Este blog é destinado ao estudo da Física do 3º ano do Ensino Médio da Escola “13 de maio”. Alunos e alunas da “13” durante o ano letivo, vamos utilizar este blog para estudo de textos relacionados a Física, onde vocês após a leitura dos mesmos deverão fazer comentários. Mas é pra comentar meeeeeesssmo!!!!!!!!!!
quarta-feira, 28 de março de 2012
UM PASSO MAIS PRÓXIMO DAS ESTRELAS
A fonte de energia para o futuro da humanidade pode estar escondida dentro de um minúsculo cilindro dourado que cabe na ponta de um dedo... e que é usado como alvo para os quase duzentos feixes do laser mais energético do mundo.
Há várias décadas que os cientistas perseguem o sonho de conseguir replicar em laboratório e de forma controlada a fusão nuclear - o mecanismo natural através do qual as estrelas produzem a sua imensa energia. Para isto, é preciso pegar em dois isótopos do elemento hidrogênio e obrigá-los a fundirem-se, formando hélio e liberando energia. Mas esta união é muito difícil de atingir, devido à repulsão mútua dos isótopos, e as condições físicas em que esta se consegue ultrapassar são extremamente sensíveis.
Um dos principais métodos considerados para se tentar alcançar a fusão é o chamado confinamento magnético, em que um anel de plasma - um gás ionizado - é mantido a altas temperaturas num volume restrito. Um exemplo de um sistema deste tipo é o projeto internacional ITER, agora em desenvolvimento no sul de França. O outro método é a fusão por confinamento inercial, em que um pequeno alvo atestado de "combustível" nuclear é irradiado por um grande número de feixes laser de alta intensidade, comprimindo-o de modo a que as condições para se obter fusão sejam atingidas no seu núcleo. Também na Europa, está em desenvolvimento o projeto HIPER , que explora esta via alternativa. (Portugal é representado em ambos os projetos pelo Instituto de Plasma e Fusão Nuclear, unidade de investigação do Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Agora, num artigo publicado na revista Science desta semana, cientistas do Laboratório Lawrence Livermore, na Califórnia, dão conta de um avanço significativo na tentativa de atingir fusão nuclear usando lasers. Para isso, usaram aquele que é o maior laser do mundo - o mega-projecto National Ignition Facilitv (NIF) - que foi inaugurado em Maio de 2009 e começa agora a dar os primeiros resultados de sucesso. O NIF, cuja construção se iniciou em 1997, tem um total de 192 feixes laser de alta energia, gerados ao longo de uma cadeia de amplificação que ocupa um espaço equivalente ao de três campos de futebol. O coração do NIF consiste numa enorme câmara de aço esférica, com três andares de altura, onde cada um dos feixes entra por uma pequena janela e é focado no centro. Aqui encontra-se o pequeno cilindro dourado, chamado hohlraum, cujo interior é iluminado de forma simétrica pelo total dos feixes (ver imagem). A energia luminosa que atinge este alvo é de 1.8 milhões de Joules, concentrada em impulsos cuja duração é inferior a um centésimo de milionésimo de segundo. Desta vez, ainda não foi utilizada toda a energia - apenas cerca de 40%. Mesmo assim, trata-se de um novo recorde mundial de energia produzida por um laser, sendo 20 vezes superior ao máximo atingido anteriormente. E a colossal potência equivalente seria suficiente para fazer evaporar num segundo toda a água de 50 piscinas olímpicas.
Na fusão por confinamento inercial, os feixes laser criam um "banho" de raios-x dentro do hohlraum, em cujo interior está colocada uma micro-cápsula contendo o combustível. O raios-x fazem com que a cápsula seja comprimida e a sua temperatura se eleve de forma quase instantânea até milhões de graus. As densidades atingidas levam a que se dê a fusão dos átomos no seu interior. Se a energia libertada for superior a toda a energia que foi investida para a produzir, temos uma fonte eficiente.
Espera-se que este processo seja a chave para se atingir a fusão, só que o caminho até lá se chegar está cheio de dificuldades técnicas. Por exemplo, a irradiação do alvo tem que ser feita de forma extremamente simétrica e homogênea, já que quaisquer desequilíbrios perturbam e inviabilizam o processo. Outro problema que preocupa os investigadores há três décadas tem a ver com o plasma criado pelos lasers dentro do hohlraum. Acontece que os lasers são de tal forma intensos que, ao interagirem com o interior do pequeno cilindro, vaporizam a sua matéria, criando uma "sopa" de partículas carregadas entre as suas paredes. Pensava-se que esta "sopa" de plasma atuaria como um nevoeiro, prejudicando a capacidade da cápsula ser uniformemente iluminada, e afetando inevitavelmente a eficiência de absorção da luz.
O que as recentes experiências realizadas no NIF demonstraram é que o plasma não reduz a capacidade de absorção de energia como se temia, mas que até pode ser manipulado favoravelmente de forma a otimizar a iluminação da cápsula e a uniformidade da compressão. Foi uma prova dramática de que aquele que se receava que fosse um dos principais problemas pode afinal ser ultrapassado. É um dos resultados mais promissores em toda a história da fusão nuclear.
Entretanto, uma vez concluída esta fase de demonstração, os investigadores do NIF contam iniciar em Maio as experiências com alvos efetivamente carregados de combustível, e utilizando a 100% a energia que pode ser produzida pelo sistema. Com estes parâmetros, eles estão convictos de que a demonstração de fusão nuclear pode estar para muito breve. No ano em que se comemoram os 50 anos da invenção do laser, seria um presente a condizer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
FIRST!!!!LoL"!
ResponderExcluirInteressante essa nova fonte de energia, e se isso se concretizar vai ser um grande passo da humanidade. Cientistas estão tentando de todos os modos e métodos atingir a fusão nuclear e quem está mais a frente são, cientistas do Laboratório Lawrence Livermore , na Califórnia, tentaram atingir a fusão nuclear usando lasers. Essa tentativa possui uma enorme câmara de aço esférica, com três andares de altura, onde cada um dos feixes entra por uma pequena janela e é focado no centro. É um dos resultados mais promissores em toda a história da fusão nuclear.
Antonio paulo série 3°A vesperino
ResponderExcluirEsse tipo de energia renovavel pode favorecer o mundo e também um grande avanço no mundo cientifico.Os cientistas do Laboratório Lawrence Livermore , na Califórnia, tentaram atingir a fusão nuclear usando lasers também podendo ter resultados nas descobertas usandos lasers. para que isso ocorra eles tem uma enorme câmara de aço esférica, com três andares de altura, onde cada um dos feixes entra por uma pequena janela e é focado no centro assim podendo ter grandes fusão no clear com essa energia renovavel. assim tendo um grande avanço cientifico .
Com esta inovação se mais para frente por real sera um grande passo para humanidade. Por si mesmo , com a fusão nuclear, talvez haja esperança para a Humanidade. Para alcançar a fusão é o chamado confinamento magnético, em que um anel de plasma - um gás ionizado - é mantido a altas temperaturas num volume restrito. utro problema que preocupa os investigadores há três décadas tem a ver com o plasma criado pelos lasers dentro do hohlraum. É um dos resultados mais promissores em toda a história da fusão nuclear. Com estes parâmetros, eles estão convictos de que a demonstração de fusão nuclear pode estar para muito breve.
ResponderExcluirluciene korb. Fiquei feliz e surpresa com a notícia e espero que os resultados agora obtidos sejam efectivamente um sinal dos grandes progressos que se aproximam.
ResponderExcluirCom a fusão nuclear, talvez haja esperança para a Humanidade. Sem ela poucas chances para o nosso mundo
João victor Pereira de souza 3º ano A
ResponderExcluirÉ uma boa energia renovável, pelo meus conhecimentos o brasil utiliza energia renovável pela maior parte em seu território super extenso e rodeado de rios e energia Hidrelétrica apesar de ser uma fonte renovável e que não emite poluentes, mais não está propriamente dita de impactos ambientais e sociais. Pois pode inunda grandes áreas, e para a obtenção desse energia é preciso construir barragens que isso gera muitos problemas na questão da população ribeirinhas, índios e agricultores que por um lado sofre pois terá que sair de suas próprias casa para que a construção termine. Mais um laboratório esta criando um meio de energia renovável, mais para isso precisa de muito estudo ainda, em algumas fontes o esquema e pelo tal modo de que aconteça uma fusão com lasers pois existe uma câmara de aço esférico que exites grandes fechos de luz que entra por esses fechos e é focado no centro aonde o processo de fusão será realizada com todos as luzes em um lugar só, ou seja no centro da câmara e por fim após todo esse processo a fusão no clear que reverterá em energia renovável, com isso o grande avanço cientifico terá um ponta pé maior em toda população mundial.
Jaqueline Cardodo Lima. 3º ANO A.
ResponderExcluirEsta criando um meio de energia renovável, mais para isso precisa de muito estudo ainda, em algumas fontes o esquema e pelo tal modo de que aconteça uma fusão com lasers pois existe uma câmara de aço esférico que exites grandes fechos de luz que entra por esses fechos e é focado no centro aonde o processo de fusão será realizada com todos as luzes em um lugar só.
Esse novo meio de energia ajudará em resultados mais promissores em toda a história da fusão nuclear.
Itamara De Oliveira 3º A
ExcluirEsta criando uma energia renovável, para que ela seja utilizada tera que ter muitos estudos para que descubra mais conhecimentos, em algumas fontes o esquema e pelo tal modo de que aconteça uma fusão com lasers e existe uma câmara de aço que em grandes fechos de luz que entra por esses fechos é focado no centro aonde o processo de fusão será realizada com todas as luzes em um lugar só.
esta inovação se mais para frente for real vai nos ajudar muito né uma nova fonte e apesar de ser uma fusão dificil ela seria uma conquista se fosse realizada na comemoração dos 50 anos do laser super interessante.
ResponderExcluirJosé Inácio de Souza Júnior !
ResponderExcluirEste novo modo de energia, quando criado será um fonte de energia muito importante para a humanidade. Com uma fusão de lasers, estão tentando realizar este processo, onde cientistas com vários modos e métodos trabalham juntos para que possam concretizar esta inovação. Pois com esta energia renovável, além dos avanços da humanidade, será uma grande conquista para o mundo, e para os grandes cientista que trabalham para isso. Podemos dizer que essa energia renovável, favorecerá o mundo por muitos anos.
ana carolina 3b
ResponderExcluirUm dos principais métodos considerados para se tentar alcançar a fusão é o chamado confinamento magnético, em que um anel de plasma - um gás ionizado - é mantido a altas temperaturas num volume restrito.
Loyane Samaya
ResponderExcluirCom esta criação de energia renovavel,ajudadara muito o país não só o país mas como a população tambem, Sera uma conquista muito grande e densevolvera mais ainda a humanidade fazendo com que desenvolva novas pesquisas.
e as notas?
ResponderExcluirSilvani 3A
ResponderExcluirEm várias décadas que os cientistas perseguem o sonho de conseguir repricar em láboratorio e de forma controlada alusão nuclear e uma das principais métodos considerados para se tentar alcançar alusão e o chamado confinamento magnético.As densidades atingidas levam a que se de alusão dos atomos do seu interior,podemos dizer que os parâmetros estão convictos de que a demonstração de fusão nuclear pode estar para muito breve...
Regina Massai 3A
ResponderExcluirBom,afonte de energia para o futuro da humanidade pode estar escondida dentro de um minúsculo cilindro dourado que cabe na ponta do dedo.Em várias décadas que os cientistas perseguem o sonho de conseguir replicar em laborátorio e de forma controlada alusão nuclear e é atravez do mecanismo natural que ao qual as estrelas produzem a sua imensa energia.E um dos principais métodos considerados para se tentar alcançar alusão é o chamado confinamento magnético.E também tem o cilindro dourado que é chamado também de hohlraum,cujo o interior é iluminado de forma simétrica pelo total de feixes.A energia luminosa que atinge este alvo é de milhões de Joules,consentrada em impulsos cuja duração é inferior a um centésimo de milionésimos de segundo.As densidades atingidas levam a que se dê a função dos átomos do seu interior.A irradiação do alvo tem que ser feita de forma extremamente simétrica e homogênea,já que quaisquer desequilíbrio pertubam i inviabilizam o processo.Recentes experiências realizadas no NIF demonstraram que o plasma não reduz a capacidade de absorção de energia como se temia mas que até pode ser manipulado.Os parâmetros estão convictos de que a demonstração de fusão nuclear pode estar para muito breve...
Se essa fonte de energia for aprovado mesmo,vai ser bom, para o mundo.porque não vai destruir tanto o meio ambiente, como as Hidrelétricas, que acabam sumindo com nossa bela natureza.agora a nossa esperança é que os pesquisadores consigam esse processo, para atingir a fusão. Mesmo assim devemos nos preocupar com essa demostração da fusão nuclear, porque sempre o que parece ser bom, e seguro ainda assim pode trazer poblemas.então é isso ai, vamos torcer para que os projetos em desenvolvimento dê certo. ALUNO:Joemerson, 3°ano A vespertino
ResponderExcluirMarly Surubi Sié
ResponderExcluirCom mecanismo natural,as estrelas produzem uma energia imensa,isso ocorre,porque dois isótopos do hidrogênio funde-se,e assim forma-se o hélio que libera a energia...Os principais métodos de alcançar a fusão é o confinamento magnético,em um anel de plasma,gás ionizado,que é mantido em temperaturas altas .Já na fusão do confinamento inercial,os feixes laser cria-se um tipo de banho de raios X.Para chegar à uma conclusão, esse processo passará por muitas dificuldades técnicas.E assim essa energia beneficiará melhor o mundo,pois assim não destruirá parte das floresta que ainda são preservadas.
A fusão nuclear, pode ser considerados por muitos como um dos avanços mas significativos dos últimos tempos. É uma forma de produção de energia limpa, mas considerada muito cara por todos, segundo as ultimas noticias cerca de 20 bilhões já foram investidos, mas pode ocorrer reajustes nos orçamentos.
ResponderExcluirA fusão nuclear é um sonho de muitos cientistas, recriar em laboratório a fonte de iluminação das estrelas, o processo pode para ser simples mas é muito complexo.
Trata-se de virtualmente toda a energia do universo surge em processos de fusão nuclear. No Sol e em outras estrelas, isso ocorre por meio de uma reação em cadeia que se inicia com a fusão de dois prótons, que gera um dêuteron (núcleo do deutério, um isótopo do hidrogênio), um elétron e um neutrino, responsável pela liberação de energia. O dêuteron contém um próton e um nêutron. Portanto, além de liberar energia (por meio do neutrino), essa reação origina o nêutron e o elétron.
Em todas essas reações, a energia liberada pode ser calculada a partir da famosa equação de Einstein: E=mc 2.
Agora precisamos ver apenas se a energia produzida é maior que a gasta no processo.
É uma boa saída para energia renováveis.
Dominique
Uma das vontades que os cientistas estão tendo no momento é obter energia através da fusão nuclear, pois isso é muito difícil de conseguir pois eles precisam da fusão de dois isótopos de hidrogênio, que é uma coisa muito difícil de se acontecer pela grande força de repulsão que esses dois isótopos tem, mas por enquanto a fusão nuclear esta se desenvolvendo através de lasers, se isso realmente se concluir, pois tem tudo pra isso acontecer, o melhoramento para a humanidade vai ser visivelmente notável, pois a necessidade de energia nunca vai se esgotar, mas os meios naturais que hoje se consegue energia vai se esgotar.
ResponderExcluiressa forma de enengia limpa seria realmente uma revaolução da huanidade os a energia de luz da cidade das casas os varros os vioes todos movidos a energia limpa e renovavel preservaria mais o meio ambiente os ustoas serião mais baixos sobrariam mais dinheiro para o pais que poderião ser investidos em beneficio aos centos de recuperaçoes de viciados as esclolas creches estradas todo o mundo seria muito beneficiado.
ResponderExcluirmais sera que esse projeto conseue mesmo dominar completamente a força de uma fusão nuclear,imagina um acidente em uma fabrica de energia nucear o estrago que faria, a força de uma estrela esplodindo dentr de uma cidade poden causar danos imreparaveis para a humanidade. é um sonho que pode ser bom ou ruin vai que da certo né, mais tambem pode dar errado.
È uma otima energia renovavel por maior parte do seu territorio ser super extenso ;porque a energia renovavel é uma grande fonte de esquema pelo modo da fusão com lasers porque existe uma câmera de aço esférico.
ExcluirDouglas Ap° Rodrigues Soares
ResponderExcluirEsse processo será um grade passo para a humanidade, alusão nuclear e um dos principais métodos considerados para se tentar alcançar alusão e o chamado confinamento magnético.Essse novo processo vai ajudar em toda a historia da fusão nuclear.
Graciely Alves Scarpazza 3°B
ResponderExcluirOs investimentos em tecnologia, trazem grandes favorecimentos para a humanidade, a fusao nucler é uma fonte de energia renovavel, principalmente mais interessante se vier de estrelas o ser humano tem sim capacidade de tornar isso realidade, a energia renovavel seria uma formar de viver tranquilo sem prejudicar o meio ambiente, os incentivos devem ser maiores, e que o resultado seja positivo, surpreenderia a todos nos.
A fusão nuclear, controlada e replicada em laboratório é o desejo de muitos cientistas. Para que ela ocorra é necessário fazer com que dois isótopos de hidrogênio se fundam, formem hélio e libere energia, coisa que é muito difícil devido à repulsão.
ResponderExcluirExistem dois métodos para alcançar esta fusão. Um deles é o chamado confinamento magnético onde um anel de plasma é mantido com altas temperaturas em um volume restrito. Outro é chamado de fusão por confinamento inercial, onde um grande número de feixes de laser irradia-se em um alvo com combustível nuclear, isso faz com que as condições para a fusão sejam atingidas no núcleo.
Agora, usando-se o maior laser do mundo os cientistas estão avançando significativamente, através da fusão por confinamento inercial, apesar das dificuldades técnicas.
Até hoje, os cientistas só utilizaram 40% da energia da energia total, no entanto eles afirmam que em maio irão iniciar os testes usando alvos carregados de combustíveis e 100% da energia do sistema. Assim a fusão nuclear em laboratório fica cada vez mais próxima da realização.
Se a energia libertada for superior a toda a energia que foi investida para poder produzir, temos uma fonte eficiente.mas também há varias dificuldades técnicas como: Por exemplo, a irradiação do alvo tem que ser feita de forma extremamente simétrica e homogênea, já que quaisquer desequilíbrios perturbam e inviabilizam o processo. Outro problema que preocupa os investigadores há três décadas tem a ver com o plasma criado pelos lasers dentro do hohlraum. mas é igual aquele processo toda ação sempre vai ter uma reação.
ResponderExcluirExistem dois métodos para alcançar a fusão nuclear. Um deles é chamado de confinamento magnético que é quando um anel de plasma é mantido com altas temperaturas em um volume restrito e o outro é chamado de fusão por confinamento inercial, que é quando um grande número de feixes de laser se irradia em um alvo com combustível nuclear, fazendo com que as condições para a fusão sejam atingidas no núcleo. A fusão nuclear é considerada como um dos avanços tecnológicos mais importantes dos últimos anos, pois através dela podem ser retirada energia limpa, e automaticamente ajudará grandemente nosso país e a população do mesmo.
ResponderExcluirfusão por confinamento inercial, e o q atestado de "combustível" nuclear é irradiado por um número de feixes de leiser comprimindo-o de modo a que as condições para se obter sejam atingidas no seu núcleo. A fusão nuclear é considerada como um dos avanços tecnológicos mais importantes dos últimos anos, pois através dela podem ser retirada energia limpa, e automaticamente ajudará grandemente nosso país e a população do mesmoooo
ResponderExcluirAgora, usando-se o maior laser do mundo os cientistas estão avançando significativamente, através da fusão por confinamento inercial, apesar das dificuldades técnicas.
Até hoje, os cientistas só utilizaram 40% da energia da energia total, no entanto eles afirmam que em maio irão iniciar os testes usando alvos carregados de combustíveis e 100% da energia do sistema. Assim a fusão nuclear em laboratório fica cada vez mais próxima da realização.
dois isótopos tem, mas por enquanto a fusão nuclear esta se desenvolvendo através de lasers, se isso realmente se concluir, pois tem tudo pra isso acontecer, o melhoramento para a humanidade vai ser visivelmente notáve.
Exelente energia nuclear, por com com a s fusoes podem ser tirada energia limpas energia exelente para o uso do nosso dia-dia. Os cientista estao descubrindo algo novo para o mundo e isso e bom, eles estao realizando varios testes em laboratorios e estao buscando resultado exelentes.
ResponderExcluirAluno:Mauro junior Reguero 3 ano A