segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MAGNETISMO



Escola Estadual “13 de Maio”

Campo Magnético
É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
Compare campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e verá que todos estes têm as características equivalentes.
Também é possível definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor indução magnética e simbolizado por B. Se pudermos colocar uma pequena bússola em um ponto sob ação do campo o vetor Bterá direção da reta em que a agulha se alinha e sentido para onde aponta o pólo norte magnético da agulha.
Se pudermos traçar todos os pontos onde há um vetor indução magnética associado veremos linhas que são chamadas linhas de indução do campo magnético. Estas são orientadas do pólo norte em direção ao sul, e em cada ponto o vetor B tangencia estas linhas.

As linhas de indução existem também no interior do ímã, portanto são linhas fechadas e sua orientação interna é do pólo sul ao pólo norte. Assim como as linhas de força, as linhas de indução não podem se cruzar e são mais densas onde o campo é mais intenso.
Campo Magnético Uniforme
De maneira análoga ao campo elétrico uniforme, é definido como o campo ou parte dele onde o vetor de indução magnética http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/CampoMagnetico/figuras/campo1.gifé igual em todos os pontos, ou seja, tem mesmo módulo, direção e sentido. Assim sua representação por meio de linha de indução é feita por linhas paralelas e igualmente espaçadas.

A parte interna dos imãs em forma de U aproxima um campo magnético uniforme.
Efeitos de um campo magnético sobre carga
Como os elétrons e prótons possuem características magnéticas, ao serem expostos à campos magnéticos, interagem com este, sendo submetidos a uma força magnética FM.
Supondo:
  • Campos magnéticos estacionários, ou seja, que o vetor campo magnético B em cada ponto não varia com o tempo;
  • Partículas com uma velocidade inicial V no momento da interação;
  • E que o vetor campo magnético no referencial adotado é B;
Podemos estabelecer pelo menos três resultados:

Carga elétrica em repouso
"Um campo magnético estacionário não interage com cargas em repouso."
Tendo um Ímã posto sobre um referencial arbitrário R, se uma partícula com carga q for abandonada em sua vizinhança com velocidade nula não será observado o surgimento de força magnética sobre esta partícula, sendo ela positiva negativa ou neutra.

Carga elétrica com velocidade na mesma direção do campo
"Um campo magnético estacionário não interage com cargas que tem velocidade não nula na mesma direção do campo magnético."
Sempre que uma carga se movimenta na mesma direção do campo magnético, sendo no seu sentido ou contrário, não há aparecimento de força eletromagnética que atue sobre ela. Um exemplo deste movimento é uma carga que se movimenta entre os pólos de um Ímã. A validade desta afirmação é assegurada independentemente do sinal da carga estudada.
Carga elétrica com velocidade em direção diferente do campo elétrico
Quando uma carga é abandonada nas proximidades de um campo magnético estacionário com velocidade em direção diferente do campo, este interage com ela. Então esta força será dada pelo produto entre os dois vetores, B e V e resultará em um terceiro vetor perpendicular a ambos, este é chamado um produto vetorial e é uma operação vetorial que não é vista no ensino médio.
Mas podemos dividir este estudo para um caso peculiar onde a carga se move em direção perpendicular ao campo, e outro onde a direção do movimento é qualquer, exceto igual a do campo.
  • Carga com movimento perpendicular ao campo
Experimentalmente pode-se observar que se aproximarmos um ímã de cargas elétricas com movimento perpendicular ao campo magnético, este movimento será desviado de forma perpendicular ao campo e à velocidade, ou seja, para cima ou para baixo. Este será o sentido do vetor força magnética.
A intensidade de B será dada pelo produto vetorial FM x v, que para o caso particular onde B e V são perpendiculares é calculado por:
B= FM
    /q/ v

A unidade adotada para a intensidade do Campo magnético é o tesla (T), que denomina, em homenagem ao físico iugoslavo Nikola Tesla.
Consequentemente a força será calculada por:
F= B /q/ v

Medida em newtons (N)
  • Carga movimentando-se com direção arbitrária em relação ao campo
Como citado anteriormente, o caso onde a carga tem movimento perpendicular ao campo é apenas uma peculiaridade de interação entre carga e campo magnético. Para os demais casos a direção do vetor FM será perpendicular ao vetor campo magnético B e ao vetor velocidade V.
Para o cálculo da intensidade do campo magnético se considera apenas o componente da velocidade perpendicular ao campo, ou seja, v sen t, sendo t o ângulo formado entre B e v então substituindo v por sua componente perpendicular teremos:
B=      F     => F= B /q/v . sen t
  /q/ v . sen t  
Aplicando esta lei para os demais casos que vimos anteriormente, veremos que:
  • se v = 0, então F = 0
  • se t = 0° ou 180°, então sem t = 0, portanto F = 0
  • se t= 90°, então sem  = 1, portanto. F= B /q/ v

Regra da mão direita
Um método usado para se determinar o sentido do vetor FM é a chamada regra da mão direita espalmada. Com a mão aberta, se aponta o polegar no sentido do vetor velocidade v e os demais dedos na direção do vetor campo magnéticos.
Para cargas positivas, vetor FM terá a direção de uma linha que atravessa a mão, e seu sentido será o de um vetor que sai da palma da mão.
Para cargas negativas, vetor FM terá a direção de uma linha que atravessa a mão, e seu sentido será o de um vetor que sai do dorso da mão, isto é, o vetor que entra na palma da mão.

Efeito Hall
Em 1879, durante experiências feitas para se medir diretamente o sinal dos portadores de carga em um condutor Edwin H. Hall percebeu um fenômeno peculiar.
Na época já se sabia que quando o fio percorrido por corrente elétrica era exposto a um campo magnético as cargas presentes neste condutor eram submetidos a uma força que fazia com que seu movimento fosse alterado.
No entanto, o que Edwin Hall descreveu foi o surgimento de regiões com carga negativa e outras com carga positiva no condutor, criando um campo magnético perpendicular ao campo gerado pela corrente principal.
Em sua homenagem este efeito ficou conhecido como Efeito Hall.

20 comentários:

  1. Alunos: Jania Conceição e Sandercléia Miranda 3°A Vespertino

    Campo Magnético

    Você sabe o que é um campo magnético? O campo magnético é a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou qualquer outro material como o cobalto e ferro. O vetor indução magnética pode descrever este campo de forma extraordinária, por exemplo, e pudermos colocar uma bússola em ponto sob ação do campo, o vetor terá direção da reta em que a agulha se alinha e terá dsentido para apontar o pólo norte magnético da agulha. As linhas de indução do campo magnético existem no interior do ímã, são linhas fechadas, e a sua orientação é do pólo sul ao pólo norte, portanto ambas não podem se cruzar e são extremamente densas. Quando se fala em Campo Magnético Uniforme, fala-se que nesse campo o vetor de indução magnética, tem o mesmo módulo, mesma direção e mesmo sentido. Quando aproximarmos um ímã de crgas elétricas com movimento perpendicular ao campo magnético, este movimento será desviad de perpendicular. A intensidade de indução magnética será dada pelo vetorial => Fm x V
    B= Fm / |q |V B= vetor
    q= carga



    A intensiade de força, será calculada:
    F= B| q |V

    A regra da mão direita é realizada para determinar o vetor Fm.
    Para cargas positivas, tem uma linha que atravessa a mão, o seu sentido sai da palma da mão.
    Para cargas negativas, terá uma linha que atravessa a mão, o seu sentido sai do dorso da mão.
    Durante algumas pesquisas feitas por Edwin H. Hall para se medir o sinal dos portadores de carga em um condutor, acabou descobrindo o surgimento de cargas negativas e positivas em um condutor, criando um campo magnético, esse efeito é conhecido como Efeito Hall.
    O globo terrestre tem um papel de ímã, o campo magnético que a superfície terrestre possui é dividido em dois componentes : o vertical e o horizontal. A força de atração exercida pelos os pólos Sul e Norte no equador magnético são iguais, porém apresentam sentidos contrários, a variação do magnetismo é relacionada com a crosta terrestre, pois os minerais que a constituem possuem grande quantidade de ferro e magnetismo.



    ResponderExcluir
  2. Alunos: Geremias, Tiago Silva, Moisés.

    3 º Ano A

    Magnetismo

    O magnetismo em nosso meio está presente em todo o lugar e até mesmo fora do nosso planeta. Assim criando o campo magnético que é uma determinada área aonde as ondas eletromagnéticas se atraem e outras se repelem.
    Uns dos meios que podemos entendi ficar e o imã , que apresenta dos polos um positivo e outro negativo. Com isso a proporção é atrair os matérias que apresentão algum metal em sua composição assim denominado os metais e outro que não apresenta metal em sua composição são chamado não metais.
    Com imãs podemos atrair pregos, clipe, etc. A intensidade e os efeitos do campo diminuem com a distância em relação ao imã.
    Uma aplicação importante dos imãs é a bussola magnética. Ela consiste em uma agulha imantada que pode girar livremente, voltando-se sempre para a direção norte-sul do planeta. A bussola foi um instrumentos importantíssimo na história da navegação, permitindo que as pessoas se orientassem em suas viagens.
    A agulha da bússola aponta sempre para mesma direção(a direção norte-sul), porque a terra apresenta um magnetismo natural (resultante do núcleo com ferro existente em seu interior), como se fosse um grande imã com dois polos magnéticos. Localizados próximos aos polos geográficos: o polo norte geográfico está um polo sul magnético e próximo ao polo sul geográfico está um polo norte magnético.
    A rotação da terra também tem influência no magnetismo e ajuda alguns animais como a baleia, aves, e alguns mamíferos que usam sensores auxiliados pelo o campo magnético da terra. Isso comprova que o magnetismo não só está presente na terra mais também fora dela.
    Com isso podemos definir que o magnetismo está presente em nosso meio e pra alguns seres são importantes para sua orientação.

    ResponderExcluir
  3. Cristiely R. Brumati 3ºB

    Em física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos sentidos nos materiais ditos ímãs ou nos materiais ditos ferromagnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado. Há de se ressaltar que a simples observação de atração ou repulsão entre dois objetos não é suficiente para caracterizar a interação entre os dois como de origem magnética, geralmente confundindo-se com certa facilidade, aos olhos leigos, os fenômenos magnéticos e elétricos. Tais fenômenos elétricos e magnéticos, apesar de hoje saber-se estarem profundamente correlacionados, têm em princípio de naturezas certamente diferentes.
    Em particular, é válido aqui desfazer-se a ideia em senso comum de que os ímãs atrairiam qualquer metal. Em verdade, a grande maioria dos metais simplesmente não responde em magnetostática de forma perceptível aos sentidos. Entre os poucos que respondem, destacam-se o ferro, o cobalto e o níquel.
    O magnetismo pode orientar os corpos em direções definidas, geralmente não ocorrendo o mesmo nos fenômenos elétricos. Em outras palavras, em virtude de sua orientação, um mesmo corpo magnético pode ou ser atraído ou ser repelido por outro. No caso elétrico ou os dois geralmente ou se atraem ou se repelem - de forma independente da orientação espacial destes.
    Os polos elétricos - positivo e negativo - podem ser separados ao passo que os polos magnéticos - norte e sul - estão sempre presentes no mesmo corpo, nunca podendo ser separados.

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Franciele Faria 3°B


    definimos o campo magnético de forma bem análoga ao que estudamos a respeito do campo elétrico e gravitacional. Nesses dois casos definimos um campo gravitacional ou um campo elétrico como sendo a modificação no espaço em função da presença de massa ou de cargas elétricas.

    Portanto, analogamente, definimos o campo gravitacional como sendo a região do espaço onde um ímã, seja ele em forma de barra ou de ferradura, manifesta sua ação. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnética, que pode ser representado apenas por .

    Usamos como unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade de é tesla (T).

    A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha aponta.

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Angela Bromate Ribeiro
    3°B

    Tudo em nossa volta possui magnetismo isso é determinado pela área aonde as ondas eletromagnéticas se atraem e outras se repelem, o campo magnético e cercado de materiais que possuem correntes elétricas que acabam sendo detectadas por outros objetos magnéticos, um exemplo de objeto e o ima que possui um campo magnético. o ima e formado feito de ferro ou níquel, nele também possuí o polo sul e norte, sem contar que ele possui linhas no seu interior que são linhas fechadas e sua orientação interna é do pólo sul ao pólo norte.
    Os campos magneticos não fazem nada com cargas paradas, nem com cargas em movimento que acompanhe a sua direção mas quando uma carga tem ao menos parte de seu movimento perpendicular ao campo. Ao contrario do campo elétrico o campo magnético não desvia a carga no sentido do campo mas numa direção perpendicular a ele.
    O magnetismo pode orientar os corpos em direções diferentes, normalmente isso não ocorre no fenômenos elétricos.

    ResponderExcluir
  6. ANANIAS NETO 3ºB NOTURNO
    Como lemos acima podemos assim dizer que campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das ações magnéticas.
    Podemos destacar as linhas de indução que existem no interior do ímã, portanto são linhas fechadas e sua orientação interna é do pólo sul ao pólo norte se aproximarmos pólos do mesmo nome, eles repelem-se. Se forem de nomes contrários, atraem-se.
    Interessante destacar que a cada vez que quebrarmos um imã surgirão assim novos polos sul e norte.
    Um efeitos de um campo magnético sobre carga como por exemplo quando os elétrons e prótons possuem características magnéticas, quando expostos à campos magnéticos, interagem com este, submetendo assim a uma força magnética.
    Onde podemos ver como o campo magnético atua é nas bobinas, que estão por trás do funcionamento da maioria dos motores, gerando energia em larga escala, pois tal é formada por espiras que são percorridas por corrente elétrica e formam pólos magnéticos, sistema também usado em elevadores.
    Outra forma pratica e o direcionamento dos cães onde são orientados através dos campos magnéticos. Assim observamos que o campo magnético esta presente onde menos observamos!
    Vale ressaltar que se a carga elétrica móvel for negativa, a força magnética magnética Fm altera a direção da velocidade, pois velocidade, ou seja, é uma força centrípeta. Portanto, quando uma carga elétrica sob ação exclusiva de uma campo magnético, ela realiza um movimento uniforme, sua energia cinética nulo.
    Um método simples que podemos usara se determinar o sentido do vetor é a chamada regra da mão direita . Com a mão aberta, se aponta o polegar no sentido do vetor velocidade v e os demais dedos na direção do vetor campo magnéticos.
    Assim o campo magnético se torna bem comum em nosso dia a dia, e se torna algo muito interessante de ser estudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno: CLAILSON DA SILVA AIRES.
      Entendo que o campo magnético é formados por cargas positivas,negativas e neutras;transforma-se a campo de atração,mas somente aos seres que fazem parte de suas características,como COBALTO,FERRO e metais que são FERROMAGNÉTICOS e PARAMAGNÉTICOS.
      O ímã é um grande agente no campo magnético,pois por si pró pio, transforma o campo dentro de si;como fazendo o contorno de seus polos,do SUL para o NORTE e do NORTE para o SUL.

      Excluir
    2. Daniely Gomes de Oliveira 3º B

      Ímãs atrai materiais feitos de cobalto e ferro,isso porque a uma regiao proxima do imã que influencia esses materiais como um campo gravitacional, e o mesmo tem dois pólos negativo e positivo ,o ima positivo tem maior poder de atração ja os polos iguais de dois imãs tera muita dificuldade para se unir pois a uma forte repulsão, e se apraximar os polos opostos negativo e positivo o ima ira ter uma forte atração . No magnetismo e na eletricidade ha mais diferença do que semelhança o campo de um ima e chamado de campo magnetico embora possamos sentilos diretamente,os campos magneticos nao fazem nada com carga parada e nem com cargas em movimento mais sim quando uma carga tem parte de seu movimento perpendicular.
      Ja os campos eletricos provocam o surgimento de outras forças que tem efeitos como inicio de um movimento.

      Excluir
  7. Aluna:Elida Macedo Gobati
    3°B noturno
    O campo magnetico estuda dois meios o campo eletrico e gravitacional essas duas funções vem descrever que no espaço encontramos presença de mssa ou carga eletrica, tudo ao nosso redor somos rodeados de magnetismo omo na tela da televisão.
    No magnetismos podemos encontrar o imã destacando que ele ira atrair os metais e os obejtos que tenham niquel,etc.
    Observação:O imã com um polo negativo e o outro positivo nao iram se repeliir ou seja se afastar um do outro,ja com os dois polos positivos iram se afastar pois suas cargas são iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Gleyciane Urtado Lopes 3º ano B
      O campo magnético é uma região que pode atrair outro imã. O planeta terra é um grande campo magnético possuindo norte e sul assim como um imã dipolo.
      Se colocarmos uma bussola sob a ação de um campo a agulha se alinhará em um dos polos desse campos. A indução ocorre pelo fato de as linhas que existe no interior de um imã elas são fechadas que vão em direção do pólo norte em direçao do sul.

      Excluir
  8. Nome: Jayne Neves Ribeiro
    Serie: 3º Ano B

    Como no texto diz o campo magnético é a região mas próxima de um imã.
    O campo magnético e determinado de “vetor indução magnética” (ou letra B).
    O campo magnético do polo norte de um imã, ele está influenciado pelo polo sul do imã.
    A unidade do “vetor indução magnética”(B) é denominada pelo simbolo (T) de Tesla.
    Um campo de origem magnética é denominada de “ linha de indução”(a linha que em
    cada ponto é tangente ao vetor magnético e é orientada no seu sentido.
    Quando prótons e elétrons são expostos a um campo magnético eles se interagem com o campo magnético e são submetidos a uma força magnética representada por (Fm).
    Um método pra você saber o sentido do vetor (Fm) é a regra da mão direita espalmada.

    ResponderExcluir
  9. O magnetismo é um fenômeno relacionado a atração e repulsão e exerce essa função em objetos metálicos e ferromagnético. Os campos magnético são formados por dipolos, são como negativo e positivo representado por corrente fechada, um dos exemplos mais comuns é o imã
    se colocarmos uma bussola sobre o campo vetor ( representado pela letra B) alinhara sua agulha.
    As linhas de indução são correntes fechadas que se ligam do polo norte ao sul essas linhas nunca começam e nunca termina elas entra em um corpo e de algum modo elas iram sair.
    Quando temos um corpo em repouso o mesmo não é atraído pelo campo magnético, se colocarmos uma carga (Q) em velocidade nula sendo positivo, negativo ou nulo o mesmo não terá influencia do campo magnético.
    Quando uma carga se movimenta no mesmo sentido ou contrario ao do campo magnético a carga não sofrera forças eletromagnéticas, mas quando o corpo é abandonado próximo ao campo em direção diferente do campo ela interagira com o campo.
    Um ima quando aproximado de cargas elétricas ele se desvia o seu campo e sua velocidade de forma perpendicular.
    B= FM
        /q/ v
    O efeito Hall mostra que quando uma corrente elétrica é exposta a um campo magnético as cargas presentes no condutor iram se desviar do mesmo. O surgimento de regiões com carga negativa e outras com carga positiva no condutor, criando um campo magnético perpendicular ao campo gerado pela corrente principal.

    ResponderExcluir
  10. O campo magnetico pode ser representado por linhas. E definido por um vetor, chamado de vetor indução magnética e simbolizado por B. Ao contario do campo eletrico, o campo magnetico não desvia a carga no sentido do campo, mas numa direção que seja perpendicular ao seu campo.
    As linhas de indução, são interligadas do polo norte em direção ao polo sul. Ambas tambem existem dentro do imã, portanto são fechadas. As mesmas não se cruzam, e se repelem quando seus polos são iguais. Discente: JOyce Assunção 3°B Noturno

    ResponderExcluir
  11. FABIANA DA SILVA LIRA VAILLANT 3ºB
    Na terra existe o campo magnético que contem dois polos o norte e sul; este campo influencia outros imãs que é o caso da bussola que sempre vai estar apontando para o norte magnético da terra, que na realidade é o polo sul do dipolo que representa o campo da Terra, um campo magnético só interfere em cargas em movimento.
    Os imãs nada mais é do que um campo magnético que atrai objetos, também tem dois polos o positivo e o negativo, o campo magnético do planeta também orienta animais como a aves migratorias.

    ResponderExcluir
  12. Campo Magnético é a região ao redor de um imã, se um objeto de ferro é introduzido no campo magnético o objeto sofrerá a ação de uma força, e esta força é medida no SI em tesla (T). Outro exemplo e o magnetismo terrestre que é o conjunto de fenômenos físicos produzidos pelas propriedades da Terra, cujo campo de atração se desenvolve a partir de seus polos magnéticos, que estão localizados próximos aos polos geográficos. O campo gravitacional da Terra pode ser usado como um guia para navegantes que usam a bussola a fim de obterem orientação geográfica.

    ResponderExcluir
  13. Alunas ; Gleicy urtado Lopes e Jessica Bargas
    para começarmos iremos falar um pouco sobre ímã que atrai objetos e também sobre a interferência na bússula.
    O ímã possui dois polos, um é de atraçãoe outra de repulsão, é quando colocamos um íma negativo e o outro positivo, eles vão se atrair, caso contrario colocaremos os dois ímas do mesmo polo eles vão se repelir.
    a bússula ela sempre aponta para o norte ao se aproximar da bússula ocorre uma interferência ou seja ela ira apontar parao o polo do imã e não para o polo da bússula.
    Pois a agulha da bussula é um pequeno ima que gira livre no eixo. O polo da terra que atrai o polo norte do ima deveria ser chamado de polo sul, houve um invertimento nos nomes dos polos magnéticos da terra e polo geográficos pois a terra é um ima.
    os metais que são atraídos pelo ima mais conhecido é o ferro, dependendo do material que apresenta ferro podem ficar magnetizados pelo ima.este magnetismo é utilizado para gravar sons, imagem, códigos em cartões entre outros.
    Esses fenômenos estão relacionados de uma certa forma, de atrair objetos a uma certa distancia, e repelir objetos em certas condição mais á algumas diferenças.
    Mas para um ima atrai objetos é preciso saber que á um campo magnético em volta dele, algo invisível imperceptível para nós, mas dependendo da distancia que os separa se o ímã tiver com intensidade alta alguns objetos será influenciados mais que outros dependendo do ferro no material.
    o planeta terra também tem um campo magnético, serve de proteção contra partículas nociva do sol, auxilia animais migratórios e na direção que a bussula aponta,
    um outro campo é o campo elétrico que possui o fenômeno de atração a distancia. porque com o excesso de cargas em um objetos faz com que há uma grande força de atração. o campo elétrico é o campo onde esta contida energia elétrica, eletricidade. E campo magnético é o campo onde esta contida energia magnética ou magnetismo então podemos formar uma formula F= q x E.
    E é a intensidade do campo elétrico
    q é a quantidade de cargas,
    F é a força.
    Em elétrica cada carga cria em torno de si um campo, de modo análogo o ima cria um campo magnético porem num ima não existe um mono polo assim sempre o ima tem a carga positiva e a negativa.
    Para representar o campo magnético usaremos uma bussula que utilizado para navegação .
    Campos e cargas tem a junção de três ideias campo elétrico, campo magnético e cargas elétricas, quando juntadas é chamadas de eletromagnetismo e que permite a invenção de inúmeros aparelhos elétricos,
    Lei de Gauss da eletridade, pois esta diz que cargas elétricas tem campos elétricos ao seu redor. Por exemplo, quando as cargas é positiva o sentido do campo é para fora e nas negativas é para dentro e o campo provocam forças nas cargas e o sentido da força depende do sinal da carga e temos a seguinte formula: E= k x q/d².
    E se colocarmos uma carga no campo de outra carga ela sofrera uma força e se calculada terá essa formula: F=q x E e juntar com a outra sera : F= k x Q¹ x Q²/d²
    Essa formula mostra que a atração ou a repulsão em duas cargar depende de seus valores e vai diminuindo com o quadrado entre elas, essa formula é conhecida como lei de coulomb.

    ResponderExcluir
  14. Thayza , Anny e Thiago Lucas 3ºA

    Tudo em nossa volta está ligado ao magnetismo, desta forma se da o campo magnético , é uma determinada área aonde se tem as famosas ondas eletromagnéticas que podem se atrair ou se afastarem ( repelir ).Vetor de indução magnética- é o seguinte ; quando a agulha se alinha ela terá o sentido de indicar para o polo Norte e essas linhas se encontram dentro de cada imã , todas são extremamente fechadas e vai de Sul a Norte infinita vezes .
    Um fato importante é sabermos que a intensidade e os efeitos desses campos vão se diminuir com a distância ao imã , um exemplo mais comum que podemos dar é as bussola , ela funciona assim;uma agulha colocada que tem livre acesso para girar sempre em norte e sul , isso tudo por causa do magnetismo da nossa terra .
    Devemos saber que campo magnético simbolo T em relação ao GRANDE físico Tesla .

    ResponderExcluir
  15. Max Dener Caetano Silva 3ºB

    O Campo magnético pode ser comparado ao campo gravitacional , por que eles tem as mesma características equivalentes.
    O vetor de indução ; e quando você alinha uma agulha em uma bul sula , e ela aponta para o polo norte isto é o magnético da agulha.

    (Carga elétrica em repouso
    "Um campo magnético estacionário não interage com cargas em repouso."
    Tendo um Ímã posto sobre um referencial arbitrário R, se uma partícula com carga q for abandonada em sua vizinhança com velocidade nula não será observado o surgimento de força magnética sobre esta partícula, sendo ela positiva negativa ou neutra.) Paragrafo do texto por que não entendi.

    ResponderExcluir
  16. Campo magnetico e a regiao proximo de um ima, que e influenciado por outros imas e materiais metalicos ou ferros.Esse mesmo campo magnetico tambem e chamado de vetor de indu¢ao.A bussula e um exemplo em que podemos observar esse campo, o seu pontero estara sempre apontando para o campo magnetico mais proximo, no caso e usada para descobrir uma dire¢ao, pois ela sempre indicara ao campo magnetico que esta presente no polo norte, mais tiver um campo magnetico perto da bussula pode interferir ma dire¢ao que aponta para o polo norte .
    Alunas: fabiana mar¢al e cristiely de paula 3° A

    ResponderExcluir
  17. Ao falar de magnetismo lembramos do imâ e da bussula.O imã tem uma força muito grande sobre diversos objetos metálicos ,já a bussola aponta na direção norte e sul,mas ao colocar-mos o imã próximo ,ela perde a orientação apontando para o polo do imã que possui dois polos que são as regiões que tem o maior poder de atração ,se aproximarmos os polos iguais eles se repelem e os polos diferentes eles se atraem . o imã e a terra possui campos magnéticos isso faz com que as bussúlas apontam na mesma direção e nos protegem de partículas de sol que nos faz mal.
    Tanto o campo magnético como ao elétricos provocam força e o campo elétrico surge quando há eletricidade,a carga colocada em um campo forte ,surge uma grande força ,e se for fraca terá uma força fraca .As cargas positivas vão no sentido do campo magnético e a negativa vão em sentido contrario .o campo magnético esta presente em nosso dia a dia , tudo em nossa volta tem um pouco de magnetismo.
    alunas :Karina eThaís .3º A

    ResponderExcluir