sábado, 1 de abril de 2017

Modelos atômicos

Modelo atômico de Dalton
A estrutura da matéria é estudada desde o século V a.C., quando surgiu a primeira ideia sobre sua constituição. Os filósofos Leucipo e Demócrito afirmavam que a matéria não poderia ser dividida infinitamente, chegando a uma unidade indivisível denominada átomo. Essas especulações foram substituídas por modelos baseados em estudos experimentais após milhares de anos.
O átomo seria parecido com uma bola de bilhar (Foto: Wikicommons)


 















Baseado nas leis ponderais de Lavoisier e Proust, o cientista John Dalton, por volta do ano de 1808, elaborou sua teoria sobre a matéria, conhecida como teoria atômica de Dalton. As principais conclusões do modelo atômico de Dalton foram:
A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos;
Os átomos são esferas maciças e indivisíveis;
Os átomos com as mesmas propriedades, constituem um elemento químico;
Elementos diferentes são constituídos por átomos com propriedades diferentes
As reações químicas são rearranjos, união e separação, de átomos.



Modelo de Thomson
Modelo foi comparado a um pudim de passas (Foto: Wikicommons)
Baseado em experiências com cargas elétricas, o cientista inglês Joseph John Thomson, no final do século XIX, concluiu que o átomo não era uma esfera indivisível, como sugeriu Dalton. A experiência que levou a elaboração desse modelo, consistiu na emissão de raios catódicos, onde as partículas negativas eram atraídas pelo polo positivo de um campo elétrico externo. Essas partículas negativas foram chamadas de elétrons, e para explicar a neutralidade da matéria, Thomson propôs que o átomo fosse uma esfera de carga elétrica positiva, onde os elétrons estariam uniformemente distribuídos, configurando um equilíbrio elétrico.

 


















Modelo de Rutherford
No início do século XX, o cientista Ernest Rutherford, utilizando a radioatividade, descobriu que o átomo não era uma esfera maciça, como sugeria a teoria atômica de Dalton. Surgia assim um novo modelo atômico.
Rutherford bombardeou uma lâmina de ouro com 10-5 cm de espessura, envolvida por uma tela de sulfeto de zinco, com partículas α (lê-se: alfa) provenientes do elemento polônio protegido por um bloco de chumbo perfurado. Essa experiência revelou que a grande maioria das partículas atravessavam a lâmina de ouro, enquanto outras partículas passavam e sofriam pequenos desvios, e uma quantidade muito pequena não atravessava a lâmina. O percurso seguido pelas partículas α foi detectado devido à luminosidade refletida na tela de sulfeto de zinco.
Modelo de Rutherford (Foto: Wikicommons)




Comparando o número de partículas emitidas com o de desviadas, Rutherford deduziu que a massa da lâmina de ouro estaria localizada em pequenos pontos, denominados núcleos, e que o raio do átomo deveria ser 10.000 a 100.000 vezes maior que o raio do núcleo, sendo o átomo formado por espaços vazios. A maioria das partículas atravessou a lâmina por meio desses espaços. A explicação para as partículas α que sofreram desvios foi dada pelo fato do núcleo positivo da lâmina de ouro repelir as partículas alfa também positivas. As partículas que não atravessaram teriam colidido frontalmente com esses núcleos, sendo rebatidas.
O modelo atômico de Rutherford concluiu que o átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominada eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.




Modelo de Bohr
De acordo com Rutherford, em um átomo, os elétrons se deslocavam em órbita circular ao redor do núcleo. Porém, esse modelo contrariava a física clássica, que segundo suas teorias, o átomo não poderia existir dessa forma, uma vez que os elétrons perderiam energia e acabariam por cair no núcleo. Como isso não ocorria, pelo átomo ser uma estrutura estável, o cientista dinamarquês Niels Bohr aperfeiçoou o modelo proposto por Rutherford, formulando sua teoria sobre distribuição e movimento dos elétrons. Baseado na teoria quântica proposta por Plank, Bohr elaborou os seguintes postulados:
I- Os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, chamadas de camadas eletrônicas, com energia constante e determinada. Cada órbita permitida para os elétrons possui energia diferente.
II- Os elétrons ao se movimentarem numa camada não absorvem nem emitem energia espontaneamente.
III- Ao receber energia, o elétron pode saltar para outra órbita, mais energética. Dessa forma, o átomo fica instável, pois o elétron tende a voltar à sua orbita original. Quando o átomo volta à sua órbita original, ele devolve a energia que foi recebida em forma de luz ou calor.
Modelo de Bohr (Foto: Wikicommons)





O modelo Rutherford-Bohr apresenta alguns problemas, como por exemplo, ele não explica por que o elétron apresenta energia constante, não explica as reações químicas, descreve órbitas circulares ou elípticas ,quando na verdade os elétrons não descrevem essa trajetória, dentre outras restrições. Ao longo dos anos, foram realizados muitos estudos em relação à estrutura do átomo levando a criação de outros modelos, porém o modelo Rutherford-Bohr ainda é o mais difundido no ensino médio.

Por Camila Salgado de Paula
Professora de Química do Colégio Qi




46 comentários:

  1. Prof: o que o senhor quer exatamente?
    Que falemos de cada físico? ou apenas um?

    ResponderExcluir
  2. Modelos Atônicos: é a representação gráfica de uma matéria atômica, tem o objetivo de facilitar o estudo através da abstração da lógica de um átomo, ou seja, são teorias baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar os átomos. A estrutura da matéria é estudada desde século V a.c, quando surgiu a primeira idéia sobre sua existência. Alguns filósofos afirmavam que a matéria poderia ser dividida infinitamente, porem essa especulação foi substituída a de um modelo de unidade indivisível. Para John Dalton o átomo era uma bola de bilhar, a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas chamada de átomo que eram esferas maciças e indivisíveis,com a mesma propriedade constituíam um elemento químico, entre outros fatores.
    No ano de 1903, o físico Joseph John Thomson propôs um novo modelo atômico que consistia em uma experiência dos raios catódicos chamados de elétrons (carga negativa). Para Thomson o átomo era comparado com um pudim de passas ou panetone , pois era uma esfera de cargas positivas(nêutrons )e de cargas negativas(elétrons). Assim concluindo que os átomo não era uma esfera indivisíveis .
    No século XX, o cientista Ernest Rutherford, descobriu utilizando a radioatividade que o átomo não era uma esfera maciça.O modelo era composto por um pequeno núcleo, com cargas positivas numa região negativa, denominada de eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    O modelo atômico de Bohr sugeria que o átomo possui energia. Nesse modelo o e baseado sistema solar, onde cada elétrons possui sua própria orbita. Bohr organizou os elétrons em camada ou níveis de energia, cada camada possui nome e quantidade máxima de elétrons.
    Diante disso podemos perceber que há inúmeras restrutura ou modelo do átomo que não citei, porem o modelo Rutherford-Bohr é o mais divulgado no ensino médio.
    Aluna: Anália Maria R. Lopes 3 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modelos Atônicos: é a representação gráfica de uma matéria atômica, tem o objetivo de facilitar o estudo através da abstração da lógica de um átomo, ou seja, são teorias baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar os átomos. A estrutura da matéria é estudada desde século V a.c, quando surgiu a primeira idéia sobre sua existência. Alguns filósofos afirmavam que a matéria poderia ser dividida infinitamente, porem essa especulação foi substituída a de um modelo de unidade indivisível. Para John Dalton o átomo era uma bola de bilhar, a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas chamada de átomo que eram esferas maciças e indivisíveis,com a mesma propriedade constituíam um elemento químico, entre outros fatores.
      No ano de 1903, o físico Joseph John Thomson propôs um novo modelo atômico que consistia em uma experiência dos raios catódicos chamados de elétrons (carga negativa). Para Thomson o átomo era comparado com um pudim de passas ou panetone , pois era uma esfera de cargas positivas(prótons )e de cargas negativas(elétrons). Assim concluindo que os átomo não era uma esfera indivisíveis .
      No século XX, o cientista Ernest Rutherford, descobriu utilizando a radioatividade que o átomo não era uma esfera maciça.O modelo era composto por um pequeno núcleo, com cargas positivas numa região negativa, denominada de eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
      O modelo atômico de Bohr sugeria que o átomo possui energia. Nesse modelo o e baseado sistema solar, onde cada elétrons possui sua própria orbita. Bohr organizou os elétrons em camada ou níveis de energia, cada camada possui nome e quantidade máxima de elétrons.
      Diante disso podemos perceber que há inúmeras restrutura ou modelo do átomo que não citei, porem o modelo Rutherford-Bohr é o mais divulgado no ensino médio.
      Aluna: Anália Maria R. Lopes 3 ano A

      Excluir
  3. OS modelos atomicos sao teorias para explicar como um atomo e composto .
    No seculo V a.c o cientista John Dalton concluiu que a materia e formada por particulas pequenas de atomos e que eram esferas macicas e indivisiveis o atomo seria uma bola de brilhar .ja os modelo de de Thomson conclui que o atomo nao era uma esfera indivisivel pois em seus experimentos com raio catodigos onde a particula negativa era atraido pela positiva de um campo eletrico destribuido em equilibrio eletrico. o seu modelo era no formato de um pudim .o mode de rutherford ele descobriu que os atomo nao era uma esfera macica ,como sugeria as teoria de daltom.Assim seu modelo era composto de pequenas particulas no nucleos com gaergas positivas numa regiao negativa denominada de elerosfera onde os eletros giravam ao redor do nucleo. aluna Elaine tomicha turma 3 ano c

    ResponderExcluir
  4. Modelo atômico é a representação que é usada para explicar os átomos, quem constituiu a primeira ideia da matéria foi Leucipo e Demócrito, chegando a conclusão que a matéria não poderia ser dividida infinitamente, chegando a uma unidade que não poderia ser dividida chamada átomo.
    O primeiro físico a elaborar uma teoria sobre a matéria foi John Dalton, que logo ficou conhecida como o modelo atômico de Dalton, logo em seguida Thonson comparou o modelo atômico com um pudim de uvas passas, com pesquisas aprofundadas percebeu que o átomo Não chegava a um ponto indivisível como dizia Dalton, Thonson descore um novo elemento: o elétron que denominou as partículas negativas.
    Modelo de Rutherford, rebate a teoria de Dalton que acreditava que fosse parecido com uma bola de bilhar, percebeu que os átomos eram formados por espaços vazios e era composto por um núcleo com carga positiva que era naturalizada por cargas negativas (eletrosfera) estes girando ao redor do núcleo.
    O último a propor o modelo atômico foi Bohr que aperfeiçoou a teoria de Rutherford, pois sua teoria contrariava a física clássica, mesmo com o aperfeiçoamento de Bohr seu modelo apresenta alguns problemas, pois deixa e explicar algumas reações químicas, esses modelos foram estudados e criados várias formas, mas até os dias atuais os modelos Rutherford-Bohr é o mais aceito....

    Aluna: Adriana da Silva Lira
    Turma: 3 ano C
    Turno: Noturno

    ResponderExcluir
  5. Os modelos atomicos foi desenvolvidos para poder facilitar o modo de copreenção dos atomos. No seculo V antes de cristo os filósofos Leucipo e Demócrito tinha opnião que a materia não sevdividia infinitivamente.
    Em 1808 o ciêntista Jhon Dalton elaborou sua teoria sobre as materias que é formada por pequenas particulas , de nome átomos e que não é solida ,oca e indivisivel , quando o átomo constituem com a mesma propriedade , causa um elementos quimicos porem podem causar reações quimicas que se unam e separam . Depois do modelo de Dalto o Joseph john thonson elaborou que o átomo não era uma esfera indivisivel , por causa na experiencia onde as particulas negativas eram atraidas pelo polo positivo exteno .
    Modelo de Erbest Ruther Ford comcluia que o atomo não era uma esfera maciça com a teoria de Dalton por que o atomo era composto por nucleo com carga positiva neutralizada , as particolas atravessa o atomo formados por espaços vazios .
    Concluindo , que cada cientista apresenta pesquisas diferentes sobre o átomo , que algumas dessas experiencias que ainda é ultilizadas .
    ALUNA: MARIA CAROLINE
    3° ANO B

    ResponderExcluir
  6. O átomo foi estudado por vários físicos, já Dalton aprofundou cada vez mais nos estudos e criou a sua própria teoria do átomo, ele montou o modelo com a característica do átomo maciços e indivisíveis.
    Thomson, propôs outra ideia que o átomo não era uma esfera indivisível, porque a carga positiva sempre vai estar distribuída, por toda a esfera, assim como as cargas negativas.
    Já Rutherford, disse que os elétron negativos ficavam entorno do núcleo central com a carga positiva. Para Bohr, a eletrosfera esta dividido em camadas ou níveis de energia(K,L,M,N,O,P e Q), e os elétrons nessas camadas apresentam energia constante.

    Aluna: Erika Bacca de Andrade
    3º ano B

    ResponderExcluir
  7. A maioria dos físicos tem teorias totalmente diferentes, uma das outras como Dalton que desenhou seu próprio modelo, ele dizia que as matérias não se dividiam e que o átomo era igual a uma bola de bilhar.
    Já Thomson, dizia que o átomo era uma esfera onde teria particulas negativas que eram atraídas pelo polo positivo.
    Para Rutheford, o átomo não era uma esfera, então ele montou seu modelo e descobriu que os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    Bohr descreveu na teoria quântica,ele dizia que cada elétrons tem energia diferente, e a eletrosfera era divisível em camadas ou níveis de energia.

    Aluna: Aline Alves Ferreira
    3º ano B

    ResponderExcluir
  8. Bom cada fisico com seus trabalhos procuram explicar o atomo de maneira mais facil. primeiro bem o Dalton com seu modelo atomico e fala que o atomo e uma materia indivisivel baseado segum seus estudos e trabalhos.
    O Thomson fala que o dalton esta errado que o atomo e uma esfera indivisivel o thomson segun seus estudos que ele fais fala que tem ondas de particulas negativas que atrai as ondas positivas em um campo externo .
    JA o modelo de Rutherford fala que no experimento que ele fais e descobre que o atomo não e uma esfera maceça e ele descobre no trabalho que ele fais que a luz atravessan a lamina de ouro e outras não ẽ se espalham .
    o modelo atomico de BOHR fala que o ãtomo e o eletrons etavam de uma forma de orbita circular ao redor do nucleo e que cuando tinha bastante energia ele pulava para o outro lado para ficar estavel .
    NOME; NICOLAS J .S
    SERIE;3ANO C NOCTURNO

    ResponderExcluir
  9. John Dalton foi um dos primeiros cientista a defender que a matéria é feita de pequenas partículas,os átomos. Que mais tarde,Joseph John Thomson, formulou as idéias de Dalton e descobriu particulas de carga negativa,os elétons. Onde suas experiências com o tubo de raios catódicos permitiu concluir irrefutavelmente a existencia de elétrons,com a descoberta de elétros de carga negativa,concluiu-se também a existência dos prótons.
    Segundo Thomson,o número de elétrons que contém o átomo deve ser suficiente para anular a carga positiva de massa. Se um átomo perdesse um elétron,carregaria positivamente,pois teria uma carga positiva a mais em sua estrutura com relaçao ao número de elétons,transformando-se íons.
    Ernest Rutherford,defendeu que os átomos têm sua carga positiva concentrada em pequeno núcleo,e,desse medo criou o modelo atômico de Ruthrford,atravéz de suas descobertas e interpretação da dispersão de Rutherford em seu experimento de folha de ouro.
    O átomo de Bohr é um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente por elétrons em órbita circular.
    A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interaçao eletrotática entre particulas eletricamente carregadas. Onde o módulo de força entre duas cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das duas cargas e intensamente proporcional ao quadrado de distâcia entre eles.
    Aluna:Bruna Leticia 3°ano B

    ResponderExcluir
  10. Alguns filósofos afirmavam que a matéria poderia ser dividida infinitamente ,porem essa especulação foi substituída a de um modelo de unidade indivisível.O modelo de John Dálton o átomo era como uma bola de bilhar ,matéria formada por partículas que podia ser divididas chamada de átomo que eram esferas macicas.O modelo de Thomson conclui que o átomo não era uma esfera indivisível pois em seus experimentos com raio catodigos ,a partícula negativa é atraída pela positiva de um campo elétrico distribuído em equilíbrio elétrico.O modelo dele era no formato de um pudim. Modelo de Rutherford , distorce a teoria de Dálton que fosse parecido com uma bola de bilhar , ele percebe que os átomos eram formados por espaços vazios e compostos por um núcleo com carga positiva naturalizada por cargas negativas.Modelo de Bohr ,aperfeiçoou a teoria de Rutherford , a teoria era contra a física clássica , mesmo sendo aperfeiçoada por Bohr o modelo ainda apresenta problemas ,pois não explica reações químicas. Aluna:Janilse ferreira 3° ano C

    ResponderExcluir
  11. Os modelos atômicos são estruturas que representa como um atomo e constituído. Por tanto são teorias feitas por alguns cientistas que buscavam explicar a formação de um átomo. Essa estrutura vinha sendo estudada desde o século V a.c. Para alguns filósofos a meteria não poderia ser divida. Após milhares de anos, o cientista John Dalton, elaborou sua teoria sobre a meteria, ele concluiu que a meteria era formada por partículas pequenas de átomos, e que a materia ara esferas maciças e indivisiveis, e teria a forma de uma bola de bilhar. Depois do modelo de Dalton, o físico Thomson propôs outra ideia, o átomo não era uma esfera indivisível. Pois na experiência as partículas negativas eram atraídas pelo polo positivo, o modelo de Thomson era comparado a um pudim. O modelo de Rutherford contra dizia a teoria de Dalton onde ele acreditava que o átomo fosse parecido com uma bola de bilhar, logo Rutherford percebeu que o átomo era composto por núcleo com carga positiva e os elétrons ficavam entorno do núcleo. O último modelo foi de Bohr que descreve a eletrosfera em camadas de níveis de energia. Ao longo do tempo ouve vários estudos em relação a estrutura do átomo, porém o modelo Rutherford Bohr é o mais difundido.

    Aluna:Suleidy Ares P
    Série:3°Ano C Noturno

    ResponderExcluir
  12. A matéria atomica de Dalton é estudada desde o século V a.c, ele dizia que o átomo parecia com uma bola de bilhar e que era esferas maciças e indivisíveis formadas por partículas muito pequenas
    Para Thomson disse que o átomo não era uma esfera divisível pois na sua experiencia as partículas negativas eram atraídas pelo polo positivo. Ele comparou com um pudim de passas, e no final do século XIX ele afirmou que o átomo não era uma esfera como Dalton dizia.
    Rutherford descobriu que o átomo era uma esfera maciça como afirmava Dalton e com isso surgiu outro modelo atômico. Ele concluiu que o átomo era composto por um núcleo pequeno coma carga positiva e era neutralizada por uma região negativa que era denominada eletrosfera, onde os eletros se movimentava ao redor do núcleo.
    E para Bohr foi de acordo com Rutherford dizia que o átomo e o elétrons estava de uma forma de orbita circular ao redor do núcleo e cada elétrons tinha energia diferente. Seu modelo apresenta alguns problemas pois ele nao explica algumas reações químicas, mas ate hoje o modelo Rutherford-Bohr é o mais usado.

    NOME: Vitor Palermo
    SÉRIE: 3 ano B

    ResponderExcluir
  13. Desde tempos antigos se questiona a constituição da matéria, Leocipo e Democrito foram uns dos primeiros que formaram uma tese a esse respeito, eles afirmavam que ao dividir constantemente uma matéria ela chegaria a um ponto que não se dividiria mais, essa pequena matéria indivisível foi chamada de átomo. Dalton deu continuidade a essa ideia. Thomson foi mais além e contrariou as últimas teses, afirmando que o átomo era sim divisível e ainda possuía cargas sendo elas negativas que estaria imersa na massa positiva, para justificar a neutralidade existente no átomo ele supôs que existiria a mesma quantidade de partículas negativas e positivas, mas continuou com a ideia de que o átomo seria uma esfera maciça. Rutherforde dizia que o átomo não era inteiramente maciço e sim apenas o núcleo, através de seus experimentos com a radioatividade ele percebeu que ao redor no núcleo( composto por carga positiva e partículas sem cargas) estaria a eletrosfera com carga negativa. Bohr por sua vez aperfeiçoou o modelo de Rutherford, dizendo que a eletrosfera seriam camadas com diferentes cargas... Mesmo com o complemento desse cientistas esse modelo atômico apresenta falhas, no entanto é o mais usado.
    Aluna: Raquel Lorrayne Gomes dos Santos. 3 Ano “C”

    ResponderExcluir
  14. O texto acima, mostra os modelos atômicos, quais foram criados para poder explicar como um átomo é composto.
    O estudo para essa explicação vem desde o século V a.C., onde se dizia que o átomo se parecia com uma bola de golf e que o mesmo não poderia ser dividido infinitamente (nesse caso a matéria). A partir disso John Dalton, fez sua teoria dizendo que a matéria era formada por partículas que se pareciam com esferas maciças e as mesmas era indivisíveis, entre outras coisas que são citadas e afirmadas no texto acima. Porém o modelo ou melhor a teoria, de Dalton foi contestada pela de Thomson, o qual afirmava que o átomo não era uma esfera indivisível. Ele fez seu modelo, que se formava por emissões de raios catódicos, dando ênfase na afirmação de que a partícula negativa (eletróns) atraia a positiva. Assim o átomo passa a ser uma esfera de carga elétrica positiva.
    Aprofundando tais teorias, Rutherford, no inicio do século XX, descobre que o átomo não era uma esfera maciça, tudo isso através da radioatividade. Assim o cientista conclui que o átomo era composto por núcleo de carga positiva (eletrosfera), no qual os eletróns se encontravam girando ao redor do mesmo. Mais seu modelo contrariava a física clássica e foi aí que Niels Bohr, aperfeiçoou o modelo de Rutherford, criando a teoria sobre a distribuição e movimento de eletróns. Mais Bohr falha ao deixar que seu modelo apresente diversas falhas, como por exemplo, a falta de explicação do porque o elétron apresenta energia constante.
    Porém, o modelo de Rutherford-Bohr é atualmente o mais difundido no ensino médio, ou seja o que apresenta uma clareza maior para o entendimento do átomo em si, mais ainda se ah vários estudos sobre a explicação de um átomo.

    Aluna: Mariane Sebalho
    3° ano "A"

    ResponderExcluir
  15. Modelo atômico de Dalton, afirma que o átomo seria parecido com uma bola de bilhar e que era uma unidade invisível.
    Modelo de Thomson, é um modelo que é comparado a um pudim de passas. Ele concluiu que o átomo não era ema esfera invisível e sim um átomo com uma esfera de cargas elétricas positivas onde os elétrons estariam uniforme.
    Modelo de Rutherford, constatou que o átomo era composto por um núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominado eletrosfera onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    Modelo de Bohr, aperfeiçoou no modelo proposto por Rutherford formulando sua teoria sobre distribuição e movimentos dos elétrons. O principal é que o átomo volta a sua órbita original, ele devolve a energia que foi recebida em forma de luz ou calor.

    Letícia Garcia dos Santos
    3° "A"

    ResponderExcluir
  16. O Modelo atômico e a representação que foi usada para explicar os átomos ele tem o objetivo de facilitar o estudo atrás da abstração da lógica de um átomo..
    O primeiro físico foi o John Dalton, ele elaborou uma teoria sobre materia. Ele ficou conhecido pelo um modelo atômico de Dalton em seguida o thonson descobriu um atômico com um pudim de uvas passas..
    O modelo de Rutherford rebate a teoria de Dalton acreditava que fosse parecido com uma bola de brilhar, os átomos eram formados por espaço vazios era composto por um núcleo com carga positiva que era naturizada por cargas negativas..
    Bohr por sua vez aperfeiçoou o modelo de Rutherford dizendo que a eletrosfera seriam camadas com diferentes cargas.. O modelo apresenta alguns problema no entanto e o mais usado...
    ALUNA: BEATRIZ RAIANE FERREIRA DOS SANTOS..
    TURMA: 3 ANO C..
    TURNO: NOTURNO..

    ResponderExcluir
  17. O modelo atômico para Dalton era uma bola de bilhar ,e sobre sua matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas, conhecidas como teoria atômica que são esfera maciças e indivisíveis. Thomson concluiu que o átomo não era uma esfera indivisivel,como sugeriu Dalton,baseado em experiências com cargas elétricas, Thomson levou a elaboração desse modelo e consistiu na emissão de raios catodicos. Onde as partículas negativas eram atraídas pelo polo positivo de um campo elétrico externo.
    Nessas partículas negativas foram chamadas de elétrons,para explicar a neutralidade da matéria Thomson propôs que o átomo fosse uma esfera de carga elétrica positiva,onde os elétrons estariam uniformemente distribuídos. Ernest Rutherford rebate a teoria de Dalton que os átomos eram formados por espaços vazios e era composto por um núcleo com carga positiva,composta por cargas negativas (eletrosfera)girando ao redor do núcleo.A última teoria de Bohr aperfeiçoou o modelo proposto por Rutherford formulando a teoria sobre a distribuição e movimento dos elétrons,baseado na teoria quântica proposta por Plank. Nesse modelo é baseado no sistema solar,onde cada elétrons possui sua própria órbita. Ao longo dos anos foram realizados muitos estudos em relação ao átomo,porém o modelo Rutherford-Bohr ainda é o mais difundido no ensino médio...
    ALUNA: Jaqueline Baca Ribeiro
    TURMA:3 Ano B

    ResponderExcluir
  18. O modelo atomico de dalton esplica o atomo como uma bola de billhar, como sendo a menor parte da materia, se pegar um pedaço de qualquer coisa e ir separando no meio, vai chegar em uma pequena e imdivisivel parte chamada atomo. O modelo de thomsos esplica o atomo com esperiencias com cargas eletricas, como sendo cargas eletricas positivas e negativas se equilibrando, todas juntas como uma esfera de cargas eletricas unde cargas negativas e positivas estãm uniformemente distribuidas. o modelo de Rutherford com experiencias radioativas descobriu que o atomo é formado pos cargas positivas e negativas assim como as teoria de antes, mas que não estão realmente juntas, que as cargas positivas estão no centro e as negativas estão girando em volta do nucleo, que a distancia dos eletrons ao nucleo pode ser de 10 000 a 100 000 mil vezes o raio do nucleo constutuindo assim que existe vacuo no no atomo, oque é o contrario das teorias mais antigas. O modelo de bohr acrecenta o modelo de Rhutherford, dando a ele nomes e orbitas aos eletrons, que os eletrons não se movem livremente em volta dos protons, cada um tem seu devido lugar o modelo Rutherford-Bohr é o mais utilizado no ensino medio ALUNA: EMILLYN GABRIELE RAMOS 3° ANO B

    ResponderExcluir
  19. Para se chegar a ideia atual de como funciona um átomo foi preciso o levantamento de muitas hipóteses de diversos filósofos que na época não foram muito bem aceita ,já que ambos não tinham como comprovar tais pensamentos .Essas hipóteses ficaram penduradas por séculos e somente no século XIX que as ideias dos átomos foram retomadas ja que nessa fase ambos os filósofos já podiam comprovar seus conhecimentos e testar suas ideias .
    Vale lembrar que ambos se baseavam no modelo apresentado anteriormente para montar o seu próprio modelo sobre o que é uma "Massa Atômica".Sendo assim ,todos eles elaboraram um átomo ,uma representação ,que não corresponde exatamente a realidade ,mas que serve sem sombras de dúvidas para o melhor entendimento do funcionamento de tal elemento .
    Os modelos mais conhecidos foram:
    O modelo de Dalton,Rutherford e Rutherford-Bohr.
    Vale lembrar que nenhum dos modelos estão incorretos por serem baseados em teorias meio diferentes ,já que ambos se encaixam e auxiliam em nosso entendimento e foram elaborados por grandes e inteligentes pensadores .
    Aluna:Natiele N Dos Santos
    3° ano A
    Período Matutino

    ResponderExcluir
  20. Modelos Atônicos: é a representação gráfica de uma matéria atômica, tem o objetivo de facilitar o estudo através da abstração da lógica de um átomo, ou seja, são teorias baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar os átomos.
    John Dalton rapidamente ficou conhecido como modelo atomico de Dalton e logo apos ele veio o thonsom que fala que seu modelo parecia um pudim de uvas passas.ja o modelo de Rutherford ja vem rebatendo a teoria de Dalton pois Rutherford deduziu que a massa da lamina de ouro estaria localizada em pequenod pontos denominados nucleos e que o raio do atomo deveria ser 10.000 a 100.000 vezes maior que o raio do nucleo sendo formado por espaços e seu modelo ele dizia que parecia com uma bola de bilhar.
    Ao longo dos anos foram realizados muitos estudos em relaçao a estrutura do atomo levando a criaçao de outros modelos porem o modelo Rutherford-Bohr ainda e o mais difundido no ensino medio porque ele traz pra nos um conhecimento melhor sobre seus modelos..

    Aluno:Matheus carrera
    Turma:3°ano B
    Turno:noturno

    ResponderExcluir
  21. Modelos Atômicos:

    Os modelos atômicos são, na verdade teorias baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar como é o átomo.
    o modelo atômico já vem sendo estudado desde o século V a.C, sendo que, era considerada uma partícula indivisível e comparada a uma bola de bilhar.
    Dalton baseando-se em leis já propostas, teve suas principais conclusões, assim com: a matéria é formada por partículas denominadas átomos, sendo maciças e indivisíveis, átomos com mesma propriedade, tem mesmo elemento, assim como outras características que ele denominou para seu modelo atômico.
    Além de Dalton, houve cientistas que lutaram nessa acirrada busca de definir o modelo atômico, assim como Thomson, que comparou seu modelo a um pudim de passas, Rutherford que, podendo concluir que o átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva, neutralizada e pela eletrosfera que é o polo negativo.
    Há também Bohr, com o modelo de órbita circular ao redor do núcleo, mas que ainda assim é o mais aceito, sendo que foi baseado na teoria quântica de Plank, e contudo, continuou aderindo ainda as órbitas circulares ou elípticas.

    Aluna: Luana Charopá Mendes.
    3° ano A

    ResponderExcluir
  22. O estudo dessa explicação vem desde o seculo v a.c.; onde falava que o átomo parecia com uma bola de golf e que ele não poderia ser dividido (matéria).O modelo de Thomson é comparado a um pudim de passas ,concluiu que o átomo não era uma esfera invisível ,ao contrario um átomo com uma esfera de cargas elétricas positivas onde elétrons estaria uniforme.
    Rutherford rebate a teoria de Dalton que os átomos fossem formados por espaços vazios e composto por um núcleo com carga positiva e carga negativa.
    Bohr acrescenta ao modelo de Rutherford ,dando a ele nomes e orbitas aos elétrons, eles não se movem livremente em volta dos pontos. O modelo de Rutherford-Bohr é o mais utilizado no ensino médio.
    Aluno:Ricardo Gabriel da Silva Junqueira
    Turma:3 ano C

    ResponderExcluir
  23. Durante o decorrer da história da física, muitos estudiosos pesquisaram sem sessar para tentar descobrir sobre do que era constituído a matéria, a curiosidade e a paixão com que eles faziam suas atividades era tão grande que os impulsionavam a seguir em frente.
    Com a sede por conhecimento muitos físicos começaram a desenvolver suas teorias, Leucipo e Demócrito deram ponta pé com a ideia de que átomo (cujo o significado era indivisível ), compunha a matéria que em grande quantidade dava origem a elementos químicos tendo diferentes propriedades, assim passando alguns anos vieram diversas teorias como a de Thomson que acreditava num átomo semelhante a um pudim de passas.
    Até que Rutherford no século XX elaborou um novo modelo atômico cuja a forma assemelhava-se a ordem dos planetas, o modelo foi aprimorado por Born outro físico brilhante dando retoques explicando sobre os elétrons, neutros e as orbitas.
    Nenhum dos modelos elaborados até hoje é de fato o verídico, pois nunca chegou a se realmente observar um átomo por ser muito pequeno, porem um dos modelos mais usados é o de Rutherford.
    SÉRIE: 3º ANO A
    PROFESSOR: HENRIQUE MOURA
    ALUNO: ÁLAN EMANOEL ALVES MENDES

    ResponderExcluir
  24. Desde o século V o átomo vem sendo estudado primeiro por Dalton dizendo que o átomo assemelhava-se a uma bola de bilhar, e mais adiante Thompson comparou com um pudim de passas que continha pequenas esferas em si, negando assim o modelo de Dalton dizendo que não era uma esfera maciça isso ocorreu no final do século XIX.
    Mais adiante Rutherford concordou com a ideia de Dalton porem acrescentando que o átomo tinha um núcleo e varias camadas chamadas que logo chamaria de eletrosfera, este modelo assemelha-se a um sistema solar, Born outro grande físico foi na mesma linha de Rutherford porem o modelo que elaborou tinha certos defeitos como o de não explicar certas reações químicas que aconteciam.
    Aluno: João Paulo
    Professor: Henrique Moura
    3º Ano A

    ResponderExcluir
  25. Os modelos atômicos são, na verdade teorias baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar como é o átomo.
    O modelo atômico já vem sendo estudado desde o século V a. C, sendo que, era considerada uma partícula indivisível e comparada a uma bola de bilhar.
    O físico John Dalton, ele elaborou teoria sobre a matéria. Ele ficou conhecido por um modelo atômico de Dalton em seguida Thompson ele comparou com um pudim de passas.
    O modelo de Rutherford rebate a teoria de Dalton acreditavam que fosse parecido com uma
    Uma bola de bilhar, os átomos eram formados por espaços vazios era composto por um núcleo com carga positiva que era neutralizadas por cargas negativas...
    Born por sua vez aperfeiçoou o modelo de Rutherford dizendo que a eletrosfera seriam camadas com diferentes cargas... o modelo apresenta alguns problemas no entanto é o mais usado.
    Aluno: Josivaldo Pachuri
    Professor: Henrique Moura
    Série: 3 ANO A

    ResponderExcluir
  26. Modelo atômico é todo modelo científico que se usa para explicar os átomos e seus comportamentos. o primeiro cientista a começar as teorias sobre o átomo foi John Dalton, ele afirmava que os átomos são esferas maciças indivisíveis por isso sua teoria ficou conhecida como "Bola de Bilhar". No século XIX Thomson concluiu que o átomo não era uma esfera indivisível, como Dalton havia sugerido.
    Thomson chamou as partículas negativas de elétrons e para explicar a neutralidade, Thomson afirmou que o átomo é uma esfera elétrica positiva, distribuída uniformemente assim o experimento de Thomson ficou conhecido como "Pudim de passas". Logo em seguida veio o cientista Ernest Rutherford com seus experimentos que utilizava a radioatividade, concluiu que o átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominada eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo. E por ultimo veio o cientista dinamarquês Niels Bohr que aperfeiçoou o modelo proposto por Rutherford, formulando sua teoria sobre distribuição e movimento dos elétrons. Baseado na teoria quântica proposta por Plank, Bohr elaborou os seguintes postulados: Os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, chamadas de camadas eletrônicas, com energia constante e determinada, Cada órbita permitida para os elétrons possui energia diferente. Porem o modelo de Rutherford-Bohr apresenta alguns problemas como por exemplo: ele não explica por que o elétron apresenta energia constante, não explica as reações químicas, descreve órbitas circulares ou elípticas ,quando na verdade os elétrons não descrevem essa trajetória, dentre outras.
    Aluno: Maicou Yacov
    Professor: Henrique Moura
    Série:3°ano A

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Modelo Atômico é simplesmente uma (ou a) representação gráfica da matéria atômica, os cientistas com o intuito de explicar os átomos fizeram várias teorias de experimentação. Desde o século V A.c a estrutura da matéria já é estudada, foi nessa época inclusive quando surgiu a primeira ideia sobre sua constituição. Antes de ser concretizado esse modelo de unidade indivisível vários filósofos afirmavam que a matéria poderia ser dividida infinitamente. Para John Dalton o átomo era uma bola de bilhar, a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas chamada de átomo que eram esferas maciças e indivisíveis,com a mesma propriedade constituíam um elemento químico, entre outros fatores.
    Em 1903 Joseph John Thomson, Fisico propôs um novo modelo atômico que consistia em uma experiência dos raios catódicos chamados de elétrons. Para Thomson o átomo era comparado com um pudim de passas ou panetone , pois era uma esfera de cargas positivas(prótons )e de cargas negativas(elétrons). Assim concluindo que os átomo não era uma esfera indivisíveis .
    Ernest Rutherford, descobriu utilizando a radioatividade que o átomo não era uma esfera maciça.O modelo era composto por um pequeno núcleo, com cargas positivas numa região negativa, denominada de eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    Bohr descreveu na teoria quântica, ele dizia que cada elétrons tem energia diferente, e a eletrosfera era divisível em camadas ou níveis de energia.
    Aluno(a): Ana Luiza da Silva
    Professor: Henrique Moura
    Série:3°ano A

    ResponderExcluir
  29. Luann Nasser (3ºA)12 de maio de 2017 às 20:41

    Que representa graficamente uma matéria atômica, Modelo atômico é exatamente isso, há muitos e muitos tempos essa estrutura da matéria já era estudada pela curiosidade de desvendar mais esse enigma, que na época não se sabia nada sobre eles, alguns cientistas, físicos, estudiosos afirmava com absoluta certeza que tal matéria sem dúvidas era e poderia ser dividida quantas vezes necessária, mas toda essa especulações, teorias foram contrariadas quando se concretizou que o modelo de unidade era indivisível.

    Para o estudioso Dalton o átomo seria parecido com uma bola de bilhar e que era uma unidade invisível..
    Já o modelo de Thomson era comparado a um pudim de passas. Ele concluiu que o átomo não era ema esfera invisível e sim um átomo com uma esfera de cargas elétricas positivas onde os elétrons estariam uniforme.
    Modelo de Rutherford, constatou que o átomo era composto por um núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominado eletrosfera onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    E o modelo atômico de Bohr sugeria que o átomo possui energia. Nesse modelo o e baseado sistema solar, onde cada elétrons possui sua própria orbita. Bohr organizou os elétrons em camada ou níveis de energia, cada camada possui quantidade máxima de elétrons e nome.


    Aluno(a): Luann Nasser
    Professor: Henrique Moura
    Série:3°ano A

    ResponderExcluir
  30. - Salve tio!
    -O texto acima faz referência aos modelos atomicos que foram criados ao decorrer do tempo o 1° é o de John Dalton que diz que: atomos tem o formato de uma bola de bilhar e que átomos eram como esferas maciças e indivisíveis (1808) modelo qual veio ser questionado por Joseph John Thomson, no final do século XIX,quando esse cientista cria então o modelo conhecido como pudim de passas esse modelo nao defendia a ideia de que os atomos eram indivisíveis, e nesse modelo ja podia ser visto Prótons e elétrons em todo o atomo.Ja no inicio do século XX O modelo atômico de Rutherford concluiu que o átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominada eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo Introduzindo assim um noo modelo atômico que contra dizia totalmente o model elaborado por Dalton.E por último e mais confuso o modelo de Niels Bohr que aperfeiçoou o modelo atômico de Rutherford porém propondo que os átomos teriam erergia ele propos que os átomos teriam o Nucleo e camadas ao seu redor onde os elétrons ficavam circulando e trasmitindo energia de acordo com esse giro...


    -Savio Martinez 3° ano C.

    ResponderExcluir
  31. Em seu modelo atômico Dalton concluiu que: A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos. Essa foi uma das principais conclusões.
    No modelo de Thomson foi proposto que o átomo fosse uma esféra de carga elétrica positiva, onde os elétrons estariam uniformemente distribuídos, configurando um equilíbrio elétrico.
    No modelo de Rutherford foi concluído quebo átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominada eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    E por fim no modelo de Bohr ocorreu o aperfeiçoamento do modelo de Rutherford, formulando uma teoria onde ele falava sobre a distribuição e movimento dos elétrons.
    Aluna: Luana Ribeiro dos Santos
    Série: 3°ano C

    ResponderExcluir
  32. No texto podemos observar quatro modelos atômicos criados por diferentes cientistas.A palavra átomo significa a menor partícula existente,ou seja,a ultima parte de uma certa matéria que não e possível se dividir mais.
    Dalton foi o primeiro a criar seu modelo atômico,tirou suas próprias conclusões e o assimilou com uma bola de bilhar,sendo maciço e indivisível.
    O segundo modelo foi de Thomson,que,usando raios catódicos conseguiu provar que o átomo era constituído por cargas negativas e positivas denominando as negativas de 'elétrons' dando assim seu modelo atômico a forma de um panetone,sendo as frutinhas as duas cargas, e por fim definiu q o indivisível afirmado por Dalton estava errado.
    Rutherford também discordo com Dalton e seu modelo maciço,usou então a radioatividade com partículas alfa em um experimento bombardeando uma lamina e usou ouro,algumas partículas conseguiam atravessar a lamina mas outras de menor quantidade não,conseguiu definir que os elétrons giravam em torno de um núcleo.Tudo isso formava seu modelo atômico.
    Toda essa pesquisa e definição contrariava a física moderna,por isso Bohr tentou aperfeiçoar seu modelo atômico com elétrons que giravam circularmente em torno do próton ou núcleo com quatro camadas eletrônicas,os elétrons podiam saltar de uma camada para outra e voltar para sua camada normal com uma força maior de energia em forma de luz.
    Esses dois modelos sofreram consequências ,porque não apresentavam a explicação de a movimentação dos elétrons em forma circular, e ainda mais com espaços,mesmo co tudo isso o modelo Rutherford-Bohr é o mais ensinado nos ensinos superiores.

    Aluna:Daniela Hurtado Peredo
    Turma:3ro ano "C"
    Professor:Henrique

    ResponderExcluir
  33. Os modelos atómicos é a representação que é usada para explicar os átomos, tem o objetivo de facilitar o estudo, são teorias baseadas a experimentação feita por cientistas para explicar os átomos.
    Leocipo e Demócrito foram uns dos primeiros que formaram uma tese a esse respeit, eles afirmavam que ao dividir constantemente uma matéria ela chegaria a um ponto que nao se dividiria mas, essa materia indivisível foi chamado de átomos.
    Dalton, afirma que o átomo seria parecido com uma bola de bilhar, e que era uma unidade invisivel.
    Thomson concluiu, que o átomo nao era uma esfera invisivel, como sugeriu Dalton, baseado em experiências com cargas elétricas, e sim um átomo com uma esfera de cargas elétricas positivas onde eles estariam uniforme.
    Rutherford diz que o átomo não é uma esfera maciça, o modelo era composto por um pequeno núcleo, com cargas positivas numa região negativa, denominada de eletrosfera em camada de niveis de energia, mas seu modelo apresentou alguns problemas, pois nao explicava algumas reações químicas. Porém o mais usado, e que apresenta mais clareza para o entendimento do átomo em si é o de Rutherford-Bohr.

    Aluna:Karine Jovio Pouche
    Série: 3 ano A

    ResponderExcluir
  34. Podemos dizer que a muito tempo os físicos e químicos tentavam descobrir e explicar o atamo, ou seja propôs modelos para o atamo. Alguns modelos que foram mais aceitos na comunidade dos químicos, são 4 cientista que propuseram modelos atômicos que são: Dalton, Thonson, Rutherford e Bohr.
    O modelo de Dalton foi o primeiro proposto da época, alguns gregos ja acreditavam que a matéria era composta por pequenas partículas, e essa partículas eram indivisíveis. Dalton em 1803 propôs o primeiro modelo atômico, o atamo de Dalton poderia ser visto como uma esfera maciça ou seja era indivisível, alem de ser indivisível o atamo era neutro, naquele tempo não era conhecido as cargas positivas e negativas como nos dias atuais. Thonson: ha 100 anos depois apos muitos experimentos, Thonson lança um novo modelo de atamo. Para Thonson o atamo era divisível, ou seja o atamo de Thonson, a massa hemogenea de partículas negativas, ou seja o modelo PUDIM DE PASSAS. Para Thonson e que o atamo possuía partículas diferentes, partículas positivas e negativas. Ou seja o atamo era divisível. Rutherford: em 1911 Rutherford lança o seu modelo atômico, nessa epoca alguns já eram conhecidos alguns elementos radiativos como como o POLÔNIO. Os cientistas já sabiam que o polônio lançava partículas alfas, que eram partículas positivas. Usando radiotividade que o atamo não era uma esfera maciça. O nodelo era composto por um pequeno núcleo, com carga positivas e negativas, onde os elétrons giravam em torno do núcleo.
    Bohr: em 1913 Bohr sugeriu que os elétrons carregados negativamentes são encontrados em orbitas circulares, concêntricos, ao redor do nucleo de carga positivas, muito parecidos como a forma que os planetas orbitam o sol. Quando mais longe um eletron de carga negativa esta do nucleo de carga positiva menos a atração sentido pelo eletron. No metodo de Bohr os elétrons são capazes de saltar de um nível de energia para o outro, mas ele não são encontrados no meio desses níveis . Muito parecido quando subimos os degraus de uma escada, mas nuca fica em pé em cima do degrau. Assim um eletron ganha ou perde uma parte discreta de energia cada vez que muda de niveis da mesma, um quânto de energia,dai vem o termo salto quântico.Os elétrons de valência determina assim as propriedades químicas de um atamo.... Mesmo assim o modelo de Bohr foi substituído pelo modelo atômico da mecânica quântica dos anos 20. Aluno: Marcos Aurélio 3 ano A

    ResponderExcluir
  35. Modelo atômico é a representação que é usada para explicar os átomos.
    Conhecido como modelo atômico de Dalton,devido ser elaborado pelo primeiro físico John Dalton,que dizia que as matérias não se dividiam e comparava o átomo como uma bola de bilhar.
    No ano de 1903,Joseph John Thomson criou um modelo atômico,pois não concordava com Dalton,que comparava o átomo com pudim de passas ou panetone e que era uma esfera de cargas negativas e positivas. Ernest Rutherforde dizia que o atomo não era umà esfera maciça e que o átomo era formado por espaço vazio. Já Bohr dizia que o átomo possuía energia,e que cada elétron possuia sua própria órbita.
    Enfim varios físicos interferiram no assunto átomo.

    Aluna:Gleiciane Me. Lopes Rocha
    3°ano A

    ResponderExcluir
  36. No modelo atômico de Dalton, ele se baseou nos conceitos dos filósofos Leucipo e Demócrito que diz que o átomo era parecida com uma bola de brilhar.
    thosson um cientista inglês se baseou em experiência com cargas elétricas, onde concluiu que o átomo não era uma esfera indivisível, ele descobriu que as partículas negativas eram atraídas pela positivas, as negativas foram chamadas elétrons.
    Rutherford fez experiências, onde constatou que o átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominada eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    Bohr aperfeiçoou o modelo proposto por Rutherford, formulando sua teoria sobre distribuição e movimento dos elétrons,segundo Bohr os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, chamadas de camadas eletrônicas, com energia constante e determinada. Cada órbita permitida para os elétrons possui energia diferente. O modelo Rutherford-Bohr apresenta alguns problemas mais é o mais difundido no ensino médio.
    aluna: Thallita de Souza
    serie:3 ano A

    ResponderExcluir
  37. Por muitos anos muitos físicos se perguntaram de como deveria ser composta a matéria, essa duvida ficou por muito tempo no ar até que Leucipo e Demócrito deram inicio a teorias e construíram um dos primeiros modelos do átomo que serviria como base para as seguintes maquetes que elaborariam os físicos Thompson, Rutherford e Rutherford Born com o modelo que não é o mais correto porém o mais usado até os dias de hoje, apesar de muitos estudos feitos não se sabe realmente de como é o átomo a sua forma, mesmo com toda a tecnologia existente ainda não foi possível visualizar de fato essa pequena partícula.
    Há muitos modelos de átomos porem nas escolas é frequentemente mais usado o de Born.
    Professor: Henrique Moura
    Aluno: David Pagliuca
    Série: 3 ANO A

    ResponderExcluir
  38. O primeiro modelo de átomo a existir foi semelhante a uma bola de bilhar este modelo foi elaborado por Leucipo e Demócrito, logo em seguida Dalton veio com suas teorias semelhantes a dos dois físicos anteriores. Passando-se algum tempo vieram outras teorias como a do pudim de passas e o que se assemelhava ao sistema solar logo os modelos foram se aperfeiçoando passando por Rutherford e logo por Rutherford Born o qual elaborou o modelo mais usado apesar de apresentar certos erros.
    Professor: Henrique Moura
    Aluno: Murilo Pereira Da Silva
    3º A

    ResponderExcluir
  39. Modelo atômico nada mais é do que a representação gráfica do Átomo.
    Ao longo dos anos os cientistas vieram estudando e denominando como o átomo realmente é,sua constituição e sua utilidade. Sabemos que é constituído por Prótons,Nêutrons e Elétrons.
    Segundo os filósofos Leucipo e Demócrito a matéria não podia ser dividida infinitamente chegando em sua menor partícula que era totalmente indivisível o Átomo.
    Na história do Átomo houve grandes cientistas a constituir teorias,sobre essa partícula.
    Dalton em 1808 elaborou também uma algumas afirmações sobre a matéria dentre elas :
    ➢ Os átomos são esferas maciças e indivisíveis;
    ➢ toda materia é formada por partículas extremamente pequenas denominada átomos;
    Logo depois chegou a vez de Rutherford.
    Ele propôs que o átomo não era uma esfera maciça como dizia Dalton no passando,criando assim um novo modelo atômico afirmando que o átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, chamada eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.
    Apesar de alguns problemas que esse modelo apresenta o modelo de Rutherford é o mais aceito e usado até hoje para se ter noção sobre o Átomo.

    Amanda Caetano 3 ano A

    ResponderExcluir
  40. O modelo atômico é todo modelo científico que se usa para explicar os átomos e seus comportamentos. Ela começou ser estudada no século V a.c, modelo atômico são teorias baseadas em experimentações de cientistas.
    Para o cientista John Dalton o átomo era uma bola de bilhar, a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas chamada de átomo, já o modelo de de Thomson conclui que o atomo nao era uma esfera indivisivel, o seu modelo era em formato de um pudim. Rutherford descobriu que a esfera n é macia como dizia as teorias de Dalton, ele dizia que os átomos eram formados por espaços vazios e era composto por um núcleo com carga positiva que era naturalizada por cargas negativas.
    Aluna: Jennifer Edith 3°A

    ResponderExcluir