Por Marco
Aurélio da Silva
Equipe Brasil
Escola
A corrente elétrica durante o processo de
transporte, que vai das usinas geradoras até os centros consumidores, sofre
significativa perda de energia. Essa perda ocorre em razão da resistência
elétrica dos fios condutores de eletricidade. Ocorre que boa parte da energia
elétrica é transformada em energia térmica, sendo dessa forma dissipada para o
meio ambiente. Como forma de diminuir essa perda de energia usa-se fios
condutores com baixa resistência, como o cobre, por exemplo, e conduz a
corrente sob alta tensão, mas mesmo assim em distâncias que ultrapassam 400 km
as perdas ainda acontecem, podendo chegar até 20%. Em virtude disso, muitos
cientistas buscam conseguir os chamados condutores ideais, aqueles que conduzem
energia elétrica sem que ocorram perdas para o meio ambiente. Será possível
conseguir esse tipo de condutor?
A supercondutividade é uma propriedade física que
certos materiais apresentam quando são esfriados a temperaturas extremamente
baixas, podendo conduzir corrente elétrica sem resistências e nem perdas de
energia. Esse fenômeno foi descoberto em 1911 pelo físico holandês Heike
Kamerlimgh-Onnes, quando observou que a resistência elétrica do mercúrio
desaparecia ao ser resfriado a 4K, o que corresponde a – 269,15 °C, dessa
forma, ele acabava de tornar o mercúrio um material supercondutor. Esse
fenômeno, conseguido com o mercúrio, foi verificado para outros metais, no
entanto não foi permitida a aplicação, pois eram necessários muitos gastos para
conseguir manter temperaturas muito baixas.
Foi com o trio de físicos americanos Jonh Bardeen,
Leon Cooper e Robert Schrieffer, que em 1972 surgiu a explicação para o
fenômeno da supercondutividade, fato que deu a eles o prêmio Nobel da física
naquele ano. O que fez a explicação deles ser tão importante foi o fato de eles
mostrarem que esse fenômeno não está ligado somente à diminuição da agitação
térmica dos átomos e moléculas de um material, quando esse está sob baixas
temperaturas. Dessa forma, surgiu a ideia da possibilidade da existência desse
fenômeno com temperaturas muito elevadas, mas as experiências com condutores
metálicos relacionadas a essa possibilidade não deram resultados.
Anos mais tarde os físicos da IBM, o suíço Karl Alexander Muller e o alemão Johannes G. Bednorz, conseguiram a supercondutividade a 35 K, o que corresponde a – 238 °C. Graças às suas descobertas e à comprovação da supercondutividade que esses dois físicos cientistas ganharam, em 1986, o prêmio Nobel de Física. Esse fato foi um grande avanço para toda ciência e permitiu avanços significativos em vários ramos de pesquisas.
A supercondutividade é muito importante e tem larga aplicação. Essa propriedade não é aplicada somente na transmissão de energia elétrica, mas também em várias outras como:
Anos mais tarde os físicos da IBM, o suíço Karl Alexander Muller e o alemão Johannes G. Bednorz, conseguiram a supercondutividade a 35 K, o que corresponde a – 238 °C. Graças às suas descobertas e à comprovação da supercondutividade que esses dois físicos cientistas ganharam, em 1986, o prêmio Nobel de Física. Esse fato foi um grande avanço para toda ciência e permitiu avanços significativos em vários ramos de pesquisas.
A supercondutividade é muito importante e tem larga aplicação. Essa propriedade não é aplicada somente na transmissão de energia elétrica, mas também em várias outras como:
- Na construção de magnetos supercondutores que geram campo magnético extremamente forte, os quais possibilitam a construção dos chamados aceleradores de partículas;
- Nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de eletricidade, diminuindo o seu tamanho e o gasto de energia dos mesmos;
- Nos fios supercondutores utilizados em computadores, permitindo que os chips sejam cada vez menores e mais rápidos no processamento de dados;
- Em ímãs, permitindo que eles possam flutuar sobre a superfície de um material supercondutor. Esse fato possibilita a construção e operação dos chamados trens bala, os quais trafegam apenas flutuando sobre o trilho.
Laboratório de Aplicações de Supercondutores -
LASUP
(Protótipo
de trem de Levitação Magnéetica Supercondutora)
O Laboratório de Aplicações de Supercondutores
(LASUP) foi criado em 1998 e tem por objetivo o desenvolvimento experimental, a
pesquisa científica e a inovação tecnológica na aplicação de supercondutores em
sistema elétricos. Dentre os trabalhos em desenvolvimento no laboratório, o
protótipo de trem de levitação desperta grande curiosidade do público e será
especialmente destacado neste texto. Outras atividades relacionadas ao tema
supercondutores são desenvolvidas no LASUP e maiores informações sobre as
mesmas podem ser encontradas no site do laboratório http://www.dee.ufrj.br/resLASUP.htm
De acordo com o texto, 20% da energia produzida nas usinas é perdido durante o transporte, isso ocorre pois nos fios condutores de energia elétrica tem resistência elétrica. Mas o que é essa resistência elétrica? É que boa parte dessa energia elétrica é transformada em energia térmica de forma que é transferida para o meio ambiente, e por isso é usado o fio de cobre pois é um condutor de alta tensão. A supercondutividade é uma propriedade da física em que os materiais são esfriados à temperaturas muito, mais muito baixa mesmo de modo que não se perda a energia elétrica. Tal fenômeno foi descoberto pelo físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes observando que ao resfriar o mercúrio à 4K (-269,15 °C) sua resistência elétrica desaparecia, dessa forma ele tornava o mercúrio um supercondutor. A supercondutividade não é somente aplicada na energia elétrica, mas também na construção de magnetos supercondutores, nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de energia elétrica, nos fios condutores permitindo que os dados sejam lidos mais rapidamente.
ResponderExcluirOs supercondutores, quando submetidos a resfriamento extremamente baixo, conduzem corrente elétrica sem perdas e resistências. Ou seja, nada da energia é perdida quando ela flui através de um supercondutor. Existe ainda uma temperatura pela qual a substância passa a ser supercondutora, e é variável de material para material. No mercúrio esse fenômeno acontece na temperatura de 4K (-269,15°C) e já no chumbo, temperatura de 7K (-266,15°C). Além de possibilitarem a construção de trens magnéticos, com os supercondutores é possível projetar motores, geradores e transformadores muito menores e mais leves, melhorar os equipamentos de ressonância magnética, construir novos sistemas de transportes, etc.
ResponderExcluirLuana Alves Nascimento, 3º ano A matutino.
Supercondutores são os materiais que têm a propriedade de conduzir a corrente elétrica sem nenhuma resistência e, consequentemente, sem perda de energia.
ResponderExcluirOs supercondutores têm comportamentos bastante estranhos para o senso comum.
Joyce Fernanda Lopes de Oliveira 3º ano A matutino.
A supercondutividade não é somente aplicada na energia elétrica, mas também na construção de magnetos supercondutores, nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de energia elétrica, nos fios condutores permitindo que os dados sejam lidos mais rapidamente.A propriedade dos ímas permanenntes "flutuarem" sobre supercondutores, quando percorridos por corrente elétrica, possibilitaria a construção e operação de trens que desenvolverão velocidades superiores a 500 km/h, levitando sobre trilhos magnetizados.
ResponderExcluirTainá Cristina Lopes de Souza 3º ano A matutino.
Devido ao meio de transporte de carga elétrica,ela perde energia devido os fios condutores com baixa resistência..Como o cobre, por exemplo conduz corrente sob alta tensão, mais mesmo assim ultrapassando a distancia 400 km aconteceram a perda de energia por não ter uma temperatura controlada..Os certo seria aqueles que são conduzem energia elétrica sem sofre perda para o ambiante, por exemplo os fios que são usado em computadores etc...
ResponderExcluirAluno: Jeferte Vargas Santana 3º ano A.
A resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor á passagem .e o calculo é dado pela lei de Ohn,quando existe uma diferença de potencia aplicada.quando o condutor metálico, um número que contenha a elevação de elétrons livres,então ele passa a se deslocar a partir do condutor.
ResponderExcluiro termo corrente elétrica, é antiga concepção sobre a eletricidade como um fluido capaz de canalizar por condutores.supercondutores é a maneira que contém a sua própria propriedade de corrente elétrica ,sem resistência ,consequencial e muito menos perda de energia.
ALUNA:JÉSSICA ENIELLY 3°B
A resistencia entao é um materia prima muito importante quando se trata de energia eletrica; pois se ela faz com que a perda de energia eletrica torna-se menos em quantidade assim atua como algo que favorarece apopulaçao que claro usa aparelhos eletronicos.
ResponderExcluirAluna:thaiza rodrigues. 3° ANOB
Os supercondutores consiste em materiais que possuem o domínio de coordenar a corrente elétrica sem nenhuma resistência e sem perder energia.São pouco os materiais que são capazes de conduzirem energias,e quando ela pode conseguir é em temperaturas baixas;Portanto,o grande estímulo está sendo obter materiais que exibe a sua condutividade em temperatura ambiente ,tornando um material de fácil acesso.
ResponderExcluirDiscente:Brunihelly Gonzaga
3º ano A.
Os supercondutores é uma corrente eletrica que sofre significativa perda de energia. A perda de energia usa-se fios condutore com a baixa resistencia,pois é propriedade fisica certos materiais apresentam esfriandos a temperatura é extranamente baixa. Ambas parte de energia Eletrica transformada em energua termica,supercondutividade denomina-se as subistancias nas quais os elétrons se locomevem com facilidade por estarem fraca mente ligados aos átomos, potanto usa-se aparelhos eletronicos. Aluna:Amanda santos da silva 3°ano B
ResponderExcluirOs Supercondutores são os materiais que são capazes de conduzir a corrente elétrica que não possui força e sem perda de energia. Ocorre a uma temperatura que varia de material para material, portanto a força elétrica dos condutores diminui pouco a pouco quando a temperatura abaixa, sendo então em condutores metálicos entre outros. Essa supercondutividade, porém, está presente em aparelhos eletrônicos que funcionam com apoio de energia elétrica, em fios condutores fazendo com que os dados seja mais veloz e também em construção de magnetos fazendo com que viabilize a construção em geradores de raios-X , na radiografia de alta potência, em televisões etc.
ResponderExcluirNúbia Aguilar - 3º ano A.
AS CORRENTES ELÉTRICAS TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO MUNDO MODERNO,ESTANDO PRESENTES NOS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAS E URBANAS,NOS ELETRODOMÉSTICOS EM GERAL,NA INDÚSTRIA,NOS COMPUTADORES,NOS APARELHOS DE COMUNICAÇÃO ,NOS VEÍCULOS ETC.A CORRENTE ELETRICA E O MOVIMENTO ORDENADO,ISTO É, COM DIREÇÃO E SENTIDOS PREFERENCIAIS,DE PORTADORES DE CARGA ELÉTRICA.A DEFINIÇÃO APRESENTADA EVIDENCIA QUE, PARA GERAR UMA CORRENTE ELÉTRICA APRECIÁVEL EM UM MATERIAL,ELE PRECISA SER UM CONDUTOR ELÉTRICO.AS VEZES
ResponderExcluir,PORÉM,AS CORRENTES ELÉTRICAS CAUSAM TAMBÉM DESAGRADÁVEIS SURPRESAS QUE NADA MAIS SÃO QUE EFEITOS PRODUZIDOS POR CORRENTES ELÉTRICAS ESTABELECIDAS EM ALGUMA REGIÃO DO NOSSO CORPO OU NO CASSO DE CORRENTES EXCESSIVAS EVENTUAIS,QUE QUE DANIFICA NOSSO ELETRODOMÉSTICOS.
-Os supercondutores são materiais capazes de conduzir corrente eletricas sem perdas de energia .Podendo tambem gerar campos magnéticos muitos fortes . A supercondutividade em certos materiais quando esfriados a temperatura estremamente baixas,que podem conduzir correntes eletricas sem perder energia. ALUNA: Edna Katrina Pissolato Morais 3º ano A.
ResponderExcluirO texto os supercondutores explica o processo de trasporte de energia elétrica que vai das usinas geradoras até nós cosumidores ,falando passo a passo de como isso ocorre.
ResponderExcluirAluna:Pamella Cristina 3°Ano B.
Os supercondutores são materiais metálicos ou cerâmicos que conduzem eletricidade com praticamente nenhuma resistência. Nada de energia elétrica é perdida quando ela flui através de um supercondutor. Em um supercondutor, uma corrente continua a fluir para sempre, porque nenhuma resistência é oferecida a ela. É bastante parecido com uma máquina de movimento perpétuo. Além de conduzirem eletricidade sem perdas de energia, os supercondutores apresentam outra propriedade que é quando ocorre a transição de estado normal para o estado supercondutor, um campo magnético não consegue penetrar mais no material. E também se repelem em campos magnéticos.
ResponderExcluirAluna:Tainara da Silva Serapião 3°Ano A
AS CORRENTES ELÉTRICAS TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO MUNDO MODERNO,ESTANDO PRESENTES NOS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAS E URBANAS,NOS ELETRODOMÉSTICOS EM GERAL,NA INDÚSTRIA,NOS COMPUTADORES,NOS APARELHOS DE COMUNICAÇÃO ,NOS VEÍCULOS ETC.A CORRENTE ELETRICA E O MOVIMENTO ORDENADO,ISTO É, COM DIREÇÃO E SENTIDOS PREFERENCIAIS,DE PORTADORES DE CARGA ELÉTRICA.A DEFINIÇÃO APRESENTADA EVIDENCIA QUE, PARA GERAR UMA CORRENTE ELÉTRICA APRECIÁVEL EM UM MATERIAL,ELE PRECISA SER UM CONDUTOR ELÉTRICO.AS VEZES
ResponderExcluir,PORÉM,AS CORRENTES ELÉTRICAS CAUSAM TAMBÉM DESAGRADÁVEIS SURPRESAS QUE NADA MAIS SÃO QUE EFEITOS PRODUZIDOS POR CORRENTES ELÉTRICAS ESTABELECIDAS EM ALGUMA REGIÃO DO NOSSO CORPO OU NO CASSO DE CORRENTES EXCESSIVAS EVENTUAIS,QUE QUE DANIFICA NOSSO ELETRODOMÉSTICOS.
aluna;Nancy Egues Cebalho 3anoB
no texto fala que a corrente elétrica durante o processo de transporte, elas sofre significativa perda de energia, essa perda ocorre em razão da resistência elétrica, e também ocorre boa parte da energia elétrica que é transformada em energia térmica
ResponderExcluirALUNẠ:ALESSANDRA FLORES 3ºanoB
Os supercondutores são materiais que tem a propriedade de conduzir a corrente elétrica sem nenhuma resistência.E sem perdas de energia. Mais mesmo assim ocorre perdas de energia.
ResponderExcluirComo forma de diminuir essa perda de energia são usados os fios condutores com baixa resistência como o cobre.
Mas mesmo assim em distâncias que passam de 400Km ainda perde energia.
A supercondutividade em alguns materiais quando esfriados a temperatura extremamente baixas,podem conduzir corrente elétrica sem resistência e nem perdas de energia.E também é usada em magnetos supercondutores, nos aparelhos eletrônico,fios condutores de computadores e em ímãs.
Aluna:Natiely Oliveira Da Silva 3º ano B.
Supercondutores é um tipo de condutor que permite que acorrente passe sem resistência a baixas temperaturas, isso permite o desenvolvimento de tecnologias como veiculos que funcionam com base na levitação magnética de supercondutores de alta temperatura criticas.
ResponderExcluirE muito importante e uma larga aplicação. E não é só aplicada na energia e sim em vários outros. Funcionam nos aparelhos eletrônicos que nós usamos, em fios de computadores, nos imãs é permitido flutuar na superficie do material sob o condutor. Quanto maior for a distancia de um fio condutor vai perder carga eleteica, e menor a distancia nao vai perder.
Professor esqueci de colocar meu nome.
ResponderExcluirKarina Roma
3°Ano B
Boa parte da energia que é produzida nas usinas são perdidas no caminho aos centros consumidores. Isso em resultado dos condutores, que contribuem para que a energia se transforme em energia térmica, que é liberada ao meio ambiente. Assim a busca por condutores ideais se torna cada vez mais frequente. Já a supercondutividade descoberta por John Bardeen, Leon Cooper e Robert Shrieffer é uma propriedade que alguns materiais apresentam quando são introduzidos em temperaturas extremamente baixas, fazendo assim que se conduza corrente elétrica sem aparente perda. Então, emprega-se na transmissão de energia, aparelhos eletrônicos e fios supercondutores de processamento de dados.
ResponderExcluirVerificou-se que certos tipos de substâncias quando em temperaturas muito baixas, muito próximas do zero absoluto, exibiam resistência elétrica quase nula, ou seja, os elétrons livres que fazem a condução da corrente elétrica podiam transitar livremente na rede cristalina. Esse fenômeno foi primeiramente observado em determinados metais, dentre eles o mercúrio, o cádmio, o estanho e o chumbo.
ResponderExcluirAluna: Marianna Carvalho 3° ano A
A vários materiais que são supercondutores, aqueles que são capazes de conduzir a corrente elétrica, sem a perda de energia, entre eles está o mercúrio, que na época foi resfriado a 4K, correspondente a - 265,15 ºC, pois a supercondutividade está relacionada a diminuição da agitação das moléculas e dos átomos.
ResponderExcluirFoi criado um laboratório em 1998, com o objetivo de estudar os supercondutores em sistema elétrico, as pesquisas não param pois a muitas coisas que precisam ser descobertas e melhoradas a respeito da eletricidade.(Rithelly Natally 3ª Ano "A")
Supercondutores são os materiais que têm a propriedade de conduzir a corrente elétrica sem nenhuma resistência e, consequentemente, sem perda de energia.
ResponderExcluirOs supercondutores têm comportamentos bastante estranhos para o senso comum.
A forma de diminuir essa perda de energia são usados os fios condutores com baixa resistência como o cobre.
Mas mesmo assim em distâncias que passam de 400Km ainda perde energia.
A supercondutividade em alguns materiais quando esfriados a temperatura extremamente baixas,podem conduzir corrente elétrica sem resistência e nem perdas de energia.E também é usada em magnetos supercondutores, nos aparelhos eletrônico,fios condutores de computadores e em ímãs.
Joyce Fernanda Lopes 3ª Ano A
A corrente elétrica antes mesma de chegar ao seu ponto final sofre perdas pelo caminho devido a resistência dos fios condutores,devido a esse problema cientistas cada vez mais procuram desenvolver os chamados condutores ideais,que não deixam que a eletricidade se perca pelo caminho.
ResponderExcluirA supercondutividade é de extrema importância,por facilitar cada vez mais nossas vidas,não sendo aplicada somente na transmissão de energia elétrica mas também em outras coisas.
Aluno: Donizetti Lara de Barros 3*Ano B
Os supercondutores são materiais que possuem a capacidade de transportar energia sem fazer com que ela se perca no ambiente, estes são capazes de realizar esse trabalho quando são submetidas a temperaturas baixas sem apresentar resistência, e foi um grande avanço para a ciência, pois foi um meio descoberto para transportar energia elétrica sem que esta se transforme em energia térmica. Essa supercondução está relacionada com a menor agitação das moléculas (átomos) e é extremamente importante no uso de transporte, aparelhos eletrônicos e afins.
ResponderExcluirIsabela Matheus, 3º A
Supercondutores são os matériais que tem a propriedade de conduzir ,a corrente eletrica sem nenhuma resistencia e, consequentemente sem perda de energia funcionando tambem como um diamagneto perfeito abaixo de uma temperatura critica .
ResponderExcluirALUNA\ Ana cristina soares ribeiro silva 3ano 'A'
Os supercondutores transporta energia sem que se perco no ambiente,às
ResponderExcluirmateriais quando é esfriados em temperaturasbaixas, pode conduzir corrente elétrica sem resistências e nem a perdas de energia esse fenômeno ficou conhecido ,os supercondutores estão em todos lugares computadores,aparelho e imãs.
Delba santos 3 ano B
Esse fenomeno ocorre a uma temperatura que varia de material para material, para trasportar energia eletrica, que sai das usinas geradores ate os consumidores. A supercondutividade é presente na energia eletrica, facilitando nos a usar os aparelhos eletronicos . Os supercondutores quando sao esfriados a temperatuda baixa conduzem corrente eletrica que nao perdem energia e nem resistencia. NOME: Jucilene Lopes 3°B
ResponderExcluirA corrente elétrica é transportada através de fios das usinas até os centros consumidores. Sofre uma perda de energia, essa perda ocorre e razão da resistência elétrica dos fios condutores de eletricidade. Para não ocorrer essa perda utiliza-se fio de baixa resistência como o cobre. A supercondutividade é uma propriedade física que certos materiais apresentam quando são esfriados a temperatura extremamente baixas, podem conduzir corrente elétrica sem resistência e nem perdas de energia. A supercondutividade é muito importante e tem aplicação. Essa propriedade não é aplicada somente na transmissão de energia elétrica mas também em várias outras como: na construção de magnetos supercondutores que geram campo magnético extremamente forte, nos aparelhos eletrônicos que funcionam a base de eletricidade nos fios supercondutores utilizado em computadores, em irmãs permitindo que eles possam flutuar sobre a superfície de um material supercondutor.
ResponderExcluirPâmella Lorrayne da Silva Fernandes
Série: 3ºano B