segunda-feira, 22 de outubro de 2018

ELTROMAGNETISMO / 4° BIMESTRE





Autoria: Cibelle Celestino Silva  -  Instituto de Física de São Carlos  USP

James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831 em Edimburgo, Escócia. Logo após seu nascimento, seus pais foram viver em uma pequena vila rural, no interior. Quando tinha apenas oito anos de idade, sua mãe faleceu.
     O plano inicial de seu pai era educá-lo em casa até os treze anos de idade e depois enviá-lo para a Universidade de Edimburgo. Para isso contratou um jovem tutor de dezesseis anos para ensiná-lo. No entanto, a experiência com o tutor não obteve sucesso. Em 1841, sua família decidiu mudar-se para Edimburgo, onde o jovem James freqüentou a Academia de Edimburgo. James não foi escolhido como melhor aluno de sua turma; o escolhido foi Lewis Campbell, que se tornou seu amigo próximo e, mais tarde, um de seus biógrafos...
ELTROMAGNETISMO (I):

      Para um físico dos nossos dias, a teoria eletromagnética de Maxwell, como foi publicada por ele no século XIX, é tão diferente do eletromagnetismo atual que deixaria qualquer físico contemporâneo perplexo. Ela não pode ser traduzida para termos utilizados atualmente pela física moderna, que se baseia na existência do elétron e ausência do éter. Apesar dessas diferenças, o método desenvolvido a partir dos trabalhos de Maxwell é muito eficiente para explicar vários fenômenos eletromagnéticos e ópticos e, por isso mesmo, é usado até hoje. Antes de apresentarmos os trabalhos de Maxwell sobre o assunto, vamos entender um pouco mais do contexto da física na época na qual Maxwell desenvolveu suas pesquisas.
      A idéia de força à distância formava a base de uma das linhas de pesquisa sobre os fenômenos eletromagnéticos adotadas na Europa na segunda metade do século XIX. Essa linha, adotada principalmente fora da Grã Bretanha, buscava explicar os fenômenos eletromagnéticos a partir de forças proporcionais ao inverso do quadrado da distância entre os corpos. Além disso, considerava que estas forças agiam à distância, isto é, sem a necessidade de um meio para intermediar as interações.
 

      Outros pesquisadores – em especial Michael Faraday (1791-1867), William Thomson e James Clerk Maxwell – passaram a adotar uma visão diferente. Ao invés de considerar ação à distância, dedicaram-se a explicar os fenômenos eletromagnéticos como um efeito que se propagaria através de um meio. Faraday supôs que a eletricidade e o magnetismo agiriam através de “linhas de força”. Essas linhas teriam uma existência real e seriam elas mesmas as responsáveis pelos fenômenos eletromagnéticos. Na abordagem de Faraday, não havia necessidade de matéria comum para explicar a existência das linhas de força. No entanto, as linhas de força eram interpretadas como estruturas físicas, mas estruturas do quê? A resposta a essa pergunta foi sendo desenvolvida ao longo do século XIX e foi fortemente influenciada pela concepção que os físicos tinham sobre a natureza da luz.
      Em meados do século XIX a teoria ondulatória da luz era amplamente aceita em toda Grã-Bretanha. Da mesma forma que consideramos o som como uma onda que se propaga por diversos materiais, nessa época os físicos consideravam que a luz seria uma onda semelhante ao som. No entanto, o meio pelo qual a luz se propagava era diferente  – seria um meio elástico (capaz de sofrer deformações sem perder suas propriedades originais) imperceptível aos nossos sentidos que preencheria todo o espaço. Este meio era conhecido como “éter”.
      Neste contexto, uma teoria de campo considera que as partes de um sistema não são independentes, mas sim participantes de um todo, e consideram que a interação se dá entre as partes vizinhas do sistema. Sendo assim, a interação entre duas cargas elétricas, por exemplo, seria explicada por uma ação que se propaga entre uma carga e outra através do éter existente entre elas. Uma carga modifica o éter, essa modificação vai se espalhando, e ao atingir outra carga, produz uma força. O próprio campo contém em si mesmo a capacidade de ação.
      Os estudos de Maxwell sobre eletromagnetismo começaram em 1854 e terminaram um pouco antes de sua morte, em 1879. Eles podem ser divididos em duas grandes partes: antes de 1868, publicou os principais trabalhos sobre os fundamentos da teoria eletromagnética; e, após 1868, publicou seu mais famoso livro, o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, e uma dezena de artigos sobre outros assuntos.
ELETROMAGNETISMO (II):

      Para Maxwell, relacionar eletromagnetismo com uma teoria de éter era importante pois lhe parecia fundamental a existência de modelos mecânicos adequados para explicar os fenômenos físicos e que, ao mesmo tempo, permitissem formar uma imagem mental destes fenômenos. Mas até que ponto essas imagens eram uma representação literal da realidade?
      Os principais trabalhos nos quais Maxwell desenvolveu suas idéias sobre o papel do campo nos fenômenos eletromagnéticos e também suas concepções mecânicas do éter são os artigos Sobre as linhas de força de Faraday publicado em 1856 e Sobre as linhas físicas de força publicado em duas partes, em 1861e 1862.
 

    Ao ler o livro Pesquisas Experimentais sobre Eletricidade e Magnetismo de Faraday, Maxwell ficou bastante impressionado com a idéia de linhas de força. O artigo Sobre as linhas de força de Faraday foi uma tentativa de unir as idéias de Faraday com as analogias matemáticas desenvolvidas por Thomson e com isso obter uma teoria matemática para descrever as linhas de força. Seu objetivo era produzir um método que “exigisse atenção e imaginação, mas não cálculos.”
    Este trabalho de 1856 foi eclipsado pelos trabalhos posteriores de Maxwell, mas sua originalidade e importância são grandes. Além de interpretar e desenvolver o trabalho de Faraday, ele contém o início de muitas idéias que foram modificadas ou desenvolvidas posteriormente, entre elas a representação utilizando expressões matemáticas integrais das equações de campo, o tratamento da ação elétrica como análoga ao movimento de um fluido incompressível, e a classificação (que não é mais utilizada) das funções vetoriais em vetores do tipo força e vetores do tipo fluxo.
 
      O seu próximo artigo sobre o assunto foi sobre as linhas físicas de força, publicado em duas partes, em 1861 e 1862. Seguindo Thomson, Maxwell desenvolveu a idéia de que os fenômenos eletromagnéticos são provocados por deslocamentos das partículas do éter, de modo que a rotação seria proporcional à força magnética e o deslocamento relativo das partículas vizinhas corresponderia em magnitude e direção à quantidade de corrente elétrica passando pelo ponto correspondente do campo eletromagnético. A figura ao lado mostra um vórtice ao redor de uma linha de campo que aponta na direção Sul-Norte, neste modelo cada vórtice no éter representa o campo magnético em um ponto do espaço.


 

      Neste mesmo trabalho, elaborou um novo modelo mecânico, mais sofisticado que os anteriores, baseando-se nos vórtices para explicar o fenômeno da indução eletromagnética (indução de corrente em um circuito devido à variação em outro). Considerou o éter formado por vórtices rígidos em rotação, entre os quais haveria pequenas esferas que transmitiriam o movimento de um vórtice para outro.
      Maxwell imaginou que os sistemas de vórtices agiriam como um mecanismo conectado capaz de transferir movimento elétrico de um condutor para outro. Imaginou um mecanismo semelhante a um conjunto de catracas capazes de transferir a rotação para os vórtices vizinhos. Para que a transferência de movimento de um vórtice a outro fosse possível, Maxwell supôs que o éter seria rígido, com vórtices em rotação e teria uma camada de pequenas partículas esféricas (“idle wheels”) capazes de rolar entre os vórtices e com isso transmitir o movimento entre os vórtices vizinhos, como mostrado na figura.

      Seguindo a tendência de usar analogias, Maxwell passou a relacionar as grandezas mecânicas existentes no movimento destes vórtices com as grandezas eletromagnéticas. Interpretou a força tangencial das partículas como análoga ao campo elétrico; o momento angular do vórtice como análogo à intensidade do campo magnético; e o movimento das partículas como análogo à corrente elétrica.

15 comentários:

  1. Sou Maísa Zocal Barbosa aluna do 3° ano "B" , o texto acima fala sobre eltromagnetismo  é um texto complicado de entender,  mais tentarei dar o meu melhor,  sobre esse assunto .

    James Cler Maxwell nasceu no dia 13 de jumho de 1831 , em Edimburgo,  Escócia.  Os principais trabalhos que James desenvolveu sobre o eletromagnetismo e suas idéias foram o papel do campo nos fenômenos eletromagnéticos,  ele começou seus estudos em 1854 e terminou em 1879.

    O livro mais famoso de James foi publicado em 1868 ,  cujo o nome é Tratado sobre Eletricidade e magnetismo o que ajudou ele a escrever o livro foi outro livro chamado de Pesquisas Experimentais de Faraday , James ficou bastante impressionado com a idéia  de linhas de força.

    O trabalho de James Maxwell , que além de interpretar e desenvolver o trabalho de Faraday e contém  o único de muitas idéias que foram modificadas ou desenvolvidas,  entre elas a representação utilizando expressões matemática integrais das equações de campo,  o tratamento da ação elétrica e entre outros.

    Maxwell publicou outros artigos sobre o eletromagnetismo em 2 partes uma em 1861 e outra em 1862 , onde ele estudava sobre vórtices ao redor de uma linha de campo que aponta a direção Sul-Norte,  ( quase igual uma bússola). James passou a relacionar as grandezas mecânicas  existentes nos  movimentos das vórtices com as grandezas eletromagnéticas.  E foi isso que entendi desse texto complicado. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. O texto fala de ELTROMAGNETISMO conta uma parte da historia de James Clerk Maxwell que nasceu em 13 de junho em Edimburgo. Quando tinha apenas oito anos de idade, sua mãe faleceu, seu pai queria educá-lo em casa até os treze anos de idade e depois enviá-lo para a Universidade de Edimburgo Para isso contratou um  tutor de dezesseis anos para ensiná-lo no entanto, a experiência com o tutor não teve sucesso , sua teoria sobre o eletromagnetismo era tão diferente que deixaria qualquer físico contemporâneo perplexo, porém seus trabalho são usados ate hoje para explicar sistema eletromagnéticos e ópticos !

    Outros pesquisadores – em especial Michael Faraday (1791-1867), William Thomson e James Clerk Maxwell – passaram a adotar uma visão diferente eles decidiram explicar que e os fenômenos eletromagnéticos seriam efeitos que se propagariam através de um meio. Faraday supôs que a eletricidade e o magnetismo agiriam através de “linhas de força”. Essas linhas teriam uma existência real e seriam elas mesmas as responsáveis pelos fenômenos eletromagnéticos Em meados do século XIX a teoria ondulatória da luz era amplamente aceita em toda Grã-Bretanha Da mesma forma que consideramos o som como uma onda que se propaga por diversos materiais, nessa época os físicos consideravam que a luz seria uma onda semelhante ao som .

    Seguindo Thomson, Maxwell desenvolveu a idéia de que os fenômenos eletromagnéticos são provocados por deslocamentos das partículas do éter, de modo que a rotação seria proporcional à força magnética e o deslocamento relativo das partículas vizinhas corresponderia em magnitude e direção à quantidade de corrente elétrica passando pelo ponto correspondente do campo eletromagnético Maxwell supôs que o éter seria rígido, com vórtices em rotação e teria uma camada de pequenas partículas esféricas (“idle wheels”) capazes de rolar entre os vórtices e com isso transmitir o movimento entre os vórtices vizinhos e por fim o texto explica esses fenômenos do eletromagnetismo,e esses fisicos tanto Maxwell quanto Michael Faraday , William Thomson tiveram então uma visão, Maxwell passou a relacionar as grandezas mecânicas existentes no movimento destes vórtices com as grandezas eletromagnéticas seu trabalho foi muito importante para o eletromagnetismo
    Aluna : Samara de Castro Eguez
    Série :3 Ano B

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Dercival Nunes da Silva,O texto a seguir fala sobre Eletromagnétismo,vou falar sobre a vida de James cler Maxwell e do livros etc...
    James clero Maxwell,ele nasceu em 13 de junho de 1831 em Edimburgo na Escócia um dos trabalho,Maxwell teve algumas idéias foi o papel do campo sobre Eletromagnéticos começou a fazer em 1854 e terminou em 1879.Maxwell em 1868 ele teve um dos seus livros que ficou mas conhecido,O nome desse livro era(Eletricidade e Magnetismo) oque motivou ele a vim escrever esse livro foi as pesquisa exprementais de Faraday.
    Thomson na cabeça dele ele disse q Maxwell aplicou sua ideia que o fenômeno Eletromagnétismo ara provocado pelo deslocamento das partículas do éter.Fora o livro de Maxwell,ele ainda veio a pública mas um artigo em dois anos seguinte ou seja em 2 partes,uma em 1861/1862,após isso Maxwell começou a estudar sobre vórtice ao redor das linhas em campo que isso veio aponta a direção Sul/Norte(isso lembra até uma bússola)
    Com isso termino dando um muito obrigado por ter mi passado um pouco sobre Eletromagnétismo.
    ALUNO:Dercival Nunes Da Silva.
    SÉRIE: 3°ano B.

    ResponderExcluir
  4. O texto acima fala sobre o eletromagnétismo, que conta a um pouco da vida do físico James Clerk Maxwell, que nasceu no dia 13 de junho na cidade de Edimburgo, ele perdeu sua mãe muito cedo, James foi encinado por um jovem de apenas dezesseis anos. Em 1841 estudou ma Academia de Edimburgo.
    James desenvolveu o eletromagnetismo polos positivos e negativos, a eletromagnetismo são computadores, motores elétricos, aparelhos, o fenômenos do magnetismo que acontece nas coerentes elétricas, é chamado de eletromagnetismo, Maxwell conseguiu estabelecer a relaçao entre magnetismo e eletricidade, os fenômenos elétricos e magnéticos da natureza poderiam ser representados por quatro equações.
    Maxwell imaginou que os sistemas de vórtices agiriam como um mecanismo conectado capaz de transferir movimento elétrico de um condutor para outro.
    Aluna: Taynara da Silva Miranda.
    3anoB

    ResponderExcluir
  5. O texto acima conta um pouco da historia de James Clerk Maxwell e seus estudos realizados relacionados ao ELETROMAGNETISMO e suas concepções
    Atualmente os conteúdos de eletromagnetismo deixados por Maxwell não são altamentes utilizados, pois com o passar do tempo as suas teorias foi sendo substituidas por outras que foram surgindo, mas isso não faz o trabalho de Maxwell não ser importante porque seus estudos foram extensos e serve de base para o estudos de fisicos da atualidade.
    Além de desenvolver sua própria linha de raciocinio e teorias, Maxwell tambem contou com ajuda de outros estudiosos da epóca como por exemplo Faraday, e isso faz seus estudos serem mais objetivos.

    ALUNO: Gabriel Ortiz

    TERCEIRO ANO (B)

    ResponderExcluir
  6. James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831 em Edimburgo, Escócia. Logo após seu nascimento, seus pais foram viver em uma pequena vila rural, no interior. Quando tinha apenas oito anos de idade, sua mãe faleceu. Seu pai tinha um planejamento para seu filho de educa-lo em sua casa até completar 13 anos de idade, más não deu muito certo de educa-lo em casa
    Hoje em dia a teoria eletromagnética de Maxwell é bem diferente da teoria do eletromagnetismo atual que essa teoria não pode ser utilizada com os termos que temos atualmente, más sua teoria explica vários fenômenos do eletromagnetismo e ópticos, o pesquisador Michael Faraday fala que a eletricidade e o magnetismo agiriam através de linhas de força, e seriam essas linhas teriam uma existência real e seriam elas mesmas as responsáveis pelos fenômenos eletromagnéticos. De sua morte, em 1879. Eles podem ser divididos em duas grandes partes: antes de 1868, publicou os principais trabalhos sobre os fundamentos da teoria eletromagnética; e, após 1868, publicou seu mais famoso livro, o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, e uma dezena de artigos sobre outros Os estudos de Maxwell sobre eletromagnetismo começaram em 1854 e terminaram um pouco antes assuntos que utilizamos até os dias atuais para explicar a teoria do eletromagnetismo.
    Aluno: Vitor Emanuel Soares Massavi.
    3º ano B.

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Tauany Rodrigues Fonseca 3 ano B E.M

    O eletromagnetismo vem sendo estudado há muito tempo por diversos cientistas, um deles é James Clerk Maxwell. Porém como era tempos mais remotos a tecnologia envolvida era muito escassa, então os estudos não eram tão avançados.
    Primeiramente Maxwell buscava explicar os fenômenos eletromagnéticos a partir de forças proporcionais ao inverso do quadrado da distância entre os corpos que era a ideia mais aceita.
    Logo em seguida vieram outros físicos como Michael Faraday, William Thomson.
    Os principais trabalhos que Maxwell desenvolveu sobre o papel do campo nos fenômenos eletromagnéticos e também suas concepções mecânicas do éter são os artigos sobre as linhas de força de Faraday publicado em 1856 e sobre as linhas físicas de força publicado em duas partes, em 1861 e 1862.

    ResponderExcluir
  8. O texto apresentado com o titulo ''Eltromagnetismo '' na introdução diz a respeito de um jovem que não aparentava bom desempenho intelectual com o plano de estudo em casa e como também na academia de Edimburgo como não foi classificado como o melhor aluno da turma, porem isso tudo em meu ponto de vista de entendimento no que diz a respeito o texto, James Clerk Maxwel não era tao néscio no que diz a respeito a ''estudar '' pois hoje encontramos trabalhos seus hoje que contribuiu bastante para física como exemplo o seu estudo sobre eletromagnetismo que se destaca-se seu melhor livro e bem famoso na literatura da física chamado '' O Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo '' e logo depois talvez menos destacados outros artigos referentes a outros temas, que desencadeou um reconhecimento mesmo na espoca que o mesmo vivia não havia tanto meio para se basear foi ubastante para o físico ajudar no aperfeiçoamento de novos horizontes na física.

    Aluno: Beneildo Mendes de MIranda.
    Serie: 3 A matutino

    ResponderExcluir
  9. O texto fala sobre a vida e as teorias de Maxwell. Ele nasceu em 13 de junho de 1831 em Edimburgo, na Escócia.
    Ele frequentou a academia de Edimburgo ,logo após o falecimento de sua mãe, e então começou sua história na física.
    Maxwell,Michael Faraday e Willian Thomson tinham uma visão diferente da ideologia aplicada sobre o Magnetismo em meados do século XIX.E as teorias de Faraday ajudou à Maxwell ter sua própria linha de raciocínio.
    É hoje se formos analisar a teoria de maxwell ,é bem diferente da atual que se baseia na existencia do elétron e na ausencia do éter.
    Ele também imaginou que as vórtice agiriam como um mecanismo conectado capaz de transferir movimento elétrico de um condutor para outro.

    ALUNO:ADEILSON RAFAEL ESPINOZA JUSTINIANO
    SERIE:3 ANO B

    ResponderExcluir
  10. O texto fala sobre os trabalhos feitos por
    Maxwell que ajudaram na nos fenomenos do eletromagnetismo. Apesar da sua teoria ser diferente da atual, onde se baseia na existência do elétron é na ausência do éter.
    Seus estudos sobre o Magnetismo começaram em 1854 e terminaram em 1879.Ele conseguiu estabelecer uma relação entre a eletricidade eo magnetismo, es base de suas teorias foram as teorias de Faraday.
    Maxwell,Michael Faraday e Willian Thomson tinham uma visão diferente da ideologia aplicada sobre o Magnetismo.Para eles os fenômenos do eletromagnetismo tinham um efeito que se propagaria de um meio.
    Além disso ,Maxwell imaginou que as vórtice agiriam como um mecanismo conectado capaz de transferir movimento elétrico de um condutor para outro.
    ALUNO:ELTON JONIS POQUIVIQUI MANACA
    SERIE:3 ANO B

    ResponderExcluir
  11. James Clerk Maxwell publicou sua própria teoria no século XIX
    Ela não pode ser traduzida para termos utilizados atualmente pela física moderna que se baseia na existêcia do eléteons e ausência do éter.
    Maxwell desenvolveu e interpretou o trabalho de Faraday que foram modificados ou desenvolvida.
    Também desenvolveu a ideia de que os fenomenos eletromagnéticos são provocados por deslocamentos das particulas de éter, de modo que a rotação seria proporcional a força magnetica e o deslocamento relativo das particulas vizinhas corresponderia em magnetude e direção a quantidade de corrente eletrica passando pelo ponto correspondente do campo eletromagnético.

    ResponderExcluir
  12. O texto fala sobre os trabalhos feitos por
    Maxwell que ajudaram na nos fenomenos do eletromagnetismo. Para um físico dos nossos dias, a teoria eletromagnética de Maxwell, como foi publicada por ele no século XIX, é tão diferente do eletromagnetismo atual que deixaria qualquer físico contemporâneo perplexo A idéia de força à distância formava a base de uma das linhas de pesquisa sobre os fenômenos eletromagnéticos adotadas na Europa na segunda metade do século XIX. Essa linha, adotada principalmente fora da Grã Bretanha, buscava explicar os fenômenos eletromagnéticos a partir de forças proporcionais ao inverso do quadrado da distância entre os corpos O seu próximo artigo sobre o assunto foi sobre as linhas físicas de força, publicado em duas partes, em 1861 e 1862, Maxwell imaginou que os sistemas de vórtices agiriam como um mecanismo conectado capaz de transferir movimento elétrico de um condutor para outro.

    Aluna: Angelica Bromate Ribeiro
    Serie:3 ano C

    ResponderExcluir
  13. O texto fala sobre um filosofo grego chamando Tales de Mileto que, ao enfrentar um âmbar a um pedaço de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraidos pelo proprio âmbar. Do âmbar surgiu o nome eletricidade.
    Depois disso foram iniciados estudos sistematicos sobre eletrificaçao por atrito, graças a Otto Von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas eletricas onde um esfera de enxofre gira constante atritando-se em terra seca.
    Força eletrica ja era conhecida em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuia quando as cargas eram separadas, Foi a primeira relação abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph priestleyum amigo de beijamim franklin. Maxwell que ajudaram nos fenonimos do eletromagnetismo,a teoria eletromagnetica de maxwell .
    O QUE SAO RAIOS? É um tipo de eletrecidade natural e quando ocorre uma descarga atmosferica temos um fenonimo de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar. é identificados por duas caracteristicas principais: ocorre porque as nuvens se carregam eletricamente,provocam o curto- circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formando pelo raio passa uma corrente eletrica de milhares de amperes.
    assim os raios caem em ponto mais altos porque eles sempre procuram achar o menos caminho entre a nubvem e a terra. Arvores altas, torres, antenas, torres de igreja, e edificios, sao pontos preferidos pelas descargas atmosfericas.

    Aluna: Lauriellen de campos lara.
    Serie:3 ANO C

    ResponderExcluir
  14. What does the casino site have in store for 2021? - Lucky Club
    The casino is a massive gaming destination, with a lot of luckyclub games. This is the only place to check out the games at the casino.

    ResponderExcluir