sexta-feira, 27 de julho de 2018

3° BIMESTRE - TEXTO 1


Gaiola de Faraday, o que é? Qual a sua aplicação?
Hoje vamos falar da famosa Gaiola de Faraday! Então se você ainda não a conhecia ou tem dúvidas sobre a sua aplicação, te convido a continuar com a gente neste artigo e ficar por dentro de como ela surgiu e como ela pode salvar sua vida, vamos lá pessoal!
O que é Gaiola de Faraday?
A Gaiola de Faraday surgiu no ano de 1836, a partir de um experimento realizado pelo físico inglês Michael Faraday. Esta gaiola é uma forma de impedir a entrada de campo elétrico e campo magnético no interior de superfícies e estruturas condutoras. Uma curiosidade é que unidade de capacitância Faraday, foi batizada com este nome em homenagem ao Michael Faraday
Faraday descobriu que o campo elétrico quando aplicado a uma superfície ou estrutura com extremidades condutoras, faz com que a superfície produza cargas elétricas opostas ao campo elétrico ou seja, estas cargas opostas cancelam o campo elétrico externo criando uma barreira que impede a entrada do campo elétrico no interior da superfície, assim como você pode ver na imagem abaixo.

Essa barreira demonstrada na imagem anterior também é chamada de blindagem eletrostática e para comprovar os seus estudos, Faraday construiu uma gaiola de metal carregada eletricamente por um gerador de alta tensão e entrou nela gaiola para provar que era segura permanecer no seu interior! Daí surgiu o nome “Gaiola de Faraday”.

Qual a aplicação da Gaiola de Faraday?

Portanto, a Gaiola de Faraday é uma barreira de proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados. Ela tem uma enorme aplicação prática e um dos maiores exemplos encontrados em nosso dia a dia é o aparelho de micro-ondas, ele possui um revestimento interno apropriado para conter as ondas eletromagnéticas apenas em seu interior. Outro bom exemplo são os carros que também podem funcionar como uma Gaiola de Faraday.
A Gaiola de Faraday permite criar uma barreira de isolação em dispositivos elétricos e eletrônicos de forma que o campo elétrico ou magnético gerado no interior de um dispositivo não cause interferências em outros dispositivos próximos a ele.
Um bom exemplo disso são as fontes de alimentação como mostra na imagem abaixo, elas conseguem impedir a saída de sinais e também impedem que outros sinais interfiram no seu funcionamento interno. Uma proteção de metal impede a fuga de sinais eletromagnéticos que podem interferir em outros dispositivos próximos a ele, os furos na superfície servem para facilitar a ventilação e o resfriamento de suas partes internas que geram calor durante seu funcionamento.


As fontes de alimentação são ótimos exemplos de equipamentos que atuam como uma Gaiola de Faraday
Continuando nas aplicações práticas, partimos para os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas! A proteção contra raios elétricos na edificação é coberta de todos os lados por um cabo condutor de eletricidade aterrado em vários pontos desta edificação sendo assim, cria-se uma proteção para todas as pessoas e objetos no interior deste edifício, impedindo que a descarga de um raio possa afetar os seus habitantes.

Entenda como funciona a Gaiola de Faraday em um edifício!


            Como criar uma Gaiola de Faraday?
A criação de uma gaiola de Faraday experimental é muito simples e pode ser feita com materiais comuns utilizados diariamente em uma residência. Veja o passo a passo para criar uma gaiola de Faraday a seguir:
Material necessário:
  • 1 Folha papel alumínio
  • 1 Rádio pequeno
O primeiro passo se você for utilizar um rádio é sintonizar em um estação em que o som esteja o mais alto possível e que tenha o mínimo de ruído, isso vai facilitar a percepção da perda do sinal. O segundo passo é envolver o rádio no papel alumínio, se possível enrole o papel alumínio em várias camadas. Em seguida você pode observar como é facilmente perceptível a queda da intensidade do sinal, podendo inclusive transmitir apenas ruídos.
Conclusão
A Gaiola de Faraday apesar de ter sido descoberta há muitos anos atrás, ainda sim é extremamente útil e largamente utilizada nos dias atuais. A sua aplicação oferecendo uma barreira de proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados, protege as pessoas de vários riscos e permite uma melhor utilização dos dispositivos eletroeletrônicos, impedindo a saída ou a entrada de sinais que podem interferir no seu funcionamento.
Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/gaiola-de-faraday-o-que-e-qual-a-sua-aplicacao/

33 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O texto acima fala sobre a gaiola de Faraday .Surgida no ano de 1836 a partir de um experimento feito por um físico inglês chamado Michael Faraday ,está gaiola impede a entrada de campo elétrico e campo magnético em superfícies e estruturas condutoras !
    O físico descobriu que o campo elétrico quando aplicada a uma superfície produz cargas oposta assim cancelam o campo elétrico criando uma barreira que impede a entrada do campo eletrico ou seja a gaiola é uma barreira de proteção.
    O texto cita como exemplo o micro-ondas , o mesmo possui um revestimento interno aprimorado para conter as ondas eletromagnéticas apenas em seu interior , o texto nos relata que uma proteção de metal impede a fuga de sinais eletromagnéticos que podem interferir em outros dispositivos próximos a ele.
    O texto também explica como criar uma gaiola de Faraday!
    E explica que se você sintonizar em uma estação em que o som esteja o mais alto possível é que tenha o mínimo de ruído isso vai facilitar a percepção da perda do sinal.
    A gaiola de Faraday apesar de ter sido descoberta há muito tempo ela é útil nos dias atuais.
    Ela recebeu o nome de gaiola de Faraday em homenagem ao físico .

    Aluna:Samara de Castro Eguez
    3°ano"B"

    ResponderExcluir

  3. Michael Faraday foi um físico e químico britânico do século XIX, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Os seus trabalhos mais conhecidos estão relacionados com a eletricidade e o magnetismo. Faraday foi o grande inventor da blindagem elétrica, ou melhor, da gaiola de Faraday, concretizada em 1836.
    O físico fez o experimento com o objetivo de demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui um campo eléctrico nulo no seu interior. Isso acontece porque as cargas se distribuem de forma igualitária na parte mais externa da superfície condutora. Ademais, vale ressaltar que, um objeto condutor é aquele que permite que os elétrons se desloquem facilmente. (Os metais, são ótimos condutores de eletricidade).
    Para provar esse efeito, Faraday construiu uma gaiola de metal carregada por um gerador de alta voltagem e colocou um eletroscópio no seu interior para provar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. O próprio Faraday entrou na gaiola para provar que seu interior era seguro.
    Assim, nos dias atuais usamos esse experimento, na qual foi adaptado para ser usado em diversas funções. Uma das mais conhecidas, e utilizadas por todos são os automóveis, aviões, alguns instrumentos e aparelhos que “sofrem” o efeito da gaiola de Faraday, uma vez que, possuem o intuito de melhor proteger os indivíduos e cada vez mais aprimorar tal experimento deixado como legado por Michael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALUNA : EVELLI SIVIERO DE SOUZA 3º ANO "A"

      Excluir
  4. Discente: Élida da Silva Cunha.
    Turma: 3º Ano "A". MATUTINO.


    A Gaiola de Faraday foi criada através de uma experiência realizada pelo químico e físico inglês Michael Faraday, no ano de 1836. No decorrer de sua vida Michael desenvolveu diversos trabalhos sobre variados assuntos, dentre eles estavam a eletricidade e o magnetismo. E são desses dois campos (elétricos e magnéticos) que Faraday impediu de adentrar na superfície/estrutura que elaborou ( a Gaiola de Faraday).
    Estudando trabalhos desenvolvidos anteriormente por outros cientistas e realizando seus experimentos e observações, Faraday constatou que a carga (presente nos elétrons) de um material condutor envolvia o seu exterior e não afetava o interior do material e para provar sua hipótese ele construiu uma “gaiola” revestindo uma sala de metal e realizando descargas de energia sobre ela por meio de um gerador demonstrou que seu interior não era afetado, pois para demonstrar e não deixar dúvidas, Michael Faraday entrou na sala eletrizada externamente e comprovou que nada acontecia internamente, já que as cargas passando por um “fenômeno” elétrico formam uma barreira.
    Atualmente o conhecimento sobre este assunto pode até mesmo salvar vidas, pois vários materiais do nosso cotidiano funcionam como uma Gaiola de Faraday, por exemplo um carro que pode trazer proteção contra descargas elétricas em acidentes ou de raios em um dia chuvoso. Além de que as proteções metálicas também são desenvolvidas propositalmente para várias finalidades. Como exemplo possuímos os micro-ondas e as fontes de alimentação, dentre outros objetos que podemos construir até em nossas casas.

    ResponderExcluir
  5. Sou Maísa Zocal Barbosa aluna do 3° ano "B".
    O que entendi sobre a gaiola de Faraday é , que ela surgiu a muito tempo no ano de 1836 ,criada pelo físico Michael Faraday, daí veio o nome em homenagem ao físico que a criou.
    A gaiola de Faraday é uma barreira protetora contra os campos elétricos e magnéticos indesejados . E a gaiola ela é aplicada em diversas coisas , como nos carros . Boom explicando mais sobre o entendimento desse texto é que a gaiola de Faraday permite criar uma barreira de isolação em dispositivos elétricos, fazendo assim que não ocorra interferência em outra dispositivos próximos a eles.
    A gaiola de Faraday pode proteger , contra a descarga elétrica de um raio ou outras descargas atmosféricas e esse tipo é utilizada em prédios, para que quando um raio atinja aquele local, não acabe transferindo a energia para as pessoas que estão no prédio.
    Achei muito interessante, quando li que podemos criar a nossa própria gaiola de Faraday.
    Eu não sabia nada sobre essa gaiola e gostei do texto , porque aprendi mais.
    Terminando , o meu comentário, mesmo a gaiola de Faraday tenha sido criada a 182 anos , ela ainda faz parte de muita coisa hoje em dia , pois é oferece a proteção para a gente hoje em dia.
    Obrigada .

    ResponderExcluir
  6. A gaiola de Faraday teve sua origem no ano de 1836, quem descobriu esse experimento foi o físico Michael Faraday. Essa gaiola tem como objetivo proteger as superfícies condutoras, da entrada do campo elétrico e magnético. A Gaiola de Faraday é uma barreira de isolamento em equipamentos elétricos e eletrônicos de forma que o campo elétrico ou magnético gerado no interior de um mecanismo não cause intervenção em outros dispositivos próximos a ele. É possível desenvolver o experimento em casa e apresentar em feiras de física. Desde então a gaiola de Faraday é usa para melhor utilização de aparelhos eletroeletrônicos.
    Discente: Vitor Emanuel Soares Massavi.
    3º ano B

    ResponderExcluir
  7. O texto acima cita uma especie de invenção criado por Michael Faraday e que recebe o nome de "Gaiola de Faraday".
    A gaiola tem como objetivo isolar dispositivos elétricos fazendo com que o magnetismo ou a eletricidade que contem fora, não consiga se infiltrar em seu interior.
    Por ser um projeto produtivo ,pode-se utilizado de varias formas e constantemente é usado no dia a dia sem ser percebido como em isolamentos de micro-ondas ou até mesmo em automoveis alem de ser utilizado em construçoes para a proteção contra raios.

    ResponderExcluir
  8. Como podemos ver o texto acima está falando sobre o que é Gaiola de Faraday, é a forma de impedir a entrada de campo elétrico e campi magnético.
    Faraday para poder demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo, ela serve para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade, para poder garantir a segurança de instalações perigosas como locais de preparação de explosivos.
    O efeito da gaiola der Faraday também é usada para blindar ondas eletromagnéticas, e também são usadas em laboratórios eletrônicos.
    Aluna: Taynara Da Silva Miranda
    Série: 2anoB

    ResponderExcluir
  9. A Gaiola de Faraday foi concretizada no ano de 1836, pelo químico e físico Michael Faraday, Para mostrar que em um condutor metálico, as cargas se distribuem apenas em sua superfície externa, ou seja, não exercendo nenhuma ação nos pontos internos. A gaiola funciona como uma barreira para impedir a entrada de campo elétrico e magnético. Atualmente uma a Gaiola de Faraday esta presente nos veículos, como carros. Muitas pessoas acreditam que quando um carro é atingido por uma descarga elétrica, os pneus são como isolantes, assim não afetando pessoas ou animais que estejam no interior do veiculo, mas na verdade o que não afeta as pessoas ou animais no interior do veiculo é a estrutura do veiculo que funciona como a Gaiola de Faraday que não permite que a descarga elétrica afeta seu interior.
    Aluno: Thiago Aguiar da Silva
    3 ano A matutino

    ResponderExcluir
  10. Aluno:Angel antonio Ares Garcia
    3°ano "B"

    Como podemos ver o texto fala sobre a gaiola de Faraday, tal objeto é um blindador elétrico foi inventada em 1836 pelo inglês Michael Faraday.
    Por ser um objeto muito útil e comum nós dias atuais o uso de objetos elétricos como esse, um exemplo bem claro disso é o aparelho de micro-onda , devido ao revestimento interno aprimorado para conter as ondas eletromagnéticas apenas em seu interior.
    O texto ainda nos ensina a como criar uma gaiola de Faraday, particularmente eu achei bem interessante pois seria algo bem diferente é curioso apresentar em algum projeto , pois hoje em dia as pessoas não procuram saber o porquê certos objetos que são utilizados em casa tem funções diferentes uns dos outros , é seria uma boa ideia para poder explicar isso .
    Vale ressaltar que a gaiola Faraday é muito importante nos dias atuais , pois evita inúmeros acidentes , é além disso nos ajuda a utilidade de modo correto os objetos eletrônicos .

    ResponderExcluir
  11. O texto acima aborda como tema: A famosa "Gaiola de Faraday".um experimento surgido no ano de 1836,pelo físico inglês, Michael Faraday,com o intuito de impedir a entrada de campo elétrico e campo magnético no interior de uma dada superfície e estruturas condutoras, para que as partes internas ficassem livres de cargas extremas como visto na imagem da figura da Gaiola destacada no texto. A "Gaiola de Faraday" é uma barreira de proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados, considerando que as descobertas feitas por Michael de que um dado campo elétrico ao ser aplicado sobre uma superfície, faz com que produza cargas opostas ao campo elétrico, onde as mesmas acabam criando uma barreira , impedindo a entrada do campo extremo no interior, temos como exemplo do cotidiano atual o aparelho microondas que apresenta seu interior revestido de forma apropriada, possibilitando que as ondas eletromagnéticas de aquecimento permaneçam no interior, temos também o exemplo dos carros que impedem que os campos magnéticos adentrem o interior, permitindo segurança. Dessa maneira apesar de ter sido descoberta a muito tempo atrás, continua sendo útil e utilizado atualmente, protegendo as pessoas de vários riscos e permitindo uma melhor utilização dos dispositivos eletrônicos. Impedindo a saída ou entrada de sinais que possam causar interferência no seu funcionamento.

    Aluna:Leiziane de Oliveira Santos
    " 3 ano B "

    ResponderExcluir
  12. A Gaiola de Faraday foi criada através de uma experiência realizada pelo químico e físico inglês Michael Faraday, no ano de 1836. Atualmente o conhecimento sobre este assunto pode até mesmo salvar vidas, pois vários materiais do nosso cotidiano funcionam como uma Gaiola de Faraday, por exemplo um carro que pode trazer proteção contra descargas elétricas em acidentes ou de raios em um dia chuvoso. Além de que as proteções metálicas também são desenvolvidas propositalmente para várias finalidades. Como exemplo possuímos os micro-ondas e as fontes de alimentação, dentre outros objetos que podemos construir até em nossas casas. O físico fez o experimento com o objetivo de demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui um campo eléctrico nulo no seu interior. Isso acontece porque as cargas se distribuem de forma igualitária na parte mais externa da superfície condutora.
    Aluna:Marielly Cebalho 3º ano A

    ResponderExcluir
  13. No ano de 1836, o físico britânico Michael Faraday fez um experimento para provar os efeitos da blindagem eletrostática. Faraday então, criou uma gaiola de metal que era carregada por um gerador eletrostático de alta voltagem, onde aplicou em seu núcleo um eletroscópio para comprovar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. Com isso, Faraday resolveu "até" entrar na gaiola para confirmar que seu interior era seguro. Por fim, essa experiência ficou famosa pelo nome de "Gaiola de Faraday".
    Bom, esse efeito ( blindagem eletrostática mas conhecido como Gaiola de Faraday ) é muito usado em nosso cotidiano. Podemos perceber pelo exemplo do carro, que atua como a Gaiola de Faraday, caso aconteça de sermos atingidos por uma descarga elétrica, automaticamente somos protegidos por sua superfície metálica, ao contrário do pensamento popular de que são os pneus do carro que fazem essa proteção. Outro exemplo, são as construções, que em função de proteger equipamentos eletrônicos, são feitas utilizando-se da blindagem eletrostática.
    Caso queira "presenciar" essa blindagem, pegue um celular ligado e o embrulhe em um pedaço de papel alumínio, ao ligar com outro celular para o que está embrulhado percebe-se que ele perderá o sinal, ou seja, o alumínio está agindo como a Gaiola de Faraday.

    •Aluna: Caroliny Mota Gaia.
    •Série: 3°Ano "A".

    ResponderExcluir
  14. Aluna: Marinalva Fernanda Cebalho Fernandes.
    Turma: 3º ano “A”

    A Gaiola de Faraday foi criada em 1836 por Michael Faraday um grande físico. Faraday conseguiu observar que em um condutor carregado, a carga que sobrava permanecia apenas no exterior, não tendo influencia com o meio interno, com base nesses estudos ele criou a famosa gaiola de Faraday. Em uma superfície condutora, quando se aplica o campo elétrico a superfície produz cargas opostas, fazendo que elas se anulem, impedindo assim que tenha contato com o meio interno. Dessa forma a Gaiola de Faraday serve como uma proteção aos aparelhos, e o micro-ondas é um grande exemplo da gaiola de Faraday no nosso dia-a-dia, pois não tem contato entre o meio externo e interno, não deixando assim que as micro-ondas saem.

    ResponderExcluir
  15. Aluna:Tauany Rodrigues Fonseca
    3 ano B

    A Gaiola de Faraday foi um invento de Michael Faraday, um físico inglês. Esse equipamento foi criado com a intenção de isolar a entrada de campos elétricos e magnéticos em seu interior.
    A Gaiola de Faraday tem essa aplicação,pois em sua superfície possui extremidades condutoras, assim ela produz cargas elétricas opostas às cargas elétricas exteriores,formando uma barreira .
    Esse mesmo princípio é aplicado em diversas áreas do nosso dia-a-dia, como em um microondas,nos carros, fontes de alimentação elétrica e proteção contra raios em edifícios.

    ResponderExcluir
  16. Aluna: Cinthia Calimério Ramos
    3 ano A

    O físico Michael Faraday foi o idealizador da famosa Gaiola de faraday, realizada através de experimentos no ano de 1836.
    A gaiola de faraday é usada como uma barreira de proteção contra campos eletricos e magnéticos indesejáveis. Tambem ultilizada como fonte de isolação.
    A mesma traz altos benefícios para nossa atualidade, principalmente nos dispositivos eletronicos.
    Atualmente é aplicada nos equipamentos eletronicos transmissores e receptores de sinais por ondas de modo a evitar interferência eletromagnetica.

    ResponderExcluir
  17. Aluna: Michele Pedraça da Silva
    3ª ano A


    Conforme o texto acima relata sobre eletricidade e o e o magnetismo. "Gaiola de Faraday". É um experimento surgido no ano de 1836, pelo físico inglês, Michael Faraday,com o intuito de impedir a entrada de campo elétrico e o campo magnético no interior. Estudando trabalhos desenvolvidos anteriormente por outros cientistas e realizando seus experimentos e observações, Faraday constatou que a carga (presente nos elétrons) de um material condutor envolvia o seu exterior e não afetava o interior do material e para provar sua hipótese ele construiu uma “gaiola” revestindo uma sala de metal e realizando descargas de energia sobre ela por meio de um gerador demonstrou que seu interior não era afetado, pois para demonstrar e não deixar dúvidas, Michael Faraday entrou na sala eletrizada externamente e comprovou que nada acontecia internamente, já que as cargas passando por um “fenômeno” elétrico formam uma barreira. A Gaiola de Faraday apesar de ter sido descoberta há muitos anos atrás, ainda sim é extremamente útil e largamente utilizada nos dias atuais. A sua aplicação oferecendo uma barreira de proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados, protege as pessoas de vários riscos e permite uma melhor utilização dos dispositivos eletroeletrônicos, impedindo a saída ou a entrada de sinais que podem interferir no seu funcionamento

    ResponderExcluir
  18. Aluno: Gabriel Durante de Miranda.
    Turma: 3ª ano A
    A Gaiola de Faraday foi criada em 1836 por Michael Faraday um grande físico. Faraday conseguiu observar que em um condutor carregado, a carga que sobrava permanecia apenas no exterior, não tendo influencia com o meio interno, com base nesses estudos ele criou a gaiola de Faraday. A gaiola de Faraday tinha como objetivo impedir entrada de campo eletromagnético no interior de uma dada superfície. Dessa forma, as estruturas condutoras internas ficariam livres das cargas externas, em nosso cotidiano a inúmeros exemplos que podem ser notados, como por exemplo o aparelho de micro-ondas, que apresenta seu interior revestido de forma adequada. Esse revestimento possibilita que as ondas eletromagnéticas de aquecimento permaneçam no seu interior. Um outro bom exemplo da aplicação da Gaiola de Faraday são os próprios carros, que permitem criar barreiras de isolamento, impedindo campos elétricos ou magnéticos entrarem no interior do carro, numa situação de tempestade, choques elétricos não invadem o interior do carro.

    ResponderExcluir
  19. Como citado no texto acima, a gaiola de faraday surgiu em 1836 pelo fisico Michael Faraday.
    A gaiola cria uma barreira, impedindo que a entrada do campo eletrico e magnetico.
    Exemplo: um celular embrulhado com papel aluminio, impede a entrada de ondas eletro magnetica, quando ligar o celular nao irá receber a ligação, pois a entrada de ondas eletro magnetica esta bloqueada pelo papel alumino.


    Aluna: Andressa Pires Bolandin
    3 ano A

    ResponderExcluir
  20. Como citado no texto acima, a gaiola de faraday surgiu em 1836 pelo fisico Michael Faraday.
    A gaiola cria uma barreira, impedindo que a entrada do campo eletrico e magnetico.
    Exemplo: um celular embrulhado com papel aluminio, impede a entrada de ondas eletro magnetica, quando ligar o celular nao irá receber a ligação, pois a entrada de ondas eletro magnetica esta bloqueada pelo papel alumino.


    Aluna: Andressa Pires Bolandin
    3 ano A

    ResponderExcluir
  21. A Gaiola de Faraday é conhecida no mundo da física pelo seu objetivo e fenômeno que impedi a entrada de campo elétrico e campo de magnésio no interior de superfícies e estruturas condutoras é uma descoberta do seu homenageado faraday ou melhor dizendo Michael Faraday que tem como objetivo básico e geral assim como texto acima afirma é a criação de uma espécie de uma proteção contra campos elétricos e magnéticos o seu fenômeno é aplicado até os dias de hoje em nossas cozinhas no caso do micro-ondas ou fora dela em outras situações. Esse fenômeno pode ser demonstrado facilmente em salas ou em feiras de ciências ao redor do mundo seguindo as instruções do experimento acima citado no texto.

    Aluno: Beneildo Mendes de Miranda.
    Ano: 3 ano A Matutino.

    ResponderExcluir
  22. A gaiola de Faraday, foi inventada e construída pelo físico e químico Michael Faraday em 1837,com objetivo de demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui um campo elétrico nulo no seu interior.
    Para provar que sua invenção era segura, faraday construir uma gaiola de metal carregada por um gerador de alta voltagem e colocou um eletroscópio no seu interior, Então o próprio Farady entrou na gaiola para provar que seu interior era seguro.
    Aluno=Vinnycios Rodrigues de souza
    Série=3ª ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa eu cometi um equívoco, a gaiola de Faraday não surgiu em 1837 igual eu afirmei ai acima, mas sim em 1836.

      Excluir
  23. A Gaiola de Faraday ganhou tal nomeação ao ser realizado um experimento com o físico inglês Michael Faraday para demonstrar que a superfície interna possui campo magnético nulo e que as cargas se distribuem na parte mais externa da superfície condutora. A eficiência desse estudo é utilizada atualmente em nosso dia-a-dia como o micro-ondas e em equipamentos eletrônicos para evitar interferências eletromagnéticas.
    Discente: Roselaine de Oliveira Alexandre
    Turma: 3º "A"

    ResponderExcluir
  24. Gaiola de Faraday é a designação pela qual se tornou conhecida uma experiência efectuada por Michael Faraday, em 1836, para demonstrar que uma superfície condutora electrificada possui um campo eléctrico nulo no seu interior. Isso acontece porque as cargas se distribuem de forma homogénea na parte mais externa da superfície condutora, deixando de haver manifestação de fenómenos eléctricos no seu interior.
    Um condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a sua superfície. Se esse condutor for uma esfera oca, por exemplo, as cargas serão distribuídas pela superfície externa. Visto que as cargas se repelem, tenderão a se afastar o mais possível umas das outras, concentrando-se na periferia. Os efeitos de campo eléctrico criados no interior do condutor acabam se anulando, obtendo assim um campo eléctrico nulo.

    Discente: Andressa Trava Ribeiro.
    Turma: 3º ano “A”
    Turma:

    ResponderExcluir
  25. Diante do textro acima , está citado que a Gaiola de Faraday Surgiu no ano de 1836, através do experimento do grande fisico Inglês Michael Faraday .
    Ela funciona através de uma superficie condutora isola um espaço impedindo a descarga elétrica , isso acontece porque um condutor espalhas carga por todo o campo elétrico.
    A Gaiola era feita de metal , e para provar que era totalmente segura Faraday entrou dentro dela e ficou submetido a fortes descargas elétrica , que era barrada pela Gaiola , então era segura.
    Nome:Lucas Fontenele de Alencar
    3-Ano-A

    ResponderExcluir
  26. A gaiola de Faraday surgiu em 1836, feito pelo físico Michael Faraday através de seu experimento, ele construiu uma gaiola de metal, carregada por um gerador estetoscópio no seu interior para provar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. Ele até chegou a entrar dentro da gaiola pra provar que era verdade e assim ficou nomeada como "gaiola de Faraday". Um exemplo da gaiola em nosso mundo é os aviões, carros e micro-ondas.
    Aluna: Jaylene de Souza Cassiano
    3° Ano B

    ResponderExcluir
  27. O texto fala sobre a gaiola de faraday veio a surgir em 1836,ela foi feita pelo físico Michael Faraday,foi feito um excremento por ele,ele construio a gaiola que era feita de metal na gaiola tinha um gerador estetoscópio para provar que o compô elétrico gerado pela gaiola era nulo.O físico faraday,ele mesmo comprovou que funcionava ele entrou dentro da gaiola para mostrar que realmente era verdade e por isso surgido o nome(GAIOLA DE FARADAY)um exemplo que isso dar sobre a gaiola é os carros e aviões.
    Aluno:Dercival Nunes da silva. 3°ano"B"

    ResponderExcluir
  28. Gaiola de Faraday foi um experimento muito importante conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora.
    Para entender melhor vamos imaginar que estamos em um lugar chuvoso e com raios, e avistamos três objetos, sendo eles um carro, uma manilha e uma caixa de papelão. Seguindo o que foi demonstrado por Faraday teríamos que ir para o carro por ele ser de metal as cargas iriam se distribuir de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora e no seu interior não haveria carga.
    Essa gaiola está presente em quase todo lugar hoje, como em um micro-ondas na máquina-de-lavar entre outros objetos.
    Para notar o funcionamento da gaiola poderíamos sintonizar um rádio em uma faixa que está com um ótimo sinal e depois disso enrolar papel alumínio nele, assim, vamos notando a perca de sinal pois o papel atuara como uma gaiola, mas, não podemos esquecer que as gaiolas de Faraday não podem bloquear campos magnéticos estáveis ou variando lentamente, como o campo magnético da Terra (uma bússola ainda funcionará dentro).

    Aluna: Amanda Carolyna Baca Moreira
    3° ano "A"

    ResponderExcluir