Química
Toda pilha é um dispositivo em que ocorre uma
reação espontânea de oxidorredução que gera corrente elétrica, que, por sua vez,
é aproveitada para fazer algum equipamento funcionar.
Esses dispositivos receberam esse nome porque a
primeira pilha a ser criada foi inventada por Alessandro Volta, no ano de 1800,
e era formada por discos de zinco e cobre separados por um algodão embebido em
salmoura. Tal conjunto era colocado de forma intercalada, um em cima do outro, empilhando
os discos e formando uma grande coluna. Como era uma pilha de
discos, começou a ser chamada por esse nome.
As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e
um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação
de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a
reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina
e é a solução condutora de íons.
Para você entender como isso gera corrente
elétrica, veja o caso de uma das primeiras pilhas, a pilha de Daniell, em que havia um recipiente com
uma solução de sulfato de cobre (CuSO4(aq)) e, mergulhada nessa
solução, estava uma placa de cobre. Em outro recipiente separado, havia uma
solução de sulfato de zinco (ZnSO4(aq)) e uma placa de zinco
mergulhada. As duas soluções foram ligadas por uma ponte salina, que era um
tubo de vidro com uma solução de sulfato de potássio (K2SO4(aq))
com lã de vidro nas extremidades. Por fim, as duas placas foram interligados
por um circuito externo, com uma lâmpada, cujo acendimento indicaria a passagem
de corrente elétrica:
O que acontece é que o zinco tem maior tendência de
se oxidar, isto é, de perder elétrons, por isso, o zinco metálico da lâmina
funciona como o eletrodo negativo, o ânodo, onde ocorre a oxidação: Zn(
s) ↔ Zn2+(aq) + 2 e-. Os
elétrons perdidos pelo zinco são transportado pelo circuito externo até o
cobre, gerando a corrente elétrica que liga a lâmpada. Os íons cobre da solução
recebem os elétrons (reduzem-se) e transformam-se em cobre metálico que se
deposita sobre a lâmina de cobre. Isso significa que esse é o eletrodo
positivo, cátodo, onde ocorre a redução: Cu2+(aq) + 2
e- ↔ Cu( s).
As pilhas atuais possuem esse mesmo princípio de
funcionamento, em que um metal doa elétrons para outro, por meio de uma solução
condutora, e é produzida a corrente elétrica. A diferença é que as pilhas
usadas hoje são secas, porque não utilizam como eletrólito uma solução líquida,
como ocorre na pilha de Daniell.
Hoje existe uma diversidade muito grande de
pilhas que são vendidas comercialmente. Entre elas as mais comuns são as pilhas ácidas (de Leclanché) e as
pilhas alcalinas.
Ambas possuem o zinco como o eletrodo negativo;
já como polo positivo, há uma barra de grafita instalada no meio da pilha
envolvida por dióxido de manganês (MnO2), carvão em pó (C) e por uma
pasta úmida. A diferença é que, na pilha ácida, usa-se na pasta úmida o cloreto
de amônio (NH4Cl) e cloreto de zinco (ZnCl2) – sais de
caráter ácido – além de água (H2O). Já na pilha alcalina, usa-se o
hidróxido de potássio (KOH), que é uma base.
As pilhas de Leclanché são mais indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos. Já as pilhas alcalinas dispõem de 50 a 100% a mais de energia que uma pilha comum do mesmo tamanho, sendo indicadas para equipamentos que exigem descargas rápidas e mais intensas, tais como rádios, tocadores de CD/DVD, MP3 portáteis, lanternas, câmeras fotográficas digitais etc.
Saiba mais sobre quais são os eletrólitos e eletrodos usados nessas e em outros tipos de pilhas, bem como para que tipos de equipamentos elas são mais recomendadas, lendo os artigos relacionados mais abaixo.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Podemos observar que as pilhas são dispositivos capazes de produzir corrente elétrica a partir de reações de oxidação e redução de componentes metálicos. São formados por dois eletrodos é um eletrólito.
ResponderExcluirRecebe esse nome por causa do empilhamento dos discos , formando uma grande coluna.
Para entender melhor a autora cita um exemplo da pilha de Daniell, ou seja pilha de Cobre-Zinco, onde o zinco tem maior tendência de perder elétrons ou seja de oxidar-se. Já o zinco funciona como eletrodo negativo onde ocorre a oxidação. Atualmente as pilhas são semelhantes, a única diferença é que não utilizam uma solução líquida de eletrólito. As pilhas mais comuns são: as pilhas ácidas de Leclanché que é indicadas para equipamentos de descargas leves como relógio, rádio e brinquedos. Já as pilhas alcalinas são indicados para equipamentos de descargas mais rápidas como lanternas, tocadores de CD/DVD, entre outros.
Letícia Garcia dos Santos
3° "A"
No decorrer do nosso dia a dia, nos encontramos em meio a milhares de aparelhos eletronicos
ResponderExcluirMas não se damos enterresse em saber como realmte funicona quais objetos comprar para funcionar , mas alguns individuos são curiosos o bastante ara obter um conhecimento de como
Funciona as pilhas. No artigo acima nos deixa uma alto conhecimento, segunda as informções as pilhas são formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O Eletrodo positivo é chamado de cátado e é onde ocorre a reacão de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. A diferença da pilha de Hoje, são secas porque não utilizam como eletrólito uma solução líquida como ocorre na daniel.
Sendo assim ao usar um pilha em um aparelho elétro doméstico, é preciso saber a quantidade de carga ela estara distribuindo pois tem uma que é forte e a outra fraca.
ALUNO:Dalisson de oliveira ribeiro 3° ANO C
A história da pilha foi por volta de 1800 com Alessandro volta.onde ele fez um experimentos separando com disco de zinco, aalgodão bebida em salmoura onde a pilha ficou conhecido como pilha de discos. As pilhas hoje são conhecido como dispositivos capazes de produzir corrente elétrica ,que são formadas de dois elétrodos e um eletroleti onde um e positivo e outro e negativo. As pelas estão presentes no nosso dia a dia ou seja nos controles remotos,maquinas fotográficas ,brinquedos,lanternas .as pilhas ácida possui zinco elétrodo negativo , já como pelo polo positivo e grafite e dióxido de magna e as lanches são usadas para descarga leves. Aluna:Elane tomicha cassupa 3°c noturno
ResponderExcluirNo texto acima fala que toda pilha é um dispositivo em que ocorre uma reação espontânea de oxidorredução.As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.As pilhas de Leclanché são mais indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos. Já as pilhas alcalinas dispõem de 50 a 100% a mais de energia que uma pilha comum do mesmo tamanho, sendo indicadas para equipamentos que exigem descargas rápidas e mais intensas, tais como rádios, tocadores de CD/DVD, MP3 portáteis, lanternas e entre outros.
ResponderExcluirPois nisso a varios tipos de associacao que podemos entender melhor o conteudo para que o nosso aprendizadao seja maior sobre o entendimento de pilhas e outros aparelhos eletronico como os que foi citado acima..
Aluna: Adriana da silva lira
Serie:3°ano C
Turno:Noturno
As pilhas trata-se de um dispositivo eletroquímico no qual reações de oxidação e redução de corrente elétrica a partir de energia química.
ResponderExcluirPilha elétrica, célula galvânica, pilha galvânica ou ainda pilha voltaica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica.
Todas as pilhas são formadas por dois eletrodos e um eletrólito, ou seja, pelo polo positivo e polo negativo.
Existem pilhas primárias e secundárias. As pilhas primárias são as mais comuns e também são chamadas de pilhas secas de Lechanché, entre outras. Quando uma pilha primária sofre a reação química dentro dela até o fim, não poderá passar pelo mesmo processo novamente e então para de produzir energia elétrica para sempre.
Aluna: Rillary Raiele
Série: 3 ano "B"
Pilhas.
ResponderExcluiro texto vem em si, trazendo informações sobre o dispositivo, que recebeu seu nome de pilha, pelo modo na qual foi formada, sendo descoberta por Alessandro Volta que em 1800, criou a primeira pilha elétrica, constituída por um disco de Cobre, solução de ácido sulfúrico e zinco.
Podemos observar que uma pilha é composta por um Anodo: É o polo da pilha onde que sofre oxidação, ou seja perde elétrons. Cátodo: É o polo da pilha que sofre redução, que recebe elétrons e há também o Condutor de elétrons: É o material por onde os elétrons percorrem e o caminho do ânodo até o cátodo.
Segundo o texto acima as pilhas atuais possuem o funcionamento na qual um metal doa elétrons para o outro por meio da condução, que origina a corrente elétrica.
As pilhas dos dias de hoje são muitas, assim como; a comum( pilha de leclanché), Alcalina, de Lítio e Iodo, de Mercúrio e também de Zinco, porém a Alcalina é a mais popular no mercado consumidor.
Aluno: Marcos Aurélio Aureliano Bacca.
Série: 3° ano A
Atualmente as pilhas são bem diferentes das primeiras inventadas, elas são secas, porém o funcionamento continua o mesmo. A Pilha é um dispositivo eletroquímico, formados por dois eletrodos (um positivo e outro negativo) e um eletrólito, onde reações de oxidação e redução promovem a produção de corrente elétrica a partir de energia química. Uma reação oxidorredução, na espécie de reagente perde elétrons (Ânodo), enquanto outra espécie ganha elétrons (Cátodo). A solução eletrolítica ou material condutor é o meio pelo qual os elétrons cedidos pelo ânodo chegam até o cátodo. Hoje em dia a vários modelos de pilhas, sendo as mais utilizadas à pilha de Leclanché, que possui um ânodo formado por zinco metálico, um cátodo formado por uma pasta com cloreto de amônio, água, amido e dióxido de manganês, possui também uma grafita que serve como condutora para os elétrons que partem do cátodo em direção ao ânodo. A pilha de alcalina, também possui um ânodo formado por zinco de metálico e cádmio, um cátodo formado por óxido de mercúrio, óxido de níquel e iodo.
ResponderExcluirALUNA: Estela dos Santos
TURMA: 3 ano C
Pilha, dispositivo químico.
ResponderExcluirA pilha um dispositivo que utiliza das reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica.
As pilhas diferente das baterias, convertem energia química em elétrica, sendo que a segunda faz a interconversão entre energia química e elétrica. Podemos observar que as pilhas são formadas por dois eletrodos e um eletrólito, o eletrodo positivo, onde ocorre o recebimento de elétrons, e o anodo, onde ocorre a reação de oxidação, e a perda de elétrons.
O exemplo de pilha de Daniel citado, onde o sistema é formado por uma placa de zinco, mergulhado em uma solução de sulfato de zinco, e uma placa de cobre. As duas placas eletrodos são conectados por um fio metálico, que permite a passagem de elétrons de um eletrodo ao outro. Ou seja a soluções são ligadas por uma ponte salina, um tubo de vidro recurvado que contém uma solução de sal, e possui pedaços de algodão na extremidade, permitindo que haja fluxo de íons, de uma solução a outra.
Por fim existem diferentes tipos de pilhas, sendo classificadas em primárias e secundárias. Primárias (não recarregáveis), pois sua fonte química se torna esgotada, Já a secundaria (recarregáveis), onde a transformação de energia química em elétrica é reversível.
Aluna: Luana Charopá Mendes.
Série: 3° ano A
Mediante ao texto podemos observar que as pilhas são um dispositivo eletroquímico no qual reações de oxidação e redução promovem a produção de corrente elétrica a partir de energia química formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo Já o eletrodo negativo é chamado de ânodo.
ResponderExcluirUm exemplo que podemos citar é a pilha de Daniel, ou seja, pilha de Cobre-Zinco,e também tem as pilhas atuais que possuem os mesmo principio de funcionamento, em um metal de elétrons para outro, por meio de uma solução condutora, e é produzida a corrente elétrica, porem a diferença é que as pilhas de Daniel utilizam como eletrólito uma solução liquidas , ou seja as pilhas atuais são como podemos dizer secas.
Hoje existe uma diversidade muito grande de pilhas que são vendidas comercialmente. Entre elas as mais comuns são as pilhas ácidas (de Leclanché) e as pilhas alcalinas.
As pilhas de Leclanché são mais usadas para equipamentos de descargas leves, como controle remoto, relógio de parede, brinquedos entre outros. Já as pilhas alcalinas dispõem de uma energia mais potente que a energia de uma pilha comum do mesmo tamanho, sendo usada em aparelhos de descargas rápidas, como rádios, MP3 portáteis, lanternas, câmeras fotográficas etc.
Aluna: Anália Maria Rodrigues Lopes 3 ano A
A primeira pilha fou inventada no ano de 1800 por Alessandro Volta. Essa pilha era formada por discos de zinco e cobre e separadas por um algodão embebecido em salmoura.
ResponderExcluirAs pilhas são formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo, é onde ocorre a reação de redução. E o negativo é o ânodo, onde ocorre a oxidação.
As pilhas de hoje são secas, pois não utilizam como eletrólito uma solução líquida.
Aluna: Luana Ribeiro dos Santos
Série:3 ano C
Em toda pilha ocorre a oxidorredução,responsavel por gerar corrente elétrica.
ResponderExcluirAs pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrolito.O eletrodo positivo é o cátodo,onde ocorre a reação de redução e o eletrodo negativo é o ânodo,onde ocorre a reação de oxidação.Ja o eletrolito ou ponte salina é a solução condutora de íons.
A pilha de DANIELL foi uma das primeiras a gerar corrente elétrica.Hoje em dia as pilhas ainda utilizam o mesmo princípio de funcionamento,onde um metal doa elétrons para outro,por meio de uma solução condutora.Antes os eletolito eram solução liquida,agora são seca,essa é a unica diferença.
As pilhas mais vendidas são as pilhas ácidas(de leclanché)e as pilhas alcalinas.As pilhas de leclanché são as mais indicadas para equipamentos que requerem descarga leves e contínuas,como controle remoto,relógio de parede,rádio portátil e brinquedos.Já as pilhas alcalinas são indicadas para equipamentos que exigem descarga rápidas e mais intensas,tais como rádio,tocadores de CD/DVD,MP3 portáteis,lanternas,câmeras fotográficas digitais etc.
ALUNA:CRISLAYNE RODRIGUES MENDES
TURMA:3ANOB
No texto fala que as pilhas e um dispositivo em que ocorre uma reação espontânea de oxidorredução elas sempre formada por dois eletrodos e um eletrolito. O eletrolito e chamado de ponte salina e e a solução condutora de inos. ja o eletrodo negativo e o ânodo e onde ocorre a reação de oxidação. As pilhas alcalinas dispõem de 50 a 100% a mais energia que uma pilha comum do mesmo tamanho sendo indicada para equipamento que exigem descarga rapidas e mais intensas tais como radios tocadores de DVD/CD/MP3. Ja as pilhas de Leclanchê são mais indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e continuas como controle remoto relogio de parede e entre outros.
ResponderExcluirALUNA; BEATRIZ RAIANE FERREIRA DOS SANTOS
TURMA; 3 ANO C
A autora do texto relata sobre as pilhas, visto que são compostas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é conhecido como cátodo, Já o eletrodo negativo é o ânodo onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito pode ser chamado de ponte salina, é a solução condutora de íons. Nos dias atuais existe algumas variedades de pilhas que são vendidas comercialmente, as mais comuns são as pilhas ácidas (de Leclanché) e as pilhas alcalinas.
ResponderExcluirAluno: Álan Emanuel
Turma: 3 ano C
As pilhas tem uma função muito grande pois elas se transformam em energia elétrica que tem fluxos de elétrons em uma reação de oxirredução.
ResponderExcluirElas são formadas por duas placas sendo elas a placa de Zinco e a placa de Cobre. Elas são ligadas em uma ponte salina contendo sulfato de sódio, e nela permite o fluxo dos íons em uma solução para a outra.
Mas em nosso cotidiano os equipamentos eletrônicos possui pilhas e baterias isso é muito comum em todos os lugares, e as pilhas tem um papel muito importante na sociedade.
Aluno: Walterley Tomicha
Turma: 3 Ano C Noturno
Como já foi citado no texto acima, as pilhas são compostas por dois eletrodo e um eletrolito. Elas são capazes de produzir energia elétrica, isso ocorre através de uma reação de redução e oxidação. As pilhas atualmente possuem a mesma capacidade, a única diferença e que hoje elas são secas,pois não possuem mais a solução liquida como antes. As pinhas mais comuns são as Alcalinas e as Leclanché. As Alcalinas são indicadas para equipamentos que exigem descarga rápida, ja as Leclaché são indicadas para equipamentos que requerem descargas leves.
ResponderExcluirAluna:Suleidy Ares P.
Turma:3°Ano C
O texto nos explica que as pilhas têm uma função importante para nos porque elas geram energia para que nois possamos usar nos nosso aparelhos de som de microfones e violões.
ResponderExcluirMais sobre tudo as mais usadas são as alcalinas e leclanche mais para gerar todo esse benefícios elas são formadas por duas placas uma de zinco é outra de cobre que são ligadas em uma ponte de salina com sulfato de sódio que permite o fluxo de ions de uma solução para outra.
Então as pilhas são uma ferramenta muito boa para nois todos e também para quem trabalha com elas no dia a dia.
Aluno :Nicolas j.s
Série : 3Ano C Nocturno
Pilhas:
ResponderExcluirNo texto observamos que as pilhas é um dispositivo eletroquímico. E assim é capaz de produzir corrente elétrica com as reações de oxidação e redução nos seus componentes metálicos que formam sua estrutura.
A oxidação:o material perde elétrons.
A redução:o material ganha elétrons.
As pilhas são formadas pelos seguintes componentes:
Ânodo-É o pólo que perde os elétrons.
Cátodo-É o pólo que recebe os elétrons.
Condutor de Elétrons-Aonde o material pelo qual os elétrons caminham do Ânodo até o Cátodo.
As mais comuns são encontradas nos mercados, chamadas de Pilhas de Leclanché e Alcalinas.
As de Leclanché é composta de Ânodo:Presente uma placa de zinco metálico, é o Cátodo:Presente uma pasta com dióxido de manganês,cloreto de amônio, água e âmido. É utilizada para dispositivos eletrônicos e brinquedos.
Também a Alcalina, que tem o mesmo padrão da pilha comum, mais o que diferencia é o Ânodo- Presente uma placa de zinco, Cádmio e alguns outros metais, e o Cátodo- Tem mistura pastosa com óxidos, mais contém cloreto de potássio em vez de amônio.
Aluna: JACKELINE ORTIZ
Turma:3° ano B
Toda pinha gerra corrente elétrica ,a primeira pilha foi criado pelo Alessandra no ano de 1800 formado por disco e cada processo tinha a forma intercalada.
ResponderExcluirA pilha é formada por dois, eletrodos e um eletrolito, o eletrodo positivo cátodo e o eletrodo negativo é o ânodo, ou ponte salina e condutora de íons.
Agora existe diversas pilhas que são as pilhas ácidas de laclanche e as pilhas alcalinas as mais usadas
ALUNA :ERIKA BACCA DE ANDRADE
SÉRIE:3ANO B
É admirável a evolução das tecnologias, as pilhas por exemplo, eram discos de zinco e cobre, separados por algodão (mergulhado em uma solução com condutor, nesse caso o sal), sua formação é, dois eletrodos (positivo e negativo) e um eletrólito (solução condutora).
ResponderExcluirAntigamente para gerar energia elétrica as pilhas precisavam de uma solução aquosa, atualmente as pilhas são secas, no entanto ambos os tipos funcionam com o princípios de que um metal dos elétrons para outro, através de uma solução condutora.
As pilhas mais encontradas em comercio são as pilhas ácidas (com solução de caráter ácido- positivo) e as pilhas alcalinas (com solução de caráter de base – positivo e zinco – negativo). Em nosso cotidiano utilizamos muito dessas pilhas, em controle remoto, relógio, brinquedos, CD/DVD, lanternas...
Aluna: Raquel Lorrayne .G. dos Santos. 3 Ano “C”
As pilhas são formadas por dois elotrodos e um eletrólito.
ResponderExcluirO eletrodo positivo é o cátodo onde ocorre a reação de redução, e o eletrodo negativo é o ânodo onde ocorre a reação de oxidação.
Um exemplo de pilha, é a pilha de Daniell que é formada por uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de Zinco(ZnSO4), e uma placa de cobre imersa em uma solução de sulfato de cobre(CuSO4). As duas placas são conectadas por um fio metálico, que permite a passagem de elétrons de um eletrodo ao outro. Essas duas soluções são interligadas por uma ponte salina, tubo de vidro que contém solução de um sal e possui pedaços umedecidos de algodão nas extremidades, assim permitindo que haja o fluxo de íons de uma solução a outra.
Hoje em dia as pilhas mais consumidas são as pilhas ácidas(de Leclanché) e as pilhas alcalinas, as pilhas de Leclanché são indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e continuas, já as alcalinas são indicadas para equipamentos que requerem descargas rápidas e mais intensas.
Aluna: Aline A. Ferreira 3º ano B
o texto relata que por volta de 1800 alessadro volta, fez o descobrimento da pilha de discos, que são dispositivos capazes de produzir corrente elétrica a partir de reações de oxidação e redução de componentes metálicos,as pilhas e baterias podem ser classificadas em primárias ou secundárias, sendo que as primárias não são recarregáveis e as secundárias são recarregáveis.
ResponderExcluirAs pilhas mais utilizadas hoje são as As pilhas de leclanché são as mais indicadas para equipamentos que requerem descarga leves e contínuas,como controle remoto,relógio de parede,rádio portátil e brinquedos etc.
Valéria Miranda da Silva 3ano C noturno
Nas pilhas à sempre dois eletrodos e um eletrólito.O eletrodo positivo, que é o responsável pela reação de redução, é chamado de cátodo e o eletrodo negativo, que é responsável pela reação de oxidação, é chamado de ânodo.
ResponderExcluirTemos como exemplo a pilha de Daniell, em que uma placa de cobre estava mergulhada no sulfato de cobre(CuSO4) e uma placa de zinco estava mergulhada no sulfato de zinco(ZnSO4), e elas estavam ligadas por um tubo de vidro que continha sulfato de potássio(K2SO4) com lã nas extremidades. Depois foi interligada uma lâmpada nas duas placas para indicar a passagem de corrente elétrica.
Hoje em dia as pilhas mais comuns são as pilhas ácidas (de leclanché) e a pilha alcalinas.
ALUNA: Amabely Ketrim Moraes Deotti.
SÉRIE: 3°ano"B".
As pilhas são dispositivo capazes de produzir corrente elétrica a parti de reações de oxidação e redução de componentes metálicos.
ResponderExcluirSão formados por dois eletrodos e um eletrolito.
Podemos citar e a pilha de Daniel ou seja, pilha de cobre zinco, e também tem as pilhas atuais que possuem os mesmo princípios de funcionamento,em uma solução condutora, e é produzida a corrente elétrica, porem a diferença e que as pilhas de Daniel utilizam como eletrolito uma solução liquidas ou seja as pilhas atuais são como podemos dizer secas. Aluno: Josivaldo Pachuri SÈRIE: 3º ano B
No texto vemos que em volta dr 1800 1ue Alessandro Volta fez a descoberta das pilhas de discos. Essas pilhas podem ser definias em duas partes, primárias e secundárias que são as recarregáveis e as que não são e as pilhas são um dispositivo eletroquímico no qual reações de oxidação e redução promovem a produção de corrente elétrica a partir de energia química formadas por dois eletrodos e um eletrólito : o eletrodo é responsável pela reação de redução e o eletrodo negativo é o ânodo.
ResponderExcluirA pilha mais comum são as pilhas de Leclanché (ácidos) e as pilhas alcalinas que hoje em dias são muito vendidas comercialmente, as leclanché sao muitos usadas para equipamentos de descarga leves, e as alcalinas dispõem de uma energia mais potente que a energia de uma pilha comum.
JENNIFER EDITH 3°A
As pilhas são dispositivo em que ocorre uma reação espontâneo de oxidorredução que gera corrente eletrica, onde é aproveitada para fazer algum equipamento funciona.
ResponderExcluirAs pilhas são formadas por dois eletrodos de um eletrólito.
Elétrodo positivo: é chamado de catodo e é onde ocorre a reação de oxidação.
Elétrodo negativo: é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação.
A diferença é que as pilhas usadas hoje são secas, porque não utilizam como eletrólico uma solução líquida.
Hoje existe uma diversidade muito grande de pilhas que são vendidas comercialmente, entre elas as mais comuns são as pilhas ÁCIDAS e as pilhas ALCALINAS.
Aluna: Karine Jovio Pouche.
Série: 3° ano A.
Existem inúmeras maneiras de se produzir energia e uma delas é por meio da química onde há o envolvimento de eletrodos que positivamente é chamado de cátodo e negativamente se chama ânodo, que por sua vez a reação de oxidação, há ainda a salina que é a condutora de íons, e todo esse elementos químicos compõe uma pilha que por sua vez encontra-se em nossas casas, através da química que está presente na mesma gera a eletricidade necessária para o funcionamento dos eletrodomésticos e industriais.
ResponderExcluirAluno : Levy Figueiredo
Professor: Henrique Moura
3º ano A
Todas as pilhas e um dispositivo de oxidorredução que gera corrente elétrica.Elas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é o cátodo responsável pela reação de oxidação.
ResponderExcluirO eletrólito e o mesmo que ponte salina e é a solução de condutores de íons. As pilhas atuais possue um funcionamento em que um metal doa elétrons para o outro por meio de uma solução condutora e as pilhas são secas porque não utilizam como eletrólito uma solução líquida. As mais comum são as pilhas àcidas (de lechanchè) e as pilhas alcalinas. No nosso cotidiano utilizamos essas pilhas: no controle remoto ,na laterna e entre outros..
Aluna: Jaqueline Baca Ribeiro
3 ano B
Pilhas são capazes de produzir corrente elétrica a partir de reações de componentes metálicos presentes em sua estrutura.
ResponderExcluirSão formados por dois eletrodos e um eletrolito. Onde o eletrodo positivo é chamado de cátodo ou seja onde ocorre a reação de redução e o negativo é chamado de ânodo e onde ocorre a reação oxidação.
O eletrolito pode ser chamado também de ponte salina.
No texto foi sitado o exemplo da pilha de Daniell. Era constituída por duas semicelulas eletroquímicas, onde de um lado era formada por uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de zinco e por outro lado era formada por uma placa de cobre mergulhado em uma solução de sulfato de cobre. As duas solução estavam conectadas por um tubo que continha a solução eletrolítico ou seja a ponte salina. As duas placas estavam ligadas por um circuito onde possuía uma lampada no meio, com o funcionamento da lampada indicava a passagem de corrente elétrica.
Os elétrons circulam do maior potencial de oxidação para o menor, ou seja, no caso da pilha de Daniell os elétrons vão do zinco para o cobre.
Hoje em dia a diversos tipos de pilhas vendidas nos comércios como a pilha alcalina e a ácida.
NOME: Vitor de Faria Palermo 3 ano B
O texto fala muito sobre a evolução das pilhas! Cita que antigamente as pilhas precisavam de uma solução líquida para funcionarem, hoje já são pilhas secas, mas mantendo-se o mesmo princípio quando foram criadas. As pilhas de Daniell era formada por eletrodos (positivo e negativo) e um eletrólito (solução condutora ou ponte salina). Com a evolução das pilhas, o eletrólito foi excluído da montagem atual, pois as pilhas de hoje são secas, contendo várias versões no mercado, mas as mais comuns são as pilhas de Leclanché e as pilhas alcalinas. As pilhas de Leclanché são mais indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos. Já as pilhas alcalinas são indicadas para equipamentos que exigem descargas rápidas e mais intensas, tais como rádios, MP3 portáteis, lanternas, câmeras fotográficas digitais entre outros.
ResponderExcluirTiago Bonfim
3º C
As pilhas são dispositivos capazes de produzir corrente elétrica apartir de reações de oxidação e redução de componentes metálicos encontrados em sua estrutura.
ResponderExcluirA oxidação é a capacidade que um material possui de perder elétrons.Já na redução é a fase em que o material apresenta de ganhar elétrons.
Desta forma em uma pilha,como os elétrons partem de um componente e chegam ate outro, forma se uma corrente elétrica capaz de funcionar diversos dispositivos eletrônicos. Alguns exemplos que podem serem citados pelo uso de pilhas em seu funcionamento são:Relógios de parede,Controles remotos, diversos tipos de brinquedos infantis como carrinhos,bonecas etc.
São 4 os tipos de pilhas mais utilizadas e fáceis de serem encontradas no mercado em geral,sendo elas:
A pilha comum, a pilha alcalina, a pilha de lítio e iodo e a pilha de mercúrio e zinco .
Vale ressaltar também que além da grande utilidade que as pilhas apresentam ,após ser descartada ,seu tempo de decomposição no meio ambiente é de 100 a 500 anos.
Aluna:Natiele N dos Santos
3° ano "A"Do Ensino Médio
Como é relatado no texto podemos observar que as pilhas são um dispositivo eletroquímico.E elas são formadas por dois eletrodos é um eletrolito.Um é eletrodo positivo:onde ocorre a reação de redução e o outro é eletrodo negativo:onde ocorre a oxidação
ResponderExcluirUm exemplo que podemos citar é a pilha de Daniel ou seja Cobre-Zinco e também tem as pilhas atuais que não possui o mesmo princípio de funcionamento.
Nos dias de hoje a várias pilhas que são secas pois n são utilizadas como eletrólito.A mais utilizadas e fácies de serem encontradas em mercados são:
A pilha comum,a pilha alcalina,a pilha de lítio e iodo e a pilha de mercúrio Zinco.
Aluna: Denise Marques Dos Santos
3° Ano C
As pilhas são importante,pois vivemos hoje em um mundo de aparelhos eletrônicos muito maus úteis do que antigamente. São formados por dois elétrodos e um eletrólitos, tem esse nome devido a causa do empilhamento dos discos , formando-se uma grande coluna. Geralmente hoje em dia existem vários modelos de pilhas , uma das mais usadas é de Leclanche , que tem um ânodo formado por zinco metálico , um cátodo formado por uma pasta com cloreto de manganês. Pois pode ser usada em controles remotos, relógio de parede , brinquedos e vários outros. E as outras pilhas como as alcalina são mais potentes devido a isso são mais usadas em rádio, MP3 portáteis, lanternas etc..Portanto as pilhas estão em toda parte do nosso dia a dia.
ResponderExcluirAluna:Janilse Ferreira
Turma: 3° ano C
As pilhas funcionam por um metal que passa de um eletrons para outro , por meio de uma solução condutoras , quem criou a primeira pilha foi o alessandro Volta . A pilha é formado por eletrodos e eletrólito que ahuda a gerar uma corrente eletrica portanto as pilhas de hoje em dia está mais desenvolvia.
ResponderExcluirAluna: maria Caroline
3 ano B
Primeiramente, devemos saber que o nome da pilha se veio através dos empilhamentos de discos que a mesma apresenta e pelo fato das pilhas serem um dispositivo capaz de fazer ocorrer uma reação espontânea, assim como se diz no texto acima.
ResponderExcluirOs discos do qual as pilhas são formadas é de zinco e juntamente compostos ou melhor separados por um algodão, se dá a forma delas. São formadas por 2 eletrodos e 1 eletrólito, ou seja onde a reação de oxidação e onde a solução contudora de íons.
Além de aprimorar nosso cotidiano com as facilidades que nos proporcionam, as pilhas convertem energia química em energia elétrica, dando ainda mais ganhos para as pessoas que tanto as usam.
As primeiras pilhas a serem feitas, foram produzidas por Daniel, mergulhadas em um recipiente com solução de sulfato de cobre e outro recipiente com sulfato de zinco, as soluções foram ligadas por uma ponte salina dando origem a uma energia.
Com o passar do tempo, vários tipos de pilhas foram criadas, entre elas estão as pilhas ácidas, usadas em aparelhos de descarga leve como controle remotos, e as pilhas alcalinas que são de uma energia mais pesada, mais forte sendo usadas em aparelhos como rádio, lanternas, aparelhos que possuam uma descarga rápida.
Aluna: Mariane Sebalho
3° ano A
Sabe-se que, no ano de 1800 foi realizado um experimento por Alessandro Volta, que futuramente iria ter um grande destaque. O seu experimento baseava-se em uma pilha que era formada por discos de Zinco e Cobre separados por um algodão embebido em salmoura, como era um apilha formado por disco, acabou recebendo o nome de’’ Pilha de Disco``. As pilhas são compostos pelo elétrodo positivo chamado de cátodo e pelo elétrodo negativo que se chama ânodo, onde ocorre a reação de oxidação. Mas também vale ressaltar sobre uma das famosas pilhas, a “Pilha de Daniel”, onde era composto por um recipiente com uma solução de sulfato de cobre CuSO4(aq) e, mergulhada nessa solução, estava uma placa de cobre. Em outro recipiente separado, havia uma solução de sulfato de zinco ZnSO4(aq) e uma placa de zinco mergulhada. A placa de Zinco sofre oxidação, ou seja perde elétrons e passa para a placa de Cobre que reduz e ganha elétrons que por consequência aumenta seu tamanho.
ResponderExcluirAluno: Maicou Yacov
Turma: 3 A
No ano de 1800 a primeira pilha foi inventada,formada de cobre e zinco intercalados ,eles era empilhados que eram discos por isso se deu o nome de pilha.Os chamados de eletrodos e eletrolitos são necessários para formar as pilhas um sendo positivo e o outro negativo,para entender como essa pilha gera energia Daniel fez um experimento usando dois recipientes cada em contendo os elementos químicos necessários o que se oxida facilmente e o zinco por isso que perde elétrons e o cobre os recebe . As pilhas dos dias atuas também funcionam dessa maneira,a diferença e que não precisa das soluções aquosas .
ResponderExcluirExistem vários tipos de pilha na atualidade pequenas ou grandes e diferentes modelos as mais comuns são as alcalinas,onde nos usamos para controles e ate alguns brinquedos as outras mais usadas são as pilhas acidas ou pilha de zinco-carbono que e necessário um papel poroso para ligar os dois elementos.
Aluna;Daniela Hurtado Peredo 3 ano´C´
A primeira pilha a ser inventada foi criada por Alessandro Volta em 1800.formadas por dois eletrodos e um eletrólito. Antigamente as pilhas precisavam de uma solução aquosa , nos dias atuais não precisam dessa solução, pois são secas. No comercio encontramos as pilhas alcalinas e de Leclanché, as alcalinas são usadas em CD,DVD, lanternas... e as pilhas alcalinas são usadas em brinquedos, relógios...
ResponderExcluirAluna: Marcela F. Santana Pacheco. 3Ano B.
Segundo o texto as pilhas são capazes de gerar corrente elétrica a partir de reações de oxidação e sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito.
ResponderExcluirO eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução e o eletrodo negativo é o ânodo onde ocorre a reação de oxidação, As pilhas atuais possuem esse mesmo princípio de funcionamento,em que um metal doa elétrons para outro, por meio de uma solução condutora, e é produzida a corrente elétrica.
A diferença é que as pilhas usadas hoje são secas, porque não utilizam como eletrólito uma solução líquida, como ocorre na pilha de Daniell. hoje as mais comuns são as pilhas ácidas (de Leclanché) e as pilhas alcalinas.
As pilhas de Leclanché são mais indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil
Já as pilhas alcalinas indicadas para equipamentos que exigem descargas rápidas e mais intensas, tais como rádios, tocadores de CD e DVD, MP3 portáteis, lanternas, câmeras fotográficas digitais etc.
aluna: Thallita de souza 3 ano A
A primeira pilha foi criada por volta de 1800 por Alessandro. Todas as pilhas contém dois eletrodos: positivo chamado de cátado onde ocorre a reação de redução,eletrodo negativo denominado ânimo onde ocorre a oxidação e um eletrólito. O eletrólito fica com a parte da condução de Íons.
ResponderExcluirAtualmente utilizamos muito as pilhas que são muito diferentes das antepassados pois seu material consiste em outras substância são secas pois não utilizam substâncias aquosas.
Tem dois tipos de pilha que são muito utilizada é a leclanché que são indicadas para equipamentos que não requerem tanta carga como relógio parede,brinquedos etc. Já as pilhas alcalinas são requeridas para objetos que exigem mais cargas como MP3,câmeras digitais,tocadores de cd e dvd.
É inegável que a criação da pilha foi um salto para humanidade,pois usamos muito em nosso cotidiano.
Amanda Caetano
3ano A
A pilha que pode ser dividida em ácidas e alcalinas teem funções diferentes mas que são importantes no geral, e que no final das contas seguem o mesmo princípio, o de um metal doar eletrons a outro através de uma solução condutora que acaba gerando a corrente elétrica, este princípio que foi desenvolvido por Alessandro Volta em 1800 no que consideramos hoje por causa da ação do tempo um experimento rudimentar formado por discos de zinco e cobre separados por um algodão que antes fora mergulhado em salmoura.
ResponderExcluirJoão Paulo 3 ano A
Bom primeiramente as pilhas constituem por dois elotrodos e um eletrólito , eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução , o eletrodo negativo é o ânodo e é aonde acontece a reação de oxidação (um negativo outro positivo) . Nos dias atuais há variedades de pilhas que são vendidas comercialmente, as mais comuns são as pilhas ácidas (de Leclanché) e as pilhas alcalinas , no qual as pilhas alcalinas usam entre 50 a 100% a mais energia que uma pilha comum do mesmo tamanho sendo indicada para equipamento que exigem descarga rápidas e muito mais intensas , como os aparelhos comuns : Rádios , Carrinho de Controle Remoto , DVD , e o os primeiros MP3 .
ResponderExcluirMURILO PEREIRA DA SILVA 3ª
As pilhas funcionando da seguinte maneira, dentro da pilha acontece reações de redox, onde o elemento perde elétrons e ganha elétrons, ou seja quando o ocorre reação ela aproveita para transferi energia elétrica
ResponderExcluirDavid Luiz Pagliuca 3ºA