quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

1° bimestre / 2019


História da Eletricidade
Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.


Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca. Meio século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos


Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo. Próximo do ano 600 AC., os gregos descobriram uma peculiar propriedade deste material: quando esfregado com um pedaço de pelo de animal, o âmbar desenvolve a habilidade para atrair pequenos pedaços de plumas. Por séculos essa estranha e inexplicável propriedade foi associada unicamente ao âmbar.
Dois mil anos depois, no século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são “elétricas” (palavra originária do termo em grego para âmbar, elektron) e que elas podem apresentar dois efeitos elétricos. Quando friccionado com peles o âmbar adquire uma “eletricidade de resina”, entretanto o vidro quando friccionado com a seda adquire o que eles chamaram de “eletricidade vítrea”, o que eles descobriram foram as cargas positivas e negativas. Eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto.
Cientistas pensavam que a fricção realmente criava a eletricidade, porém eles não notavam que uma igual quantidade de eletricidade oposta ficava na pele ou na seda.
Em 1747, Benjamin Franklin na América e William Watson (1715-1787) na Inglaterra independentemente chegaram a mesma conclusão: todos os materiais possuem um tipo único de “fluido elétrico” que pode penetrar no material livremente, mas que não pode ser criado e nem destruído. A ação da fricção simplesmente transfere o fluido de um corpo para o outro, eletrificando ambos. Franklin e Watson introduziram o princípio da conservação de carga : a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado é constante.
Franklin definiu o fluido, que correspondia a eletricidade vítrea, como positiva e a falta de fluido como negativo. Portanto, de acordo com Franklin, a direção do fluxo (corrente) era do positivo para o negativo, porém atualmente sabe-se que o oposto é vem a ser verdade. Uma segunda teoria com base no fluido foi desenvolvida, subsequentemente, na qual amostras do mesmo tipo se atraem, enquanto aquelas de tipos opostos se repelem

Força elétrica

Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin. Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator. Por exemplo, se a distância cargas é triplicada, a força resultante diminui para um nono do valor anterior. Ainda que rigorosa, a prova de Priestley foi tão simples que ele mesmo não ficou plenamente convencido. O assunto não foi considerado encerrado até 18 anos depois, quando John Robinson da Escócia fez mais medidas diretas das força elétrica envolvida.

Potencial elétrico

Por causa de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que culminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria. Em 1780, um dos assistentes de Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
Galvani concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã. Ele, erroneamente pensou, entretanto, que o efeito era devido à transferência de um fluido, ou “eletricidade animal”, em vez da eletricidade convencional.

Bateria

Em experimentos com o que ele chamava de eletricidade atmosférica, Galvani descobriu que uma perna de rã poderia se contrair quando presa por um gancho bronze em uma treliça de aço. Outro italiano, Alessandro Volta, um professor da Universidade de Pavia, afirmou que o bronze e o aço, separados por um tecido úmido de rã, geravam eletricidade, e que a perna de rã era apenas um detector.
Em 1800, Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.
Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica. Uma bateria pode produzir cargas, por exemplo, para forçá-las através do filamento de uma lâmpada incandescente. Sua capacidade para realizar trabalho por reações elétricas é medida em Volt, unidade nomeada por Volta. Um volt é igual a 1 joule de trabalho ou energia por cada Coulomb de carga. A capacidade elétrica de uma bateria para realizar trabalho é denominada Força Eletromotriz, ou fem.

Tensão

Seja como uma fem ou um potencial elétrico, tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Para exemplificar tensão tem-se: a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V, e além disso tem-se o enorme potencial de 10 mil volts existente entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago.
Dispositivos para o desenvolvimento de tensão inclui baterias, geradores, transformadores e geradores de Van de Graaff.
Algumas vezes altas tensões são necessárias. Por exemplo, os elétrons emitidos em tubos de televisão requer mais de 30.000 volts. Elétrons se movendo devido a essa tensão alcançam velocidades perto de um terço da velocidade da luz e tem energia suficiente para produzir um ponto na tela. Essas altas diferenças de potenciais podem ser produzidas por baixas tensões alternadas utilizando-se um Transformador.

CHOQUE ELÉTRICO

É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial (D.D.P), capaz de fazer com que circule uma corrente tal que provoque efeitos no organismo
A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna
Mas uma invenção importante, de uso pratico foi o para-raios, feito por Benjamin Franklin. Ele disse que a eletrização de dois corpos atritados era a falta de um dos dois tipos de eletricidade em um dos corpos. esses dois tipos de eletricidade eram chamadas de eletricidade resinosa e vítrea.
No século XVIII foi feita a famosa experiência de Luigi Aloisio Galvani em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. Essa diferença foi atribuída por Alessandro Volta ao fazer contato entre dois metais a perna de uma outra rã morta. Essa experiência foi atribuída a sua invenção chamada de pilha voltaica. Ela consistia em um serie de discos de cobre e zinco alterados, separados por pedaços de papelão embebidos por água salgada.
Com essa invenção, obteve-se pela primeira vez uma fonte de corrente elétrica estável. Por isso, as investigações sobre a corrente elétrica aumentaram cada vez mais.
Depois de um tempo, são feitas as experiências de decomposição da água. Em 1802, Humphry Davy separa eletronicamente o sódio e potássio.
Mesmo com a fama das pilhas de Volta, foram criadas pilhas mais eficientes. John Frederic Daniell inventou-as em 1836 na mesma época das pilhas de Georges Leclanché e a bateria recarregável de Raymond-Louis-Gaston Planté.
O físico Hans Christian Örsted observa que um fio de corrente elétrica age sobre a agulha de uma bússola. Com isso, percebe-se que há uma ligação entre magnetismo e eletricidade.
Em 1831, Michael Faraday descobre que a variação na intensidade da corrente elétrica que percorre um circuito fechado induz uma corrente em uma bobina próxima. Uma corrente induzida também é observada ao se introduzir um ímã nessa bobina. Essa indução magnética teve uma imediata aplicação na geração de correntes elétricas. Uma bobina próxima a um ima que gira é um exemplo de um gerador de corrente elétrica alternada.
Os geradores foram se aperfeiçoando até se tornarem as principais fontes de suprimento de eletricidade empregada principalmente na iluminação.
Em 1875 é instalado um gerador em Gare du Nord, Paris, para ligar as lâmpadas de arco da estação. Foram feitas maquinas a vapor para movimentar os geradores, e estimulando a invenção de turbinas a vapor e turbinas para utilização de energia hidrelétrica. A primeira hidrelétrica foi instalada em 1886 junto as cataratas do Niágara.
Para ocorrer a distribuição de energia, foram criados inicialmente condutores de ferro, depois os de cobre e finalmente, em 1850, já se fabricavam os fios cobertos por uma camada isolante de guta-percha vulcanizada, ou uma camada de pano.
A Publicação do tratado sobre eletricidade e magnetismo, de James Clerk Maxwell, em 1873, representa um enorme avanço no estudo do eletromagnetismo. A luz passa a ser estendida como onda eletromagnética, uma onde que consiste de campos elétricos e magnéticos perpendiculares à direção de sua propagação.
Heinrich Hertz, em suas experiências realizadas a partir de 1885, estuda as propriedades das onde eletromagnéticas geradas por uma bobina de indução; nessas experiências observa que se refletidas, refratadas e polarizada, do mesmo modo que a luz. Com o trabalho de Hertz fica demonstrado que as ondas de rádio e as de luz são ambas ondas eletromagnéticas, desse modo confirmando as teorias de Maxwell; as ondas de rádio e as ondas luminosas diferem apenas na sua frequência.
Hertz não explorou as possibilidades práticas abertas por suas experiências; mais de dez anos se passa, até Guglielmo Marconi utilizar as ondas de rádio no seu telegrafo sem fio. A primeira mensagem de rádio é transmitida através do Atlântico em 1901. Todas essas experiências vieram abrir novos caminhos para a progressiva utilização dos fenômenos elétrico sem praticamente todas as atividades do homem. ”

Raios

O que são raios?

 

A descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Na região tropical do planeta, onde está localizado o Brasil, os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.
O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.
O raio é identificado por duas características principais:
Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e outro polo ligado na terra.
A “voltagem” desta bateria fica aplicada entre a nuvem e a terra. Se ligarmos um fio entre a nuvem e a terra daremos um curto-circuito na bateria e passará uma grande corrente elétrica pelo fio. O raio é este fio que liga a nuvem à terra. Em condições normais, o ar é um bom isolante de eletricidade. Quando temos uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a terra começa a conduzir eletricidade porque a “voltagem” existente entre a nuvem e a terra é muito alta: vários milhões de volts (a “voltagem” das tomadas é de 110 ou 220 volts).
O raio provoca o curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampères. Um raio fraco tem corrente de cerca de 2.000 A, um raio médio de 30.000 A e os raios mais fortes tem correntes de mais de 100.000 A (um chuveiro tem corrente de 30 A).
Apesar das correntes dos raios serem muito elevadas, elas circulam durante um tempo muito curto (geralmente o raio dura menos de um segundo).
Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra para a nuvem ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.
No mundo todo ocorrem cerca de 360.000 raios por hora (100 raios por segundo). O Brasil é um dos países do mundo onde caem mais raios. No estado de Minas Gerais, onde foram feitas medições precisas do número de raios que caem na terra, temos perto de 8 raios por quilômetro quadrado por ano.
Muitos raios ocorrem dentro das nuvens. Geralmente este tipo de raio não oferece perigo para quem está na terra, no entanto ele cria perigo para os aviões.
Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempre procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.
 





Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/fisica/historia-da-eletricidade

50 comentários:

  1. História da Eletricidadu
    Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando em terra seca. Meio século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos,ou seja a eletricidade vítrea, como positiva e a falta de fluido como negativo. Portanto, de acordo com Franklin, a direção do fluxo corrente era do positivo para o negativo, porém atualmente sabe que o oposto é vem a ser verdade. Uma segunda teoria com base no fluido foi desenvolvida, subsequentemente, na qual amostras do mesmo tipo se atraem, enquanto aquelas de tipos opostos se repelem .

    Força elétrica
    Já era conhecido comoa força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou seja quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin. Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator. Por exemplo, se a distância cargas é triplicada, a força resultante diminui para um nono do valor anterior.

    Potencial elétrico
    Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo ,sendo assim o Galvani concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã. Ele, erroneamente pensou, entretanto, que o efeito era devido à transferência de um fluido, ou “eletricidade animal”, em vez da eletricidade convencional.Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    Galvani concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã.

    Bateria
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica. Uma bateria pode produzir cargas para forçá-las através do filamento de uma lâmpada incandescente.

    Tensão
    É uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária,e Para exemplificar tensão tem a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V, e além disso tem o enorme potencial de 10 mil volts existente entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago ,e Algumas vezes altas tensões são necessárias ,Por exemplo ; os Elétrons se move devido a essa tensão alcançam velocidades perto de um terço da velocidade da luz e tem energia suficiente para produzir um ponto na tela.

    Choque elétrico
    É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial ,e Com essa invenção, obteve pela primeira vez uma fonte de corrente elétrica estável. Por isso, as investigações sobre a corrente elétrica aumentaram cada vez mais.
    Depois de um tempo, são feitas as experiências de decomposição da água.

    Raios
    É conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra, geralmente os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.
    O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.

    Aluna:jaqueline Santos da Silva
    Série: 3 Ano C
    Professor: Enrique










    ResponderExcluir
  2. Descoberta pelo filósofo grego Tales de Mileto, a eletricidade foi detectada ao se esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro. Assim, a partir do século XVII foram iniciados os primeiros estudos sobre o assunto, por Otto von Guericke. Com isso em 1672 foi criada a primeira máquina geradora de cargas elétricas, no entanto, depois disso Stephen Gray levantou os primeiros estudos sobre condutores e isolantes elétricos.
    Séculos depois, ficou provado a existência de outras substâncias elétricas, que apresentam dois efeitos elétricos. Com isso,  ficou definido que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto. Logo, ficou definido que a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado é constante.
    A força elétrica ficou conhecida por volta de 1600, quando se deram conta de que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas.
    O potencial elétrico foi descoberto por um eventual acidente, e graças a ele houve as definições de voltagem e a criação da bateria. Esta última foi inventada por Alessandro Volta através das combinações placas de cobre, zinco e papelão úmido.
    A tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica. Já o choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano, que logo gera efeitos fisiológicos graves, ou até mesmo a morte.
    Anos mais tarde, as pilhas de Volta foram substituídas pelas pilhas de Daniell, e em 1885 Heinrich Hertz inicia seus estudos sobre as propriedades ondas eletromagnéticas.
    Um outro exemplo de eletricidade natural são os raios. Estes ocorrem quando uma nuvem se carrega eletricamente. O raio provoca um curto-circuito da nuvem para a terra, e acontecem da nuvem para terra ou vice-versa. Normalmente eles caem em pontos mais altos, pois procuram achar menos caminho.

    Aluna: Natiély Honorato Araújo
    Turma: 3° A

    ResponderExcluir
  3. O texto acima trata-se sobre a eletricidade,quem descobriu a eletricidade foi um filósofo grego chamado "Tales de mileto que , ao esfregar um ambâr a um pedaço de pele de carneiro notou que sai faísca. E assim se deu o nome de eletricidade. Otto Von Guericke
    Iniciou estudos sistematizados sobre a eletrificação por atrito,tudo isso ocorreu no século XVII. Já no ano de 1672 Otto inventou uma máquina geradora de cargas elétricas.
    Dois mil anos depois, no século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são “elétricas” (palavra originária do termo em grego para âmbar, elektron) e que elas podem apresentar dois efeitos elétricos.Em 1747, Benjamin Franklin na América e William Watson (1715-1787) na Inglaterra independentemente chegaram a mesma conclusão: todos os materiais possuem um tipo único de “fluido elétrico” que pode penetrar no material livremente, mas que não pode ser criado e nem destruído.
    -Força elétrica
    Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator.
    - Potencial elétrico Galvani concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã. Ele, erroneamente pensou, entretanto, que o efeito era devido à transferência de um fluido, ou “eletricidade animal”, em vez da eletricidade convencional.
    -Bateria
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.A capacidade elétrica de uma bateria para realizar trabalho é denominada Força Eletromotriz, ou fem.
    -Tensão
    tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária.
    -CHOQUE ELÉTRICO
    É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo. Porém os raios são o que?
    O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.O raio é identificado por duas características principais:
    Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e outro polo ligado na terra.


    Aluna : Luiza Chores Mendes
    Série : 3 ano C.

    ResponderExcluir
  4. A eletricidade foi descoberta por Tales de Mileto, ao perceber que quando se esfregar uma âmbar numa pele de animal ela atrai outros objetos. Mas somente no século XVII iniciou o estudo sobre eletricidade por Otto von Guericke. Em 1672 ele criou uma maquina geradora de cargas elétricas, depois disso Stephen Gray levantou os primeiros estudos sobre condutores e isolantes elétricos.
    No século XVI William Gilbert afirmou que muitas outras substâncias são elétricas, podendo apresentar dois efeitos elétricos. Então ficou provado que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo o posto. Definiu- se que em um sistema isolante a eletricidade é constante.
    Em 1600 foi conhecida a Força Elétrica quando perceberam que uma força repulsiva ou atrativa diminuíam quando as cargas eram separadas.
    Através de um acidente durante o século XVIII foi descoberto o Potencial Elétrico, graças a isso houve as definições voltagem e a criação da bateria. Alessandro Volta afirmou que o bronze e o aço separados por um tecido da pele de rã, gerando a eletricidade e a rã era só um detector. Volta foi o criador da bateria quando amplificou o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido.
    Tensão tem a capacidade de realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica. O Choque Elétrico é uma passagem da eletricidade pelo o corpo humano gerando alguns efeitos fisiológicos graves e até a morte. Em 1836 John Frederic Daniell inventou pilhas mais eficiente que as pilhas de Volta que era muito famosas na época.
    Já em 1885 Heinrich Hertz através de suas experiências ele começou a estudar as propriedades da onda eletromagnéticas. Mais de dez anos se passa e Guglielmo Marconi utilizar as ondas de rádio no seu telegrafo sem fio.
    O Raio nada mais é do que eletricidade natural, ele pode ser bastante usado para os experimentos, porém é muito perigoso pois carrega uma quantidade enorme de eletricidade. Normalmente eles caem em pontos mais altos, pois procuram achar menos caminho para atingir a terra.

    ALUNO: Jackson Valadares Korb
    TURMA: 3º ano A

    ResponderExcluir
  5. O texto acima se trata do surgimento da eletricidade, descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto, ele teve essa descoberta ao esfregar um âmbar a uma pele de carneiro, ao fazer isso ele notou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira eram atraídos pelo âmbar. Do âmbar surgiu o nome eletricidade, depois surgiram¬-se vários estudos, sobre a eletrificação por atrito, feitas por Otto von Guericke. Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo. Em 1747, Benjamin Franklin na América e William Watson (1715-1787) na Inglaterra independentemente chegaram a mesma conclusão: todos os materiais possuem um tipo único de “fluido elétrico”. Franklin definiu que, subsequentemente, as amostras do mesmo tipo se atraem, enquanto aquelas de tipos opostos se repelem. Por causa de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que culminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria. Alessandro Volta, um professor da Universidade de Pavia,em 1800 inventou a bateria. Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.A descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e outro polo ligado na terra.Os raios saem ou da nuvem para terra, ou da terra para a nuvem (fenômeno raro, mais que acontece), ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.

    Aluna: Helenira Lara Leite.
    3° Ano B vespertino.

    ResponderExcluir
  6. O texto acima se trata do surgimento da eletricidade, descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto, ele teve essa descoberta ao esfregar um âmbar a uma pele de carneiro, ao fazer isso ele notou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira eram atraídos pelo âmbarFranklin definiu que, subsequentemente, as amostras do mesmo tipo se atraem, enquanto aquelas de tipos opostos se repelem. Por causa de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que culminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria.
    Aluno:CLOVIS NUNES
    Turma:3 ano B vespertino

    ResponderExcluir
  7. O texto relata sobre a História da eletricidade, foi descoberta por um filósofo grego chamado Tales de Mileto. Do âmbar (gr.élektron) surgiu o nome eletricidade.
    No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von guericke. Em 1672 Otto inventa uma máquina geradora de cargas elétricas, no entanto , depois disso Stephen gray levantou os primeiros estudos sobre condutores e isolantes elétricos.
    No século XVI , William Gilbert provou que muitas substâncias são "elétricas" e que elas apresentam dois efeitos elétricos. Com isso, ficou definido que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto. Logo ficou definido que a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado é constante.
    Em 1600 foi conhecida a força elétrica quando perceberam que uma força repulsiva ou atrativa diminuíam quando as cargas eram separadas.
    O potencial elétrico foi descoberto por um eventual acidente, e graças a ele houve as definições de voltagem e a criação da bateria. Esta última foi inventada por Alessandro volta através das combinações placas de cobre, zinco e papelão úmido.
    A tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Já o choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano , que logo gera efeitos fisiológicos graves , ou até mesmo a morte.
    O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar. O raio é identificado por duas características: Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um pólo ligado na nuvem e outro pólo ligado na terra.

    Aluna:Fabricia Rocha Lopes
    Turma: 3° A
    Professor:Henrique

    ResponderExcluir
  8. Tales de Mileto, descobriu uma resina vegetal chamada âmbar, logo após, a esfregão com a pele e lã e observou Que objetos leves eram atraídos por ela. Ele estudou bastante e socorrido e chamou de atração dos corpos de eletricidade e os objetos que eram atraídos e atritados ele chamou de elétricos outra forma de conseguir energia além do atrito, foi escutando os corpos, desta forma ele chegou com a conclusão de que os objetos se variavam de tamanho eletricidade ou seja, alguns eram mais atraídos e outros não, e assim os dominou de Condutores e isolantes elétricos.
    Um Químico francês deu a ideia de que existiam dois tipos de eletricidade, a vítrea e resinosa, sendo assim, concretizando a existência de fluídos elétricos. Com base nesse excluídos foram surgindo teorias e uma delas foi de que existia a energia positiva e a negativa, então desse tempo em diante a eletricidade tem sido um campo de estudo muito aprofundado.
    No século XV! William gibert provou que muitas substâncias são elétricas é que elas apresentam dois efeitos elétricos. Com isso, ficou definido que a eletricidade e repele o mesmo tipo e atrai o tipo aposto ponto logo ficou definido que a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado e constante.
    Aluno: Luiz Eduardo Martins de Paula
    Turma: 3anoC
    Prof: henrique

    ResponderExcluir
  9. O texto se refere a descoberta feita por por um filosofo grego chamado Tales de Mileto, que descobriu a Eletricidade, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar(Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo), que logo depois se deu o nome de eletricidade.
    Dois mil anos depois, no século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são “elétricas”.O vidro quando friccionado com a seda adquire o que eles chamaram de “eletricidade vítrea”, o que eles descobriram foram as cargas positivas e negativas. Eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto. A força repulsiva ou atrativa diminui quando as cargas são separadas.Em 1800,
    Alessandro conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.A bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna. Essas experiências vieram abrir novos caminhos para a progressiva utilização dos fenômenos elétrico sem praticamente todas as atividades do homem. As descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra.O raio é um tipo de eletricidade natural, o raio é identificado por duas características principais:Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e outro polo ligado na terra.Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.

    Aluno:Sansón dos Santos Surubi.

    3° ano B vespertinos.

    ResponderExcluir
  10. eletricidade foi descoberta por Tales de Mileto, ao perceber que quando se esfregar uma âmbar numa pele de animal ela atrai outros objetos. Mas somente no século XVII iniciou o estudo sobre eletricidade por Otto von Guericke. Em 1672 ele criou uma maquina geradora de cargas elétricas, depois disso Stephen Gray levantou os primeiros estudos sobre condutores e isolantes elétricos.
    No século XVI , William Gilbert provou que muitas substâncias são "elétricas" e que elas apresentam dois efeitos elétricos. Com isso, ficou definido que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto. Logo ficou definido que a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado é constante.
    Em 1600 foi conhecida a força elétrica quando perceberam que uma força repulsiva ou atrativa diminuíam quando as cargas eram separadas.
    O potencial elétrico foi descoberto por um eventual acidente, e graças a ele houve as definições de voltagem e a criação da bateria. Esta última foi inventada por Alessandro volta através das combinações placas de cobre, zinco e papelão úmido.
    Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e outro polo ligado na terra.Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.
    É conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra, geralmente os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.
    O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.

    Aluna:Ludymilla Rocha.
    3 Ano A

    ResponderExcluir
  11. O filosofo grego chamado Tales de Mileto que descobriu a Eletricidade, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar(Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo), que logo depois se deu o nome de eletricidade.
    Em 1600 foi conhecida a força elétrica quando perceberam que uma força repulsiva ou atrativa diminuíam quando as cargas eram separadas.
    O potencial elétrico foi descoberto por um eventual acidente, e graças a ele houve as definições de voltagem e a criação da bateria. Esta última foi inventada por Alessandro volta através das combinações placas de cobre, zinco e papelão úmido.A tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica. Já o choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano, que logo gera efeitos fisiológicos graves, ou até mesmo a morte.
    Anos mais tarde, as pilhas de Volta foram substituídas pelas pilhas de Daniell, e em 1885 Heinrich Hertz inicia seus estudos sobre aO raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar as propriedades ondas eletromagnéticas.

    Aluno: DERICK FELIPE DELUQUE FARIA
    3 ANO A

    ResponderExcluir
  12. o chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
    Força elétrica Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin.
    Potencial Elétrico Em 1780, um dos assistentes de Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    Bateria Em 1800, Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.
    Tensão tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Para exemplificar tensão tem-se: a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V, e além disso tem-se o enorme potencial de 10 mil volts existente entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago.
    Choque Elétrico A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna
    Mas uma invenção importante, de uso pratico foi o para-raios, feito por Benjamin Franklin. Ele disse que a eletrização de dois corpos atritados era a falta de um dos dois tipos de eletricidade em um dos corpos. esses dois tipos de eletricidade eram chamadas de eletricidade resinosa e vítrea.
    No século XVIII foi feita a famosa experiência de Luigi Aloisio Galvani em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. Essa diferença foi atribuída por Alessandro Volta ao fazer contato entre dois metais a perna de uma outra rã morta. Essa experiência foi atribuída a sua invenção chamada de pilha voltaica. Ela consistia em um serie de discos de cobre e zinco alterados, separados por pedaços de papelão embebidos por água salgada.
    Muitos raios ocorrem dentro das nuvens. Geralmente este tipo de raio não oferece perigo para quem está na terra, no entanto ele cria perigo para os aviões.
    Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempre procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.

    Aluno: Laudson Aguilar

    ResponderExcluir
  13. um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
    Força elétrica Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin.
    Potencial Elétrico Em 1780, um dos assistentes de Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    Bateria Em 1800, Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.
    Tensão tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Para exemplificar tensão tem-se: a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V, e além disso tem-se o enorme potencial de 10 mil volts existente entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago.
    Choque Elétrico A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna
    .

    Aluno: Marlon Ramos
    3 ano A

    ResponderExcluir
  14. Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
    Força elétrica Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin.
    Potencial Elétrico Em 1780, um dos assistentes de Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    Bateria Em 1800, Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.
    Tensão tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Para exemplificar tensão tem-se: a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V, e além disso tem-se o enorme potencial de 10 mil volts existente entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago.
    Choque Elétrico A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna
    Mas uma invenção importante, de uso pratico foi o para-raios, feito por Benjamin Franklin. Ele disse que a eletrização de dois corpos atritados era a falta de um dos dois tipos de eletricidade em um dos corpos. esses dois tipos de eletricidade eram chamadas de eletricidade resinosa e vítrea.

    Aluno: Alex flores de Azevedo
    3 ano A

    ResponderExcluir
  15. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente
    atritando-se em terra seca

    Força elétrica
    Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin. Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator. Por exemplo, se a distância cargas é triplicada, a força resultante diminui para um nono do valor anterior.

    O que são raios?
    descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Na região tropical do planeta, onde está localizado o Brasil, os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.
    O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar

    ResponderExcluir
  16. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente
    atritando-se em terra seca

    Força elétrica
    Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin. Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator. Por exemplo, se a distância cargas é triplicada, a força resultante diminui para um nono do valor anterior.

    O que são raios?
    descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Na região tropical do planeta, onde está localizado o Brasil, os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.
    O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.

    Aluna: Angelica Bromate Ribeiro
    Serie: 3 ano C

    ResponderExcluir
  17. Entende-se que hoje o ser humano não vive sem a eletricidade, pois hoje somos dependentes dela para tudo. Precisamos usar aparelhos eletrônicos que só funcionam com energia, inclusive aparelhos de hospitais. Porém antigamente ela ainda não havia sido descoberta. Acredito eu que o filme Frankenstein teve base nesses estudos feitos com as pernas da rã. Que hoje se usa coisa parecida na medicina. Que são os choques elétricos usados hoje em paradas cardíacas.

    ResponderExcluir

  18. A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas.

    Tal observação iniciou o estudo de uma nova ciência derivada dessa atração.

    Os estudos de Thales foram continuados por diversas personalidades, como o médico da rainha da Inglaterra Willian Gilbert, que, em 1600, denominou o evento de atração dos corpos de eletricidade.

    Também foi ele quem descobriu que outros objetos, ao serem atritados com o âmbar, também se eletrizam, e por isso chamou tais objetos de elétricos.

    Em 1730, o físico inglês Stephen Gray identificou que, além da eletrização por atrito, também era possível eletrizar corpos por contato (encostando um corpo eletrizado num corpo neutro). Através de tais observações, ele chegou ao conceito de existência de materiais que conduzem a eletricidade com maior e menor eficácia, e os denominou como condutores e isolantes elétricos. Com isso, Gray viu a possibilidade de canalizar a eletricidade e levá-la de um corpo a outro.

    ResponderExcluir
  19. No texto referido sobre a história da eletricidade,que teve como seu criador um grego chamado Thales de Mileto.
    Que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo. Próximo do ano 600 AC., os gregos descobriram uma peculiar propriedade deste material: quando esfregado com um pedaço de pelo de animal, o âmbar desenvolve a habilidade para atrair pequenos pedaços de plumas. Por séculos essa estranha e inexplicável propriedade foi associada unicamente ao âmbar.
    1672 foi criada a primeira máquina geradora de cargas elétricas, no entanto, depois disso Stephen Gray levantou os primeiros estudos sobre condutores e isolantes elétricos.
    Séculos depois, ficou provado a existência de outras substâncias elétricas, que apresentam dois efeitos elétricos. Com isso, ficou definido que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto. Logo, ficou definido que a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado é constante.
    1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin. Choque Elétrico. A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna
    Mas uma invenção importante, de uso pratico foi o para-raios, feito por Benjamin Franklin. Ele disse que a eletrização de dois corpos atritados era a falta de um dos dois tipos de eletricidade em um dos corpos.

    Aluno: Lucas nespoli s
    Série: 3B

    ResponderExcluir
  20. O texto relata sobre a eletricidade, foi descoberta por um filósofo grego, chamado Tales de Mileto. Tales ao esfregar um âmbar(mineral translúcido) a um pedaço de pela de carneiro, viu que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar, devido à isso surgiu o nome eletricidade. No Sec. XVII iniciou-se estudo sistemáticos sobre a eletrificação por atrito.
    Em 1672, Otto Von Guericke inventa uma máquina geradora de cargas elétricas. Muito além disso, Stephen Gray começou os primeiros estudos sobre isolantes elétricos e condutores. E, dois mil anos depois, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são elétricas, e que podem apresentar dois efeitos elétricos.
    Em 1800, a bateria foi inventada por Alessandro Volta,quando ele conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de peças feitas de cobre, zinco e papelão úmido. A tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária.
    O choque elétrico original efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte quando ocorre a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano.
    Os raios é um tipo de eletricidade natural, e de grande perigo. Muitos raios ocorrem dentro das nuvem. Eles caem nos pontos mais altos.

    Aluna:Fabiana Rocha da Costa.
    Série: 3°Ano "A"

    ResponderExcluir
  21. O texto trata sobre a eletricidade
    descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. 
    o que eles descobriram foram as cargas positivas e negativas. Eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto.
    Cientistas pensavam que a fricção realmente criava a eletricidade, porém eles não notavam que uma igual quantidade de eletricidade oposta ficava na pele ou na seda.
    Aluna:Ellen Karine Da Silva Alves
    Série: 3°Ano "A"

    ResponderExcluir
  22. Aluno: Pedro L. G. da Silveira/ 3ano C
    Historia da Eletricidade
    Foi descoberta por um filósofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrização por atrito, graças a Otto Von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma máquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca. Em 1747, Benjamin Franklin na América e William Watson na Inglaterra independentemente chegaram a mesma conclusão: todos os materiais possuem um tipo único de ‘ fluido elétrico’ que pode penetrar no material livremente, mas que não pode ser criado e nem destruído.
    Força elétrica
    Já era conhecida em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator.
    Potencial elétrico
    Por causa de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que culminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria.
    Bateria
    Em experimentos com o que ele chamava de eletricidade atmosférica, Galvani descobriu que uma perna de rã poderia se contrair quando presa por um gancho de bronze em uma treliça de aço. Uma bateria separava mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.
    Tensão
    Para exemplificar tensão tem-se a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5 mil volts, a tensão disponível nas tomadas das casas é de 220 V ou 110 V e além disso tem-se o enorme potencial de 10 mil volts existentes entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago.
    Choque elétrico
    É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do individuo. A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna. No século XVIII foi feita a famosa experiência de Luigi Aloisio Galvani em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. Essa diferença foi atribuída por Alessandro Volta ao fazer contato entre dois metais a uma perna de uma rã morta. Essa experiência foi atribuída a sua invenção chamada de pilha voltaica.
    Raios: oque são raios
    Na região tropical do planeta, onde está localizado o Brasil, os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas. Os raios são uma descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da Terra. O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza.
    O raio é identificado por duas caraterísticas;
    Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente, é como se tivéssemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e o outro na Terra. O ar é um bom isolante de eletricidade, quando temos uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a Terra começa a conduzir eletricidade, por que a ‘ voltagem’ existente entre a nuvem e a terra é muito alta.

    ResponderExcluir
  23. O texto se refere a descoberta feita por por um filosofo grego chamado Tale de Mileto,que descobriu a Eletricidade,ao perceber que quando se esfregar uma âmbar numa pele de animal ela atrai outros objetos.Mas somente no século XVII iniciou o estudo sobre eletricidade por Otto von Guericke. Em 1672 ele criou uma maquina geradora de cargas elétricas, depois disso Stephen Gray levantou os primeiros estudos sobre condutores e isolantes elétricos.
    Em 1747,Benjamin Franklin na América e William Watson(1715-1787) na Inglaterra independentemente chegaram a mesma conclusão:todos os materiais possuem um tipo único de “fluido elétrico”.
    Em 1600 foi conhecida a força elétrica quando perceberam que uma força repulsiva ou atrativa diminuíam quando as cargas eram separadas.
    No século XVIII foi feita a famosa experiência de Luigi Aloisio Galvani em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. Essa diferença foi atribuída por Alessandro Volta ao fazer contato entre dois metais a perna de uma outra rã morta.
    Os raios é um tipo de eletricidade natural, e de grande perigo,muitos raios ocorrem dentro das nuvem,eles caem nos pontos mais altos.

    Aluna:Bianca Ruman
    Série:3ano A

    ResponderExcluir
  24. História da Eletricidade
    Foi descoberta pelo filosofo Tales de Mileto, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
    Força elétrica
    A força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Priestley deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator.
    Potencial elétrico
    É a capacidade que um corpo energizado tem de atrair ou repelir outras cargas elétricas.
    Bateria
    Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria. A bateria separa cargas elétricas através de reações químicas.
    Tensão
    É uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária.
    CHOQUE ELÉTRICO
    É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte da pessoa.
    Raios
    É um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra, é um tipo de eletricidade natural.

    Aluna: Nathalia Cebalho da Silva
    3ano A

    ResponderExcluir
  25. História da Eletricidade
    Foi descoberta por um filosofo chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo. Do âmbar surgiu o nome eletricidade.
    Força elétrica
    É a capacidade de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas, a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas.
    Potencial elétrico
    É a quantidade de trabalho necessário para mover um corpo energizado de um ponto de referência a um ponto específico contra o campo elétrico.
    Bateria
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. A capacidade elétrica da bateria para realizar trabalho é denominada Força Eletromotriz, ou fem.
    Tensão
    É uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária.
    CHOQUE ELÉTRICO
    É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo
    Raios
    É um tipo de eletricidade natural, que ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. Provocando um curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampères.

    Aluno: Anderson Cebalho Miranda
    3 ano A

    ResponderExcluir
  26. A eletricidade foi descoberta por Tales de Mileto ao esfregar um âmbar a um pedaço de palha de carneiro ele observou que os pedaços de palha e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo âmbar.Foi pelo âmbar que surgiu o nome eletricidade.Em 1672 Otto inventou uma máquina geradora de cargas elétricas.Em 1.600 já era conhecido que a força repulsiva ou Atrativa da eletricidade diminuía quando as cargas eram separadas.
    Por acidente Galvani descobriu o potencial elétrico isso fez com que houvesse as definições de voltagens e a criação da bateria que foi inventada por Alessandro volta.
    A tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica. Já o choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano.
    O raio é um tipo de eletricidade natural ocorre quando uma nuvem se carrega eletricamente.


    Aluna:Geiciely Valadares
    3anoB

    ResponderExcluir
  27. teles de mileto descobriu a eletricidade ao esfregar um ambar a um pedaço de pele de carneiro,observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraidos pelo proprio ambar no seculo xvii iniciou estudo sobre a eletricaçao por atrito,graças a otto vom guericke. aluno; higo lira jurupi 3ano b

    ResponderExcluir
  28. Tales de Mileto descobriu a eletricidade ao esfregar um âmbar a um pedaço de de pele de carneiro,e observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo âmbar.
    Em 1800 ,a bateria foi inventada por Alessandro Volta ,quando ele conseguiu amplificar o efeito pelo emplilhamento de peças feitas de cobre,zinco é papelão úmido.
    Só Raios são uma descarga atmosférica.
    O Raio é um tipo de eletricidade natural, e de grande perigo, muitos raios ocorrem dentro das nuvens ,eles caem em pontos mais altos.
    ALUNO:Paulo Victor
    Série: 3°anoB

    ResponderExcluir
  29. A eletricidade foi desvendada pelo filósofo grego Tales de Mileto, o filósofo em um experimento esfregou um âmbar e um pouco de pele de carneiro. Ao fazer isso ele reparou que fragmentos de palhas e pedaços de madeira se atraiam pelo âmbar. 
     A partir do século XVII alguns estudos sobre a eletricidade começaram a ser feitos, como a eletrificação por atrito pelo físico alemão Otto Von Guericke que inventou a máquina produtora de cargas elétricas. 
    No século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são “elétricas” assim eles descobriram as cargas positivas e negativas . A Eletricidade  repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto.
    Em 1600 foi conhecida a Força Elétrica quando perceberam que uma força repulsiva ou atrativa diminuíam quando as cargas eram separadas.
    Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator.
    Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    o Galvani concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã. 
    Alessandro Volta, usou o conhecimento dessa experiência para fazer contato entre dois metais e uma perna de outra rã morta. Graças a isso Alessandro inventou a pilha voltaica que era uma série de discos de zinco e cobre especificamente alterados e divididos por papelão molhado com água salgada. Por causa dessa invenção foi alcançada uma fonte de corrente elétrica estável.
    Tensão tem a capacidade de realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica. O Choque Elétrico é uma passagem da eletricidade pelo o corpo humano gerando alguns efeitos fisiológicos graves e até a morte
    ... John Frederic Daniell inventou pilhas mais eficiente que as pilhas de Volta que era muito famosas na época.
    Heinrich Hertz através de suas experiências ele começou a estudar as propriedades da onda eletromagnéticas
    e Guglielmo Marconi utilizar as ondas de rádio no seu telegrafo sem fio.
    O Raio é uma eletricidade natural muito perigosa pois carrega uma quantidade enorme de eletricidade.

    Turma : 3Ano C°
    Aluna : Luz Clarita Vasconcelos

    ResponderExcluir
  30. O texto trata sobre a eletricidade 
    descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, seu criador um grego chamado Thales de Mileto.
    Que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.Os estudos de Thales foram continuados por diversas personalidades, como o médico da rainha da Inglaterra Willian Gilbert, que, em 1600, denominou o evento de atração dos corpos de eletricidade.Em 1730, o físico inglês Stephen Gray identificou que, além da eletrização por atrito, também era possível eletrizar corpos por contato (encostando um corpo eletrizado num corpo neutro).
    Aluno: clesley Júnior
    Turma: 3° A

    ResponderExcluir
  31. A eletricidade foi descoberta pelo filósofo grego Tales de Mileto, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, então ele percebeu que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Assim, a partir do século XVII foram iniciados os primeiros estudos sobre o assunto, por Otto von Guericke. Então em 1672 foi criada a primeira máquina geradora de cargas elétricas, no entanto, depois disso Stephen Gray levantou os primeiros estudos sobre condutores e isolantes elétricos.
    Depois de alguns séculos foi provado a existencia de outras substancias elétricas e que elas apresentam 2 efeitos eletricos. Devido a isso se sabe que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinal contrário se atraem.
    Através de um acidente durante o século XVIII foi descoberto o Potencial Elétrico, através disso houve as definições voltagem e a criação da bateria. Alessandro Volta, um professor da Universidade de Pavia,em 1800 inventou a bateria. Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.
    A descarga atmosferica ou raio, ocorrem em torno de todo o globo terrestre. Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente, os raios saem ou da nuvem em direção a terra, ou até da terra para a nuvem. Os raios que se formam dentro das nuvens não oferece perigo para quem está na terra, no entanto eles criam perigo para os aviões.

    Aluno : Itamar Braz Padovan
    3° A, Matutino

    ResponderExcluir
  32. O texto relata que o filósofo grego tales de mileto ,que descobriu a eletricidade. Por meio do atrito do âmbar a um pedaço de pele de carneiro. E do âmbar q surgiu o nome de eletricidade .Em 1672 ,orto inventa uma máquina geradora de carga elétrica ,onde a esfera de enxofre atrita-se em terra seca .E depois de várias experimentos ,eles descobriu as cargas positivas e negativas .
    Forças elétricas ,em 1600 já era conhecida a força repulsiva ou atrativa diminui quando as cargas eram separadas .foi abordado primeiro por Joseph Priestley ,ele seduz que a distância entre dois corpos pequenos carregados e aumenta por um fator ,as força entre eles reduz .A prova de priestley foi tão simples que ele mesmo não se convenceu .O assunto não foi resolvido até 18 anos depois ,por John Robinson da Escócia fez medidas diretas das forças elétricas .
    Potencial elétrico no século 18 ,o cientista italiano Luigi Galvani ,começou no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria .Galvani conclui que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã ,entretanto o efeito era devido a transferência de um fluido ,ou eletricidade animal ,em vez de eletricidade convencional .
    Em1800 ,Alexandro volta conseguiu ampliar o efeito pelo empilhamento de placas feito de cobre ,zinco e papelão úmido e fazendo isso ele criou a bateria .
    Tensão e uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de quantidade de carga elétrica. Ex:a voltagem medido em eletrocardiograma que fica em torno de 5milivolts ,as tensão das tomadas de casa e de 220v e além disso existe 1omil volts,existente entre uma nuvem carregada e o chão ,necesario pra produzir o relâmpago .
    Choque elétrico :a eletricidade e uma necessidade para civilização moderna .mas uma invenção de uso prático foi do para-raios de Benjamin Franklin .
    Depois de um tempo ,São feitas as experiências de decomposição da água .Em 1802 Humphry Dary separa eletronicamente o sódio e potássio .
    Raios e um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica .os raios ocorrem por que as nuvens se carregam eletricamente .e caem sempre em lugares altos por que acha menos caminho entre a nuvem e e terra
    3B aluna:luciana

    ResponderExcluir
  33. O texto acima refere a eletricidade que é uma das áreas da física de bastante importância que é associado a cargas elétricas e também a eletricidade é dividida em três partes bastante conhecidas:Eletrostática ,eletrodinâmica e eletromagnetismo.
    Diante que a eletricidade é um fenômeno que é associado a cargas elétricas ,foi na Grécia que a eletricidade teve suas primeiras definições por um grande filosofo conhecido como Tales de Mileto que ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Mas somente em 1672 com os estudos de Otto Von Guericke foi ter o estudo sobre eletrificação por atrito , tempos depois Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos.
    Força Elétrica-A força elétrica é a capacidade de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas. Desde 1600 já era bastante conhecida.
    Potencial elétrico-é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas.
    Bateria-baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Por isso, elas são geradores elétricos , são gerador elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica.
    Tensão-é a grandeza de força de tração exercida a uma corda, a um cabo ou a um sólido similar por um objeto. Dispositivos para o desenvolvimento de tensão inclui baterias, geradores, transformadores e geradores de Van de Graaff.
    Choque elétrico-Dependendo da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo humano, os efeitos do choque elétrico podem ser desde formigamentos até a morte. Os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano.
    Raios-Ele é um fenômeno natural que acontece em toda parte da terra . Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. Um raio dura em média meio segundo. Nesse intervalo de tempo vários fenômenos ocorrem, entre eles os fenômenos físicos e climáticos.
    Aluno(A)-Gabrielle Sabino
    3-Ano-A

    ResponderExcluir
  34. o texto refere a História da Eletricidade em que Tales de Mileto descobriu a eletricidade por meio do atrito do âmbar, um pedaço de pele de carneiro e percebeu através de uma madeira que começava a ser atraídas pelo próprio âmbar.
    Em 1672 ,Orto inventa uma máquina geradora de carga elétrica ,onde a esfera de enxofre atrita-se em terra seca .E depois de várias experimentos ,ele descobriu as cargas positivas e negativas .
    observando a esses experimentos pode destacar que cargas do mesmo sinal se repelem e de sinais diferente se atraem.
    Força elétrica é a capacidade de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas, a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas.
    Já o potencial elétrico foi descoberto por um eventual acidente, e graças a ele houve as definições de voltagem e a criação da bateria. Esta última foi inventada por Alessandro.
    Tensão elétrica é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária, assim deu o exemplo de:a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V.
    Choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial ,e Com essa invenção, obteve pela primeira vez uma fonte de corrente elétrica estável. Por isso, as investigações sobre a corrente elétrica aumentaram cada vez mais.
    e por ultimo os Raios que é um fenômeno natural da terra, ou seja são cargas de sinais opostos entre as nuvens que quando é atraída provoca uma grande descarga elétrica.

    aluno: Eliel Sebastião Hurtado Massai
    3-ano-C

    ResponderExcluir
  35. O texto se refere a descoberta feita por por um filosofo grego chamado Tales de Mileto, que descobriu a Eletricidade, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar(Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo), que logo depois se deu o nome de eletricidade.
    No século XVI William Gilbert afirmou que muitas outras substâncias são elétricas, podendo apresentar dois efeitos elétricos. Então ficou provado que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo o posto. Definiu- se que em um sistema isolante a eletricidade é constante.
    Com isso, ficou definido que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto. Logo, ficou definido que a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado é constante.
    Aluno:Ryan Meira
    Turma: 3 Ano B

    ResponderExcluir
  36. História da Eletricidade
    Foi descoberta pelo filosofo grego Tales de Mileto, ao atritar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, o pedaço de âmbar passava a atrair para si pedaços de palhas e fragmentos de madeira. Âmbar é um mineral translúcido dele que surgiu o nome eletricidade.
    Força elétrica
    É a capacidade de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas, que diminuía quando as cargas eram separadas.
    Potencial elétrico
    Capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho. O cientista Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. E concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã.
    Bateria
    É um dispositivo que transforma em corrente elétrica a energia desenvolvida em uma reação química. Em 1800, Alessandro Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido e fazendo isto ele inventou a bateria.
    Tensão
    É uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária e pode ser calculada através da lei de Ohm, onde a tensão elétrica é igual a corrente elétrica vezes a resistência elétrica.
    CHOQUE ELÉTRICO
    É a passagem de uma corrente elétrica através do corpo humano, utilizando-o como um condutor. Podendo causar efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte.
    Raios
    O que são raios?
    São descargas elétricas que ocorrem quando as nuvens se carregam eletricamente.O raio provoca o curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampères. Quando o raio cai em algum local, é capaz de ferir, incendiar, derrubar arvores etc.

    Aluna: Gabriela Calixto
    Turma: 3 ano A

    ResponderExcluir
  37. aluno;MARCELO URUPE PACHURI
    turma;3ano B

    HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
    A eletricidade foi descoberta por um filosofo chamado Tales de Mileto,que foi esfregado um pedaço de pele de carneiro onde o pedaço era atraido pela própria ambar ele foi surgido no século XVII,que foram iniciado ao estudo sistemático,já 1672,Otto inventa uma maquina gerada a uma carga elétricas onde a esfera de enxofre era girada e atritando-se em uma terra seca,as Ambar é mineral translucido quase amarela ,no ano 600a.C,os gregos descobriram um peculiar propriedade de material;que quando um pedaço de um pelo de um animal ,as ambar ea habilidade por atrair pequenos pedaços de uma plumas.
    Quando uma pele da ambar adquire uma Eletricidade de Resina que um vidro quando friccionado a seda adquire que eles chamaram de eletricidade vitrea que onde são descobrida as cargas positivas e negativas.

    ResponderExcluir
  38. A eletricidade foi descoberta por Tales de Mileto,ao esfregar o âmbar(é um mineral translúcido, quase amarelo) em um pedaço de pele de carneiro e observou que pedaços de palha e madeira começaram a ser atraídas,do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.
    Em 1672, Otto inventa uma máquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca.
    Dois mil anos depois, no século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são elétricas e que elas podem apresentar dois efeitos elétricos. Quando friccionado com peles o âmbar adquire uma “eletricidade de resina”, entretanto o vidro quando friccionado com a seda adquire o que eles chamaram de “eletricidade vítrea”, o que eles descobriram foram as cargas positivas e negativas. Eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto.
    Força elétrica
    Já era conhecido em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi primeiro abordada de uma forma numericamente exata, ou quantitativa, por Joseph Priestley, um amigo de Benjamin Franklin. Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator. Por exemplo, se a distância cargas é triplicada, a força resultante diminui para um nono do valor anterior.
    Potencial elétrico
    Por causa de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que culminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria. Em 1780, um dos assistentes de Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    Bateria
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica. Uma bateria pode produzir cargas, por exemplo, para forçá-las através do filamento de uma lâmpada incandescente. 
    Tensão
    Seja como uma fem ou um potencial elétrico, tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Para exemplificar tensão tem-se: a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V, e além disso tem-se o enorme potencial de 10 mil volts existente entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago.
    CHOQUE ELÉTRICO
    É a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial (D.D.P), capaz de fazer com que circule uma corrente tal que provoque efeitos no organismo.

    Aluna: Pamyla de Almeida Antero.
    Turma: 3°B Vespertino.

    ResponderExcluir
  39. O texto, conta a história da eletricidade. Foi descoberta pelo filósofo grego, Tales de Mileto. O nome eletricidade, surgiu do âmbar (âmbar é um mineral translúcido, quase amarela).
    Próximo ao ano 600a.c, os gregos descobriram uma propriedade peculiar do âmbar: ao ser esfregado com um pedaço de pelo de animal, o âmbar desenvolve habilidade de atrair pequenos pedaços de plumas.
    Eletricidade de mesmo tipo se repele e tipo oposto se atrai. Em 1747, Benjamim Franklin na América e Willian Watson na Inglaterra, chegaram a uma mesma conclusão: todos os materiais possuem um único tipo de "fluido elétrico", que podem penetrar livremente no material, mas não pode ser criado nem destruído.
    Franklin definiu o fluido, que correspondia a eletricidade vítrea, como positiva e a falta de fluido como negativo.
    Em 1600 já era conhecido que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas.
    Tensão é uma medida de capacidade de um sistema, para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária.
    É considerado um fenômeno natural e que ocorre em todas as regiões da terra, a descarga atmosférica, conhecida também como raio, faísca ou corisco.
    O raio provoca curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio, passa uma corrente elétrica de milhares de amperes.
    Apesar das correntes dos raios serem muito elevadas, elas circulam durante um tempo muito curto. Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra pra nuvem ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.
    Os raios caem nos pontos mais altos, pois sempre procuram achar caminho entre a nuvem e a terra...




    ALUNA: *JULIANA CHUÉ FLORES*
    TURMA: 3° ano A

    ResponderExcluir
  40. O texto relata que o filósofo grego tales de mileto ,que descobriu a eletricidade. Por meio do atrito do âmbar a um pedaço de pele de carneiro. E do âmbar q surgiu o nome de eletricidade.Potencial Elétrico Em 1780, um dos assistentes de Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    Bateria Em 1800, Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.
    Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.
    Tensão tensão é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Para exemplificar tensão tem-se: a voltagem medida em eletrocardiogramas, que fica em torno de 5milivolts, a tensão disponível nas tomadas das casa de 220V, e além disso tem-se o enorme potencial de 10 mil volts existente entre uma nuvem carregada e o chão, que é necessário para a produção de um relâmpago.
    Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra pra nuvem ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.
    Os raios caem nos pontos mais altos, pois sempre procuram achar caminho entre a nuvem e a terra.
    Aluna: Karla L. de Souza Brito 3anoC

    ResponderExcluir
  41. O texto acima se trata do surgimento da eletricidade, descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto, ele teve essa descoberta ao esfregar um âmbar a uma pele de carneiro, ao fazer isso ele notou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira eram atraídos pelo âmbar. Do âmbar surgiu o nome eletricidade, depois surgiram¬-se vários estudos, sobre a eletrificação por atrito, feitas por Otto von Guericke. Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo. Em 1747, Benjamin Franklin na América e William Watson (1715-1787) na Inglaterra independentemente chegaram a mesma conclusão: todos os materiais possuem um tipo único de “fluido elétrico”. Franklin definiu que, subsequentemente, as amostras do mesmo tipo se atraem, enquanto aquelas de tipos opostos se repelem. Por causa de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que culminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria. Alessandro Volta, um professor da Universidade de Pavia,em 1800 inventou a bateria. Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.A descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e outro polo ligado na terra.Os raios saem ou da nuvem para terra, ou da terra para a nuvem (fenômeno raro, mais que acontece), ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.

    Nome:Kethillen gomes ferreira
    Serie:3 Ano B

    ResponderExcluir
  42. Em 1672,Otto inventa uma maquina geradora de cargas eletricas onde uma esfera de enxofre gira constante atritando em terra seca tem positivo e negativo.
    A força elétrica ja era conhecido como a força republica ou atrativos.em 1767,priestly indiretamente deduziu que quando a distancia que quando a distância entre 2 pequenos corpos carregados é aumentada por um fator as forças entre os corpos são reduzidos pelo quadrado do fator.
    Galvani noticiou que uma perna de rã dessecada se contrária quando ele tocava seu nervo com um escalpelo,uma bateria separava cargas eletricas através de reações químicas.
    Os raios normalmente eles caem em pontos mais altos,pois procuram achar menos caminho.
    ALUNO:Marcos Alexandre Bassan
    Turma:3°ano"C"

    ResponderExcluir
  43. A Descoberta do filosofo grego Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.. Em 1747, Benjamin Franklin na América e William Watson (1715-1787) na Inglaterra independentemente chegaram a mesma conclusão: todos os materiais possuem um tipo único de “fluido elétrico”. Franklin definiu que, subsequentemente, as amostras do mesmo tipo se atraem, enquanto aquelas de tipos opostos se repelem. Por causa de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que culminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria. Alessandro Volta, um professor da Universidade de Pavia,em 1800 inventou a bateria. Apesar das correntes dos raios serem muito elevadas, elas circulam durante um tempo muito curto. Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra pra nuvem ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.
    Os raios caem nos pontos mais altos, pois sempre procuram achar caminho entre a nuvem e a terra.

    Guilherme de Lima Teixeira 3° A

    ResponderExcluir
  44. A eletricidade foi descoberta pelo filósofo grego Tales de Mileto, ao esfregar um âmbar em um pedaço de pele de carneiro, observou que objetos eram atraídos pelo próprio âmbar. Em 1747 Benjamin Franklin na América e William Watson (1715-1787) chegaram a conclusão de que todos os minerais, assim como o âmbar possui um tipo único de fluído elétrico, com a ação da fricção esse fluído é transferido de um corpo para o outro.
    Em decorrência de um acidente, no século XVIII o cientista italiano Luigi Galvani começou uma cadeia de eventos que terminaram no desenvolvimento do conceito de voltagem e a invenção da bateria. Galvani concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã. Ele, erroneamente pensou, entretanto, que o efeito era devido à transferência de um fluido, ou “eletricidade animal”, em vez da eletricidade convencional. Além de Galvani outro italiano Alessandro Volta usou seu conhecimento para criar a bateria. Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica.
    Tensão nada mais é que uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária. Vários dispositivos desenvolvem tensão, como baterias, transformadores e geradores.
    O conceito de choque elétrico nada mais é que a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial (D.D.P), capaz de fazer com que circule uma corrente tal que provoque efeitos no organismo.
    Os raios são um tipo de eletricidade natural ocasionado por uma descarga atmosférica, sendo assim, as nuvens funcionam como um polo de uma bateria e a terra o outro polo, o raio se transforma dessa forma no fio condutor entre um e outro ocasionando um curto circuito de correntes de vários milhares de amperes.

    Gênica
    3° Ano A.

    ResponderExcluir
  45. A eletricidade foi descoberta por Tales de Mileto e foi detectada ao se esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro. Com isso, em 1672 foi criada a primeira máquina geradora de cargas elétricas, no entanto, depois disso, Stephen Gray levantou alguns estudos sobre os condutores e isolantes elétricos, e assim, ficou definido que a eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto.
    O potencial elétrico foi descoberto por um eventual acidente, e graças a ele houve as definições de voltagem e a criação da bateria.
    A bateria foi inventada por Alessandro Volta através das combinações placas de cobre, zinco e papelão úmido. Anos mais tarde, as pilhas de Volta foram substituídas pelas pilhas de Daniell, e em 1885 Heinrich Hertz inicia seus estudos sobre as propriedades ondas eletromagnéticas.
    Os raios são exemplo de eletricidade natural, que ocorrem quando uma nuvem se carrega eletricamente. Este provoca um curto-circuito da nuvem para a terra, e acontecem da nuvem para terra ou vice-versa. Normalmente eles caem em pontos mais altos, pois procuram achar um caminho menor.


    Aluna: Bruna Picada
    Turma: 3° A

    ResponderExcluir
  46. O texto acima relata a história da eletricidade, descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Que No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Depois de dois mil anos depois, no século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são “elétricas” e que elas podem apresentar dois efeitos elétricos. Quando friccionado com peles o âmbar adquire uma  “eletricidade de resina”, em que descobriram as cargas as cargas positivas e negativas. Eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto.
    Força elétrica: conhecida em 1600 que a força repulsiva ou atrativa diminuía quando as cargas eram separadas. Essa relação foi abordada por Joseph Priestley deduzindo que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator. 
    Potencial elétrico: no século XVIII, o cientista Luigi Galvani por meio de um acidente começou a desenvolver o conceito de voltagem e a invenção da bateria.
    Bateria: por meio de experimentos, Galvani descobriu que uma perna de rã poderia se contrair quando presa por um gancho bronze em uma treliça de aço. Já o professor da Universidade de Pavia, Alessandro Volta, afirmou que o bronze e o aço, separados por um tecido úmido de rã, geravam eletricidade, e que a perna de rã era apenas um detector.
    Tensão: é uma medida da capacidade de um sistema para realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica unitária.
    Choque elétrico: é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte do indivíduo.
    Raio: é a descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. É um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.

    Aluna:Amanda Cristina
    3° ano A

    ResponderExcluir
  47. A eletricidade foi desvendada pelo filósofo grego Tales de Mileto, o filósofo em um experimento esfregou um âmbar e um pouco de pele de carneiro. Ao fazer isso ele reparou que fragmentos de palhas e pedaços de madeira se atraiam pelo âmbar.
    A partir do século XVII alguns estudos sobre a eletricidade começaram a ser feitos, como a eletrificação por atrito pelo físico alemão Otto Von Guericke que inventou a máquina produtora de cargas elétricas.
    No século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são “elétricas” assim eles descobriram as cargas positivas e negativas . A Eletricidade repele o mesmo tipo e atrai o tipo oposto.
    Em 1600 foi conhecida a Força Elétrica quando perceberam que uma força repulsiva ou atrativa diminuíam quando as cargas eram separadas.
    Em 1767, Priestley indiretamente deduziu que quando a distância entre dois pequenos corpos carregados é aumentada por um fator, as forças entre os corpos são reduzidas pelo quadrado do fator.
    Galvani noticiou que uma perna de rã dissecada se contraria, quando ele tocava seu nervo com um escalpelo. Outro assistente achou que tinha visto uma faísca saindo de um gerador elétrico carregado ao mesmo tempo.
    o Galvani concluiu que a eletricidade era a causa da contração muscular da rã.
    Alessandro Volta, usou o conhecimento dessa experiência para fazer contato entre dois metais e uma perna de outra rã morta. Graças a isso Alessandro inventou a pilha voltaica que era uma série de discos de zinco e cobre especificamente alterados e divididos por papelão molhado com água salgada. Por causa dessa invenção foi alcançada uma fonte de corrente elétrica estável.
    Tensão tem a capacidade de realizar trabalho por meio de uma quantidade de carga elétrica. O Choque Elétrico é uma passagem da eletricidade pelo o corpo humano gerando alguns efeitos fisiológicos graves e até a morte
    ... John Frederic Daniell inventou pilhas mais eficiente que as pilhas de Volta que era muito famosas na época.
    Heinrich Hertz através de suas experiências ele começou a estudar as propriedades da onda eletromagnéticas
    e Guglielmo Marconi utilizar as ondas de rádio no seu telegrafo sem fio.
    O Raio é uma eletricidade natural muito perigosa pois carrega uma quantidade enorme de eletricidade.

    Polianne Lorrayne 3 A, Matutino

    ResponderExcluir
  48. Bom o texto diz a respeito da historia da eletricidade com função também conta quem a descobriu de um modo especial Tales de Mileto descobriu da seguinte maneira simples esfregando uma especie de resina fácil chamada âmbar em uma pele de carneiro foi assim que o tal no notou fenômenos que indicaria um cadeia de estudos nos próximos anos seguintes decorridos do nome Eletricidade por um físico alemão chamado Otto von Guericke criador da maquina de cargas por sua vez ''Elétricas" logo em seguida o estudo e descobertas não terminou por sua vez surgia cada vez mais descobertas como as baterias porem essa fase das baterias houve melhoramentos por parte dos físicos ate chegar um perfeição especial, desta maneira ate os dias de hoje novos tipos de baterias são estudados, á também tipos de eletricidades especiais naturais como os raios que são descargas elétricas muito altas de intensidade que acontece em nossa atmosfera que são gerados também por razão do atrito como aconteceu no descobrimento citado no começo desse comentário.

    Aluna: Débora da Silva Miranda

    3 ano B vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fácil
      *Fóssil

      Aluna: Débora da Silva Miranda

      3 ano B vespertino

      Excluir