados por outras particulas. Também sabe-se que toda matéria existente no universo são formadas por atomos.
    As particulas fundamentais são dividas em três categorias: o quarks, o léptons e o bosóns.


    Valdir Júnior
    3° "C"

    ResponderExcluir
  30. Os átomos era compreendido como pequenas partículas indivisíveis, isso mudou ao longo do tempo os modelo atômico foram-se aperfeiçoando, foi então que o físico Ernest Rutherford em umas de suas experiências descobriu-se, que os átomos são divisíveis em três partículas distintas: NEUTROS, ELÉTRONS e PROTONS.
    O modelo atômico de Ernest Rutherford conhecido como modelo planetário é considerado o mais aceito, além de ser utilizado até hoje no dias atuais.


    Euller Miranda Cardoso
    3° ano C

    ResponderExcluir
  31. Entre si o texto refere-se de um modo que os átomos são umas partículas que acabam formando em outras partículas e que todas as formas de matérias existente como o mineral, vegetal e animal são formandos por átomos. Com as partículas formados pelo átomo as partículas são divididos em três tipos: uma delas são as partículas básicas que além de possuir cargas elétricas podem variar em número e tamanho dependendo do tipo de cada átomo e que possui um núcleo e uma atmosfera, que gira em redor de um núcleo onde que o seu tamanho varia conforme o seu tipo e seu núcleo 100.000 vezes menor que seu átomo. A física nuclear como sabemos que nucleo de atomos libera uma quantidade de energia e o sol é umas das maior fontes de energia nuclear,pelo intenso color que faz seus atomos se chocar uns com os outros e simular uma reaçoẽs como fusão nuclear.
    que cada nucleo de cada atomo vai liberar energia na forma de calor e nos enxergamos em forma de luz.

    Alexsandra M. lopes rocha
    3°ano C

    ResponderExcluir
  32. Na Grécia Antiga começou a se investigar a constituição do Universo a partir de uma substância fundamental: o Fogo Etéreo, por Anaximandro, Heráclito e Anaxímenes. Após isso Aristóteles e Empédocles tentaram provar a existência dos quatros elementos fundamentais:Fogo, Terra, Água e Ar.
    Leucipo e Demócrito diziam que a matéria seria descontínua e formada por corpúsculo que não poderiam ser criados e nem destruídos. Esses corpúsculos, ou partículas, poderiam variar em forma, tamanho.Assim eles deram o nome ÁTOMO (a= não; thomos= Divisível).
    John Dalton formulou a hipótese de que a matéria seria formada por partículas indivisíveis, chamadas Àtomos.
    Atualmente, a Teoria Atômica evoluiu bastante. Além de ser divisível, descobriu-se que, entre outros aspectos, os átomos são partículas formadas por outras partículas, e assim sucessivamente, é sabido que todas as formas de matéria existentes no Universo.
    Aluna: Simone Aparecida 3 ano B

    ResponderExcluir
  33. O texto relata A partir do séc. VI e V a.c, na Grécia antiga começou um estudo sobre a constituição do universo a partir de uma partícula denominada " fogo etéreo", onde quatro cientistas tentam provar a existência de quatro elementos: água, fogo, terra e ar.
    Dálton no séc. XIX formulou uma teoria dizendo que matéria era formada por partículas indivisíveis formando os "Átomos". Mas com o passa dos anos surgiram novas teoria e nessa foi concluída que os átomos além de serem indivisíveis eles era formados por outras partículas, e todos os animais, vegetais e minerais são formados pelos átomos também. Todas as partículas são dividas em três partes, lembrando que sua forma e seu tamanho pode variar e possui carga elétrica depende do átomo. Atualmente, a Teoria Atômica evoluiu bastante. Além de ser divisível, descobriu-se que, entre outros aspectos, os átomos são partículas formadas por outras partículas, e assim sucessivamente, é sabido que todas as formas de matéria existentes no Universo.

    ResponderExcluir
  34. O texto relata A partir do séc. VI e V a.c, na Grécia antiga começou um estudo sobre a constituição do universo a partir de uma partícula denominada " fogo etéreo", onde quatro cientistas tentam provar a existência de quatro elementos: água, fogo, terra e ar.
    Dálton no séc. XIX formulou uma teoria dizendo que matéria era formada por partículas indivisíveis formando os "Átomos". Mas com o passa dos anos surgiram novas teoria e nessa foi concluída que os átomos além de serem indivisíveis eles era formados por outras partículas, e todos os animais, vegetais e minerais são formados pelos átomos também. Todas as partículas são dividas em três partes, lembrando que sua forma e seu tamanho pode variar e possui carga elétrica depende do átomo. Atualmente, a Teoria Atômica evoluiu bastante. Além de ser divisível, descobriu-se que, entre outros aspectos, os átomos são partículas formadas por outras partículas, e assim sucessivamente, é sabido que todas as formas de matéria existentes no Universo.

    Lucimara Oleriano de Souza 3 rao A

    ResponderExcluir
  35. A partir do século VI e V a.C, começava-se um estudo para comprovar a constituição do universo.
    Demócrito e Leucipo acredita que a matéria era formada por corpusculos que não poderiam ser criados nem ao menos divididos, intitulando-as de Àtomo.
    Porém estudos mostraram que os átomos além de serem matérias divisiveis, também são materias formados po outras particulas.

    Ingrid F. 3° 'C'

    ResponderExcluir
  36. O fisico Ernest Rutherford, conseguiiu varias descobertas, com seus estudos sobre a estrutura do atomo. No qual ele conseguiu fazer o atual modelo atomico, que é usado em hoje em dia. Esses tres tipo de estudo, como Fisica nuclear, estuda como dividir o nucleio de um atomo para que possam liberar grandes quantidades de energia.

    ResponderExcluir
  37. O fisico Ernest Rutherford, conseguiiu varias descobertas, com seus estudos sobre a estrutura do atomo. No qual ele conseguiu fazer o atual modelo atomico, que é usado em hoje em dia. Esses tres tipo de estudo, como Fisica nuclear, estuda como dividir o nucleio de um atomo para que possam liberar grandes quantidades de energia.

    ResponderExcluir
  38. Foi então a partir do século VI e V a.C que os cientistas começaram estudar sobre a constituçao do universo, buscando também explicar a existência dos quatro elementos fundamentais: ar, fogo, água e terra.
    Dálton no séc. XIX formulou uma teoria dizendo que matéria Atomos. Acreditava-se que que essas matérias não poderiam ser divididas, mais com o passar do tempo estudos mostraram que alem dessas materias serem divisiveis, as mesmas ainda são formadas por outras particulas. E com o passar do tempo pode ser entender melhor o funcionamento dos átomos.

    Ender Kelber Miranda 3° C

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. O átomo, que foi descrito por Rutherford, variou conforme os anos e hoje é conhecido como divisível entre nêutrons, elétrons e prótons, contendo também a eletrosfera e um núcleo. Para explicar essa estrutura, ele usou como exemplo o Sol e os planetas, que o núcleo seria o Sol e a eletrosfera seria os planetas girando ao redor do núcleo. A física nuclear conseguiu gerar energia ao dividir o núcleo atômico, que hoje é usado nas usinas nucleares. Além da física nuclear, existe a Física das partículas, que estuda as minúsculas formadoras de vida, que é dividida em três: QUARKS, LÉPTONS e BÓSONS, que interagem e formam o átomo em si.

    Emanuelle Sabino Fialho. 3° ano A, 2015.

    ResponderExcluir
  41. Os estudos sobre o sobre a constituição do Universo vem a muito tempo desde o século VI e V a.C na Greçia antiga apartir do fogo Etéreo .Houve varios cientistas que fizeram investigação Leucipo e Demócrito teorizaram que a materia seria descontinua e formada por uma corpusculo que não poderia ser criado nem destruido e poderia variar tanto de forma como de tamanho e deu o nome de Atomo .John Dalton pensava que materia era indivisivel porem sabemos que a materia do Universo é formada por átomo e Ernest fez importantes descobertas que serviu de base para o nosso modelo átomico oque é bem interessante pois o estudos da física é bem ineressante pois amplia o conhecimento sobre a constituição do universo que sabemos que não é recente.
    Maira Genaina 3 ano B.

    ResponderExcluir
  42. O texto acima nos mostra nos mostra, que á partir do século VI e V a.C, iniciava-se na Grécia um estudo sobre a constituição do universo.
    Dalton no século XIX, usava a teoria de que a matéria era formada por particulas indivisiveis, que se formava os àtomos. Porém com o avanço da teoria atômica descobriu-se que todo nosso planeta era formado por átomos minisculos e que essas matérias também são divisiveis.

    Kelly Cristina 3° 'C'

    ResponderExcluir