quarta-feira, 28 de março de 2012

PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO


Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este fique eletrizado denomina-se eletrização. Alguns dos processos de eletrização mais comuns são:
O estudo da eletricidade originou-se de observações que, aparentemente, foram feitas pela primeira vez pelos gregos. Na realidade, é possível que outros povos tenham também observado esses fenômenos, mas os relatos mais antigos de que temos registro são dos gregos, e assim atribui-se a eles a primazia desse feito.
A primeira observação foi feita com um material denominado âmbar. Semelhante ao plástico, resulta do endurecimento da seiva de árvores de uma espécie extinta. Tales de Mileto, o primeiro filósofo do qual temos conhecimento, parece ter sido também o primeiro a chamar atenção para o fato de que o âmbar, após ser atritado com lã ou pelo de animal, adquire a propriedade de atrair objetos “leves”, como, por exemplo, penas, fios de algodão, papel picado, etc.
Depois de algum tempo e alguns estudos sobre o âmbar foi constatado que a eletricidade não era exatamente uma propriedade exclusiva do âmbar, mas tratava-se de um fenômeno generalizado e que podia ser observado em diversas substâncias. Hoje sabemos que estamos rodeados de uma série de fenômenos elétricos e de suas incontáveis aplicações práticas: rádio, transmissão via satélite, internet, chapinha, chuveiro elétrico, etc.
Em alguns momentos do nosso cotidiano nos deparamos com situações um pouco estranhas, nas quais tomamos choques em maçanetas de portas, na tela da TV, ou até mesmo quando encostamos em outra pessoa. Esses pequenos choques ocorrem em razão da eletricidade estática que adquirimos diariamente. Essas cargas são adquiridas por alguns processos de eletrização conhecidos há séculos. São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
Processos de eletrização
Eletrização por atrito
Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e inicialmente neutros em contato muito próximo, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe. Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas.
Eletrização por contato
Dizemos que a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.
Eletrização por indução
Dizemos que a indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
Como citado anteriormente, algumas vezes, ao abrirmos a porta do carro levamos um pequeno choque. Esse choque é proveniente do processo de eletrização por atrito, pois, ao se movimentarem, os automóveis e outros veículos se eletrizam por atrito com o ar. Isso é mais notado em locais de clima seco. É muito comum um passageiro levar um choque quando o ônibus chega à parada: basta ele se encostar a qualquer uma das partes metálicas do veículo. Nesse caso, o passageiro faz o papel de fio terra.
Muitas vezes, também é possível levar um choque quando se desce de um automóvel. Geralmente, o veículo está eletrizado por atrito com o ar e, ao descer do carro, a pessoa estabelece um contato entre a carcaça metálica eletrizada do carro e a terra. Eis uma das causas de choque elétrico.
No entanto, existe outra razão para ocorrer o choque elétrico ao se descer de um carro: o passageiro, por ficar sentado no banco, causa atrito entre o tecido de sua roupa e o tecido do banco do veículo. Assim, a pessoa fica eletrizada e, ao descer do carro, carrega essas cargas elétricas espalhadas em seu corpo. Quando, então, toca em um metal (carro), este faz escoar as cargas para a terra, ocasionando o choque elétrico.

38 comentários:

  1. Achei muito interessante a parte que diz que: um corpo é eletrizado se ele possuir número diferente de prótons e eletróns e também a parte em que tomamos choque,muitas vezes ocorre a parte em que batemos nosso cotuvelo e da um tremendo choque, que as mãos e os dedos ficam adormecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, faça comentário do texto. Este não valeu.

      Prof. Henrique Moura

      Excluir
  2. Ana Carolina 3 B
    Processo de eletrização é um dos processo de retirar ou acrescentar eletrons a um corpo neutro para que ele fique eletrizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, faça comentário do texto. Este não valeu.

      Prof. Henrique Moura

      Excluir
  3. Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este fique eletrizado denomina-se eletrização. Alguns dos processos de eletrização mais comuns são:
    Eletrização por atrito: colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e inicialmente neutros em contato muito próximo, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe no final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas.
    Eletrização por contato: eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro .
    Eletrização por indução: é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo.

    ResponderExcluir
  4. José Inácio de Souza Júnior !

    Processo de Eletrização, ocorre quando o corpo não está neutro, em relação a prontos e elétrons. Para que um corpo fique eletrizado, deve ocorrer o processo de retirar ou acrescentar elétrons. Existem três processos de eletrização, que são por contato, por atrito e por indução. Podemos saber que isso pode ocorrer no dia-a-dia causados por inúmeros itens que usamos no decorrer do dia, como por exemplo a TV, rádio, ou até mesmo um automóvel.

    ResponderExcluir
  5. Antonio paulo série 3° A Vesperino

    A Eletrização ocorre quando um corpo não está neutro.para que ocorra o prcesso de Eletrização é preciso acrecentar elétrons dessa forma existe três modos de Eletrização sendo elas : Eletrização por indução,Eletrização por atrito,Eletrização por contato. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este fique eletrizado denomina-se eletrização.

    ResponderExcluir
  6. Embora este processo de Eletrização é formado por tres, Eletrização por atrito, Eletrização por contato, Eletrização por indução...
    Ao atritarmos dois corpos de substâncias diferentes, inicialmente neutros, haverá a mudança de elétrons de um para o outro, de modo que um estará cedendo elétrons, sendo que pode fica positivo ou negativo. A eletrização por atrito é mais intensa entre corpos isolantes do que entre condutores, pois nos isolantes as cargas elétricas em excesso permanecem na região atritada, ou seja, sempre vai ter uma perca de ambiente no mesmo.
    O contato o exemplo que podemos usar neste caso é quando relamos na maçaneta de um caro sendo que ali não tem nengum tipo e nem nada de eletrecidade, embora este é um fenomeno do contato...
    eletrostática, caracteriza-se pela separação de cargas positivas e negativas de um condutor provocada por outro condutor nas proximidades.

    Por: Matheus Aguilar do Carmo

    ResponderExcluir
  7. luciene korb Quando dizemos que um corpo está carregado isso significa que ele tem um desequilíbrio de cargas apesar de a carga resultante geralmente representar apenas uma minúscula fração da carga total positiva ou negativa contida no corpo. Existem no entanto três formas de se eletrizar um objeto.por eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    ResponderExcluir
  8. O Processo de Eletrização se subdivide em 3 parte que o seu processo só ocorre quando um corpo qualquer esta neutro ou seja o processo ele começa após acrescentarem elétrons pois ai se forma as 3 subdivisão : Eletrização por atrito, Eletrização por contato, Eletrização por indução. E o composto seria pela seguinte forma que se usamos dois corpos que está carregado mais com substancias diferentes, no inicio só com neutros isso já provocará uma mudança de eletro passando asim deu um para outro com isso conseguira sabe se ele ficara negativo ou positivo porque ele estará cedendo eletro isso quando atritamos um corpo sobre outro.

    ResponderExcluir
  9. João victor Pereira de Souza 3º ano A
    O Processo de Eletrização se subdivide em 3 parte que o seu processo só ocorre quando um corpo qualquer esta neutro ou seja o processo ele começa após acrescentarem elétrons pois ai se forma as 3 subdivisão : Eletrização por atrito, Eletrização por contato, Eletrização por indução. E o composto seria pela seguinte forma que se usamos dois corpos que está carregado mais com substancias diferentes, no inicio só com neutros isso já provocará uma mudança de eletro passando asim deu um para outro com isso conseguira sabe se ele ficara negativo ou positivo porque ele estará cedendo eletro isso quando atritamos um corpo sobre outro.

    ResponderExcluir
  10. Jaqueline Cardoso Lima. 3º ANO A.
    Processo de eletrização é um dos processo de retirar ou acrescentar eletrons a um corpo neutro para que ele fique eletrizado.
    Divide em 3 parte.
    1º Por atrito que é dois corpos são constituídos de substâncias diferentes e inicialmente neutros em contato muito próximo e um deles com elétrons,o outro recebe no final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas.
    2º o de contato é eletrização por contato é quando um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro .
    3º o de indução é a de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itamara De Oliveira 3º A
      Existem três processos eletrização:
      - Atrito, na qual se atrita um corpo a outro, ambos neutros, e assim um cede eletros ao outro, no final os corpos estão eletrizados e com cargas elétricas opostas, ou seja, o número de elétrons diferentes.
      - Contato acontece quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado.
      - Indução acontece com a aproximação de um corpo eletrizado a um corpo neutro e assim ocorre a separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo.
      O processo de eletrização denomina-se pela retirada e acrescentada de elétrons e as diferenças entre prótons e elétrons,quando o corpo não está neutro.

      Excluir
  11. O processo de eletrização denomina-se pela retirada e acrescentada de elétrons e as diferenças entre prótons e elétrons, ou seja, quando o corpo não está neutro.
    Esse estudo foi inicialmente feito pelos gregos, e o primeiro material utilizado para a observação foi o âmbar, capaz de atrair objetos leves após ser atritado. Após estudos percebeu-se que o poder de atração não pertencia somente ao âmbar mais sim a diversas substâncias, e hoje percebemos isso na prática como: rádio e internet. Existem três tipos de eletrização, por atrito ocorre com dois corpos neutros onde um recebe elétrons e o outro cede elétrons com o atrito entre eles, por contato quando um corpo eletrizado entra em contato com outro corpo neutro,por indução quando um corpo eletrizado e outro neutro se eletrizam mas não necessita de contato para essa eletrização acontecer.Essa eletrização ocorre diariamente conosco,quando levamos um choque ao tocar em aparelhos eletrizados.

    ResponderExcluir
  12. Joemil Teixeira de Amorim 3º noturno
    No processo de eletrização a três tipo de eletrização , eletrização por contato ,por atrito e por indução. A eletrização ocorre guando um corpo não estiver neutro , e os numero de elétrons e prótons for diferente.
    A eletrização por contato e guando corpo esta carregado e o outro neutro .
    A eletrização por atrito e guando um corpo esta eletrizado e o outro neutro como o exemplo da caneta e o papel.

    ResponderExcluir
  13. O processo de eletrizaçao,e um estudo de eletricidade que foram feito, primeiramente pelos gregos, mais e posssivel que outros povos, tambem observa esse fenomeno, a primeira observaçao era feita com um material denominado a (ambar).Tales de mileto foi o primeiro filosofo conhecido e tambem, a achamar atençao para o fato de (ambar).

    ResponderExcluir
  14. de Silvani,processo de eletrizaçao, e um estudo de elitricidade que foram primeiramente, feito pelos gregos, mais e possivel que outros povos tambem observa esse fenomeno,a primeira observaçao foi feita com um material denominado a (ambar),Tales e mileto, foi o primeiro filosofo conhecido, e tambem a chamar a atençao para o fato de (ambar).

    ResponderExcluir
  15. Loyane Samaya
    A eletrização ocorre por alguns motivos, muitas vezes por o corpo esta eletrizado, e ao encostar em um objeto neutro acontece a eletrização.
    Esse processo de eletrização foi estudado primeiro pelos gregos e supostamente por outros observadores.Tales de Mileto foi o primeiro a chamar a atenção para o fato de material ser denominado (ambar). Pois a atração da eletrização não pertencia somente ao ambar,e sim a outros objetos tambem.

    ResponderExcluir
  16. Um corpo esta eletrizado quando tiver diferentes números de prótons e elétrons,ou seja, quando um corpo não estiver neutralizado.Há três tipos de eletrização: por atrito que ocorre entre dois corpos, onde um dá e outro recebe elétrons; por indução, que é quando um corpo eletrizado e um corpo neutro se eletrizam sem haver contato entre os corpos; e por contato, que ocorre quando um corpo eletrizado entra em contato com o outro corpo neutro e ocorre a eletrização. Estamos sujeitos a levar choque a qualquer momento, pois podemos sofrer eletrização de um corpo de algum desses três modos

    ResponderExcluir
  17. Regina Massai 3A
    Bom podemos considerar um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétros,ou seja,quando não estiver neutro.O processo de retirar ou acrescentar eletrons a um corpo neutro para que ele fique eletrizado denomina se eletrização.tales de Mileto foi o primeiro filósofo e também o que chama mais atenção é o fato de âmbar,após ser atritado a lã,pelo de animal,adquire propriedade de atrair objetos "leves" como penas.fios de algodão,papel picado e etc.No nosso cotidiano podemos nos deparar com situação um pouco estranha numa tela de TV,ou até mesmo quando encontramos em outra pessoa,isso ocorre em razão de eletricidade estática,isso acontesce porque cada corpo tem uma substancia diferente e neutro em contato muito próximo.Podemos dizer que induzão eletrostática é um fenômeno separado de carga elétrica de sinais contrária em um corpo...

    ResponderExcluir
  18. Um corpo eletrizado é todo corpo que não está neutro, ou seja, que o numero de protos e elétron nele existentes está diferente, o átomo perde ou ganha elétrons e assim fica eletrizado positivamente ou negativamente.
    Foi com o âmbar que ocorreu uma das primeiras observações sobre a eletrização, atritando-se o âmbar com lã ou pelo de animais ele atraia coisas leves.
    Existem três processos eletrização:
    Eletrização por atrito, na qual se atrita um corpo a outro, ambos neutros, e assim um cede eletros ao outro, no final os corpos estão eletrizados e com cargas elétricas opostas, ou seja, o número de elétrons diferentes.
    Eletrização por contato acontece quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado.
    Eletrização por indução acontece com a aproximação de um corpo eletrizado a um corpo neutro e assim ocorre a separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo.

    ResponderExcluir
  19. GRACIELY ALVES SCARPAZZA 3° B
    A ELETRIZAÇÃO É A TROCA DE ELETRONS, JÁ QUE OS PROTONS NÃO SE PERDEM NEM SE GANHAM, OS CORPOS CARREGADOS E UM NEUTROS FAZEM A TROCA, UM CEDE DEIXANDO O OUTRO COM SINAIS OPOSTO, ISSO OCORREM DE TRES MANEIRAS, ATRITO, CONTATO E INDUÇÃO, ISSO OCORRE TODO SEGUNDOS A QUALQUER LUGAR, PORQUE A ELETRIZAÇÃO É A MAIS USADA PELO SER HUMANO, EM CASA, NO TRABALHO, NA ESCOLA. POR ISSO QUE RECEBEMOS CHOQUE, TAMBEM É POR ISSO QUE SE COSARMOS O CABELO COM UMA CANETA NA PONTA CONSEGUIMOS GRUDAR UM PEDAÇO DE PAPEL, É A TROCA DE ELETRONS QUE DEIXA O OUTRO CORPO COM SINAIS OPOSTO E CARGAS NEUTRA.

    ResponderExcluir
  20. Hoje podemos perceber que estamos rodeados de fenômenos elétricos.Os gregos foram os primeiros a perceber esse fenômeno, através de um matérial chamado de âmbar. Depois de muitos estudos concretizaram que a eletrização não é exclusiva o âmbar, e que esse fenômeno poderia ser observada em várias substâncias.A eletrização é a troca de elétrons. existem três processos de eletrização;de atrito, de contato e de indução.Esses processos ocorrem sempre em nosso dia-a-dia. ALUNO:JOEMERSON 3°A VESPERTINO.

    ResponderExcluir
  21. Marly Surubi Sié
    Um corpo eletrizado é um número diferente de protóns e eletróns,os estudos da eletricidade,foram feitas pelos gregos.Foi feito com um material de âmbar,ou seja, semelhante à plástico,foi Teles de Míleto,foi que chamo a atenção para o fato de âmbar.Com o tempo o âmbar foi considerado uma propriedade exclusiva da não eletricidade.A eletrização por atrito é dois corpos constituídos em diferentes substâcias.E apor contato,é o contato com um corpo neutro,e por indução é a separação de cargas elétricas de sinais contrarios de um mesmo corpo.

    ResponderExcluir
  22. A eletricidade é composta por nêutrons e elétrons, um corpo pode possuir a mesma quantidade de ambos (corpo neutro) ou pode ser de quantidades diferentes (corpo eletrizado). Esses prótons e elétrons são adquiridos de diferentes formas, sejam elas por atrito quando se esbarram fazendo a troca de elétrons, eletrização por contato que é quando um corpo eletrizado entra em contato com um corpo neutro e eletrização por indução com a simples aproximação de um corpo neutro e outro eletrizado. Todos esses processos se resumam a eletricidade estática que ocorre com os corpos eletrizados seja na transmissão ou na absorção de elétrons.

    ResponderExcluir
  23. então o corpo eletrizado é quando esta com o número diferente de prótons e elétrons é quando não esta significa neutro.E a descoberta do âmbar que quando tinha contato com lã tinha eletricidade mas não era só com o ambar mas ocorre isso em outros objetos como a champinha e tv e outras por causa da energia estática.

    ResponderExcluir
  24. Um corpo só estará eletrizado quando o número de protons e eletrons estiverem diferentes dizendo assim que eles estarão neutros. Um átomo nunca perde e nem ganha, protons ou eletrons mas fica eletrizado positvamente ou negativamente. Na eletrização tem três processos:
    1° Eletrização por atrito: ocorre quando tem o movimento de esfrega e esfrega.
    2° Eletrização por condução: quando dois corpos se unem.
    3° Eletrização por indução: onde os corpos só chegaram perto um do outro.


    Aluna: Larissa Fernanda Sales Ribeiro 3° ano A

    ResponderExcluir
  25. Um corpo vai estar eletrizado quando outro tiver numero de protons e eletrons diferentes, ou seja ele vai
    acrescentar ou retirar eletrons de um corpo para que ele nao fique neutro e sim eletrizado.
    há três processos de eletrizacão
    > Eletrizacao por atrito: colocando-se dois corpos proximos de substancias diferentes eles estarão eletrizados por
    cargas opostas.
    > Eletrizacão por contato: No processo é colocado um corpo eletrizado em contato com um corpo netro, sendo eles condutores
    de eletricidade.
    > Eletrizacão por inducão: Ocorre apenas pela aproximacao de um corpo eletrizado e um corpo neutro.

    ResponderExcluir
  26. Regiane Flores Ramos 3°ano A Quando aletrização tem um processo no qual o corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro ou seja o corpo eletrizado possui protons e eletrons,pricipalmente quando levamos choque e nos se assustamos pode ser a eletricidade estática que adquirimos diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Processo de eletrizaçao

      o que entendi sobre o processo de elerização é que quando um objeto é atritado ele possui uma capacidade de atrair um objeto que esta neutro ou seja mais leve.
      Por exemplo:um papel picado e um fio
      Tambem podemos ver e notar que com processo de eletrização tudo ficou mais facil, ou seja a maioria usa ha eletrização pra trablhar pois a maioria dos eletrodomestico são eletrizados.
      podemos ver tambem que um corpo só pode ser ou estar eletrizados quando o numero de protons e eletrons for diferentes,uns dos casos mais conhecido é a atração quando um corpo é negativo e o outro é positivo.o outro caso é repulção,é quando os dois corpos estão positivo isso vai fazer com que eles se afastence.
      Alex junior 3*ano A prof:henrique

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. como tudo o nosso redor esta eletrizado com difrentes quantidades de cargas então o tenpo todo etamos ganhano e cedendo cargas de eleicidade e são tão peqenas as cargas qe nem sempre percebemos equando percebemos levamos um suso por causa do choque que pode ser em lugares onde nunca tinha imaginado que pooderia levar esse choque tudo pode dar um choque dependendo da carga eletrica que comduz se voce estiver en um carro e tiver super eletrizado voce toma um choque quando toca o chão porque faz uma ligação com o fio terra e pode dar um choque em auguem e voce tocar em uma pessoa que estiver no carro se fazer uma ligaçao emtre ela e o carro uzando voce como fio terra

    ResponderExcluir
  29. Douglas Ap° Rodrigues Soares

    Eletrização por atrito, Eletrização por contato, Eletrização por indução, esses são os três processos de eletrização.
    Esse processo de eletrização foi estudado primeiro pelos gregos e supostamente por outros cientistas.
    E o composto seria pela seguinte forma que se usamos dois corpos que está carregado mais com substancias diferentes, no inicio só com neutros isso já provocará uma mudança de eletro passando assim um para outro com isso conseguira sabe se ele ficara negativo ou positivo porque ele estará cedendo eletro isso quando atritamos um corpo sobre outro.

    ResponderExcluir
  30. Como sabemos o processo de eletrização originou-se de observações que, aparentemente, foram feitas pela primeira vez pelos gregos.
    Tendo os três tipos de eletrização:
    -Por atrito:
    Os corpos quando atritados ficam com o sinais trocados. Mas com a mesma carga. (-1/+1)
    -Por contato:
    Os corpos quando encostados ficam com sinais iguais. (+/+);(-/-)contato de corpos com que pelo menos um dos corpos esteja eletrizado. Que os dois ficam com sinais iguais.
    -Por indução:
    Apenas pela aproximação de dois corpos. Quando ocorre uma troca de carga.
    E um desses processos que originam pequenos choques elétricos em nossas atividades diárias.

    ResponderExcluir
  31. Só acontece o transporte de elétrons quando os corpos estiverem com cargas opostas. Existem Três tipos de processos de eletrização: Por contato, por atrito e por condução. Por contato é quando eles se unem deste modo fazendo a condução de elétrons. Por atrito acontece quando um corpo fica se esfregando no outro passando elétrons. Já no por indução são quando os corpos não se encostam mais ficam bem pertinho.

    ResponderExcluir
  32. Rayssa Fernandes da Silva24 de abril de 2012 às 19:31

    Os três processos de eletrização: eletrização por atrito, os três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
    Eletrização por atrito Thales de Mileto historicamente foi o primeiro a observar que ao esfregar uma pele com um bastão de âmbar, este adquiria a propriedade de atrair corpos leves como pedaços de penas de ave se eletrização por indução.
    Eletrização por contato-quando dois corpos condutores são encostados entre si, estando um deles carregado, cargas elétricas passarão do corpo carregado para o corpo descarregado, neutro, até que se estabeleça um equilíbrio eletrostático entre eles.
    Eletrização por indução-indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários e um mesmo corpo. Esse tipo de eletrização só vai ocorrer pela aproximação entre um corpo eletrizado e um neutro, sem nenhum tipo de contato contato.
    Ex: Nos aparelhos elétricos e eletrônicos o fio terra tem a função de não armazenar cargas elétricas na parte externa dos mesmos, evitando que uma pessoa tome choque ao tocar no aparelho

    ResponderExcluir
  33. Rayssa Fernandes da Silva( corrigindo o texto anterior)24 de abril de 2012 às 19:43

    Os três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
    Eletrização por atrito Thales de Mileto historicamente foi o primeiro a observar que ao esfregar uma pele com um bastão de âmbar, este adquiria a propriedade de atrair corpos leves como pedaços de penas de aves a . a palavra eletricidade deriva de elektron que era o nome dado pelos gregos ao âmbar um tipo de resina obtida de uma espécie de pinheiro provavelmente extinto. Portanto um dos processos de eletrização é através do atrito entre dois objetos diferentes.
    Eletrização por contato-quando dois corpos condutores são encostados entre si, estando um deles carregado, cargas elétricas passarão do corpo carregado para o corpo descarregado, neutro, até que se estabeleça um equilíbrio eletrostático entre eles.
    Eletrização por indução-indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários e um mesmo corpo. Esse tipo de eletrização só vai ocorrer pela aproximação entre um corpo eletrizado e um neutro, sem nenhum tipo de contato contato.
    Ex: Nos aparelhos elétricos e eletrônicos o fio terra tem a função de não armazenar cargas elétricas na parte externa dos mesmos, evitando que uma pessoa tome choque ao tocar no aparelho.

    ResponderExcluir
  34. O estudo da eletricidade foram feitas pela primeira vez por gregos séndo que outros povos também possa ver esses, mas os mais antigos acontecimntos de que são dos gregos a 1 foi feita com âmbar que e a resina das arvores....
    Depois de algum tempo alguns estudos sobre do âmbar diz que a eletricidade não era uma propriedade exclusiva do âmbar, mas do fenômeno que podia servisto em diversas lugares
    Os três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
    Eletrização por atrito Thales de Mileto historicamente foi o primeiro a observar que ao esfregar uma pele com um bastão de âmbar, este adquiria a propriedade de atrair corpos lev...
    Por atrito:
    Os corpos quando atritados ficam com o sinais trocados. Mas com a mesma carga. (-1/+1)
    -Por contato:
    Os corpos quando encostados ficam com sinais iguais. (+/+);(-/-)contato de corpos com que pelo menos um dos corpos esteja eletrizado. Que os dois ficam com sinais iguais.
    -Por indução:
    Apenas pela aproximação de dois corpos. Quando ocorre uma troca de carga.
    E um desses processos que originam pequenos choques elétricos em nossas atividades diárias.
    rayana munick 3 do ensino medio.

    ResponderExcluir