terça-feira, 15 de março de 2016

ELETRICIDADE ESTÁTICA





Você atravessa o tapete para alcançar a maçaneta da porta e ZAP! Recebe um choque estático. Ou então, sai do frio, tira o seu chapéu e PAM! Cabelo estático – a eletricidade estática faz seu cabelo ficar em linha reta, arrepiado.
O que acontece? E porque a estática é um problema mais comum no inverno?
Para entender a eletricidade estática, temos que aprender um pouco sobre a natureza da matéria. Ou, em outras palavras, do que são feitas todas as coisas ao nosso redor.


Tudo é feito de átomos
Imagine um anel de ouro puro. Divida-o ao meio, separe uma metade e continue dividindo, dividindo, dividindo… Em breve você terá um pedaço tão pequeno que não será capaz de vê-lo sem um microscópio. Pode ser muito, muito pequeno, mas ainda é um pedaço de ouro. Se você pudesse continuar dividindo-o em pedaços cada vez menores, você finalmente chegaria ao mais ínfimo pedaço de ouro possível. Ele é chamado de átomo. Se você dividisse em pedaços menores, não seria mais ouro.
Tudo ao nosso redor é feito de átomos. Os cientistas até agora encontraram apenas 115 tipos diferentes de átomos. Tudo que você vê é feito de diferentes combinações desses átomos.
Peças de um átomo
Então, do que são feitos os átomos? No meio de cada átomo existe um “núcleo”, que contém dois tipos de pequenas partículas, chamadas prótons e nêutrons. Orbitando em torno do núcleo estão partículas ainda menores chamadas elétrons. Os 115 tipos de átomos são diferentes uns dos outros, porque têm diferentes números de prótons, nêutrons e elétrons.
É útil pensar em um modelo do átomo como semelhante ao sistema solar. O núcleo está no centro do átomo, como o sol, o centro do sistema solar. Os elétrons orbitam ao redor do núcleo como os planetas ao redor do sol. Assim como no sistema solar, o núcleo é grande em comparação com os elétrons. O átomo é principalmente um espaço vazio. E os elétrons ficam muito longe do núcleo. Embora este modelo não seja totalmente preciso, podemos usá-lo para nos ajudar a entender a eletricidade estática.
Cargas elétricas
Prótons, nêutrons e elétrons são muito diferentes um do outro. Eles têm as suas próprias propriedades ou características. Uma dessas propriedades é chamada de carga elétrica. Os prótons têm o que chamamos de (+) carga “positiva”. Elétrons têm uma carga “negativa” (-). Nêutrons não têm carga. A carga de um próton é igual em força à carga de um elétron. Quando o número de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons, o próprio átomo não tem carga global, é neutro.
Elétrons podem se mover
Os prótons e nêutrons no núcleo são mantidos juntos com muito rigor. Normalmente, o núcleo não muda. Mas alguns dos elétrons exteriores podem se mover a partir de um átomo para outro. Um átomo que perde elétrons tem mais cargas positivas (prótons) do que cargas negativas (elétrons) – é carregado positivamente. Um átomo que ganha elétrons tem mais partículas negativas do que positivas. Ele tem uma carga negativa. Um átomo carregado é chamado de “íon”.
Alguns materiais seguram seus elétrons com muito rigor – eles não se movem através deles muito bem. Essas coisas são chamadas isolantes. Plástico, tecido, vidro e ar seco são bons isolantes. Outros materiais têm elétrons mais “frouxos”, que se movem através deles muito facilmente. Estes são chamados condutores. A maioria dos metais são bons condutores.
Como podemos mover os elétrons de um lugar para outro? Uma forma muito comum é esfregando dois objetos. Se eles são feitos de materiais diferentes, e ambos são isolantes, os elétrons podem ser transferidos (ou deslocados) de um para o outro. Quanto mais atrito, maior o movimento de elétrons, e maior a carga estática que se acumula. Vale lembrar que os cientistas acreditam que não é o atrito ou fricção que faz com que os elétrons se movam. É simplesmente o contato entre os dois materiais diferentes. Esfregar apenas aumenta a área de contato entre eles.
Os opostos se atraem
Cargas positivas e negativas se comportam de maneiras interessantes. Você já ouviu o ditado que os opostos se atraem? Bem, é verdade. Duas coisas com cargas opostas, ou diferentes, irão se atrair. Coisas com a mesma carga (dois positivos ou dois negativos) irão se repelir ou se afastar.
Um objeto carregado também irá atrair algo que é neutro. Pense em como você pode fazer um balão parar na parede. Se você carregá-lo esfregando-o sobre seu cabelo (ele adquiri elétrons extras e uma carga negativa), pode segurá-lo perto de um objeto neutro. Se ele é condutor, muitos elétrons irão mover-se facilmente para o outro lado, tão longe quanto possível do balão. Se é um isolador, os elétrons dos átomos e moléculas só podem mover-se ligeiramente para um dos lados, para longe do balão. Em qualquer caso, existem mais cargas positivas. Os opostos se atraem. Isso funciona da mesma forma para os objetos neutros e carregados positivamente.
Então, o que tudo isso tem a ver com choques estáticos? Ou eletricidade estática no cabelo? Quando você tira o chapéu de lã, ele entra em atrito com o seu cabelo. Os elétrons se movem a partir de seu cabelo para o chapéu. Uma carga estática acumula-se e agora cada um de seus fios tem a mesma carga positiva. Lembre-se, coisas com a mesma carga se repelem. Assim, os cabelos tentam chegar o mais longe possível uns dos outros. O mais longe que podem ficar é de pé. E é assim que a eletricidade estática provoca um dia de cabelo ruim.
Quando você anda sobre um tapete, os elétrons se movem do tapete para você. Agora você tem os elétrons extras e uma carga estática negativa. Quando você toca uma maçaneta metálica (condutora), os elétrons saltam de você para ela, e você sente o choque estático.
Nós geralmente só percebemos a eletricidade estática no inverno, quando o ar está muito seco. Durante o verão, o ar está mais úmido. A água no ar ajuda os elétrons a se moverem mais rapidamente, de modo que as pessoas não acumulam uma grande carga estática.
Séries triboelétricas
Quando esfregamos dois materiais diferentes juntos, o que torna-se carregado positivamente e o que se torna negativo? Os cientistas classificaram materiais na ordem de sua capacidade de manter ou desistir de elétrons. Este ranking é chamado de séries triboelétricas. Uma lista de alguns materiais comuns é mostrada aqui. Sob condições ideais, se dois materiais são friccionados, o mais alto na lista deve desistir de elétrons e tornar-se carregado positivamente.
  • Sua mão;
  • vidro;
  • seu cabelo;
  • nylon;
  • lã;
  • pele;
  • seda;
  • papel;
  • algodão;
  • borracha endurecida;
  • poliéster;
  • plástico policloreto de vinila (PVC).
Conservação da carga
Quando carregamos algo com eletricidade estática, nenhum elétron é feito ou destruído. Não há novos prótons que aparecem ou desaparecem. Elétrons são apenas transferidos de um lugar para outro. A carga elétrica permanece a mesma. Este é o chamado princípio da conservação da carga.
Objetos carregados criam um campo de força elétrica invisível em torno de si. A força deste campo depende de muitas coisas, incluindo a quantidade de carga, distância percorrida, e a forma dos objetos. Isto pode tornar-se muito complicado. Podemos simplificar as coisas ao trabalhar com “fontes pontuais” de carga.
Charles Coulomb descreveu pela primeira vez as forças do campo elétrico em 1780. Ele descobriu que, para cargas pontuais, a força elétrica varia diretamente com o produto das cargas. Em outras palavras, quanto maior a taxa, o campo é mais forte. E o campo varia inversamente com o quadrado da distância entre as cargas. Isto significa que quanto maior for a distância, menor a força torna-se. Isto pode ser escrito como a fórmula: F = k (X Q1 Q2) / d2, em que F é a força, Q1 e Q2 são as cargas, e d é a distância entre as cargas. k é a constante de proporcionalidade, e depende do material de separação das cargas.

37 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O texto fala sobre a Eletricidade Estática, e nos ajuda a entender como ela funciona. Alguns cientistas do passado diziam que o átomo é a menor partícula que já existiu e que não poderia ser dividida, porém não é que isso que a tecnologia de hoje sabe. Sabemos que o átomo pode sim ser dividido em partículas menores, é o que chamamos hoje de Prótons, Nêutrons e Elétrons. Portanto, o átomo é composto pelo núcleo, onde se encontra os prótons e nêutrons, e os elétrons ficam perambulando ao redor do núcleo. Os nêutrons, como o próprio nome já diz, não tem carga (neutro, nulo) em relação aos prótons (carga positiva) e elétrons (carga negativa). Quando algum elemento perde elétron, logo ele fica carregado positivamente (lembrando que não se pode perder ou ganhar prótons) e vice-versa. Alguns objetos como o plástico, vidro, tecido são maus condutores pois os elétrons não se movem muito bem neles, e por isso são chamados de isolantes, já os metais são bons condutores pois seus elétrons se movem com facilidade. Como já sabemos, os opostos se atraem. Nenhum elétron é feito ou destruído, apenas são transferidos de um lugar para o outro, os prótons não aparecem ou desaparecem, isso é o que chamamos de conservação de carga.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa aí professor publiquei duas vezes.

    ResponderExcluir
  4. os atomos podem se dividir em particulas menores,chamadas protons que tem cargas (+) neutrons não tem cargas e eletrons tem carga(-)que podem se mover de um lado para outro,um atomo carregado chama-se "ion".alguns atomos tem eletromos que aumentam as particulas negativa e outros atomos que não tem eletrons porem possuem protons possitivas.
    protrons,neutros e eletrons são muito diferentes portanto contém caracteristicas diferentes umas das outras.

    nome: Nancy egues cebalho 3anoB

    ResponderExcluir
  5. O texto explica sobre a eletricidade estática, que as coisas ao nosso redor são compostas por átomos. Os átomos possuem núcleo, que contém partículas chamadas prótons e nêutrons, ao redor do núcleo há outras partículas chamadas elétrons. Os mesmos possuem cargas elétricas, ou seja, os prótons possuem carga positiva (+), os elétrons carga negativa (-) e os nêutrons não contém carga. No núcleo, os prótons e nêutrons são mantidos juntos, enquanto os elétrons (exterior) podem se mover de um átomo para o outro.
    Cargas positivas e negativas se atraem e cargas iguais se repelem. Um objeto que está carregado tende a atrair aquele que está neutro. E em relação a conservação de carga, não cria cargas, mas as transferem.
    Luana Alves Nascimento, 3º ano A matutino.

    ResponderExcluir
  6. Podemos relata que a eletricidade estática, tem por meio as coisas que variam em ser compostas por átomos. Certamente pode se analisa que os átomos possuem um núcleo e dentro dele esta composto de partículas chamadas de prótons e nêutrons. Porém que ao redor dele possuem outra partículas de elétrons, ou seja, os mesmo possuem tal cargas elétricas, ou seja, os certos prótons possuem carga positiva e os tais elétrons possuem carga negativa, entretanto que dentre essas situações no centro do núcleo os prótons e os nêutrons são particularmente mantidos juntos, as cargas positivas e negativas se atraem por meio de igualdade, porem que eles se repelem, E em relação a carga de conservação de cargas, eles não produzem cargas mais porem as transferem para um determinado mantimento


    JAIRO FLORES DA SILVA 3° Ano A Matutino

    ResponderExcluir
  7. as principais partículas que formam o átomo são os prótons , os neutros e os elétrons . eles estão organizadas em núcleos e eletrosfera.no núcleo ficam os prótons e os nêutrons e n eletrosfera, os elétrons.
    as partículas que formam o átomo caracteriza-se por sua carga elétrica e massa.
    os nêutrons e prótons são mantidos juntos por uma força de atração muito forte.
    a eletrosfera é atraída pelo núcleo devido ás cargas elétricas opostas.a eletrosfera tem carga elétrica negativa equivaLente á carga elétrica positiva dos prótons do nÚcleo.por isso, o átomo é eletricamente neutro.
    NOME:JÉSSICA ENIELLY 3°B

    ResponderExcluir
  8. As principais partículas que formam o átomo são os prótons, os neutros e os elétrons. Eles estão organizadas em núcleos e eletrosfera, no núcleo ficam os prótons e os nêutrons e na eletrosfera, os elétrons.
    Cargas positivas e negativas se atraem e cargas iguais se repelem. Um objeto que está carregado tende a atrair aquele que está neutro. E em relação a conservação de carga, não cria cargas, mas as transferem. Nenhum elétron é feito ou destruído, apenas são transferidos de um lugar para o outro, os prótons não aparecem ou desaparecem, isso é o que chamamos de conservação de carga.

    Joyce Fernanda Lopes de Oliveira 3° Ano A Matutino

    ResponderExcluir
  9. Tudo a nossa volta é composto de diferentes combinações de átomos.No átomo a um núcleo que contém duas partículas,os prótons e neútrons,e em volta do núcleo a partícula extremamente pequenas,chamadas elétrons.Esses elétrons possuem cargas elétricas diferentes como por exemplo o prótons possui carga elétrica positiva e o elétrons negativa e o neútrons não possui carga ou seja é neutro.Cargas opostas se atraem,como o positivo e o negativo agora quando são cargas iguais como negativa e negativa ou positivo e positivo elas se repelem. Aluno:Donizetti Lara 3* Ano B

    ResponderExcluir
  10. A eletricidade estática ela se move de um corpo para o outro. Um erro que ninguém pode se confundir é eletricidade estática com eletricidade gerada.Eletricidade estática acumula varias cargas elétricas de um material, que envolvem átomos, prótons, elétrons e nêutrons.
    Sabemos que um átomo é formado por elétrons, nêutrons, prótons, que fica em orbita, o único que tem massa menor é o elétron e os outros tem massa maior, que são cargas elétricas.
    O texto fala também dos opostos se atraem , sim se atraem, pois tendo cargas iguais ou diferentes irá se atrair,( positivo ou negativo) pode acontecer de se repelir ou atrair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPE esqueci de colocar o meu nome no comentário por isso refiz o comentário e postei de novo. Karina Roma 3* Ano B

      Excluir
  11. A eletricidade estática ela se move de um corpo para o outro. Um erro que ninguém pode se confundir é eletricidade estática com eletricidade gerada.Eletricidade estática acumula varias cargas elétricas de um material, que envolvem átomos, prótons, elétrons e nêutrons.
    Sabemos que um átomo é formado por elétrons, nêutrons, prótons, que fica em orbita, o único que tem massa menor é o elétron e os outros tem massa maior, que são cargas elétricas.
    O texto fala também dos opostos se atraem , sim se atraem, pois tendo cargas iguais ou diferentes irá se atrair,( positivo ou negativo) pode acontecer de se repelir ou atrair.
    Karina Roma 3° Ano B

    ResponderExcluir
  12. A eletricidade estática .
    Tudo ao nosso redor é feito de átomos.Oscientistas encontraram 115 tipos diferentes de átomo .Portanto tudo que você vê é feito de diferentes combinações desses átomos .
    No meio de cada átomo existe um núcleo que contém dois tipos de pequenas particulas ,chamadas prótons,nêutrons.E em torno do núcleo estão particulas menores chamadas de elétrons.
    Prótons ,nêutrons e elétrons são diferentes um do outro.
    Os prótons tem carga positiva (+).Elétrons tem carga negativa (-).E os nêutrons não tem carga.
    Cargas opostas se atraem, como o positivo e o negativo e quando são cargas iguais elas se repelem.

    Aluna: Natiely Oliveira Da Silva.
    3 ano B.

    ResponderExcluir
  13. O texto nos da uma explicação básica sobre eletricidade estática que é transferida de um corpo à outro, observando que ela ocorre melhor no inverno ou lugares frios.
    Cientistas da antiguidade interpretavam que o átomo era a menor partícula existente na terra e que não era divisível, porém, após anos de estudos e com o avanço fulminante da tecnologia, foi observado por cientistas que o átomo era divisível sim, composto de 3 partes principais próton(+), nêutron e elétron(-). Próton e nêutron ficam juntos em um núcleo, já que sabemos que cargas iguais se repelem o nêutron se torna um isolante entre os prótons impedindo que esses tenham contado, já os elétrons ficam dispersos na eletrosfera girando em torno do núcleo.
    Obs: Não se pode compartilhar prótons nem nêutrons, apenas elétrons da ultima camada de valência são compartilhados.
    Aluno:Odair Neto
    3°Ano B Vespertino

    ResponderExcluir
  14. A eletricidade estática é estabelecida como uma carga elétrica produzida por um desbalanceamento dos elétrons na face de um material,ou seja,atrito entre matérias.Tal carga gera um campo elétrico que pode ser avaliado e pode afetar outros objetos à distância.A proliferação dessa eletricidade geralmente é em áreas de temperaturas de umidade mais baixa.
    As cargas elétricas são sujeitas a atração ou repulsão,de acordo com o princípio, as cargas de mesmo sinal se repelem e as cargas de sinais diferentes se atraem.
    Discente: Brunihelly Gonzaga
    3º ano A

    ResponderExcluir
  15. A eletricidade estática está relacionada com tudo aquilo que é composto por átomos. Átomos são pequenas partículas não visível a olho nu, presentes em todas as partes ao nosso redor. No meio do átomo existe um "núcleo" que contém partículas chamadas de prótons e nêutrons, e em torno do núcleo estão os elétrons. Eles contém cargas elétricas. Os prótons tem carga positiva (+), os elétrons tem carga negativa (-) e os nêutrons não tem carga. Alguns materiais "seguram" seus elétrons com muito rigor, por isso não se movem muito bem, e som chamados de isolantes. Em outros materiais tem elétrons mais "soltos" que se movem com facilidade, o chamamos de condutores. Como sabemos os opostos se atraem. Duas coisas com cargas opostas irão se atrair. E coisas com as mesmas carga se repelem. Nenhum elétron é feito ou destruído, são apenas transferidos de um lugar para o outro e a carga elétrica continua a mesma. E é o que chamamos de conservação de carga.
    Aluna: Jaqueline M. Gomes 3ºano B

    ResponderExcluir
  16. A eletricidade Estática é tudo que nós vemos, é feito de atomos assim como cada nucleo a dois tipos de pequenas particulas,prótons e nêutrons.Os prótrons ,nêutros e elétrons são diferentes um do outro ,cada um têm suas propriedades e característica. Os prótons hoje conhecemos de (+)carga positiva , eletrons só carga (-)negativa, pois nêutrons nao tem carga e pode se mover de um átomo para o outro sabendo que nêutrons nao tem carga e é nulo ,com relação aos prótrons que sao carga positiva e o elétrons carga negativa, a carga eletrica de mesmo sinal se repelem é de sinais opostos se atraem. Aluna:Amanda santos da silva 3°ano B

    ResponderExcluir
  17. Eletricidade estática é determinada por excesso de cargas elétricas em um corpo, tornando-se essas cargas em repouso. Quando se fala de cargas elétricas em repouso, está referindo em suas relações com outras cargas elétricas. Onde ocorre a distância, sem contato físico entre os corpos carregados, então cada carga elétrica gera em torno de si um campo elétrico que diminui em relação com o contrário do raio. A carga elétrica é um domínio que se sustenta, por exemplo, se um corpo a principio neutro perder elétrons, perderá certa quantia de cargas elétricas negativas. Sendo assim, vai obter uma mesma quantia, porém em padrão, de cargas positivas.

    Núbia Aguilar - 3°ano A

    ResponderExcluir
  18. A eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também forças magnéticas. Há dois tipos de cargas elétricas, chamadas positivas e negativas. As cargas de nome igual se repelem e as de nome distinto se atraem. A eletricidade está presente em algumas partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que transporta uma unidade de carga (cargas elétricas de valor menor são tidas como existentes em quarks). Um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa, portanto é eletricamente neutro.

    Jennifer Gonçalves Lustig 3° Ano A

    ResponderExcluir
  19. Quando a algo que esta carregado, faz com que atrai aquele que esta neutro.são o excesso ou a falta de elétrons que se transferem para o corpo. Ex:quando se levanta de uma poltrona ou tem atrito com algo dependendo da sua ação. o núcleo onde se encontra os protons (+) e os nêutrons(nulo) são mantidos juntos e na eletrosfera tem os eletrons(-) que podem se mover de um lado para o outo.
    Jucilene Lopes 3°B

    ResponderExcluir
  20. -O texto sobre eletricidade estatisticas relata que no nucleo possuem neutrons e protons no quais neutros é negativo(-) e protons positivo (+) cuja os dois são portadores de cargas eletricas e são mantidos juntos dentro do nucleo. Citando um exemplo de como eles se movem, temos dois objetos que ao serem esfregados os eletrons podem ser transferidos de um para o outro. Nas quais as cargas positivas e negativas se atraem e as cargas positivas se repelem . Um objeto neutro ao entrar em atrito passa a possuir eletrecidade. Edna Katrina Pissolato Morais 3°A

    ResponderExcluir
  21. Eletricidade estática fala e explica que tudo é feito átomos, mostrando o que é peças de um átomo, as cargas elétricas, como eles podem se mover,como se atraem ,as séries triboelétricas e a conservação da carga.
    aluna:Pamella Cristina 3°Ano B.

    ResponderExcluir
  22. Este texto explica sobre a eletricidade estática, que é tudo aquilo que é composto por átomos. Os prótons, os nêutrons, e os elétrons são as principais partículas que formam o átomo. O átomo é composto pelo núcleo, onde encontra os prótons e nêutrons, e os elétrons ficam vagando ao redor do núcleo. Os prótons tem carga (+) os nêutrons não tem carga e os elétrons tem carga (-). Cargas positivas e negativas se atraem e cargas iguais se repelem. Em relação a carga de conservação de cargas, eles não produzem cargas mais as transferem de um lado para o outro.

    Aluna: Tainara da Silva Serapião 3°A

    ResponderExcluir
  23. tudo ao nosso redor é feito de átomos e no meio de cada átomos existe um núcleo que contem dois tipos de pequenas particulas , que são chamados protóns e nêutrons prótons, nêutrons e elétrons são muito diferente um do outro. eles tem as suas próprias propriedades ou caracteristicas , os prótons tem o que chamamos de carga (+), eletrons tem uma carga (-), neutrons não tem carga. a carga de um proton é igual em força á carga de um eletron , quando o número de prtons em um átomo é igual ao número de eletrons. aluna:ALESSANDRA FLORES ORTIZ 3°ano B

    ResponderExcluir
  24. O texto fala sobre eletricidade estatistica,tudo ao nosso redor é feito de átomos,nos átomos,Nos átomos a um núcleo que contém duas particulas,os prótons e os neútrons.Os prótons tem carga positiva(+) os nêutrons não tem carga e os elétrons tem carga negativa(-).Cargas positivas e negativas se atraem e cargas iguais se repelem.
    Quando a algo que esta carregado, faz com que atrai aquele que esta neutro.são o excesso ou a falta de elétrons que se transferem para o corpo.
    Dabia Pires 3°A

    ResponderExcluir
  25. a eletricidade esta em nosso redor e geralmente nós mesmo não sabemos, coisas tão simples e pensamos que não é nada , isso acontece quando algo esta muito carregado ai eles se atrai pois os eletrons tem a carga negativa , e os protons possuim carga positiva , as duas cargas são oposta e irão se atrair., na carga eletrica tem o átomos que contém duas particulas pequenas que são os prontons e nêutrons , e o neutrons não possui nema carga., em torno do nucleo esta na particulas menores que são os eletros, então o núcleo esta no centro do atomos como o principal para a carga elatrica.

    Delba Santos 3anoB

    ResponderExcluir
  26. A eletricidade e um fenomeno fisico originado por cargas eletricas estaticas ou um movimento e por sua interaçao . Quando uma carga se encontra em repouso ,produz forças sobre outras situadas a sua volta. se a carga se desloca produz tambem forças magneticas .Ha dois tipos de carga eletricas , chamadas positivas e negativas. NOME; ANA CRISTINA SOARES RIBEIRO SILVA 3anoA

    ResponderExcluir
  27. A eletricidade e um fenomeno fisico que tambem produz duas forças magneticas que e a carga positiva e a carga negativa quando ficam perto uma da outra as cargas opostas se atraem ,os metais por exemplo sao bos condutores porque eles tem facilidade em se mover ,os eletrons nao sao destruidos apenas vao de um lugar para o outro onde e chamada de conservaçao de carga . NOME;RAQUE PEDROSO DE SOUZA 3anoA

    ResponderExcluir
  28. Todas as substâncias são compostas de pequenas partículas denominadas átomos. Para se ter uma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles. Os átomos contudo são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que contém prótons e nêutrons. Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contém a maior parte da massa do átomo
    Aluna: Marianna Carvalho 3°ano A

    ResponderExcluir
  29. A eletricidade é muito importante no nosso dia a dia, ela está presente em todas as coisas ao nosso redor. Para entendermos melhor, vamos começar falando sobre o átomo,que é uma partícula minúscula que cria tudo o que está a nossa volta, dentro de um átomo a o núcleo onde contém partículas positivas chamadas de prótons,as negativas chamadas de elétrons, e ainda os chamados nêutrons.
    É interessante sabermos que quanto maior for o atrito entre elas, maior será a carga acumulada, e que somente as cargas opostas podem se atrair, cargas iguais não se atraem elas se repelem, vale lembrar que os elétrons apenas muda de lugar não diminuem , nem aumentam a carga elétrica.
    (Rithelly Natally 3º ano "A")

    ResponderExcluir
  30. Cientistas da antiguidade interpretavam que o átomo era a menor partícula existente na terra e que não era divisível, porém, após anos de estudos e com o avanço fulminante da tecnologia, foi observado por cientistas que o átomo era divisível sim, composto de 3 partes principais próton(+), nêutron e elétron(-). Próton e nêutron ficam juntos em um núcleo, já que sabemos que cargas iguais se repelem o nêutron se torna um isolante entre os prótons impedindo que esses tenham contado, já os elétrons ficam dispersos na eletrosfera girando em torno do núcleo.
    interessante sabermos que quanto maior for o atrito entre elas, maior será a carga acumulada, e que somente as cargas opostas podem se atrair, cargas iguais não se atraem elas se repelem, vale lembrar que os elétrons apenas muda de lugar não diminuem , nem aumentam a carga elétrica.

    Joyce Fernanda Lopes 3º ano A

    ResponderExcluir
  31. Com base no texto, é possível dizer que todos os elementos ao nosso redor não compostos por átomos. Esses que por sua vez, são compostos por um núcleo, onde se fazem presente os prótons(carga positiva) e os neutros(sem carga) e, do lado de fora do núcleo estão os elétrons(carga negativa). Assim, caso o átomo perca elétrons, ficará visto a presença de mais prótons do que elétrons, portanto diz que este estará carregado positivamente, caso contrario ganhando elétrons, o átomo ficara carregado negativamente. Vale ressaltar ainda que somente irá ganhar ou perder elétrons e não prótons e muito menos neutros. Na prerrogativa de isolantes, são aqueles objetos que dificultam que os elétrons se movam e já os bons condutores, como os metais, por exemplo, facilitam esse movimento dos elétrons. Na questão de atração, é observável que cargas opostas como no ditado popular se atraem e consequentemente cargas iguais se repelem.

    ResponderExcluir
  32. A eletricidade está presente em lugares que nem imaginamos, ou melhor, em tudo. Prova disso são os átomos, pequenas partículas que constituem tudo o que existe, formadas por cargas elétricas positivas (prótons) e negativas (elétrons). Um átomo pode perder elétrons, ficando consequentemente carregado positivamente; como pode também ganhar elétrons e permanecer carregado negativamente. Porem, um átomo jamais perderá prótons, poiso único capaz de se deslocar ou de se transferir é o elétron. Vale lembrar também que as cargas opostas se atraem e que as iguais se repelem, como por exemplo, um objeto que estiver carregado positivamente irá atrair outro de carga negativa ou nutro, e vice e versa, mas caso as cargas sejam iguais um objeto irá afastar o outro.

    Isabela Matheus, 3º A

    ResponderExcluir
  33. A eletricidade esta totalmente presente em nossa vida, nela esta contendo duas forças magnética, que são os prótons (carga positiva) e os elétrons (carga negativa). Quando algum elemento perde elétron, logo ele fica carregado positivamente, lembrando que não se pode perder ou ganhar prótons. Aqui Alguns objetos como o plástico e tecido são maus condutores pois os elétrons não se movem muito bem neles, e por isso são chamados de isolantes, já os metais são bons condutores pois seus elétrons se movem com facilidade.. Por isso que cargas de mesmo sinal se repelem e as cargas de sinais diferentes se atraem etc..
    Aluno: Jeferte Vargas Santana. 3º ano A

    ResponderExcluir
  34. A eletricidade e um fenomeno fisico que tambem produz duas forças magneticas que e a carga negativa quando ficam perto uma da outra as cargas oposta se atraem os metais por exemplo se um bom condutor porque ele tem facilidade em se mover ,os condutores eles nao sao destruidos apenas vai para outro lugar onde chamamos de conservaçao de garga. nome;RAQUEL PEDROSO DE SOUZA 3ANO 'A'

    ResponderExcluir
  35. As cargas elétricas são diferentes umas das outras, os prótons possui carga positiva, os elétrons possui carga negativa e os nêutrons não possui carga nenhuma. Os prótons e nêutrons no núcleo são mantidos juntos com muitos rigor. Normalmente, o núcleo não muda. Mas alguns dos elétrons exteriores podem se mover a partir de um átomo para outro. Um átomo que perde elétrons tem mais cargas positivas (prótons) do que cargas negativas (elétrons) é carregado positivamente. As cargas positivas e negativas se atraem, pois são duas cargas diferentes, duas cargas iguais elas se afastam uma da outra, no entanto os oposto de atraem. Quando carregamos algo com eletricidade estática, nenhum elétron e feito ou destruído. Elétrons são apenas transferidos de um lugar para outro. A carga elétrica permanece a mesma.
    Pâmella Lorrayne da Silva Fernandes
    Série: 3º ano B

    ResponderExcluir
  36. Eletricidade Estática Portanto os átomos contém duas pequenas partículas prótons e nêutrons. Os tipos de átomos são diferentes uns dos outrons por ter número de prótons,nêutrons eletrons eles são diferentes uns dos outros ou seja eles têm suas próprias propriedades ou características.Os prótons São chamados de Cargas positivas (+) ,Elétrons carga (-) e o Nêutrons não tem carga, emfimum átomo que ganha elétrons tem mais partículas negativas do que positiva. Aluna: Amanda Santos da Silva 3 Ano B

    ResponderExcluir