quinta-feira, 4 de junho de 2015

ELETRODINÂMICOS CONCEITOS BÁSICOS

Olá, galera,
A eletrodinâmica é um assunto recorrente nas provas do Enem. As grandezas envolvidas estão presentes no nosso cotidiano, assim é muito comum que tenham questões sobre corrente, tensão, resistência, potência.  Isso é bem claro nas habilidades da matriz de referência:


Vamos tentar entender as definições principais?

Intensidade de corrente elétrica (i)

É definida como a razão entre a quantidade de carga elétrica e o intervalo de tempo.
Unidade: A (ampere = coulomb/segundo)
 É um fluxo de carga elétrica. Pense assim, corrente elétrica não some. Por exemplo, dez pessoas entram em uma sala. Quantas pessoas vão sair da sala? Dez, lógico. Com a corrente é a mesma coisa. Se em um fio existem 3 A, ao final do fio também tem que ter 3 A. A corrente pode se dividir, mas não vai sumir. (veja o vídeo da associação em paralelo de resistores para entender melhor - mais abaixo)

Resistência (R)
 É a grandeza que se opõe a passagem dos elétrons, da passagem de corrente. É inversamente proporcional à corrente. Depende do comprimento (L) do fio, da área (A) de seção circular e de uma característica do material chamada resistividade (r).
Unidade: Ω (ohm)

resistor


Tensão ou diferença de potencial [voltagem não é lá muito elegante, mas a galera entende]
(costuma-se usar a letra U ou E – eu prefiro U, pois confunde menos com a unidade)
 É o resultado do produto da corrente pela resistência. É a energia por unidade de carga.
 Unidade: V (volt) = J/C  (joule por coulomb)
Lei de Ohm   U = Ri

 Potência (P)
 É a energia por unidade de tempo. Na eletrodinâmica é o resultado do produto tensão x corrente.
Unidade: W (watt) = J/s (joule por segundo)
Potencia elétrica e mecânica

Associação de resistores
Série.
•Resistores percorridos pela mesma corrente;
•A diferença de potencial do circuito (ddp) é a soma das ddp’s individuais de cada resistor.
•A resistência equivalente é a soma das resistências individuais.
• É um circuito com elementos dependentes. Caso um falhe o sistema para de funcionar.
circuito em serie
Veja o vídeo explicativo

Paralelo:
•Resistores submetidos à mesma diferença de potencial;
•A soma das intensidades de corrente que chegam no nó é igual a soma das intensidades de corrente que saem do nó.
•O inverso da resistência equivalente é a soma dos inversos das resistências individuais.
• É um circuito independente. Mesmo com a falha de um elemento, os outros podem continuar funcionando.

circuito em paralelo
Veja o vídeo explicativo
associação de resistores em paralelo

29 comentários:

  1. Como no próprio texto já é citado que a eletrodinâmica está presente no nosso cotidiano e em várias formas, por exemplo resistência, potência etc. Assuntos irreconhecível ainda por mim sobre resistência, potência e entre outros e agora com esse texto tudo fica mais claro e interessante de se compreender. 3ano A. Kalytta Neves

    ResponderExcluir
  2. A Eletrodinâmica é muito importante em nossa vida, pois ela tem seus benefícios, estarei explicando um pouco do meu entendimento sobre isso e sobre os vídeos vistos.
    A Eletrodinâmica ela estuda as energias elétricas em movimento. Corrente elétrica é um fluxo condutor que pode vim querer saber o tempo percorrido a energia gastada e a potencia do tempo e do trabalho percorrido. Os vídeos nos mostra a teoria da Eletrodinâmica que explica os dois tipos de associação de resistores: A em serie e paralela, explicando a diferença que a entre os dois. Quanto a Aplicação na pratica os vídeos exemplifica em uma ilustração com lampadas, porem com intendimento na teoria podemos aplicar o aprendizado facilmente no nosso dia a dia.
    3ºAno A Thálita dos Santos Carrera.

    ResponderExcluir
  3. A Eletrodinâmica tem como definição o ramo da física que estuda as cargas elétricas em movimento. Esses movimentos podem ser definidos de duas maneiras principais de circuitos, em serie e paralelos. Circuito em serie nada mais é que "aumentar o comprimento do fio", a resistência equivalente é dada pela formula básica: Req= R1+R2...+Rn, como Req é a soma de todos os resistores, nota-se que ele sempre será maior que qualquer outro resistor apresentado. Na associação paralela os resistores estão ligados dividindo-se, e a corrente i que esta entrando na corrente é “repartida” entre essas divisões. A formula básica é dada como Req= (1/R1 + 1/R2 +... + 1/Rn)-1, a forma mais prática de realizar essa conta é utilizando a chamada “M.M.C. já feito ou produto soma” que é onde Req = R1.R2/R1+R2. Nota-se que o Req é sempre menor que os resistores equivalentes apresentados, também se percebem que se temos todos os resistores do mesmo valor, a Req será dividida pelo numero de resistores, significa basicamente que a corrente se divide igualmente entre os resistores porque eles têm o mesmo valor.
    Um ponto que é dado como comum entre esses dois tipos de circuitos é que, toda vez que uma quantidade de Volts atravessar uma resistência ela ira diminuir, a quantidade de carga que sairá do fio é a mesma que entrou, afinal ela não some. Outra observação que pode ser feita é que os resistores que possuem menor resistência receberam sempre maior volume de corrente, tendo em vista que se os outros resistores obtiverem maior resistência iram receber menor quantidade de carga.

    Marcella Nogueira 3º ano A

    ResponderExcluir
  4. A eletrodinâmica e um ramo da física que envolve intensidade elétrica (i), resistência (r), tensão (u), potencia (p) e serie (s).
    Cada uma delas possuem uma função como: (i) mede a quantidade de carga elétrica de uma corrente elétrica; (r) e onde passa a corrente que e proporcional a si, ou seja o fio e a área tem que ter a mesma resistividade; (u) conforme a carga e a sua energia; (p) e a energia do tempo no final da tensão; (s) e quando o comprimento dos fios individuais são iguais , ou seja, são equivalentes.
    A sim temos uma noção de como ocorre a corrente elétrica de nossos objetos diários.


    ARETUZA BARBOSA 3 ANO A

    ResponderExcluir
  5. Eletrodinãmicas define a entender, uma carga elétrica , exemplo vinte homens em uma pequena sala , bem apertados, vai acontecer que esses vinte homens vão querer sair mais raapido possivel para nao entrar em contato , e assim são as carga eletrica quantos mais juntas e nao tiver espasso vão queimar o prastica do fio de eletricidade se nao for adequado para a carga eletrica.E esse da fisica eletrodinãmico faz parte de nossos dia de hoje , a eletrodinãmica estuda cargas eletrica em movimento , e também o video mostra como compreender a eletrodinãmicas. Ender Kelber Miranda Silva 3 ANO C

    ResponderExcluir
  6. A Eletrodinâmica é um assunto de extrema importância em nosso cotidiano mais que é pouco conhecido. Dentro da Eletrodinâmica existem diversos conceitos a serem discutidos e aprendidos. Destacam-se: Intensidade das correntes Elétricas (i), Resistência (R), Tensão ou Diferencia de Potencial (E ou U), Potência (P) e a Associação dos Resistores (que podem ser paralelos ou em série).
    Intensidades das correntes Elétricas (i): é definida pela razão entre a quantidade de carga elétrica e o intervalo de tempo, e é representada pela unidade A (ampere). Esta intensidade não pode ser modificada, é um fluxo de carga elétrica que não aumenta nem diminui.
    Resistência (R): A resistência é determinada por característica do condutor, como área (A) e comprimento (L), a partir destes é possível calcular a resistência de um condutor em relação a carga que ira passar por este. É representada pela unidade Ω (ohm).
    Tensão ou Diferença de Potencial (E ou U): Esta se da pelo produto da resistência com a corrente elétrica, ou seja, E=R.I. Esta tensão é capaz produzir energia e calor, é o caso da lâmpada encandeceste. É representada pela unidade V (volt).
    Potência (P): Sempre que uma quantidade de energia esta sendo consumida em uma corrente elétrica, em um intervalo de tempo, uma potencia está sendo gerada, ou seja, a força com que a energia é exercida. Portanto está pode ser compreendida pela razão entre a energia e o tempo. Sua representação é dada pela unidade W (watt).
    Associação dos resistores (Série): Se da quando os resistores estão, como o nome já diz, em série, ou seja, numa mesma reta, quando não há a necessidade da corrente elétrica repartir-se, e é dada pela soma dos resistores.
    Associação dos resistores (Paralelo): estes por sua vez possui uma ramificação, ou seja, a corrente elétrica sofre uma repartição durante a passagem (no final do condutor a corrente elétrica que sairá será a mesma que entrou). Como a corrente possui mais de um caminho a ser seguido, esta se divide inversamente proporcional ao resistor.

    ResponderExcluir
  7. Temos que saber diferenciar Corrente Elétrica ,Existência Elétrica e potencia misturada com energia elétrica basicamente é um dos conceitos mas estudados no mundo . Corrente elétrica o numero de carga que esta passando em um fio fato. corrente tudo que é ligado a algo que gera corrente ao ligar a TV na tomada gerou corrente elétrica tudo oque é capaz de produzir corrente tem como objetivo chegar a algo uma mangueira de água quando lidada da torneira automaticamente a água vai ter todo esse percurso para chegar ate o fim tudo com a foça da pressão que a própria água produz correte de um fio elétrico tem quase a mesma função porem de forma diferente . Daniel Lucas 3 Ano A

    ResponderExcluir
  8. A eletrodinâmica é algo muito importante e interessante a ser estudado.Como foi visto no texto,ela é destacada em Intensidade da corrente elétrica,Resistência,Tensão ou Diferencia Potencial,Potência e Associação dos Resistores.São coisas simples,porém não muito conhecido pelas pessoas,como também faz parte do nosso dia a dia.Mesmo assim as pessoas não o enxergam.
    Como o professor mesmo havia explicado na sala de aula,que a Intensidade de corrente elétrica,é um fluxo de carga elétrica,onde ela não desaparece,exemplo entra uma quantidade de pessoas em um determinado lugar,logo após todos terão que sair,é a mesma coisa que acontece com a Intensidade.Como foi explicado bem no inicio,são coisas que caiu no ENEM,e pode cair novamente,então são coisas simples que temos que aprender a qualquer custo....
    O texto explica o suficiente a ser aprendido,como também o professor tirou nossas dúvidas em sala de aula...

    *Darly Surubi Sié* 3° "A"

    ResponderExcluir
  9. A Eletrodinâmica é um assunto de extrema importância em nosso cotidiano mais que é pouco conhecido. Dentro da Eletrodinâmica existem diversos conceitos a serem discutidos e aprendidos.Os vídeos nos mostra a teoria da Eletrodinâmica que explica os dois tipos de associação de resistores: A em serie e paralela, explicando a diferença que a entre os dois. Quanto a Aplicação na pratica os vídeos exemplifica em uma ilustração com lampadas, porem com intendimento na teoria podemos aplicar o aprendizado facilmente no nosso dia a dia.
    Aline Campos 3° "A"

    ResponderExcluir
  10. Com a passagem dos elétrons da corrente elétrica é o inverso do proporcional da corrente,tudo isso, depende do comprimento(L),do fio da área(A) e da resistividade(R). No paralelo são a mesmo valor na soma das intensidades que saem ,como por exemplo,se tem 2 ohm,para sair também vai haver 2 ohm, e para sua associação dos resistores iguais,são divididos pelo valor do resistor e o número de resistores presente no circuito.A intensidade de corrente elétrica,é o fluxo de carga elétrica que não desaparecem...
    Marly Surubi Sié. 3°''A''

    ResponderExcluir
  11. A Eletrodinâmica trata de eventos que ocorrem em nosso dia a dia, deste modo é importante compreendermos o seu funcionamento. Nesse ramo, o que mais se destaca são as correntes elétricas, que são originadas a partir do deslocamento dos elétrons no interior de um determinado material, assim surgem outros fenômenos, como o efeito Joule.
    E se existe a corrente elétrica, ela pode ser duradoura, ou não. Mas foram criados os geradores elétricos que tendem a fazer com que isso não acabe rápido. Para observamos como isso está presente na nossa vida, é só entender que existem inúmeros tipos de geradores elétricos. São os geradores luminosos que tem o objetivo de transformar energia luminosa em elétrica (Placas Solares). Existem os geradores mecânicos, que tendem a transformar energia mecânica em energia elétrica(geradores de usinas hidroelétricas), dentre outros.
    Existem muitas aplicações da eletrodinâmica em nossa vida, e com o auxílio de algumas obras, como as de Lorde Kelvin, William Thomson, que desde o século XIX nos ajuda a aprender essa ciência, que a primeira vista parece ser complicado,é fácil descobrirmos.
    Anderlex Lara Leite 3° ANO-A

    ResponderExcluir
  12. a eletrodinâmica como sabemos esta presente em nosso cotidiano .ele é constituído pela INTENSIDADE DE CORRENTE ELÉTRICA(I),RESISTÊNCIA(R),TENSÃO OU DIFERENÇA DE POTENCIAL(U) E POTENCIA(P). e assim sendo importante para a população ,pois esta presente em mossa vida por meio de correntes elétricas e etc..carolaine mendes 3anoB.

    ResponderExcluir
  13. A eletrodinâmica é um conteúdo muito importante e interessante ,pelo fato que envolve no nosso dia a dia , obtendo os seus benefícios .O que envolve a eletrodinâmica e o estudo das energias elétricas em movimentos .
    os vídeos mostra a teorias da eletrodinâmica e seus conceitos que se destacam é a intensidade das correntes elétricas (i) resistência (r) ,potencia (p) entre muitos outros ,aspectos. No video explica sobre as associação de resistores , tem suas diferenças a ''serie'' Se da quando os resistores estão, numa mesma reta, quando não há a necessidade da corrente elétrica repartir, ou seja, acaba só utilizando só a soma dos resistores.
    E a ''paralela'' e quando os resistores possui outras divisões, no caso são as ramificações,ou seja ,a corrente elétrica sofre uma repartição durante sua passagem, ou seja ,ela acaba se dividindo proporcionalmente ao resistor, como podíamos observa no video os desenhos e a explicação do professor.
    PATRICIA GARCIA DOS SANTOS .. 3° ANO-A

    ResponderExcluir
  14. Como podemos ver as informações que o texto e os video relata sobre a eletrodinâmica que estuda sobre a eletricidade que esta presente no nosso cotidiano mostra dois tipo de associação de resistores : A SERIE e a PARALELA .
    SERIE: e quando não ha necessidade de se dividir , ou seja e dado pela soma dos resistores . Ja o PARALELO e quando ha necessidade de dividir durante o percurso da corrente elétrica, e isso faz a divisão inversamente proporcional ao resistores, e com isso podemos percebe que ocorre uma diferença de uma associação de resistores para outra.
    A eletrodinâmica e identificada por (i) intensidade das correntes elétricas, (r) resistência , (u) tensão , (p) potencia e (A) ampere e (s) serie .
    A formula básica para calcular os resistores e :
    Req=R1+R2....+Rn.


    LUCIMARA OLERIANO DE SOUZA
    3 ano A

    ResponderExcluir
  15. É um assunto tão desconhecido por muitas pessoas e que faz grande diferença no nosso cotidiano como o texto já diz. A intensidade de corrente elétrica É definida como a razão entre a quantidade de carga elétrica e o intervalo de tempo. A resistênica É a grandeza que se opõe a passagem dos elétrons, da passagem de corrente. É inversamente proporcional à corrente. No vídeo também explica sobre a SERIE e a PARALELA. Série: Se da quando os resistores estão, como o nome já diz, em série, ou seja, numa mesma reta, quando não há a necessidade da corrente elétrica repartir-se, e é dada pela soma dos resistores e a PARALELA e quando os resistores possui outras divisões.

    Franciane De Souza Cassiano
    3º B

    ResponderExcluir
  16. A eletrodinâmica é definida como a razão entre a quantidade de carga elétrica e o intervalo de tempo .Esses movimentos podem ser definidos de duas maneiras principais de circuito ,em serie e paralelos.
    Em serie é quando não ha necessidade de se dividir ,ou seja, é dado pela soma dos resistores .
    Já o paralelo quando os resistores possui outras divisões ,no caso, são as ramificações , ou seja , a corrente elétrica sofre uma repartição durante sua passagem ,ou seja, ela acaba se dividindo proporcionalmente ao resistor..Lucas Eduardo da Silva Martins..3 ano B ..

    ResponderExcluir
  17. A resistividade é uma propriedade física da matéria, que caracteriza a dificuldade da passagem da corrente pelo material condutor. Com o aumento da temperatura os elétrons que fazem parte da corrente elétrica eles vibram com mas intensidade, fazendo com que o choque ocorro com maior frequência, com isso a resistência elétrica aumenta, isso ocorre principalmente em metais. Também com aumento da temperatura aumenta a quantidade de elétrons, fazendo com que a resistência elétrica diminua.
    Já os vídeos podemos ver as teorias da Eletrodinâmica , que tem como objetivo explicar os dois tipo de associação entre os resistores, A paralela e a serie demonstrando a diferença entre ambas. Com a demonstração na pratica o vídeo mostra em uma simples ilustração com lâmpadas. Objeto que usamos no dia a dia, e que podemos compreender mais o seus conceitos.

    Jean Antonio 3ºA

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente o que é eletrodinâmica é o ramo da física que estuda as cargas elétricas em movimento e esses movimentos pode ser definidos de duas maneiras em series e paralelos. Series, é quando não ha necessidade de se dividir , ou seja e dado pela soma dos resistores,paralelos, é quando ha necessidade de dividir durante o percurso da corrente elétrica, e isso faz a divisão inversamente proporcional ao resistores a resistência equivalente é dada pela formula básica: Req= R1+R2...+Rn, como Req é a soma de todos os resistores, nota-se que ele sempre será maior que qualquer outro resistor apresentado.Um ponto que é dado como comum entre esses dois tipos de circuitos é que, toda vez que uma quantidade de Volts atravessar uma resistência ela ira diminuir, a quantidade de carga que sairá do fio é a mesma que entrou, afinal ela não some

    ResponderExcluir
  19. A eletrodinâmica é aparte da física responsável pelo estudo do comportamento das cargas elétrica em movimento.
    Qualquer material que transporta eletricidade esquenta e recebe o nome de condutor.Isso acontece por que os elétrons se agitam entrando em atrito com outros elétrons.Essa propriedade é conhecida como resistencia elétrica.
    Seus conceitos são intensidade da correntes elétricas (I) resistencia (R) potencia (P) etc.
    Benildo Mendes 3 Ano B

    ResponderExcluir
  20. A ELETRODINÂMICA estuda as cargas elétricas em movimento, a corrente elétrica, os circuitos elétricos, o funcionamento dos aparelhos elétricos e as usinas elétricas. Embora ela esteja presente em nosso cotidiano poucos tem conhecimento sobre esse assunto. Onde Destacam Intensidade das correntes Elétricas (i), Resistência (R), Tensão (U), Potência (P) e a Associação dos Resistores (que podem ser paralelos ou em série). Essas correntes elétricas podem ser em SÉRIE ou PARALELAS,em SÉRIE Resistores percorridos pela mesma corrente, cuja sua formula básica é Req = R1 + R2 + .... Rn, e já PARALELAS,resistores submetidos à mesma diferença de potencial, cuja sua formula básica especifica é Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}.
    O estudo da eletrodinâmica é muito importante ,como por exemplo ela contribuí no desenvolvimento da fabricação de fios elétricos melhores, que conduzem mais quantidade de energia com um menor aquecimento.
    -Samyla de Souza Macedo 3 ano C.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. A ELETRODINÂMICA estuda as cargas elétricas em movimento, a corrente elétrica, os circuitos elétricos, o funcionamento dos aparelhos elétricos e as usinas elétricas. Embora ela esteja presente em nosso cotidiano poucos tem conhecimento sobre esse assunto. Onde Destacam Intensidade das correntes Elétricas (i), Resistência (R), Tensão (U), Potência (P) e a Associação dos Resistores (que podem ser paralelos ou em série). Essas correntes elétricas podem ser em SÉRIE ou PARALELAS,em SÉRIE Resistores percorridos pela mesma corrente, cuja sua formula básica é Req = R1 + R2 + .... Rn, e já PARALELAS,resistores submetidos à mesma diferença de potencial, cuja sua formula básica especifica é Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}.
    O estudo da eletrodinâmica é muito importante ,como por exemplo ela contribuí no desenvolvimento da fabricação de fios elétricos melhores, que conduzem mais quantidade de energia com um menor aquecimento.
    -Samyla de Souza Macedo 3 ano C.

    ResponderExcluir
  23. A ELETRODINÂMICA é usado para mostrar o comportamento das cargas elétricas em movimento.
    Ela é dividida em vários conceitos: intensidade da corrente elétrica (i), resistência (R), potência(P) e etc. Numa corrente elétrica, a força que é aplicado faz com que os elétrons se desloquem, passando de um ponto do fio para outro, de positivo para negativo.
    Essas informações são muito importante pois é usado no cotidiano com frequência, e serve também para tomarmos os cuidados necessários, sabendo a proporção do comprimento e da área de um fio deve ser compatível com a quantidade de energia que o objeto necessita.
    Nome: Joyci de Fátima Fererine Barbosa 3 ano B

    ResponderExcluir
  24. A eletrodinâmica é o que estuda as propriedades,comportamento e efeitos das cargas elétricas em movimento,ela esta presente em nosso cotidiano mais nem percebemos,em pilhas e baterias.A corrente elétrica faz que os elétrons se desloque,se neles for aplicado uma força,fazendo que passe da ponta de um fio para outra ponta,do positivo para o negativo.Dentro da eletrodinâmica temos também os resistores,que são os componentes elétricos responsáveis por limitar a intensidade da corrente elétrica.


    Diego jaivona 3* A

    ResponderExcluir
  25. A eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda, analisa o comportamento das cargas elétricas em movimento. À movimentação das cargas elétricas da o nome de corrente elétrica, como exemplos existem em grande número, inclusive em nosso organismo, como as pequenas correntes elétricas nervosas que propiciam a nossa atividade muscular. A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas. Ela é medida com a quantidade de carga que atravessa um ponto em um determinado tempo. A corrente elétrica (i) é dada em ampere (A) que é 1Coulomb/1 Segundo.

    ResponderExcluir
  26. A eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda, analisa o comportamento das cargas elétricas em movimento. À movimentação das cargas elétricas da o nome de corrente elétrica, como exemplos existem em grande número, inclusive em nosso organismo, como as pequenas correntes elétricas nervosas que propiciam a nossa atividade muscular. A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas. Ela é medida com a quantidade de carga que atravessa um ponto em um determinado tempo. A corrente elétrica (i) é dada em ampere (A) que é 1Coulomb/1 Segundo.

    ResponderExcluir
  27. A maioria de nossos objetos que utilizamos necessita de uma carga elétrica , a mais comum são as nossas lampadas. E isso e explicado por certos conceitos como: (i) que e a intensidade que mede a quantidade de carga elétrica no intervalo de tempo; (r) e a resistência onde os elétrons passam pela corrente ; que depende comprimento do fio (l) e da área (A) que e chamada de resistividade por sua forma circular; (P) e a potencia que compõe a energia por unidade de tempo; Serie são os resistores da mesma corrente; já o Paralelo soma as resistências individuais com diferença de potencial.



    KELVYLAINE BAZAN RAMOS 3ano C

    ResponderExcluir
  28. A Eletrodinâmica tem como definição o ramo da física que estuda as cargas elétricas em movimento.E isso e explicado por certos conceitos como: (i) que e a intensidade que mede a quantidade de carga elétrica no intervalo de tempo; (r) e a resistência onde os elétrons passam pela corrente ; que depende comprimento do fio (l) e da área (A) que e chamada de resistividade por sua forma circular; (P) e a potencia que compõe a energia por unidade de tempo; Serie são os resistores da mesma corrente; já o Paralelo soma as resistências individuais com diferença de potencial por isso a eletrodinâmica e muito importante para o desenvolvimento da fabricação de fios elétricos.
    Azuir Campos: 3ºB

    ResponderExcluir
  29. A eletrodinâmica compreendida como estudo do comportamento das cargas elétrica em movimento. Em seu conceitos destacam: A Corrente Elétrica (I), a quantidade de carga que se desloca dentro de um condutor; Resistência (R), a característica e o tamanho do condutor; Potência (P), a energia que está sendo consumida, em um intervalo de tempo, gerando uma potência. Paralelo compreende como a soma das resistências individuais com diferença de potencial, obtendo o resultado.

    Euller Miranda Cardoso
    3º ano B

    ResponderExcluir