Os Supercondutores
A corrente elétrica durante o processo de
transporte, que vai das usinas geradoras até os centros consumidores, sofre
significativa perda de energia. Essa perda ocorre em razão da resistência
elétrica dos fios condutores de eletricidade. Ocorre que boa parte da energia
elétrica é transformada em energia térmica, sendo dessa forma dissipada para o
meio ambiente. Como forma de diminuir essa perda de energia usa-se fios
condutores com baixa resistência, como o cobre, por exemplo, e conduz a
corrente sob alta tensão, mas mesmo assim em distâncias que ultrapassam 400 km
as perdas ainda acontecem, podendo chegar até 20%. Em virtude disso, muitos
cientistas buscam conseguir os chamados condutores ideais, aqueles que conduzem
energia elétrica sem que ocorram perdas para o meio ambiente. Será possível
conseguir esse tipo de condutor?
A supercondutividade é uma propriedade física que certos materiais apresentam quando são esfriados a temperaturas extremamente baixas, podendo conduzir corrente elétrica sem resistências e nem perdas de energia. Esse fenômeno foi descoberto em 1911 pelo físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes, quando observou que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia ao ser resfriado a 4K, o que corresponde a – 269,15 °C, dessa forma, ele acabava de tornar o mercúrio um material supercondutor. Esse fenômeno, conseguido com o mercúrio, foi verificado para outros metais, no entanto não foi permitida a aplicação, pois eram necessários muitos gastos para conseguir manter temperaturas muito baixas.
Foi com o trio de físicos americanos Jonh Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrieffer, que em 1972 surgiu a explicação para o fenômeno da supercondutividade, fato que deu a eles o prêmio Nobel da física naquele ano. O que fez a explicação deles ser tão importante foi o fato de eles mostrarem que esse fenômeno não está ligado somente à diminuição da agitação térmica dos átomos e moléculas de um material, quando esse está sob baixas temperaturas. Dessa forma, surgiu a ideia da possibilidade da existência desse fenômeno com temperaturas muito elevadas, mas as experiências com condutores metálicos relacionadas a essa possibilidade não deram resultados. Anos mais tarde os físicos da IBM, o suíço Karl Alexander Muller e o alemão Johannes G. Bednorz, conseguiram a supercondutividade a 35 K, o que corresponde a – 238 °C. Graças às suas descobertas e à comprovação da supercondutividade que esses dois físicos cientistas ganharam, em 1986, o prêmio Nobel de Física. Esse fato foi um grande avanço para toda ciência e permitiu avanços significativos em vários ramos de pesquisas.
FOTO2
A supercondutividade é muito importante e tem larga aplicação. Essa propriedade não é aplicada somente na transmissão de energia elétrica, mas também em várias outras como:
- Na construção de magnetos supercondutores que geram campo magnético extremamente forte, os quais possibilitam a construção dos chamados aceleradores de partículas;
- Nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de eletricidade, diminuindo o seu tamanho e o gasto de energia dos mesmos;
- Nos fios supercondutores utilizados em computadores, permitindo que os chips sejam cada vez menores e mais rápidos no processamento de dados;
- Em ímãs, permitindo que eles possam flutuar sobre a superfície de um material supercondutor. Esse fato possibilita a construção e operação dos chamados trens bala, os quais trafegam apenas flutuando sobre o trilho.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
O texto relata sobre corrente elétrica que perde energia durante seu transporte ou seja até chegar nos consumidores a energia elétrica é transformada em energia térmica que vai para o ambiente , mas em forma de perde menos energia eles usa os condutores mais mesmo assim serca de 20% dessa energia e perdida . Em 1911 o físico holandês Heike kamerling -onnes descobre que a supercondutividade é uma propriedade física que certos materiais apresentam quando são esfriados a temperaturas extremamente baixas podendo conduzir corrente elétrica sem resistências e nem perdas, os físico Jonh , Leon e Robet ganharam o prêmio Nobel quando em 1972 explicaram o fenômeno da supercondutividade , e os físico no ano de 1986 Karl os físico da IBM e o alemão Johannes conseguiram comprovar o fenômeno e graças as suas descobertas essa supercondutividade é muito importante e usada tanto em energia elétrica quanto em aparelhos eletrônicos, imãs e nas construções de magneto.
ResponderExcluirAluna: Samara de Castro Eguez
Série: 3 ano B
O texto acima aborda a supercondutividade e todo o processo que teve para aperfeiçoar esse projeto.Depois de perceberem que na condução de eletricidade nos fios condutores era perdido cerca de 20% da energia conduzida,devido a transformação dessa energia em energia termica, especialistas na area buscaram suluçoes para esses problemas tais como os fisicos.
ResponderExcluirAs descobertas que os fisicos realizaram em relação a condução ,os propiciou premios como por exemplo o nobel da fisica e tambem foi de grande importancia para toda a ciencia e gerou muitos avanços significativos.
Aluno:Gabriel Ortiz
3 ano B
Foi descoberto em 1911, a supercondutividade pelo holandês Heike, mas só em 1972 surgiu uma explicação para esse fenômeno. Anos depois os cientistas Karl e Johannes conseguiram supercondutividade a 238 °C. Com o avanço tecnológico, os supercondutores se tornaram mais frequentes, fios supercondutores são usados em computadores e demais aparelho eletrônicos diminuindo a perda de energia (energia dissipada) e diminuindo os chips de memória utilizados para melhorar o desempenho dos computadores. E em imãs permitindo que eles possam flutuar, isso acontece com o trem bala, que usa desse modo os supercondutores.
ResponderExcluirAluno: Thiago Aguiar da Silva
3° Ano A matutino
Sou Maísa Zocal Barbosa aluna do 3° ano "B".
ResponderExcluirO texto acima fala dos supercondutores eles fazem que não se perdam energia durante o processo de sair das usinas até o centro consumidor.
As usinas de energia, ou qualquer outra coisa que utilize eletricidade perde cerca de 20% de energia durante o seu transporte, esse perda de energia chama-se energia dissipada.
Posso usar como exemplo de um tipo de energia dissipada é o celular , quando ele esquenta demais enquanto estamos mexendo nele , ocasionando que esse mesmo celular descarregue mais rápido que o normal é um tipo de energia dissipada. Espero que num futuro próximo os supercondutores possam estar sendo usados nos celulares também.
Os supercondutores foram descobertos em 1911 pelo físico holandês Huke Kamerling-onnes. Em 1972 os físicos Jonh , Leon e Robert explicaram como ocorre a supercondutividade, o que deu a eles o prêmio Nobel da física.
No ano de 1986 Karl Alexander Muller do Alemão Johannes comprovaram a supercondutividade. A supercondutividade é muito importante e é aplicada em diversas áreas, como computadores, construção de magnetos , aparelhos eletrônicos e entre outros.
Obrigada pela atenção!
O texto acima fala sobre os supercondutores , Os materiais eles podem ser divididos em duas categorias com base na sua capacidade de passar eletricidade , tem os metais que podem permitir que os elétrons se movem livremente e carregar com eles a carga elétrica. Os isoladores, mantêm seus elétrons firmemente e não permitirão fluir uma corrente elétrica.
ResponderExcluirUm supercondutor é um material que pode conduzir eletricidade ou transportar elétrons de um átomo para outro sem resistência. A supercondutividade é uma propriedade exibida por certos materiais a temperaturas muito baixas , Um supercondutor conduz eletricidade sem resistência, uma propriedade única.a teoria dos supercondutores é totalmente compreendida. essas propriedades também são usadas para muitas coisa como na transmissão de energia entre outros.
Nome:Lucas Fontenele de Alencar
3-Ano-A
O texto acima aborda os supercondutores, e a perda de energia elétrica que vai das usinas geradores até os até os consumidores. Grande parte dessa energia é perdida pelo fato de se transformar energia térmica que vai para o ambiente. Em contrapartida dessas perdas usa-se fios Condutores com baixa resistência para tentar evitar perdas, mas mesmo assim ainda há uma grande perda de 20% da energia, por causa disso muitos cientistas estão trabalhando para conseguirem os supercondutores ideais para evitar essa perda de energia.
ResponderExcluirAluno:Vinnycios Rodrigues de Souza
Série: 3 ano A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo podemos ver no texto acima, a corrente eletrica sofre significativa perda de energia, durante o processo de transporte, que vai das usinas ate os consumidores.
ResponderExcluirComo forma de diminuir essa perda de energia usa-se fios condutores, com baixa resistencia, como o cobre.
A supercondutividade e muito importante e tem larga aplicaçao.
Essa propriedade nao e aplicada somente na transmissao de energia eletrica, mas tambem na construçao de magneto, nos aparelhos eletronicos, nos fios supercondutores, em imãs.
Aluna: Andressa Pires Bolandin
Turma: 3 ano A
O texto acima diz sobre os condutores que são os materiais que tem a propriedade de conduzir a corrente elétrica sem nenhuma resistência, e sem a perda de energia, e é um material que pode conduzir eletricidade ou transportar elétrons de um átomo para outro sem resistência.
ResponderExcluirOs supercondutores, não produzem calor, o que implica na redução expressiva dos circuitos elétricos, pois a supercondutidade é muito importante e tem larga aplicação, e essa propriedade não é aplicada somente na transmissão de energia elétrica, mas também em várias outras.
Os físicos Jonh, Leon e Robet ganharam o prêmio Nobel, quando eles explicaram o fenômeno da supercondutividade em 1972.
Aluna:Taynara da Silva Miranda.
3anoB
Os supercondutores, a corrente elétrica sofre grande perda de energia em seu processo de energia que sai das usinas até os consumidores, isso acontece em razão da resistência elétrica dos fios condutores de eletricidade, e que parte dessa energia elétrica transforma em energia térmica e sendo dissipada no meio ambiente, para diminuir essa perda usa os fios condutores mas se ultrapassam de 400km pode perder até 20%. Para resolver esse problema três físicos americanos Jonh B., Leon C.e Robert S. Em 1972 eles explicaram esse fenômeno e receberam prêmio Nobel da física, ela tem aplicações nas construções de magnetos em aparelhos eletrônicos e em ímas.
ResponderExcluirAluna: Jaylene de Souza Cassiano
Turma: 3° B
Supercondutores são denominados materiais que possuem a missão de transportarem energia elétrica sem resistência, portanto sem perda de energia. Ou seja, quando esses materiais são resfriados apresentam temperaturas super baixas o que ocorre a possibilidade de assim poderem conduzir a corrente elétrica de forma que ela não perca a energia e não tenha resistência. Algumas pesquisas recentes mostram que são os poucos materiais que apresentam o fenômeno da supercondutividade, (fenômeno descoberto em 1911 pelo físico holandês Heike kamerlingh Onnes). Temos como exemplo os tipos de supercondutores: O alumímio e o estanho. A importância da supercondutividade é interessante pois ela tem uma larga aplicação, não somente limitando-se na transmissão de energia elétrica mas também sendo usada em aparelhos eletrônicos que funcionam à base de eletricidade, como citado no texto acima.
ResponderExcluirAluna: Caroliny Mota Gaia.
Turma: 3'ano "A".
Aluna : Tauany Rodrigues Fonseca
ResponderExcluir3anoB
O texto relata sobre os materiais supercondutores.
São materiais que ao ser percorridos por corrente elétrica tem perda de energia quase zero.
Essa capacidade em alguns materiais se deve ao super resfriamento, que faz com que a energia cinética seja quase nula.
Então ja que não ocorre o Efeito Joule o aproveitamento de energia é bem maior.
Esse processo é usado em :
Na construção de magnetos supercondutores
Nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de eletricidade,entre outros.
O texto relata que a corrente elétrica e um pouco perdida em seu transporte ate chegar nas casas consumidoras estima-se que 20% da energia e perdida ,no ano de 1911 o holandês heike kamerling descobre que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia ao ser resfriado o super condutor
ResponderExcluirJohn bardeen e mas dois físicos ganharam o prêmio Nobel pelo a explicação deles foi tão importante o fato deles mostrar que se fenômeno não está ligado somente a diminuição da agitação termica,os supercondutores tem grande inpimportân pois e usado na diminuição da perda de energia e nos aparelhos eletrônicos
Aluno: Angel Antonio
3ano B
O texto acima descrevê sobre os supercondutores e também complementando sobre a perda de energia elétrica que vem a sair das usinas e geradores,que chega a nós consumidores,essa nossa energia uma parte imensa dela é perdida que vai para o ambiente,más para tentar fazer com que isso não acontece usa feios condutores com baixa resistência para evitar isso,mas mesmo assim com isso à ainda uma perda de 20℅ da energia,então por isso cientistas tenta ver mais idéias para combate essa perda de energia
ResponderExcluirAluno: Dercival Nunes da silva.3°ano"B"
A supercondutividade é a ausência da resistência elétrica por determinados materiais quando sua temperatura atinge a diminuição da agitação térmica dos átomos e moléculas, ou seja, está sob baixas temperaturas. O estudo da supercondutividade se deu inicio para tentar amenizar os gastos de perda de energia da corrente elétrica ocorrida em razão da resistência elétrica dos fios condutores. Seu estudo foi realizado por vários físicos, dentre eles, os americanos John Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrieffer e, portanto, descoberto por Heike Kamerlimgh-Onnes. Ela é aplicada em imãs, nos fios supercondutores presentes em computadores, nos aparelhos eletrônicos e dentre outros.
ResponderExcluirDiscente: Roselaine de Oliveira Alexandre
Turma: 3º “A”
Supercondutores são materiais que não apresentam resistência elétrica alguma. Esses materiais são o sonho de qualquer projetista de instalações elétricas ou dispositivos e circuitos eletrônicos. Sem resistência, a corrente pode fluir sem gerar calor que é um grande problema hoje em dia na área da eletrônica como nos processadores de computador.
ResponderExcluirNos dias atuais existem os materiais com a ausência da resistência elétrica os supercondutores, mas não é nada viável conseguir isso, principalmente manter as baixar temperaturas necessárias.
Se já existisse um material supercondutor de fácil acesso, hoje o mundo estaria totalmente diferente, principalmente na área de elétrica e eletrônica, exemplo seria poder ter um computador muito potente do tamanho de uma caixa de fosforo.
Aluna: Amanda Carolyna Baca Moreira
3° ano "A"
O texto em questão relata as experiências com o objetivo de possibilitar a condução de energia elétrica a longas distâncias sem haver perdas para o meio. O cobre éum material utilizado nos dias atuais para conduzir a energia elétrica a longas distâncias ( usina até a casa) sob alta tensão, porém em distâncias que ultrapassam 400KM as perdas de energia elétrica devido a resistência ainda é cerca de 20%. A supercondutividade de certos materiais é uma propriedade física que estes apresentam quando são esfriados à temperaturas extremamente baixas e que são capazes de conduzir a energia elétrica sem nenhuma resistência ou perda para o meio. Esse fato foi descoberto em 1911 pelo físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes, observando à resistência elétrica do mercúrio ao ser resfriado a 4K (-269,15°C ), o que se tornava um material supercondutor. Esse fenômeno conseguido com o mercúrio foi verificado também com outros metais, porém não foi permitido a aplicação devido aos altos custos para manter as temperaturas muito baixas. O trio de físicos americanos Jonh Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrielffer explicaram em 1972 o fenômeno da supercondutividade rendendo-lhes o prêmio Nobel de física naquele ano. O suíço Karl Alexander Muller e o alemão Johannes G. Bednorz conseguiram a supercondutividade as 35K (-238°C) o que rendeu a eles em 1986 o Prêmio Nobel de física. Essas descobertas foram de suma importância para o avanço de vários ramos de pesquisa. Podemos ressaltar também que a supercondutividade não se aplica apenas para a condução de energia elétrica, mas também em várias outras formas, como:
ResponderExcluir• Construção de magnetos supercondutores que geram campos extremamente forte;
• Aparelhos eletrônicos que funcionam a base de eletricidade diminuindo seu tamanho e o gasto de energia dos mesmos;
• Nos fios de computadores utilizados, permitindo que os chips sejam cada vez mais pequenos e com o poder de processamento mais rápido;
• Em imãs, possibilitando que estes flutuem a superfície de um material supercondutor. Podemos citar a construção e operação dos chamados Trens-Bala.
Aluna: Rhayanne Monteiro da Costa
Turma: 3° Ano B
O texto nos traz informações sobre os supercondutores.
ResponderExcluirA corrente elétrica em seu processo das usinas ate os que á consomem, sofre uma perda de energia, no entanto sabemos que essa energia perdida cabe aos consumidores pagar. Os supercondutores tem a função de transportar a energia sem que ela se perca.
A supercondutividade é uma forma mais eficiente para a menor perda de energia. Muito eficaz em seu processo e de praticidade.
O texto nos traz informações sobre os supercondutores.
ResponderExcluirA corrente elétrica em seu processo das usinas ate os que á consomem, sofre uma perda de energia, no entanto sabemos que essa energia perdida cabe aos consumidores pagar. Os supercondutores tem a função de transportar a energia sem que ela se perca.
A supercondutividade é uma forma mais eficiente para a menor perda de energia. Muito eficaz em seu processo e de praticidade.
Aluna: Cinthia Calimerio Ramos
série: 3 ANO A