quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Lei de Coulomb




O Século XVIII se destaca por uma busca incessante por resultados em fenômenos eletrostáticos, tendo os primeiros experimentos resultados somente qualitativos como foi o trabalho de Du Fay. Os físicos encontraram muitas dificuldades na busca por resultados quantitativos envolvendo as grandezas nos fenômenos elétricos. A hipótese de que a força elétrica poderia variar com o quadrado da distância era cogitada no meio científico do final do século, mas havia a necessidade de um experimento com medidas criteriosas para verificar se hipótese era verdadeira. 

O Físico Francês Charles Augustin de Coulomb ao retornar à França em 1776, depois de nove anos como engenheiro do exército francês em serviço nas Canarias, publica diversos trabalhos científicos. O seu trabalho que hoje conhecemos como Lei de Coulomb, foi resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre fabricação de agulhas imantadas.

Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.


A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente. Além disso, há uma fita graduada onde pode ser observado o deslocamento da esfera

Uma esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho e toca em duas outras, sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem. A esfera móvel ao se afastar da fixa provoca uma torção no fio de suspensão e depois de algumas oscilações assume uma posição de equilíbrio. A força de torção é diretamente proporcional ao ângulo de torção do fio. A distância entre as esferas pelo arco correspondente ao ângulo lido na escala graduada, permite obter uma primeira relação entre o módulo da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas. Torcendo-se o fio de suspensão por meio de um botão de ajuste micrométrico da balança produz-se um aumento na força de torção provocando uma nova posição de equilíbrio e assim obter uma segunda relação levando-se em conta que o ângulo de torção total é o resultado da soma do ângulo de torção do micrômetro com aquele correspondente à separação entre as duas esferas. Dessa forma, ele concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir conforme os sinais desta carga, como já determinado na Lei de Du Fay, tendo estas forças a mesma intensidade e mesma direção, porém no sentido contrário, sendo a força inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as esferas com cargas, sendo a equação expressa da seguinte forma:







30 comentários:

  1. O texto fala sobre lei de coulomb que no séc.XVIII ,se destacou em fenômenos eletrostaticos, tornou-se evidente que o progresso da eletrostática dependia da determinação quantitativa da força elétrica que corpos carregados exercem entre si.
    O físico Frânces Charles Augustin de coulomb ao retornar à França em 1776,depois de 9anos como engenheiro do exército francês. Seu trabalho que hoje conhecemos como lei de coulomb, realizado pela academia de ciências.
    Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese da força elétrica.A balança de torção é um aparelho feito com proteção de vidro,buscando evitar interferências externas,que possui em seu interior duas esferas metálicas afastada do eixo que estão ligadas ao fio de torção,e a outra esfera que pode ser controlada externamente.Pois possui uma fita graduada onde pode ser o deslocamento da esfera.
    A esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho e toca em duas outras, sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem.Dessa forma, ele conclui que,se for colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, podem se atrair ou repelir conforme os sinais da carga.Na lei de du fay, partículas puntiformes com cargas de mesmo sinal se repelem e partículas com cargas de sinal ao contrário se atraem.


    Aluna:Fabricia Rocha Lopes
    Turma:3 "B"

    ResponderExcluir
  2. O texto acima fala sobre a Lei de Coulomb , que é resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre a fabricação de agulhas imantadas, pelo francês Charles Augustin de Coulomb.
    No século XVIII , essa lei se destacou como um dos fenômenos eletrostáticos, em um período onde as buscas incessantes pelos novos fenômenos físicos estavam em alta.
    Para isso, Coloumb empregou o uso da balança de torção, para assim, testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, buscando uma analogia à força gravitacional de atração de Newton.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Com isso, Coulomb chegou à conclusão que, se fossem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma pequena distância, as mesmas poderiam se atrair ou repelir conforme os sinais de suas cargas. Isso até, já havia sido concluído pela Lei de Du Fay, que afirmava que as mesmas se atrairiam ou repeliriam, no entanto em sentido contrário, tendo elas as mesmas direções e intensidades.

    Aluna: Natiély Honorato Araújo
    Turma: 3 ano A

    ResponderExcluir
  3. O referido texto conta um pouco sobre a lei de Coulomb, que é o resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre a fabricação de agulhas imantadas pelo francês Charles Augustin de Coulomb. Com as buscas incessantes pelos novos fenômenos físicos estavam em alta no século XVIII essa lei teve um grande destaque como um dos fenômenos eletrostáticos. Nessa mesma época havia uma hipótese da existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, então Coulomb empregou o uso da balança de torção para testar a hipótese, tendo como análogo a força gravitacional de atração de Newton. A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Assim Coloumb concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância essas podem ser atrair ou repelir conforme os sinais desta carga. mesmo que a lei de Du Fay já tivesse concluído isso, porém essa lei afirmava que as mesmas que atrairiam ou repeliriam, no entanto em sentido contrário tendo elas as direções e intensidades iguais.

    Aluno: Jackson Valadares Korb
    Série: 3° ano A

    ResponderExcluir
  4. O texto referente de coulomb que no séc.XVIII ,se destacou em fenômenos eletrostaticos, tornou-se evidente que o progresso da eletrostática dependia da determinação. Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese da força elétrica.A balança de torção é um aparelho feito com proteção de vidro,buscando evitar interferências externas,que possui em seu interior duas esferas metálicas afastada do eixo que estão ligadas ao fio de torção,e a outra esfera que pode ser controlada externamente. Pois possui uma fita graduada onde pode ser o deslocamento da esfera.
    A esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho , sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem.Dessa forma, ele conclui que,se for colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, podem se atrair ou repelir conforme os sinais da carga.

    Aluna:Marlon Ramos Bazan
    Turma:3 "A"

    ResponderExcluir
  5. O texto diz que na lei de coulomb no século XVIII se destaca por uma busca incessante por resultados em fenômenos eletrostáticos, tendo os primeiros experimentos resultados somente qualitativos como foi o trabalho de Du Fay. Os físicos encontraram muitas dificuldades na busca por resultados quantitativos envolvendo as grandezas nos fenômenos elétricos ,Portanto hipótese de que a força elétrica poderia variar com o quadrado da distância era cogitada no meio científico do final do século, mas havia a necessidade de um experimento com medidas criteriosas para verificar se hipótese era verdadeira.
    O fisco francês Charles ao retornar à França de 1776 , empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.Pois a balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente.
    Essa esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho e toca em duas outras, sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem. A esfera móvel ao se afastar da fixa provoca uma torção no fio de suspensão e depois de algumas oscilações assume uma posição de equilíbrio. A força de torção é diretamente proporcional ao ângulo de torção do fio. A distância entre as esferas pelo arco correspondente ao ângulo lido na escala graduada, permite obter uma primeira relação entre o módulo da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas. Torcendo-se o fio de suspensão por meio de um botão de ajuste micrométrico da balança produz-se um aumento na força de torção provocando uma nova posição de equilíbrio e assim obter uma segunda relação levando-se em conta que o ângulo de torção total é o resultado da soma do ângulo de torção do micrômetro com aquele correspondente à separação entre as duas esferas.alias ele concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir conforme os sinais desta carga, como já determinado na Lei de Du Fay, tendo estas forças a mesma intensidade e mesma direção, porém no sentido contrário, sendo a força inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as esferas com cargas.

    Aluna: Jaqueline Santos Da Silva
    3Ano C

    ResponderExcluir
  6. O texto fala sobre lei de coulomb que no séc.XVIII ,se destacou em fenômenos eletrostaticos, tornou-se evidente que o progresso da eletrostática dependia da determinação quantitativa da força elétrica que corpos carregados exercem entre si.O fisco francês Charles ao retornar à França de 1776 , empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.Pois a balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas.
    ALUNO:CLOVIS NUNES
    TURMA: 3 ano B

    ResponderExcluir
  7. O texto diz que na lei de coulomb no século XVIII se destaca por uma busca incessante por resultados em fenômenos eletrostáticos, tendo os primeiros experimentos resultados somente qualitativos como foi o trabalho de Du Fay. Os físicos encontraram muitas dificuldades na busca por resultados quantitativos envolvendo as grandezas nos fenômenos elétricos ,Portanto hipótese de que a força elétrica poderia variar com o quadrado da distância era cogitada no meio científico do final do século, mas havia a necessidade de um experimento com medidas criteriosas para verificar se hipótese era verdadeira.
    O fisco francês Charles ao retornar à França de 1776 , empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.Pois a balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente.
    Essa esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho e toca em duas outras, sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem. A esfera móvel ao se afastar da fixa provoca uma torção no fio de suspensão e depois de algumas oscilações assume uma posição de equilíbrio. A força de torção é diretamente proporcional ao ângulo de torção do fio. A distância entre as esferas pelo arco correspondente ao ângulo lido na escala graduada, permite obter uma primeira relação entre o módulo da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas. Torcendo-se o fio de suspensão por meio de um botão de ajuste micrométrico da balança produz-se um aumento na força de torção provocando uma nova posição de equilíbrio e assim obter uma segunda relação levando-se em conta que o ângulo de torção total é o resultado da soma do ângulo de torção do micrômetro com aquele correspondente à separação entre as duas esferas.alias ele concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir conforme os sinais desta carga, como já determinado na Lei de Du Fay, tendo estas forças a mesma intensidade e mesma direção, porém no sentido contrário, sendo a força inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as esferas com cargas.

    Nome:Kethillen Gomes Ferreira
    Série:3 Ano B

    ResponderExcluir
  8. O trabalho de Du Fay se destaca no século XVII, pela busca incessante em fenômenos eletrostáticos. A Lei de Coulomb que conhecemos hoje, foi resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências sobre fabricação de agulhas imantadas, esse trabalho foi feito pelo Físico Francês Charles Augustin Coulomb, quando retornou à França em 1776. Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese da existência de uma força elétrica da repulsão para carga elementar.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, para evitar interferências externas. Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada exteriormente. E há uma fita grudada, onde pode ser observado o deslocamento da esfera.
    Uma esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho e toca em duas outras, sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem. A esfera móvel ao se afastar da fixa provoca uma torção no fio de suspensão e depois de algumas oscilações assume uma posição de equilíbrio. Conclui então que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir conforme os sinais de cargas.




    ALUNA: JULIANA CHUÉ FLORES
    3°Ano B, Vespertino!

    ResponderExcluir
  9. O texto acima fala sobre o Físico Francês Charles Augustin de Coulomb ao retornar à França em 1776, depois de nove anos como engenheiro do exército francês em serviço nas Canarias, publica diversos trabalhos científicos.Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente.
    Dessa forma, ele concluiu isso, há uma fita graduada onde pode ser observado o deslocamento da esfera que,se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir conforme os sinais desta carga, como já determinado na Lei de Du Fay, tendo estas forças a mesma intensidade e mesma direção, porém no sentido contrário.

    Aluna: Luiza Mendes
    3 ano "C" noturno

    ResponderExcluir
  10. No século XVII se destaca-se pela busca de fenômeno eletrostática. Tendo o primeiro experimento resultados foi o trabalho de Du fay .A lei de comlomb foi resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciencia ,sobre fabricação de agulhas imantadas.Colomb empregou a balança de torção para testar a hipótese de repulsão para carga elementar. Ele concluiu por meio desse experimento que a cor colocado duas esferas separadas por uma distância, pode acontecer de elas se atrair ou repelir comforme os sinais de carga sendo positivo ou negativo .
    Aluna:Luciana saucedo
    Turma :3B, vespertino

    ResponderExcluir
  11. Foram feitas várias buscas incessantes, no século XVIII, para se obter resultados sobre fenômenos eletrostáticos.Em 1776 o físico Francês Charles Augustin de Columb, públicou vários trabalhos científicos, um deles foi o : Lei de Coulomb.Ele empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente. Além disso, há uma fita graduada onde pode ser observado o deslocamento da esfera.A força de torção é diretamente proporcional ao ângulo de torção do fio. A distância entre as esferas pelo arco correspondente ao ângulo lido na escala graduada, permite obter uma primeira relação entre o módulo da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas.

    Aluna: Helenira Lara Leite
    3° Ano B vespertino.

    ResponderExcluir
  12. O Físico Francês Charles Augustin de Coulomb,ao retornar à França em 1776,depois de nove anos como engenheiro do exército francês com o serviço das canarias,ao pública os diversos trabalhos científicos. O seu trabalho que é conhecido com a lei de Coulomb, foi resultado de realizar com Academia de ciências sobre uma fabricação de uma agulhas imantado.
    Coulomb empregou uma balança de torção para hipótese de existência de uma força elétrica de uma repulsão em carga elementar,em uma força gravitacional de uma atração de newton.
    A balança de torção é feito por aparelho com uma proteção de vidro que busca dessa forma para evitar uma interferência externas.
    Dessa forma ele é concluiu que,as duas esferas com cargas separadas pode ter uma distância,e outra podem se atrair ou repelir com esse sinais dessa carga,já determinado na lei de Du Fay,que estas forças a mesma intensidade e a mesma direção.
    Aluno:Marcelo Urupe pachuri
    Serie:3ano.B.Vespertino

    ResponderExcluir
  13. Os físicos encontraram muitas dificuldades na busca por resultados quantitativos envolvendo as grandezas nos fenômenos elétricos,O Físico Francês Charles Augustin de Coulomb ao retornar à França em 1776, depois de nove anos como engenheiro do exército francês em serviço nas Canarias, publica diversos trabalhos científicos, O seu trabalho que hoje conhecemos como Lei de Coulomb, foi resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre fabricação de agulhas imantadas. Empregando a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton, a balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas,A força de torção é diretamente proporcional ao ângulo de torção do fio, a distância entre as esferas pelo arco correspondente ao ângulo lido na escala graduada, permite obter uma primeira relação entre o módulo da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas, Dessa forma, ele concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir conforme os sinais desta carga, como já determinado na Lei de Du Fay.
    Aluna: Lauriellen de Campos Lara
    Turma: 3°Ano B - Vespertino.........

    ResponderExcluir
  14. O texto fala sobre a lei de coulomb que ao retornar a França em 1776 despois de nove ano como engenheiro do exército francês. Coulomb empregou á balança de torção para testar á hipótese de existência de uma força eletrica de repulsão para carga elementar. 3 ANO B HIGO LIRA J

    ResponderExcluir
  15. O texto fala sobre a lei de coulomb que ao retornar a França em 1776 despois de nove ano como engenheiro do exército francês. Coulomb empregou á balança de torção para testar á hipótese de existência de uma força eletrica de repulsão para carga elementar. 3 ANO B HIGO LIRA J

    ResponderExcluir
  16. O texto citado acima fala sobre a Lei de Coulomb. Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.
    Uma esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho e toca em duas outras, sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem. A esfera móvel ao se afastar da fixa provoca uma torção no fio de suspensão e depois de algumas oscilações assume uma posição de equilíbrio. A força de torção é diretamente proporcional ao ângulo de torção do fio. A distância entre as esferas pelo arco correspondente ao ângulo lido na escala graduada, permite obter uma primeira relação entre o módulo da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas. Torcendo-se o fio de suspensão por meio de um botão de ajuste micrométrico da balança produz-se um aumento na força de torção provocando uma nova posição de equilíbrio e assim obter uma segunda relação levando-se em conta que o ângulo de torção total é o resultado da soma do ângulo de torção do micrômetro com aquele correspondente à separação entre as duas esferas.
    Aluna: Pamyla de Almeida Antero.
    Série: 3° ano B,vespertino.

    ResponderExcluir
  17. O texto acima fala sobre a Lei de Coulomb , que é resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre a fabricação de agulhas imantadas, pelo francês Charles Augustin de Coulomb. Para tornar essa hipótese em uma lei, Coloumb empregou o uso da balança de torção, para assim, testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, buscando uma analogia à força gravitacional de atração de Newton.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Assim Coloumb concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância essas podem ser atrair ou repelir conforme os sinais desta carga. mesmo que a lei de Du Fay já tivesse concluído isso, porém essa lei afirmava que as mesmas que atrairiam ou repeliriam, no entanto em sentido contrário tendo elas as direções e intensidades iguais.

    Aluno : itamar Braz 3° ano A, Matutino

    ResponderExcluir
  18. O texto diz sobre a lei de coulomb que se destaca por uma busca incessante por resultados em fenômenos eletrostáticos.Coloumb usou a balança de torção, para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, buscando uma analogia à força gravitacional de atração de Newton.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Então Coloumb concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância elas podem se atrair ou se repelir conforme os sinais desta carga.A lei de Du Fay já tivesse concluído isso, mas essa lei afirmava que as mesmas que atrairiam ou repeliriam, no entanto em sentido contrário tendo elas as direções e intensidades iguais.

    Aluna: Geiciely
    3ano B

    ResponderExcluir
  19. no texto acima se refere as buscas pelo experimento das gradezas eletrostaticas, Du fay entao teve sua primeira inciativa dando seus primeiros passos atras desses fenomenos eletricos. porem se encontrava muitas dificuldades. o fisico frances Charles augustin de Coulomb foi o cara q emprengou a balança de torção acreditava ele nesse fenomeno q traria resultados q obviamente conhecemos e ouvimos falar sobre a lei de coloumb., pois essa balança ela foi testada para saber a existencia de uma força eletrica de repulsão para a carga elementar e essa balança e protegida por vidro para evitar interferencias externas. Coloumb colocou as esferas de uma certa distancia para ver se elas se atraiam ou se repeliam comforme os sinais de suas cargas. Du fay teve as mesmas conclusoes porem no sentido contrario obtendo as direções e intesidades iguais

    aluno: leandro oliveira do carmo
    3ano B

    ResponderExcluir
  20. O texto acima refere-se a Lei de Coulomb , desde o século XVIII se torna cada vez maior a busca por resultados de fenômenos eletrostáticos, os primeiros resultados aconteceu com Du Fay , seus resultados foram qualitativos , só que os físicos encontraram dificuldades em encontrar resultados qualitativos envolvendo os fenômenos elétricos.
    O Físico Charles Augustin de Coulomb ficou nove anos como engenheiro científico no exército Francês , teve muitos trabalhos científicos publicado.Atualmente o seu trabalho conhecido é a Lei de Coulomb , esse trabalho foi resultado de um concurso realizado pela academia de ciência que consistia na fabricação de agulha imantadas. A Lei de Coulomb Refere-se as forças de interação(Atração-Repulsão) entre duas cargas elétricas, com dimensão e massa desprezível.
    Aluno(a):Gabrielle Sabino
    3-Ano-A

    ResponderExcluir
  21. O texto acima refere-se de busca necessária,no século XVIII obteve resultados sobre fenômenos eletrostáticos.
    Em 1776 o físico Francês Charles Augustin de Columb, públicou vários trabalhos científicos, um deles foi o : Lei de Coulomb.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Pois há uma fita graduada onde pode ser observado o deslocamento da esfera,a força de torção é diretamente proporcional ao ângulo de torção do fio.
    A distância entre as esferas corresponde ao ângulo lido na escala graduada,ainda permite ter uma primeira relação da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas.

    Aluno:Anderson Cebalho Miranda
    Turma: 3 "A"

    ResponderExcluir
  22. O texto acima se refere-se sobre a Lei de Coulomb e suas experiências no Século XVII se destaca por uma busca incessante por resultados em fenômenos eletrostáticos, tendo os primeiros experimentos resultados somente qualitativos como foi o trabalho de Du Fay. Os físicos encontraram muitas dificuldades na busca por resultados quantitativos envolvendo as grandezas nos fenômenos elétricos. O seu trabalho que hoje conhecemos como Lei de Coulomb, foi resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre fabricação de agulhas imantadas. Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese.
    A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente. Além disso, há uma fita graduada onde pode ser observado o deslocamento da esfera. Uma esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho,sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem. A distância entre as esferas pelo arco correspondente ao ângulo lido na escala graduada, permite obter uma primeira relação entre o módulo da força eletrostática e a distância entre os centros das esferas. Torcendo-se o fio de suspensão por meio de um botão de ajuste micrométrico da balança produz-se um aumento na força de torção. e assim obter uma segunda relação levando-se em conta que o ângulo de torção total é o resultado da soma do ângulo de torção do micrômetro.Dessa forma, ele concluiu que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir. na Lei de Du Fay, tendo estas forças a mesma intensidade e mesma direção, porém no sentido contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto acima= É da Aluna:Evanilde Viana Rodrigues/Turma:3anoC

      Excluir
  23. A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Foi formulada e publicada pela primeira vez em 1783 pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb e foi essencial para o desenvolvimento do estudo da Eletricidade. Coulomb ao retornar à França em 1776, depois de nove anos como engenheiro do exército francês em serviço nas Canarias, publica diversos trabalhos científicos.Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.Esta lei estabelece que o módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos (módulos) das duas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância r entre eles. Esta força pode ser atrativa ou repulsiva dependendo do sinal das cargas. É atrativa se as cargas tiverem sinais opostos. É repulsiva se as cargas tiverem o mesmo sinal.

    Guilherme de Lima Teixeira
    3 ano A

    ResponderExcluir
  24. O Século XVIII se destaca por uma busca incessante por resultados em fenômenos eletrostáticos, tendo os primeiros experimentos resultados somente qualitativos como foi o trabalho de Du Fay. Os físicos encontraram muitas dificuldades na busca por resultados quantitativos envolvendo as grandezas nos fenômenos elétricos A balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas Uma esfera condutora de carga é inserida no interior do aparelho e toca em duas outras, sendo uma fixa e outra móvel, que ficam eletrizadas e se repelem. A esfera móvel ao se afastar da fixa provoca uma torção no fio de suspensão e depois de algumas oscilações assume uma posição de equilíbrio.

    Nome:Angelica Bromate Ribeiro
    Turma:3ano C

    ResponderExcluir
  25. O texto acima relata a busca incessante dos físicos por resultados em fenômenos eletrostáticos. Encontravam dificuldade na busca por resultados quantitativos envolvendo as grandezas nos fenômenos elétricos.
    Foi então que me 1776 o francês Charles Augustin de Coulomb, depois de nove anos como engenheiro do exército francês publica diversos trabalhos científicos, um deles foi a lei de Coulomb que empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton
    A balança de torção é um aparelho feito com proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas. Possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por um eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente. Além disso, há uma fita graduada onde pode ser observado o deslocamento da esfera.

    Gabriela Calixto da Rocha
    3 ano A

    ResponderExcluir
  26. A Lei de Coulunb foi resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências sobre fabricação de agulhas imantadas. Coulumb utilizou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar. Levando em conta que o ângulo de torção total é o resultado da soma do ângulo de torção do micrômetro com aquele correspondente à separação entre as duas esferas. Coulumb concluiu que se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair o repelir conforme os sinais desta carga, na Lei de Du Fay essas forças tem mesma direção e mesma intensidade mas o sentido é contrário.

    Aluna: Nathalia Cebalho
    3° "A"

    ResponderExcluir
  27. O texto fala sobre lei de coulomb que no séc.XVIII ,se destacou em fenômenos eletrostaticos, tornou-se evidente que o progresso da eletrostática dependia da determinação quantitativa da força elétrica que corpos carregados exercem entre si.O fisco francês Charles ao retornar à França de 1776 , empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.Pois a balança de torção é um aparelho feito com uma proteção de vidro, buscando dessa forma evitar interferências externas.
    Aluna: Ludymilla Leite Rocha
    3° ano A

    ResponderExcluir
  28. O texto referido a cima fala da lei de coulomb, que se destaca por uma busca incessante por resultados em fenômenos eletrostáticos, tendo os primeiros experimentos resultados somente qualitativos como foi o trabalho de Du Fay. O físico francês Charles Augustin de Coulomb retornar a França 1776, O seu trabalho que hoje conhecemos como Lei de Coulomb, foi resultado de um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre fabricação de agulhas imantadas, Coulomb empregou a balança de torção para testar a hipótese de existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.
    Aluna: Amanda Cristina
    3° ano A

    ResponderExcluir
  29. O texto nos trás a constante busca por avanços relacionados na área da eletrostática no século XVIII, porém os primeiros experimentos obtiveram somente resultados qualitativos, tendo encontrado grandes dificuldades para obter resultados quantitativos das grandezas elétricas.
    Em 1776, o físico francês Charles Augustin de Coulomb, venceu um concurso realizado pela Academia de Ciências, sobre fabricação de agulhas imantadas. Coulomb empregou uma balança de torção para provar a existência de uma força elétrica de repulsão para carga elementar, análogo a força gravitacional de atração de Newton.
    A balança é um aparelho feito com uma proteção de vidro, que possui no seu interior duas esferas metálicas afastadas por eixo que estão ligados ao fio de torção, e uma outra esfera que pode ser controlada externamente. Dessa forma Coulomb conseguiu concluir que, se forem colocadas duas esferas com cargas separadas por uma distância, estas podem se atrair ou repelir conforme os sinais desta carga, tendo estas forças a mesma intensidade e mesma direção, porém no sentido contrário, sendo a força inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as esferas com cargas.
    Aluna: Gênica Paizano
    3° ano A

    ResponderExcluir