terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

ELETROSTÁTICA



Cargas Elétricas
Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.
Os átomos são formados por um núcleo, onde ficam os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde os elétrons permanecem, em órbita.
Os prótons e nêutrons têm massa praticamente igual, mas os elétrons têm massa milhares de vezes menor. Sendo m a massa dos prótons, podemos representar a massa dos elétrons como:


Ou seja, a massa dos elétrons é aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons.
Podemos representar um átomo, embora fora de escala, por:


Se pudéssemos separar os prótons, nêutrons e elétrons de um átomo, e lançá-los em direção à um imã, os prótons seriam desviados para uma direção, os elétrons a uma direção oposta a do desvio dos prótons e os nêutrons não seriam afetados.
Esta propriedade de cada uma das partículas é chamada carga elétrica. Os prótons são partículas com cargas positivas, os elétrons tem carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.
Um próton e um elétron têm valores absolutos iguais, embora tenham sinais opostos. O valor da carga de um próton ou um elétron é chamado carga elétrica elementar e simbolizado por e.
A unidade de medida adotada internacionalmente para a medida de cargas elétricas é o coulomb (C).
A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga encontrada na natureza, comparando-se este valor com coulomb, têm-se a relação:


A unidade coulomb é definida partindo-se do conhecimento de densidades de corrente elétrica, medida em ampère (A), já que suas unidades são interdependentes.
Um coulomb é definido como a quantidade de carga elétrica que atravessa em um segundo, a secção transversal de um condutor percorrido por uma corrente igual a 1 ampère.
Eletrização de Corpos
A única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons.
Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula.
Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa.
Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.


Eletrizar um corpo significa basicamente tornar diferente o número de prótons e de elétrons (adicionando ou reduzindo o número de elétrons).
Podemos definir a carga elétrica de um corpo (Q) pela relação:

Onde:
Q= Carga elétrica, medida em coulomb no SI
n= quantidade de cargas elementares, que é uma grandeza adimensional e têm sempre valor inteiro (n=1, 2, 3, 4 ...)


e= carga elétrica elementar
A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem) e a conservação de cargas elétricas, a qual assegura que em um sistema isolado, a soma de todas as cargas existentes será sempre constante, ou seja, não há perdas.

Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/leidecoulomb.php

27 comentários:

  1. Aluna: Gislaine Da Silva Fonseca
    3°ano B


    Como podemos compreender a eletrostática?
    Primeiro devemos entender as Cargas Elétricas que é uma matéria formada por moléculas, por Átomos e compostos por Prótons, Nêutrons e Elétrons.
    Átomos é formado por um núcleo
    Prótons e Nêutrons tem a massa igual e o Elétrons tem milhares de massa menor,
    Os Prótons possuí partículas com cargas positivas
    Os Elétrons tem as cargas negativas,
    E os Nêutrons possuí a carga Neutra.
    As Eletrização de corpos, um corpo neutro a carga sobre ele é nula,
    Um corpo negativamente a carga sobre ele é negativa,
    E um corpo positivamente a carga sobre ele é positiva.
    A Fórmula da Carga Elétrica sobre um corpo é:  Q=n•e
    Entre tanto a carga elétrica é responsável pela força eletromagnética.

    ResponderExcluir
  2. Escola Estadual 13 De Maio
    Aluno:Eduardo Poichié Barga 3AnoB

    Carga Eletrostatica

    A carga elétrica possui três tipos de particulas como mostra no texto :prótons, nêutrons, e elétrons. Os prótons e nêutrons possuem a mesma massa, ja o elétrons tem massa muito menor que o prótons éo nêutrons.
    Ou seja, a massa de elétrons e muito menor e chega a aproximadamente 2mil vezes menor que a dos prótons. Os prótons são positivos, os elétrons tem carga negativa, ja os nêutrons tem carga neutra. A carga de um próton ou um elétron são chamados de carga elétrica, e são simbolizados ;e=1,6.10-19C.
    Na eletrização de corpos, um corpo neutro a carga sobre a pessoa e nula. A formula da carga elétrica, sobre o o corpo e representada : Q=n•e com tudo isso a carga elétrica e totalmente responsável: pela a ação e força eletromagnética.

    ResponderExcluir
  3. Sou Maísa Zocal Barbosa aluna do 3° ano " B".
    Bom o que eu entendi é que toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas,que é é formada de átomos, que são compostos por 3 tipos de particulas chamadas prótons, nêutrons e elétrons,tem uma pesquisa que dis que se a gente pudesse separar os prótons eletrons e os nêutrons de um atomo e coloca-los em direção de um imã,os prótons iriam para um lado i os elétrons em uma direção oposta e isto chama-se Carga Eletrica.Os prótons são positivos e os eletros negativos.
    A unidade de medida adotada internacionalmente para as cargas eletricas e o colomb (C).
    A unica modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de absorção de energia e perda ou ganha de elétrons é por isso se chama neutro.
    Um corpo eletrizado positivamente tem o número de elétrons maior do que o de prótons e um corpo eletrizado negativamente tem um número de prótons maior do que o de elétrons
    A gente pode definir a carga elétrica de um corpo (Q)= n. e.
    Nisso tudo que entendi tem a eletrostática que é a atração é a repulsão de cargas conforme o seu sinal.
    Esse conteúdo é bem complexo mais com um pouco mais de dedicação da pra entender.
    Então é isso que entendi sobre esse conteúdo das cargas elétricas!

    ResponderExcluir
  4. Aluna : Tauany Rodrigues Fonseca
    3° ano B vespertino

    Os átomos são os formadores de todos os elementos e é dividido em três partes: os prótons, nêutrons e elétrons.
    No modelo atômico, o núcleo do átomo contém os prótons e nêutrons e ao redor desse núcleo existe camadas de elétrons, formando a eletrosfera.
    Os prótons tem massa aproximadamente igual aos nêutrons, enquanto os elétrons tem massa quase 2000 vezes menor que a dos prótons.
    Quanto a carga elétrica, os prótons tem carga positiva, os elétrons carga negativa e os nêutrons carga neutra. A carga elementar é representada por (e=1,6·10^-19 C), sendo C= coulomb ( unidade de medida adotada para a medida de cargas elétricas) e corresponde a carga de elétrons e prótons.
    Por serem de cargas opostas os prótons e elétrons se repelem.

    ResponderExcluir
  5. A eletrostática é a parte da física responsável pelo estudo das cargas elétricas, pois a carga elétrica é um conceito físico, e ela são formadas por partículas elementares que constituem os átomos, temos
    Prótrons (p+) : são cargas positiva .
    Elétrons (e-): tem cargas negativa
    Nêutrons(n) : carga neutra, não possuem carga.
    A carga elementar é representada por ( e=1,6.10^-19C)
    Aluna :Taynara da Silva Miranda
    3°ano B vespertino

    ResponderExcluir
  6. Marinalva Fernanda Cebalho Fernandes. 3º ano “A”

    A eletrostática é dividida ente dois princípios, o da atração e repulsão. Como citado no texto acima: sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem. Isso acontece devido os prótons conterem cargas positivas e os elétrons cargas negativas. Embora possuam sinais opostos, os prótons e elétrons contem a mesma carga. Tal carga elétrica é definida em coulomb.
    Um corpo pode estar neutro (mesma quantidade de prótons e elétrons), ou eletrizado positivamente (maior numero de prótons) e também eletrizado negativamente (maior numero de elétrons). Então, um corpo estará eletrizado, quando for diferente o número de prótons e de elétrons. Lembrando que oque modificará será apenas o numero de elétrons (irá perder ou ganhar).

    ResponderExcluir
  7. Como podemos ver a a eletrostática estuda as cargas elétricas, essa matéria e formada por átomos que são compostos de nêutrons ,elétrons e prótons, percebemos que a massa dos prótons são iguais as dos nêutrons, já a massa dos elétrons São milhares de vezes menor, os prótons possuem cargas positivas, os elétrons cargas negativas já os nêutrons tem carga neutra, os prótons e os elétrons por mais que tenham sinais diferentes tem a mesma carga elétrica , a unidade responsável por medir essa carga elétrica e o coulomb (C).
    Neste texto ainda podemos ver que um corpo é considerado neutro quando a quantidade de elétrons e prótons São iguais! CORPOS COM CARGAS positivas tem mais prótons , já CORPOS com cargas negativas possuem mais elétrons !
    Como o principio básico da eletrostática e a repulsão e a atração, podemos então perceber que CORPOS com sinais diferentes se atraem e corpos com sinais igual se repelem , por esse motivo que os prótons e os elétrons se atraem!

    Aluna =Samara De Castro Egues
    3°ano "B"vespertino!

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Andressa Pires Bolandin
    Turma: 3 ano A



    Todos materiais existem átomos, que é composto por átomos.No átomos temos a eletrosfera, e na eletrosfera se encontram os eletrons, e no núcleo se encontram os protons e os neutros.
    Temos também a carga alimentar, é definida como sendo experimentalmente, vale e = 1,6 X 10 -19 C.
    A partir disto podemos determinar a carga de um eletrons, protons, núcleo.
    Cargas das partículas, vai definir que a carga de protons Qproton= +e= +1,6x10-19 c.
    Qeletron= -e= 1,6x10-19 c.
    Qneutro= 0

    ResponderExcluir
  9. Desde o século XVIII, alguns cientistas já estudavam modelos atômicos para descrever as partículas constituintes da matéria, chamada de átomo, tendo como exemplo o grande químico, John Dalton. O átomo possui um núcleo (a qual se encontram prótons e neutros) e uma eletrosfera (elétrons). Estes formam as moléculas que, por conseguinte formam a matéria.
    Como citado no texto acima, os átomos possuem propriedades, ou seja, possuem cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons), e são essas propriedades que a eletrostática, ramo da eletricidade estuda. A carga elétrica pode ser definida pela formula: Q=n.e, em que a letra “Q” é medida em coulomb; “n” quantidade de cargas; “e” carga elétrica elementar, tendo em vista que é a menor carga encontrada na natureza (e = 1,6 .10-19 C).
    Quando há movimento de cargas elétricas, a energia se modifica, a medida em que os elétrons começam a se movimentar, gerando uma corrente elétrica. Porém, as vezes essas cargas se repelem (quando possuem sinal iguais) ou se atraem (sinal diferente).
    A eletricidade está constantemente presente em nosso meio, acontece por exemplo, quando levamos um pequeno choque ao pegar na maçaneta da porta, ao retirar uma blusa de lã e ouvir estalos, etc. Isso acontece porque tudo que existe no universo possui uma grande quantidade de carga, mas nem sempre conseguimos notá-las, por causa do equilíbrio que há entre elas.

    ALUNA: EVELLI SIVIERO DE SOUZA 3º ANO "A"

    ResponderExcluir
  10. Cargas elétricas:
    Todo material em sua formação contém moléculas, que por sua vez são formados por átomos, tendo assim três tipos de partículas elementares: os elétrons, protons e nêutrons. A menor carga assim encontrada na natureza, é a carga elementar, que se compararmos em relação ao valor de coulomb teremos: 1,6.10-19 C;
    Eletrização de Corpos:
    Todo corpo chamado de *neutro* decorre do fato de que ele contém o mesmo número de prótons e de elétrons, desta forma faz com que a carga elétrica sobre esse corpo seja assim nula. A carga elétrica de um corpo se dá, por: *Q= n.e* sendo;
    •Q = Carga eletrica.
    •n = Quantidade de cargas elementares.
    •e = Carga elétrica elementar.

    °Aluna: Caroliny Mota Gaia.
    °Série: 3° Ano A.

    ResponderExcluir
  11. Como citado no texto acima, os átomos possuem propriedades, ou seja, possuem cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons), e são essas propriedades que a eletrostática. A carga elétrica pode ser definida pela formula: Q=n.e, em que a letra “Q” é medida em coulomb; “n” quantidade de cargas; “e” carga elétrica elementar, tendo em vista que é a menor carga encontrada na natureza (e = 1,6 .10-19 C).
    Quando há movimento de cargas elétricas, a energia se modifica, a medida em que os elétrons começam a se movimentar, gerando uma corrente elétrica. A eletricidade está constantemente presente em nosso meio, acontece por exemplo, quando levamos um pequeno choque ao pegar na maçaneta da porta, ao retirar uma blusa de lã e ouvir estalos, etc. Isso acontece porque tudo que existe no universo possui uma grande quantidade de carga, mas nem sempre conseguimos notá-las, por causa do equilíbrio que há entre elas.
    Aluna: Marielly Cebalho Mendes
    Série:3° Ano A.

    ResponderExcluir
  12. A eletrostática é formadas por átomos e que possui três tipos de elementos como prótons, nêutrons que suas massas são iguais, e o elétrons que tem sua massa muito menor sendo assim 2 mil vezes menor que a massa dos prótons. Prótons com cargas positivas, elétrons com cargas positivas e os nêutrons como o próprio nome já diz é neutro.
    A eletrização de corpos fala de um corpo neutro e a carga sobre ele é nula, e um corpo negativamente a sua carga sobre ele é negativa, assim no corpo positivo a sua carga também sera positiva. A fórmula da Carga Elétrica é: Q=n*e. Sendo assim a eletrostática possui dois princípios o da atração e repulsão conforme o seu sinal.
    Aluna: Jaylene Souza Cassiano
    Serie: 3 Ano B.

    ResponderExcluir
  13. A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente, em repouso. Seu conceito atual pode ser simplificado da seguinte forma: toda a matéria do universo é composta por moléculas, compostas por átomos, e todos átomos são formados por prótons, elétrons e nêutrons, tendo os prótons uma carga eletricamente positiva, e os elétrons uma carga eletricamente negativa. A diferença entre prótons e elétrons em um átomo compensando-se através de uma molécula gera a carga elétrica de uma certa matéria. A carga elétrica, cuja unidade no sistema internacional é o coulomb (C), é uma propriedade manifestada somente por prótons e elétrons. Dizemos que um corpo é neutro quando possui quantidade exatamente igual de prótons e elétrons. Por outro lado, dizemos que está eletrizado se não ocorrer o equilíbrio entre as quantidades dessas partículas. A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga encontrada na natureza. Já O processo chamado de eletrização dos corpos, na eletrostática, é aquele onde um átomo ganha ou perde elétrons, deixando de ter um equilíbrio pleno entre prótons e elétrons. Assim, se possuir mais elétrons do que prótons, torna-se um corpo eletricamente negativo. Se o contrário acontece, trata-se de um corpo eletricamente positivo. Os corpos podem ser eletrizados por atrito através de fricção física, por contato quando dois corpos condutores, sendo um eletrizado de maneira distinta do outro, encostam-se ou por indução eletrostática quando um corpo eletrizado movimenta-se em relação a um corpo neutro, induzindo sua eletrização.

    Discente: Andressa Trava Ribeiro 3° ano “A”

    ResponderExcluir
  14. Os átomos são formados por três partes: prótons nêutrons e elétrons. A eletrostática tem dois princípios cargas iguais se repelem e cargas contrarias se atraem, isso só pode ser mostrado experimentalmente, exemplo: o ima quando colocamos os dois imas do mesmo lado que são iguais eles se repelem e depois de lados diferentes eles se atraem. Um corpo só é eletrizado quando o número de prótons e elétrons for diferentes. Esse corpo ira perder ou ganhar elétrons.

    Discente: VITOR EMANUEL SOARES MASSAVI.
    3ºANO B

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Discente: Élida da Silva Cunha. 3° Ano "A" (Matutino)

    A Eletrostática é responsável pelo estudo das cargas elétricas sem movimento, essas cargas elétricas estão presentes nos milhões de átomos que formam as moléculas que originam a matéria, portanto, toda matéria possui energia.
    A energia está presente nos átomos através de três partículas elementares, ou seja, partículas que não possuem nenhuma subestrutura, sendo elas: prótons (carga positiva), nêutrons (carga neutra) e elétrons (carga negativa). Os prótons e os nêutrons permanecem no núcleo dos átomos, enquanto os elétrons (com massa aproximadamente 2 000 vezes menor que as outras partículas) orbitam a seu redor na chamada eletrosfera.
    Com os diversos estudos realizados nesta área (Eletrostática) chegou-se a diversas conclusões: as partículas possuem cargas elétricas diferentes (positiva, negativa, neutra), sendo que: cargas de sinais opostos se atraem e cargas de sinais iguais se repelem; prótons e elétrons possuem valores absolutos iguais (apesar de possuírem sinais diferentes), a carga destes, é chamada de carga elementar (e) e é medida internacionalmente em Coulomb (C); também concluiu-se que, como dito anteriormente, toda matéria possui energia, essa matéria (corpos) podem sofrer eletrização, mas essa eletrização (cotidiana) depende apenas do “movimento” dos elétrons, ou seja, a perda ou ganho de elétrons que define se a carga do corpo será positiva ou negativa, isso ocorre através de diversos processos de eletrização.

    ResponderExcluir
  17.   Nesse contexto,podemos definir a eletrostatica como a forma da eletricidade ou energia positiva e negativa.
      Não percebemos, mas estamos sempre rodeados de moleculas compostas de um nucleo com protons e neutrons e a eletrosfera com Eletrons,cujo cargas eletricas semelhantes se repelem e cargas eletricas diferentes se atraem.
      Se apronfundarmos mais nesse conteudo, podemos citar a respectiva quantia de carga de cada um,  onde podem ser definidas atraves da unidade de medida COULOMB.Assim a carga de um pronton e um eletron são identicas apesar de serem contrarias, ou seja ,positiva e negativa .Ja o neutron ,tem carga nula mas por não conter cargas eletricas .
      
      

    ResponderExcluir
  18. Toda matéria é composta por três tipos de partículas elementares :prótons ,neutros e eletros .os prótons e neutros tem a mesma carga e massa ,ja os eletros tem massa muito mas menor .Ou seja os eletros tem 2 mil vezes a massa menor que a do prótons .
    Podemos ver que um corpo é considerando neutro quando a quantia de elétrons são iguais, assim vemos que corpos com cargas positivas tem mas prontos ,e corpos com cargas negativas tem mas elétrons .
    Então podemos disser que cargas opostas os prótons e prótons se repelem .

    Angel António 3 ano B

    ResponderExcluir
  19. Aluna :Rhayanne monteiro da Costa 3ano "B"

    De acordo com o texto acima , as cargas elétricas são formada por átomos que são composta por Prótons, Neutros , elétron ,onde Prótons e neutros se localiza no núcleo , e elétron na eletrosfera .
    Prótons e Neutros tem massas iguais , ao contrário dos elétron que tem massa maior
    A carga elétrica do próton é positiva , porém a carga elétrica do elétron e negativa .
    Eletrização de corpos acontece quando um corpo perde ou ganha Elétron, o corpo eletrizado pode se tornar positivamente ( quando perde elétrons e o número de prótons e maior ) e negativamente (quando ganha Elétrons )

    ResponderExcluir
  20. De acordo com o texto a Eletrostática é responsável pelo estudo das cargas elétricas sem movimento, essas cargas elétricas estão presentes nos milhões de átomos que formam as moléculas que originam a matéria, portanto, toda matéria possui energia. Quando há movimento de cargas elétricas, a energia se modifica, a medida em que os elétrons começam a se movimentar, gerando uma corrente elétrica. Porém, as vezes essas cargas se repelem (quando possuem sinal iguais) ou se atraem (sinal diferente).
    A carga elétrica pode ser definida pela formula: Q=n.e, em que a letra Q é medida em coulomb; N quantidade de cargas; E carga elétrica elementar, tendo em vista que é a menor carga encontrada na natureza (e = 1,6 .10-19 C). Um corpo pode estar neutro (mesma quantidade de prótons e elétrons), ou eletrizado positivamente (maior numero de prótons) e também eletrizado negativamente (maior numero de elétrons). Com isso, um corpo estará eletrizado, quando for diferente o número de prótons e de elétrons, sabendo que oque modificará será apenas o numero de elétrons ele irá perder ou ganhar.
    Aluna: Michele Pedraça da Silva
    3° Ano "A" (Matutino)

    ResponderExcluir
  21. Como citado no texto acima, os átomos possuem propriedades, ou seja, possuem cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons), e são essas propriedades que a eletrostática, ramo da eletricidade estuda. A carga elétrica pode ser definida pela formula: Q=n.e, em que a letra “Q” é medida em coulomb; “n” quantidade de cargas; “e” carga elétrica elementar, tendo em vista que é a menor carga encontrada na natureza (e = 1,6 .10-19 C).
    Com os diversos estudos realizados nesta área (Eletrostática) chegou-se a diversas conclusões: as partículas possuem cargas elétricas diferentes (positiva, negativa, neutra), sendo que: cargas de sinais opostos se atraem e cargas de sinais iguais se repelem; prótons e elétrons possuem valores absolutos iguais (apesar de possuírem sinais diferentes), a carga destes, é chamada de carga elementar (e) e é medida internacionalmente em Coulomb (C); também concluiu-se que, como dito anteriormente, toda matéria possui energia, essa matéria (corpos) podem sofrer eletrização, mas essa eletrização (cotidiana) depende apenas do “movimento” dos elétrons, ou seja, a perda ou ganho de elétrons que define se a carga do corpo será positiva ou negativa, isso ocorre através de diversos processos de eletrização. A eletrostática é dividida ente dois princípios, o da atração e repulsão.
    Aluna: Élica Pereira da Silva
    3° Ano "A"

    ResponderExcluir
  22. A eletrostática como sabemos ela é responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso , são formadas por prótons nêutrons e elétrons , podemos descobrir a carga elétrica de um corpo com a fórmula (Q)=n.e . Os Átomos que tem um número igual de elétrons e prótons , eles são considerados eletricamente neutros e quando um átomo perde elétrons, ele vira um íon positivo ,quando recebe elétrons vira um íon negativo. A carga elétrica quantizada tem como a menor carga a de um elétron ou de um próton. A unidade de carga no Sistema Internacional é o coulomb (C) e equivale a aproximadamente 6,24x10 vezes a carga elementar. Materiais condutores, como os metais, em função dos elétrons livres de sua última camada eletrônica são capazes de interagir eletricamente e possuem tendência ao equilíbrio eletrostático.
    Aluno:Lucas Fontenele de Alencar
    3-Ano-A (Matutino

    ResponderExcluir
  23. A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas  em repouso. A eletricidade estática é decorrência deste desequilíbrio, que surge no movimento de cargas para um mesmo sentido. Quando os elétrons movimentam-se em um único sentido, geram o desequilíbrio, que fica armazenado até que o ambiente trate de reequilibrar essa variação eletrônica. A eletrostática é regida por dois princípios relevantes, são eles o princípio da atração e repulsão. O princípio da atração e repulsão é quando cargas elétricas do mesmo sinal repelem-se, enquanto cargas elétricas de sinais opostos atraem-se. A eletricidade estática esta presente na pequenas ocorrências do nosso dia a dia, como por exemplo, quando vamos fechar a porta do carro, ou retiramos uma roupa de lã leve, e logo em seguida levamos um choque seguido de um estalo.
    Aluno: Gabriel Durante de Miranda
    3° Ano "A" (Matutino)

    ResponderExcluir
  24. Sob o fato de que uma molécula é composta por átomos que por sua vez é composta por prótons, elétrons e nêutrons, sendo que os prótons possuem cargas positivas e os elétrons cargas negativas é estipulada assim as principais características das cargas elétricas.
    Características que ficam bem claras no seguinte exemplo: Um corpo eletrizado atrai partículas com a mesma carga elétrica alem de repelir cargas elétricas diferentes, como no imã, que desviaria os prótons e elétrons, um para cada lado deixando apenas os neutros estáveis.
    Aluno: Carlos Eduardo Martins 3 ano A

    ResponderExcluir
  25. A carga elétrica é uma propriedade que está associada a certas partículas elementares que formam o átomo sendo elas prótons e elétrons.
    Para entender de onde vem as cargas eletricas, pensamos o seguinte pegamos qualquer objeto do dia-a-dia, eles sao feitos por atomos, esses atomos basicamente tem uma regiao mais externa que é conhecida com eletrosfera e numa regiao muito pequeno ali no meio ele tem outra parte conhecida com nucleo, esse nucle é muito menor que o átomo em si, uma comparaçao grotesca para se imaginar o tamanho do nucleo é se imaginassemos um campo de futebol sendo o atomo o nucleo deria seria a cabeça de um alfinete o meio do campo. O nucleo é composto por dois tipos de particulas sendo ela pronton e os neutrons e na parte mais externa "eletrosfera" existe os eletrons. Se for comparar o protons, eletrons e os neutrons, existe duas versoes dessa coisa chamada carga eletrica, sendo ela positiva e negativa, e nao existe nada de especial nesses nomes poderiam ser filomenas e jofrenildos. Os protons sao os positivos "+" dessa carga eletrica os neutrons como o proprio nome diz sao os neutros "0" e os eletrons sao os negativos "-"

    Amanda Carolyna Baca Moreira
    3° A

    ResponderExcluir
  26. A matéria de todos os objetos ao nosso redor perante a física em si é formada por moléculas , porem a matéria do átomo é formada por prótons e nêutrons e uma eletrosfera , pelo texto vemos que possuem cargas positivas e negativas e são essas cargas que a ELETROSTÁTICA estuda em si como vimos no textos para medir as cargas elétricas é o usado o coulomb representado por símbolo ‘’C’’ “o átomo não some e nem explode “ em relação a alta liberação ou absorção de energia simplesmente ele perdi ou ganha elétrons o nome ‘’neutro’’ se dá por essa ação do átomo que fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja ela nula em fim a eletrostática é definida em uma frase ‘’sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem’’ e a respeito da conservação de cargas elétricas nunca haverá há perdas.

    Aluno: Beneildo Mendes de MIranda 3 ano ''A'' do ensino Médio

    ResponderExcluir
  27. Como sabemos a eletrostática ela é responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso , são formadas por prótons nêutrons e elétrons. Não percebemos, mas estamos sempre rodeados de moléculas compostas de um núcleo com prótons e neutrons e a eletrosfera com elétrons,cujo cargas elétricas semelhantes se repelem e cargas elétricas diferentes se atraem.
    A eletrostática é responsável pelo estudo das cargas elétricas sem movimento, essas cargas elétricas estão presentes nos milhões de átomos que formam as moléculas que originam a matéria, portanto, toda matéria possui energia.
    Aluna: Marielly Cebalho Mendes
    3 ano ''A''

    ResponderExcluir