sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Qual é o formato da Terra? A Terra é plana? Qual é a medida da circunferência da Terra?

 

O mais absurdo que possa parecer, até hoje no século XXI tem pessoas que apesar de todo conhecimento adquirido pela humanidade ainda fazem esse questionamento. Hoje vocês irão conhecer Eratóstenes, um filosofo que entorno do ano 200 a.C.  utilizou uma informação, seu conhecimento de geometria e uma vareta para responder este questionamento, e ainda foi além medindo a circunferência da Terra.

Você ficou curioso? Tá bom, vamos conhecer estas ferramentas tão poderosas que Eratóstenes utilizou.

Eratóstenes ao ler um papiro na biblioteca de Alexandria teve a informação que em Siena, cidade ao sul de Alexandria, possuía um poço bem fundo, a qual, no dia mais longo do ano, dia 21 de junho (solstício de verão no hemisfério norte), no horário de meio dia o sol iluminava por completo o poço sem produzir sombras nas suas paredes. Para a maioria das pessoas essa informação era somente muito interessante, mas para Eratóstenes era a oportunidade de provar a circunferência da Terra.

Ele sabia que neste mesmo dia e horário em Alexandria, se ele colocasse uma vareta na posição vertical os raios solares produziriam uma pequena sombra, isto significa que um poço em Alexandria não ficaria todo iluminado como ocorre na cidade vizinha.

Eratóstenes então pensou, se eu pregasse varetas em diversas cidades e a Terra fosse plana a sombra produzida pelas varetas deveriam ser todas iguais, mas, no entanto, não era o que ele estava observando. Em Siena neste dia e horário nenhuma sombra enquanto em Alexandria produzia sombras. Eratóstenes então concluiu, que para isso ocorra, a Terra tem que ter uma curvatura, logo a Terra é redonda. Para uma melhor compreensão observe a ilustração abaixo.




 Vocês acham que ele ficou satisfeito? De forma nenhuma, ele queria medir o diâmetro da Terra. Mas como isso é possível? Ele pensou, preciso de duas informações, a distância entre as duas cidades e ângulo que a sombra faz com a vareta em Alexandria no mesmo dia e horário que o sol está a pino em Siena, iluminando todo o poço. A primeira informação, consta a lenda que ele teria contratado um homem para fazer o percurso a pé para medir a distância entre as duas cidades, confirmando a informação dos mercadores que essa distância era de 800 quilômetros.

Para obter a outra informação ele teve que utilizar o conhecimento de geometria básica, que ele adquiriu em sua formação na biblioteca de Alexandria. Primeiramente, Eratóstenes determinou experimentalmente o ângulo da sombra da vareta na vertical com os raios de sol ao meio dia em Alexandria. Considerando a linha da sombra como um segmento, teremos um triângulo retângulo, no qual, a vareta e a sombra no chão são os catetos e a linha da sombra a hipotenusa, como pode ser observado na figura.



O ângulo que o raio incidente do sol (hipotenusa) faz com a vareta (cateto) é um dos ângulos do triângulo. Eratóstenes verificou que esse ângulo correspondia a um cinquenta avos de uma circunferência, ou seja 7,2 °.

Eratóstenes concluiu, se tivesse uma vareta em Siena e outra na Alexandria e fizesse a projeção das duas elas se encontrariam no centro do globo. Por tanto, utilizando a geometria básica, observaremos que o ângulo formado pelos dois segmentos que saem do centro do globo e vão até as duas cidades, é o mesmo ângulo determinado por Eratóstenes. Lembrando que ângulos alternos internos possuem sempre a mesma medida.


Agora Eratóstenes já sabia que o ângulo entre as duas cidades era de 7,2° e a distância entre as duas cidades era de 800 quilômetros. Sabendo-se que um círculo possui 360° e que 7,2° corresponde a 800 km podemos resolver este problema com uma regra de três simples, conforme pode ser observado abaixo.



Portanto, ele chegou a um cálculo muito próximo do que é considerado hoje em torno de 40.075 Km, tendo um erro de menos de dois porcento.

Impressionante, vocês não acham? Um homem com algumas informações, umas varetas e seu conhecimento em geometria básica podem chegar a um resultado tão próximo do real, e isso a mais de 2200 anos atrás.

Um aluno mais atento pode ter ficado curioso, como eles sabiam exatamente o horário para fazer as medições no mesmo horário? Na verdade, nesta época eles usavam relógio de sol que em uma outra oportunidade vamos conversar a respeito de seu funcionamento.

E agora vocês já sabem responder as perguntas do início do texto?

 

 Autor: Henrique Moura



9 comentários:

  1. Tendo em vista os textos apresentados, a Terra possui uma curvatura, isso tudo foi descoberto 2200 anos atrás, pois o filósofo Eratóstenes constatou após experimentos com auxilio de varetas e raios de sol em cidades próximas que as sombras produzidas pelas varetas tinham uma ângulo de 7,2.
    Ainda em busca de conhecimento, Eratóstenes resolveu fazer as medidas da Terra e concluiu que a Terra possui 40.000 Km, um resultado tão próximo aos de hoje, o mais incrível é que um homem em 2200 anos atrás com alguns conhecimentos e grande curiosidade obteve resultados quase equivalentes.
    Eduardo Romero Alves 3° A.

    ResponderExcluir
  2. O texto relata passo a passo da descoberta do filósofo Eratóstenes ao comprovar que a Terra tem uma circunferência e que ela não é plana. Eratóstenes teve a curiosidade e interesse de provar a curvatura da Terra após ler um livro em uma biblioteca. Seguida das informações que obteve de que em Siena o sol iluminava todo o poço e não deixava sombra nas paredes do mesmo, ele queria provar a circunferência da Terra. Logo, ele sabia que em Alexandria o sol não iluminava completamente o poço ao meio dia como na cidade de Siena. Dessa forma concluiu que se a Terra fosse plana, na cidade de Siena o sol deveria produzir sombras no poço no mesmo dia e hora que produzia sombras no poço da cidade de Alexandria.
    Eratóstenes mediu o diâmetro da Terra através da distância entre Siena e Alexandria, e o ângulo feito pela sombra através da vareta em Alexandria no mesmo dia e horário de Siena. Através dessas duas informações e usufruindo de seu conhecimento sobre geometria básica, Eratóstenes obteve o valor de 40.000 km e teve apenas um erro de 2% do valor real que é considerado hoje: 40. 075 km.
    Ademais, fica a marca registrada do filósofo que provou que a Terra é redonda por meio de varetas e de seus conhecimentos. E que se interessou em provar a circunferência que tem o planeta.

    Aluna: Nathieli Cebalho da Silva
    3° A

    ResponderExcluir
  3. Por mais que hoje em dia seja comum pessoas afirmando que a terra é plana, tanto por questões religiosas ou qualquer motivo que vai se comprovar errado, é possivel provar a forma redonda ou oval da terra por diversos meios, um deles é como no texto acima.
    Eratóstenes notou por meio de um dos manuscritos da biblioteca que no Solstício de Verão, na cidade de Siena (atual Assuão), ao meio dia, o Sol ficava quase exatamente no zênite (é como se o sol ficasse bem no topo do céu, formando um ângulo reto com o solo), de modo que podia ser observado no fundo de um poço. Oque comprova que a terra orbita o sol e não o contrário.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo após 2200 anos ainda existe pessoas com a mentalidade e o conhecimento fechado achando que seus princípios e opiniões sempre vão estar certo. O maior erro da humanidade é achar que seus conhecimentos já chegaram ao ápice e isso os torna pessoas sem argumentos em relação à qualquer assinto. Uma coisa é certa enquanto existir a ciência e pessoas com capacidade para fazer aquilo que elas acreditam se torna verdade a sociedade prosperará e criará grande coisas.
    Aluno: Aleffer Miggiorin
    3°ano A

    ResponderExcluir
  5. Mesmo hoje em dia com todo esse conhecimento e com o avanço da ciência pessoas ainda questiona o formato da terra embora ela parece ser oval.
    Como no texto relata o filósofo Eratóstenes decidiu estudar a circunferência da Terra para provar q a própria não era plana como muitos pensavam.
    Depois de muita pesquisa com graveto em cidades diferentes e com seu pouco conhecimento em geometria básicas ele chega em uma conclusão na qual a Terra é redonda.
    Com seus cálculos Eratóstenes obteve um valor de 40.000 km errando poca coisa do valor atual.
    Aluna:Daviany Fernanda
    3° ano A

    ResponderExcluir
  6. É de conhecimento geral, que o texto retrata sobre a descoberta do matemático líbio Eratóstenes de Cirene, o qual responde sobre os questionamentos se o planeta terra é plano ou não.
    O mesmo pensou, e precisou de duas varetas e de duas informações, a distância entre as duas cidades e ângulo que a sombra faz com a vareta em Alexandria no mesmo dia e horário que o sol está a pino em Siena, iluminando todo o poço. Primeiramente, Eratóstenes determinou experimentalmente o ângulo da sombra da vareta na vertical com os raios de sol ao meio dia em Alexandria. ângulo que o raio incidente do sol faz com a vareta é um dos ângulos do triângulo. Eratóstenes verificou que esse ângulo correspondia a um cinquenta avos de uma circunferência, ou seja 7,2 °. 

Por tanto, utilizando a geometria básica, observaremos que o ângulo formado pelos dois segmentos que saem do centro do globo e vão até as duas cidades, é o mesmo ângulo determinado por Eratóstenes. Agora Eratóstenes já sabia que o ângulo entre as duas cidades era de 7,2° e a distância entre as duas cidades era de 800 quilômetros utilizando assim a regra de três.

    Atenciosamente: Nathally Augusto
    Turma: 3 ano A

    ResponderExcluir
  7. Com o mundo evoluindo o planeta também o planeta terra é um dos quatro planeta rochoso a sua forma e geoide , que tem uma superfície irregular e , portanto, não corresponde a uma esfera . Estudos mostram que a terra é plana como um disco de vinil. Sabe-se que a circunferência da terra possuí 40.075 km de extensão enquanto que Eratóstenes encontrou um valor de 39.250 km passando quase perto do valor estimado.
    Aluna: Débora Kamila
    3 ano A

    ResponderExcluir
  8. Até os dias de hoje há questionamentos se a terra é realmente plana, mas, como podemos ver no texto acima, essa questão já foi resolvida entorno de 200 a.c por um filósofo chamado Eratóstenes. Que após  saber que em Siena possuía um poço, que no horário de meio dia era iluminado por completo pelo sol,sem produzir sombras nas suas paredes.
    Para provar que a terra possuia uma curvatura, Eratóstenes fez um experimento colocando duas varetas em cada cidade, uma em Siena e outra em Alexandria, ao fazer isso percebeu que as sombras eram diferentes, e usando a geometria basica ele chegou a conclusão de que o ângulo entre as cidades era 7,2° e ficavam à 800 km de distância. Com o auxílio de uma regra de três simples ele chegou a conclusão de que a circunferência da terra era de aproximadamente 40.000 km, valor esse que teve uma pequena margem de erro comparado com o valor real que é de 40.075 km. É impressionante o fato de um homem que viveu há mais de 2200 anos, ter conseguido chegar em um resultado tão aproximado do real, apenas usando seus conhecimentos em geometria básica e sua curiosidade.

    Arieli Romero De Lima
    3 ano A

    ResponderExcluir
  9. Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles, por meio de observações do posicionamento das estrelas, afirmou que a Terra deveria possuir o formato circular. Em 500 a.C., os gregos observaram que, em diferentes posições na Terra, as constelações no céu mudam, e que navios aproximando-se da costa mostram primeiro o mastro. Essas evidências comprovam que estamos sobre uma esfera, e não em um sistema plano.
    Atualmente, mesmo depois de todas as contribuições de Newton, Kepler, Einstein e outros grandes estudiosos, as discussões sobre o “real” formato da Terra têm ganhado força. Difundindo suas ideias principalmente nas redes sociais, os terraplanistas afirmam que a Terra é plana.
    Entretanto, existem inúmeras evidências do formato circular da Terra além da já apresentada, como no fuso horário: para um planeta com formato plano, o Sol deveria nascer ao mesmo tempo para todos os habitantes, porém não é isso que se observa. Quando a luz do Sol brilha em determinado lugar, sempre é noite em um ponto oposto, e isso acontece somente porque a Terra possui formato arredondado.

    Aluna: Dayara Bombardi Azenha
    3° Matutino

    ResponderExcluir