terça-feira, 20 de março de 2018

Processos de Eletrização


A única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons.
Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula.
Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa.
Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

Fique atento:
É comum haver confusão sobre corpos positivamente carregados, principalmente, já que é plausível de se pensar que para que o corpo tenha carga elétrica positiva ele deva receber carga elétrica positiva, ou seja, ganhar prótons.
Quando na verdade um corpo está positivamente carregado se ele perder elétrons, ficando com menos carga elétrica negativa.
Para que durante os cálculos você não se confunda, lembre que a física vista a nível de ensino médio estuda apenas reações elementares e cotidianas, como o movimento de elétrons. As reações onde as partículas intranucleares (nêutrons e prótons) podem ser modificadas são estudadas na parte da ciência conhecida como Física Nuclear.
 
Eletrizar um corpo significa basicamente tornar diferente o número de prótons e de elétrons (adicionando ou reduzindo o número de elétrons).
Podemos definir a carga elétrica de um corpo (Q) pela relação:

 


Onde:
Q= Carga elétrica, medida em coulomb no SI
n= quantidade de cargas elementares, que é uma grandeza adimensional e têm sempre valor inteiro (n=1, 2, 3, 4 ...)
e= carga elétrica elementar



A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem) e a conservação de cargas elétricas, a qual assegura que em um sistema isolado, a soma de todas as cargas existentes será sempre constante, ou seja, não há perdas.

Processos de eletrização

Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro.
O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização. Alguns dos processos de eletrização mais comuns são os seguintes.

Eletrização por atrito

Este processo foi o primeiro de que se tem conhecimento. Foi descoberto por volta do século VI a.C. pelo matemático grego Tales de Mileto, que concluiu que o atrito entre certos materiais era capaz de atrair pequenos pedaços de palha e penas.
Posteriormente o estudo de Tales foi expandido, sendo possível comprovar que dois corpos neutros feitos de materiais distintos, quando são atritados entre si, um deles fica eletrizado negativamente (ganha elétrons) e outro positivamente (perde elétrons).
Quando há eletrização por atrito, os dois corpos ficam com cargas de módulo igual,
porém com sinais opostos. Esta eletrização depende também da natureza do material, por exemplo, atritar um material com uma material pode deixar carregado negativamente e positivamente, enquanto o atrito entre o material e outro material é capaz de deixar
carregado negativamente e positivamente.
Convenientemente foi elaborada uma lista em dada ordem que um elemento ao ser atritado com o sucessor da lista fica eletrizado positivamente. Esta lista é chamada série triboelétrica:



 

 



Eletrização por contato

Outro processo capaz de eletrizar um corpo é feito por contato entre eles.
Se dois corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado, são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuída entre os dois, fazendo com que ambos tenham a mesma carga, inclusive com mesmo sinal.
O cálculo da carga resultante é dado pela média aritmética entre a carga dos condutores em contato. Por exemplo:


Um corpo condutor A com carga  é posto em contato com outro corpo neutro
Qual é a carga em cada um deles após serem separados.

 

Um corpo condutor A com carga é posto em contato com outro corpo condutor B com carga após serem separados os dois o corpo A é posto em contato com um terceiro corpo condutor C de cargaqual é a carga em cada um após serem separados?

 

Ou seja, neste momento:




Após o segundo contato, tem-se:



E neste momento:



Ou seja, a carga após os contados no corpo A será +1C, no corpo B será -2C e no corpo C será +1C.
Um corpo eletrizado em contato com a terra será neutralizado, pois se ele tiver falta de elétrons, estes serão doados pela terra e se tiver excesso de elétrons, estes serão descarregados na terra.

Eletrização por indução eletrostática:

Este processo de eletrização é totalmente baseado no princípio da atração e repulsão, já que a eletrização ocorre apenas com a aproximação de um corpo eletrizado (indutor) a um corpo neutro (induzido). O processo é dividido em três etapas:
- Primeiramente um bastão eletrizado é aproximado de um condutor inicialmente neutro, pelo princípio de atração e repulsão, os elétrons livres do induzido são atraídos/repelidos dependendo do sinal da carga do indutor.
 

- O próximo passo é ligar o induzido à terra, ainda na presença do indutor.





- Desliga-se o induzido da terra, fazendo com que sua única carga seja a do sinal oposto ao indutor.


 


Após pode-se retirar o indutor das proximidades e o induzido estará eletrizado com sinal oposto à carga do indutor e as cargas se distribuem por todo o corpo.

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/eletrizacao2.php

31 comentários:

  1. Aluna: Gislaine Da Silva Fonseca
    3°ano B;Vespetino

    Processos de Eletrização
    Para definir corpos eletrizados positivamente e negativamente
    Pois o corpo eletrizado negativo possuí maior número de elétrons do que de prótons.
    E um corpo eletrizado positivo possuí o maior número de prótons do que elétrons.
    A carga elétrica de um corpo Q tem relação: Q=n•e
    A  eletrostática é descrita por dois principios, atração e repulsão
    A Eletrização as mais comuns são:
    Eletrização por atrito é quando dois corpos são atritos pode ocorrer o passagem de elétrons de um para o outro.
    Eletrização por contado é quando colocamos dois corpos condutores em contado, um eletrizado e o outro neutro.
    A Eletrização por indução eletrostática: Pois é totalmente baseado no princípio da atração e repulsão, que ocorre apenas com a aproximação de um corpo eletrizado INDUTOS a um corpo neutro INDUZIDO . É dividido em 3 etapas
    Primeiro o bastão é eletrizado próximo de um condutor inicial neutro
    Segundo passa é ligar o induzido á terra
    Terceiro passo é desliga o induzido da terra.
    As cargas do indutor e as cargas se distribuem por todo os corpos

    ResponderExcluir
  2. Nesse estudo é importante entender o conceito de matéria, que significa tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, tudo o que existe no universo é uma matéria. Assim, toda matéria é composta por moléculas, cada uma é formada por átomos que são compostos por três elementos: prótons, elétrons e nêutrons.
    O início dos estudos das cargas elétricas começou quando o homem identificou que existia um tipo de energia na atração de materiais diferentes. Especificamente quando Tales de Mileto, filósofo e matemático grego, atritou uma pedra de âmbar em pelo de animal e atraiu pequenas partículas de pó. Se um átomo neutro ganha elétrons, pode-se dizer que ele foi eletrizado negativamente, se um corpo tem maior número de prótons do que de elétrons, este foi eletrizado positivamente. Os processos existentes para a transmissão de elétrons podem ocorrer por meio da eletrização por atrito, contato ou indução eletrostática.
    A eletrização por atrito acontece quando dois corpos neutros criados com materiais diferentes são atritados, um fica eletrizado negativamente, ou seja, ele ganha elétrons e o outro positivamente, ocorrendo a perda de elétrons. As cargas desses elementos são iguais, mas possuem sinais opostos.
    Já a eletrização por contato ocorre quando um corpo é colocado em contato com outro, quando os dois são condutores. Se um desses corpos for eletrizado, a carga elétrica se torna estável e é redistribuída para ambos e os dois ficam com mesma carga e mesmo sinal.
    Na eletrização por indução é necessário que haja um corpo eletrizado, que funcionará como indutor de um corpo neutro. Isso quer dizer que, os corpos não entrarão em contato um com o outro, mas haverá uma movimentação de cargas ou indução. Os elétrons do corpo neutro, dependo do sinal da carga do corpo indutor serão repelidos ou atraídos.

    ALUNA:EVELLI SIVIERO DE SOUZA 3º ANO "A"

    ResponderExcluir
  3. Processos de Eletrização
    A única maneira de modificar um átomo sem que ele tenha uma reação que, desencadei altas liberações ou absorções de energia é ganhando ou perdendo elétrons. Por isso que, quando chamamos um corpo de *neutro* é porque ele contém o mesmo número de protóns e de elétrons, onde faz com que a carga elétrica desse corpo seja assim nula. Bom, eletrizar um corpo é aumentar ou diminuir seu número de elétrons.
    Fórmula da Carga elétrica de um corpo: *Q= n.e* sendo;
    •Q = Carga elétrica.
    •n = Quantidade de cargas elementares.
    •e = Carga elétrica elementar.
    Eletrização por Atrito
    Ocorre quando dois corpos constituem sinais diferentes, mas tem módulo igual.
    Eletrização por Contato
    Ocorre quando dois corpos entram em contato e pelo menos um é eletrizado, fazendo com que a carga se estabilize, deixando desta forma ambos os corpos com mesma carga e sinais.
    Eletrização por Indução
    É um processo de eletrização que tem como princípio a atração e repulsão, pelo fato de que o processo de eletrizar seja apenas a partir da aproximação de corpos, sendo um corpo eletrizado e o outro neutro.

    °Aluna: Caroliny Mota Gaia.
    °Série: 3° Ano A.

    ResponderExcluir
  4. é preciso entender o conceito de matéria, que significa tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, tudo o que existe no universo é uma matéria. Os estudos sobre cargas elétricas começaram começou quando o homem identificou que existia um tipo de energia na atração de materiais diferentes. Se um átomo neutro ganha elétrons, pode-se dizer que ele foi eletrizado negativamente, se um corpo tem maior número de prótons do que de elétrons, este foi eletrizado positivamente.
    Os processos existentes para a transmissão de elétrons podem ocorrer por meio da eletrização por atrito, contato ou indução eletrostática. A eletrização por contato ocorre quando um corpo é colocado em contato com outro, quando os dois são condutores. Se um desses corpos for eletrizado, a carga elétrica se torna estável e é redistribuída para ambos e os dois ficam com mesma carga e mesmo sinal.



    Aluna: Marielly Cebalho Mendes
    Série:3° Ano A.

    ResponderExcluir
  5. Processo de eletrização considera um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro, esse processo de acrescentar elétrons a um corpo neutro pra que este seja eletrizado. Tem Também outros processos de eletrização que são comuns é o Processo de Eletrização por Atrito: é quando coloca dois corpos com sinais diferentes e se atraem passando elétrons de um pra outro. Eletrização por contato: é quando dois corpos entra em contato e um é eletrizado fazendo com que sua carga se estabilize, e a Eletrização por indução tem como principio a atração e repulsão, o processo acontece apenas pela aproximação dos corpos sendo um eletrizado (indutor) e um neutro (induzido).
    Aluna: Jaylene Souza Cassiano
    Serie: 3 Ano B.

    ResponderExcluir
  6. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução. O atrito consiste em esfregar dois corpos, de materiais diferentes, como, por exemplo, um pano de lã e uma placa de vidro, ambos neutros num primeiro momento. Depois de atritados e separados, a quantidade de elétrons livres trocados entre eles será a mesma, ou seja, o vidro cederá elétrons e adquirirá carga positiva, enquanto a lã receberá elétrons e ficará com carga de mesmo módulo, porém, negativa. Na eletrização por contato os corpos são colocados em contato, favorecendo uma nova distribuição de cargas pela superfície dos condutores. Os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica. Na eletrização por contato, fica claro o princípios da conservação das cargas elétricas. Já a indução é o fenômeno de separação de cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Esse tipo de eletrização ocorre apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que haja contato entre eles.

    Discente: Andressa Trava Ribeiro 3° ano “A”

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Aluna:Samara de Castro Egues
    3°Ano "B"

    Como podemos ver o texto nos fala um pouco sobre o processo de eletrização , alguns dos processos de eletrização mais comuns são:
    Eletrização por atrito:Ocorre quando atritamos dois corpos neutros de matérias distintas ou não , e com isso um dos corpos fica com carga positiva e um com carga negativa , essa eletrização e mais forte quando feita por corpos isolantes !
    Eletrização por contato :Ocorre quando dois corpo um eletrizado e um inicialmente neutro entra em contato ,o corpo neutro então ficará com a mesma carga do corpo eletrizado!
    Eletrização por indução eletrostática: Ocorre quando á aproximação de dois corpo, um eletrizado (indutor ) um corpo neutro (induzido) , se baseia no princípio da atração e da repulsão !
    Vale lembrar que um corpo e considerado neutro quando possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons , desse mesmo modo podemos dizer que um um corpo com carga negativa tem mais elétrons do que prótons e um corpo com carga positiva tem mais prótons do que elétrons!
    Para eletrizar um corpo basta apenas tornar o número de elétrons e prótons diferentes (ou seja adicionar ou retirar elétrons) .


    ResponderExcluir
  9. Processos de eletrização
    Todos os corpos são constituídos por átomos e formados por particulas denominadas em elétrons, prótons e neutros.
    O prótons e o elétrons são cargas elétricas de mesma intensidade, mais de sinais contrários, em que prótons é carga positiva e elétrons negativa.
    No átomo no estado natural não existe uma predominância de carga elétrica porque o número de prótons e elétrons é o que torna o neutro.
    Existe outros processos principais de eletrização:
    Eletrização por atrito: É quando dois corpos são atritados , ai ocorre a passagem de elétrons de um corpo para o outro. E os dois corpos ficam com cargas iguais só com sinais contrários..
    Eletrização por contato: Quando o corpo transfere cargas elétricas para um corpo neutro ocorre devido a força da distribuição de cargas elétricas por material condutores(ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal ). Fazendo com que o corpo neutro se eletrize e fique negativo..
    Eletrização por indução: Ocorre por atração e repulsão, acontece pela aproximação dos corpos sendo eletrizado (indutor) e o outro neutro ( induzido). A eletrização acontece sem que haja contato entre eles.

    Aluna: Leiziane De Oliveira Santos
    3°anoB

    ResponderExcluir
  10. Sou Maísa Zocal Barbosa aluna do 3° ano " B" .
    Nesse texto dá pra compreender , muitas coisas , como um corpo e chamado de Neutro só se ele tiver número igual de prótons e elétrons, e com isso a carga elétrica vai ser nula.
    Os corpos positivos são aqueles que têm maior número de prótons do que elétrons . Já os corpos negativos tem maior número de elétrons do que prótons.
    O que significa eletrizar um corpo-> É tornar diferente o número de prótons e de elétrons. Se define a carga elétrica de um corpo (Q) pela relação { Q= n .e } .
    A eletrostática é basicamente dividida por 2 princípios , o de atração e de repulsão conforne seu sinal e a conservação de cargas elétricas a qual assegura que em um sistema isolado a soma de todas as cargas existentes será sempre constante, ou seja , não há perdas.
    Os processos de eletrização são:
    -> Eletrização por atrito -> Quando a Eletrização por atrito, os 2 corpos ficam com cargas de módulo igual , porém com sinais opostos . Esta Eletrização depende também da natureza do material.
    -> Eletrização por contato -> Se 2 corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuído entre os 2, fazendo com que ambos tenham a mesma carga , inclusive o mesmo sinal.
    -> Eletrização por indução eletrostática- > Este processo de Eletrização é totalmente baseado no princípio de atração e repulsão, já que a Eletrização ocorre apenas com aproximação de um corpo eletrizado (indutor ) a um corpo neutro ( induzido ).
    Bom foi isso que entendi sobre os processos de Eletrização. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Como no texto diz se um átomo sofre uma reação ele pode perder ou ganhar elétrons, se um corpo tiver as cargas elétricas de prótons e eletros iguais fazendo que a carga seja nula. Como todos sabem se a carga for positiva terá número de prótons maior .e se for negativa terá um número de elétrons maior .o processo de eletrizacao por atrito foi o primeiro a ser conhecido que diz que o atrito entre certos matérias eram capaz de se atrair pequenos pedaços de folhas ou penas .a eletrizacao por contato é um processo de eletrizar um corpo feito por contato entre eles , os dois corpos condutores um deles eletrizado fará que os dois corpos tenham a mesma carga .
    A eletrizacao por indução e um processo de atração e repulso pois so acontece somente com a aproximação de um corpo que esteja eletrizado .

    Aluno angel antonio ares Garcia
    3 ano B

    ResponderExcluir
  12.   Com base no conteudo de eletrizaçao, podemos  destacar exemplos do conteudo na fisíca.
      Eletrizaçao por atrito: Pegue uma caneta , corte pequenos pedaços de papel, atrite a caneta em seu cabelos por aproximadamente 1 minuto, então coloque a caneta atritada sobre o pedaços de papel , então verá  que os pedaços de papel vão ser atraidos pela caneta. Isso ocorre porque a caneta ao ser atritada ao cabelo ganha cargas e fica eletrizada, e os pedaços de papel supostamente são neutros.

     Eletrização por contato: Imagine dois corpos condutores, A e B sendo que o corpo A é eletrizado positivamente e o corpo B é neutro, então ao encostarmos o corpo A ao corpo B veremos que o corpo B fica eletrizado positivamente tambem, por perder eletrons no contato. Conclui-se então que quando se trata de eletrização por contato, os envolvidos sempre vão ter a mesma quantia de cargas eletricas.
      Eletrização por indução: Ja na eletrização por indução temos um exemplo de dois materiais , o indutor e o induzido , onde o indutor sera carregado de certa carga tanto positiva quanto negativa, e o induzido sera neutro, então ao aproximar o indutor ao induzido , isso provocara uma reação chamada de Polarizaçao no induzido, mas ele não vai deixar de ser neutro, mas se por acaso o induzido tiver ligado atraves de um fio condutor a terra , então aproximar o indutor do induzido , isso ira atrair outras cargas da terra que vão se juntar ao material neutro, sabendo disso e então cortar o fio e distanciar o condutor , o induzido vai deixar de ser neutro.

    ALUNO: GABRIEL ORTIZ
    PERIODO: VESPERTINO
    3* ANO B
     

    ResponderExcluir
  13. Processo de eletrização.
    Quando um corpo está eletrizado e este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro.
    A três formas de processo de eletrização que são:
    Eletrização por atrito; quando se utiliza dois corpos neutros sendo eles de materiais opostos um do outro, esses dois objetos ficam eletrizado com cargas opostas, exemplo:
    Lã e vidro são atritados mais os dois ficam com cargas opostas.
    Eletrização por contato; a eletrização por contato pode ocorrer de três formas.
    1º contato entre dois corpos da mesma dimensão.
    2º contato de corpos com diferentes dimensões.
    3º contato de um corpo com a terra.
    Eletrização por indução; é aproximar um corpo carregado num corpo neutro sem que haja contato entre esses dois objetos, exemplo:
    A nuvem quando está carregada de eletricidade criando na superfície da terra cargas de sinais contrários, fazendo com que se cria um campo elétrico entre a nuvem e a superfície da terra.

    Aluno: Vitor Emanuel Soares Massavi.
    3º ANO B

    ResponderExcluir
  14. Processo de Eletrização
    No processo de eletrização e importante entender três elementos:Prótons,elétrons e nêutron.Prótons é uma partícula subatômica com carga elétrica positiva de +1 e carga elementar e com uma massa ligeiramente menor do que a de um nêutron.Elétrons é uma partícula subatômica,de símbolo: e- ou B-,com carga elétrica negativa.Nêutrons e um bárion eletricamente nêutron.
    Fórmula da carga elétrica de um corpo:
    Q: N.E
    Q: carga elétrica
    N: quantidade de. cargas elementares.
    E: carga elétrica elementar.
    A eletrização para a transmissão de elétrons ocorre por meio da eletrização por atrito,esse processo de eletrização tem como princípio fundamental do atrair e repulsão pelo fato de que a eletrização seja apenas a partir da aproximação do corpo,sendo o corpo eletrizado éo outro não ou seja neutro,ficam com q mesma carga ou mesmo sinal.

    Aluno: Eduardo Poichié Barga
    Série: 3 ano"D"
    Professor:Henrique Moura.

    ResponderExcluir
  15. O processo de eletrização ocorrem na natureza constantemente,  a eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos. Temos:
     Eletrização por atrito: ocorre quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e um corpo ficará com a carga positiva e o outro com a carga negativa.
    Eletrização por contato: ocorre quando dois corpo um neutro, e o outro eletrizado entram em contato, o corpo neutro fica com a mesma carga do eletrizado.
    Aluna: Taynara da Silva Miranda
    Série : 2anoB

    ResponderExcluir
  16. Aluna : Tauany Rodrigues Fonseca
    3° ano B vespertino

    Os átomos são os formadores de todos os elementos e é dividido em três partes: os prótons, nêutrons e elétrons.
    No modelo atômico, o núcleo do átomo contém os prótons e nêutrons e ao redor desse núcleo existe camadas de elétrons, formando a eletrosfera.
    Os prótons tem massa aproximadamente igual aos nêutrons, enquanto os elétrons tem massa quase 2000 vezes menor que a dos prótons.
    Quanto a carga elétrica, os prótons tem carga positiva, os elétrons carga negativa e os nêutrons carga neutra. A carga elementar é representada por (e=1,6·10^-19 C), sendo C= coulomb ( unidade de medida adotada para a medida de cargas elétricas) e corresponde a carga de elétrons e prótons.
    Por serem de cargas opostas os prótons e elétrons se repelem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna : Tauany Rodrigues Fonseca
      3° ano B vespertino

      Tornar um corpo neutro, ou seja, um corpo com o mesmo número de prótons e de elétrons, em um corpo eletrizado, é retirar ou acrescentar elétrons, para que a carga positiva fique diferente da carga negativa.
      Existem três tipos de eletrização:
      Por atrito: se dois corpos neutros de materiais diferentes são atritados, os elétrons de um se transferem ficando positivo, e o outro que recebe os elétrons fica negativo. Ou seja cargas iguais, sinais diferentes.
      Por contato: onde dois corpos condutores, pelo menos um eletrizado, entram em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, ficando ambos os corpos com cargas e sinais iguais.
      Por indução: com a aproximação (sem contato) de um corpo eletrizado (indutor) de um corpo neutro dependendo da carga do indutor, ele pode repelir ou atrair o neutro e provocar a separação das cargas elétricas desse corpo, mas sem deixa- lo eletrizado

      Excluir
  17. Um corpo está eletrizado quando ele possui números de prótons e elétrons diferentes, podendo estar eletrizado de duas maneiras: Positivamente quando tem mais prótons ou Negativamente possuindo mais números de elétrons. Um corpo pode apenas perder ou ganhar elétrons, ou seja, para ele estar positivamente eletrizado o mesmo perdeu elétrons e para estar eletrizado negativamente o corpo ganhou elétrons.
    Os processos de eletrização ocorrem de três formas: Atrito: quando dois corpos são atritados, um corpo passa elétrons para o outro (sinais opostos).
    Contato: Ocorre quando dois corpos entram em contato e suas cargas se estabilizam. Um corpo neutro e outro eletrizado quando em contato ambos ficam eletrizados (mesmo sinal).
    Indução: No processo de Indução acontece o principio da atração e repulsão, pois ocorre apenas uma aproximação entre o corpo neutro e o eletrizado.

    Aluna: Marinalva Fernanda Cebalho Fernandes
    3° ano “A”.

    ResponderExcluir
  18. Podemos ver que no modelo atômico, o núcleo do átomo contém os prótons e nêutrons e ao redor desse núcleo existe camadas de elétrons.Quanto a carga elétrica, os prótons tem carga positiva, os elétrons carga negativa e os nêutrons carga neutra, carga elementar é representada por (e=1,6·10^-19 C), sendo C= coulomb ( unidade de medida adotada para a medida de cargas elétricas) e corresponde a carga de elétrons e prótons, a eletrosfera, tornar um corpo neutro, o que significa , um corpo com o mesmo número de prótons e de elétrons, em um corpo eletrizado, é retirar ou acrescentar elétrons, para que a carga positiva fique diferente da carga negativa.OS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO OCORREM DE TRÊS FORMAS: Atrito: quando dois corpos são atritados, um corpo passa elétrons para o outro (sinais opostos).
    Contato: Ocorre quando dois corpos entram em contato e suas cargas se estabilizam. Um corpo neutro e outro eletrizado quando em contato ambos ficam eletrizados (mesmo sinal).
    Indução: No processo de Indução acontece o principio da atração e repulsão, pois ocorre apenas uma aproximação entre o corpo neutro e o eletrizado.
    Aluna: Michele Pedraça da Silva
    3° ano “A”.

    ResponderExcluir
  19. Processo de eletrização considera um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro, esse processo de acrescentar elétrons a um corpo neutro pra que este seja eletrizado.
    A eletrostática é basicamente dividida por 2 princípios , o de atração e de repulsão conforne seu sinal e a conservação de cargas elétricas a qual assegura que em um sistema isolado a soma de todas as cargas existentes será sempre constante, ou seja , não há perdas.
    Os processos de eletrização são:
    -> Eletrização por atrito -> Quando a Eletrização por atrito, os 2 corpos ficam com cargas de módulo igual , porém com sinais opostos . Esta Eletrização depende também da natureza do material.
    -> Eletrização por contato -> Se 2 corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuído entre os 2, fazendo com que ambos tenham a mesma carga , inclusive o mesmo sinal.
    -> Eletrização por indução eletrostática- > Este processo de Eletrização é totalmente baseado no princípio de atração e repulsão, já que a Eletrização ocorre apenas com aproximação de um corpo eletrizado (indutor ) a um corpo neutro ( induzido ).
    Bom foi isso que entendi sobre os processos de Eletrização.
    Aluna: Élica Pereira da Silva
    3° ano “A

    ResponderExcluir
  20. De acordo com o texto acima , quando um corpo está carregado , significa que ele tem um certo desiquilíbrio cargas , apesar que a carga resultante geralmente apresenta uma minúscula fração de carga total positiva ou negativa que tem no corpo. Existem três forma de eletrizar um objeto. Eletrização por atrito: Eletrização por contato: Eletrização por indução.
    Eletrização por atrito , colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e, inicialmente, neutros em contato, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe
    Eletrização por contato , é o processo em que um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.
    Eletrização por indução , pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
    Aluno:Lucas Fontenele de Alencar
    3-Ano-A (Matutino)

    ResponderExcluir
  21. o processo de eletrização  consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons  e elétrons de um corpo qualquer. Os corpos são neutros, isso significa que possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons, quando esse número se torna diferente dizemos que o corpo está eletrizado. podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.
    Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons. E um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons. São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
    Eletrização por atrito: quando dois corpos são atritados, um corpo passa elétrons para o outro.
    Eletrização por contato: é o processo em que um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro, ambos ficam eletrizados.
    Eletrização por indução: é separação de cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização ocorre pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
    Aluno: Gabriel Durante de Miranda 3° ano “A” (Matutino)

    ResponderExcluir
  22. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, transferência que se da: por atrito, por contato e por indução.
    Eletrização por atrito é quando dois corpos neutros feitos de materiais diferentes são atritados entre si, o que possibilita a passagem de elétrons de um corpo ao outro.
    Eletrização por contato é quando a o contato de dois corpos condutores, um eletrizado e o outro neutro, permite a passagem de elétrons, fazendo com que o corpo neutro se eletrize com cargas do mesmo sinal.
    Na eletrização por indução um corpo A eletrizado positivamente se aproxima de um outro corpo B neutro, desta forma, o corpo A por estar eletrizado positivamente ira atrair as cargas negativas e repelir as positivas do corpo B.
    Aluno: Carlos Eduardo Martins, 3 ano A

    ResponderExcluir
  23. A eletrostática estuda as propriedades e composições das cargas elétricas sem movimento, ou seja, em repouso. Ela contém duas definições/regras básicas, a da atração e da repulsão, onde a atração é descrita que cargas de sinais opostos se atraem e a de repulsão que cargas de mesmo sinal se repelem.
    Um corpo eletrizado na física assume três conceitos: eletrizado positivamente (número de prótons maior que número de elétrons), eletrizado negativamente (número de prótons menor que o de elétrons) e neutro (mesma quantidade de prótons e elétrons). Entretanto, para definirmos a carga elétrica de um corpo basta pegarmos sua quantidade elementar e multiplicarmos por sua carga elétrica elementar.
    Todavia, os processos de eletrização ocorrem de três maneiras: por atrito, por contato e por indução. A eletrização por atrito foi o processo pioneiro nos estudos da eletrostática e é definida que, dois corpos neutros ao serem atritados podem ganhar ou perder elétrons. A eletrização por contato conclui que, se um corpo eletrizado entra em contato com um corpo neutro tende a transferir elétron para esse até que se estabilizem. A eletrização por indução é quando um corpo eletrizado é aproximado de um corpo neutro tende a atraí-lo, tal processo adere as leis de atração e repulsão.
    DISCENTE:ROSELAINE DE OLIVEIRA ALEXANDRE 3 “A”

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Discente: Élida da Silva Cunha.
    Turma:3° Ano "A". (Matutino)

    Processos de eletrização consiste na perda ou ganho de elétrons por um determinado corpo, quando há perda de elétrons o material fica com carga positiva, pois o número de prótons se torna maior e quando há ganho de elétrons a carga fica negativa, pois o número de elétrons é maior.
    Existem diversos meios (processos de eletrização) pelo qual um corpo pode se eletrizar: por atrito (quando dois corpos são friccionados), por contato e por indução (quando um indutor transfere energia para um neutro).
    Os materiais / corpos podem ser elétricos (eletrizados) ou não, quando são elétricos se tornam materiais não condutores, pois a energia "fica" neles, e quando são não elétricos , são condutores, pois não "seguram" a energia em si, e essa propriedade varia conforme as características/propriedades de cada material.

    ResponderExcluir
  26. Estudando esses conceitos importantes da física notamos que existe tres tipos de eletrizaçao, sendo elas por atrito, contato e por eletrostatica "induçao". Falando sobre a primeira como o proprio nome diz atritar é o mesmo que pegar dois objetos e esfregar um no outro, como por exemplo atritar a lã em um vidro, antes disso a lã e o vidro estavam eletricamente neutros e fazendo o atrito vai haver uma passagem de eletrons de um corpo para o outro, e assim um vai ficar carragado positivalmente e outro negativa "cargas de sinais contrarios", mas essas cargas tem o mesmo valor em modulo. De maneira geral quando duas substâncias são atritadas, ocorre uma migração de elétrons de uma para outra. ja na eletrização por contato nada mais é que encostar dois corpos podendo ser da mesma dimensão ou diferentes. Na eletrizaçao por contado acontece que cada corpo após se separarem ficam com a metade da soma de suas cargas exemplo dois corpos iguais um com um de carga de +3C e outo com carga de +5C, após afastarem os corpos ele vao ficar com a carga de +4C e com sinais iguais. Por fim a eletrizaçao por indução é aproximar um corpo carregado de um corpo neutro sem que eles se encostem. No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor.
    Pontos interessantes citados no texto e que busquei em outros lugares é que cargas de sinais iguais se repelem e de sinas opostos se atraem, e nao é so porque um corpo é neutro que ele nao possui cargas, pois na verdade ele apenas tem a mesma quantidade de prontons e eletrons e um corpo para ele ficar positivo ele nao ganha protons e sim perde eletrons e para ficar negativo e tem mais eletrons do que protons.

    Amanda Carolyna Baca Moreira
    3° A

    ResponderExcluir
  27. Os processos de eletrizações se resume em atrito que acontece quando temos dois corpos que estão neutros sendo de materiais diferentes e há uma ação de atrito entre eles um fica eletrizado positivamente outro fica eletrizado negativamente perdendo ou ganhando elétrons, porem isso depende da natureza do indivíduo esse processo foi descoberto pelo matemático Tales de Mileto, há também eletrização por contato que diz segundo a física se tivermos um corpo já eletrizado e colocarmos em contato com um corpo não eletrizado a uma estabilidade de carga igual inclusive com mesmo sinal entre eles e por fim eletrização por indução eletrostática que constitui em atração e repulsão precisamos ter um corpo já eletrizado(indutor) que funcionara para passar a carga , porém não haverá contato entre eles mais sim indução ou simplesmente uma movimentação entre as cargas.

    Aluno: Beneildo Mendes de Miranda 3 Ano ''A''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Rhayanne Monteiro da Costa aluna do 3° ano "B".

       Os corpos podem estar em três estados em relação a sua carga elétrica: neutro, eletrizado positivamente e eletrizado negativamente.

       Estão neutros quando o número de prótons e o número de elétrons são iguais, então uma carga equilibra a outra. Estão com cargas positivas  quando perdem elétrons e negativas  quando ganham elétrons.

      Esse ganho ou perda de elétrons ocorre a partir da eletrização que pode ocorrer por:

      Atrito: quando se atrita dois corpos de materiais diferentes, assim um acaba ganhando elétrons e o outro perdendo, um fica negativo e o outro positivo, ou seja cargas iguais, sinais opostos.

      Contato: dois corpos um pelo menos eletrizado  entrando em contato equilibram sua quantidade de elétrons ficando com cargas e sinais iguais.

      Indução: quando ocorre a aproximação, mas sem contato, de um corpo eletrizado de outro neutro, o eletrizado vai exercer certa influência sobre o neutro, e dependendo de sua carga, pode atrair ou repelir esse corpo.

      Excluir
  28. No texto acima compreendi que a única modificação que um átomo pode sofrer,sem que aja reações de alta liberação ou absorção de energia é o ganho ou a perda de elétrons.Por isso um corpo é chamado de neutro,se tiver número igual de elétrons e protons, fazendo com que a carga elétrica seja nula.O fenômeno de eletrizaçao consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos,essa transferência ocorre em três processos muito conhecidos que irei citar:Por Indução,atrito e contato.
    indução eletrostatele,esse processo é baseado no princípio da atração é e repulsão, que a eletrização ocorre apenas com a aproximação de um corpi eletrizado(indutos) e um corpi neutro (induzido).Esse processo tem tres etapas,primeiro:O Bastão é eletrizado próximo a um condutor imiinic neutro,segundo passo e ligar o indutor da terra, terceiro passo:E desligar o induzido da terra,assim sua única carga sera a do sinal oposto ao indutor.
    Eletrização por atrito, Esse processo foi o primeiro que se teve conhecimento,foi descoberto por volta do século VI a.c.concluiu que o atrito entre certos materiais era capaz de atrair pequenos padaços de penas e palhas, com essa descidesco foi elaborada uma lista em cada ordem, essa lista e chamada de série triboeletrica.materiais: Couro, Chumbo,Vidro,Lã e Latão entre outros.
    Eletrização por contato:E capaz de eletrizar um corpo.é feito por contato entre eles,dois corpos cundutores,um deles sendo eletrizado são posto em cincont a carga elétrica se estabeliza,assim será redestribuida entre os dois corpos,fazendo com que eles tenham a mesma carga.
    Angel Antônio
    3°ano B vespertino

    ResponderExcluir
  29. A eletrostática estuda as propriedades e composições das cargas elétricas sem movimento, ou seja, em repouso. Ela contém duas regras básicas, a da atração e da repulsão, onde a atração é descrita que cargas de sinais opostos se atraem e a de repulsão que cargas de mesmo sinal se repelem.
    O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, transferência que se da: por atrito, por contato e por indução.
    Aluna: Marielly Cebalho Mendes
    3°ano A

    ResponderExcluir