quinta-feira, 7 de junho de 2012

ELETRODINÂMICA


Corrente Elétrica
Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas para um determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Estas correntes elétricas são responsáveis pela eletricidade considerada utilizável por nós.
Normalmente utiliza-se a corrente causada pela movimentação de elétrons em um condutor, mas também é possível haver corrente de íons positivos e negativos (em soluções eletrolíticas ou gases ionizados).
A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico (d.d.p./ tensão). E ela é explicada pelo conceito de campo elétrico, ou seja, ao considerar uma carga A positiva e outra B, negativa, então há um campo orientado da carga A para B. Ao ligar-se um fio condutor entre as duas os elétrons livres tendem a se deslocar no sentido da carga positiva, devido ao fato de terem cargas negativas, lembrando que sinais opostos são atraídos.
Desta forma cria-se uma corrente elétrica no fio, com sentido oposto ao campo elétrico, e este é chamado sentido real da corrente elétrica. Embora seja convencionado que a corrente tenha o mesmo sentido do campo elétrico, o que não altera em nada seus efeitos (com exceção para o fenômeno chamado Efeito Hall), e este é chamado o sentido convencional da corrente.
Para calcular a intensidade da corrente elétrica (i) na secção transversal de um condutor se considera o módulo da carga que passa por ele em um intervalo de tempo, ou seja:



Considerando |Q|=n e
A unidade adotada para a intensidade da corrente no SI é o ampère (A), em homenagem ao físico francês Andre Marie Ampère, e designa coulomb por segundo (C/s).
Sendo alguns de seus múltiplos:
 

Continuidade da corrente elétrica
Para condutores sem dissipação, a intensidade da corrente elétrica é sempre igual, independente de sua secção transversal, esta propriedade é chamada continuidade da corrente elétrica.
Isto implica que se houver "opções de caminho" em um condutor, como por exemplo, uma bifurcação do fio, a corrente anterior a ela será igual à soma das correntes em cada parte desta bifurcação, ou seja:
 
Resistência Elétrica
Ao aplicar-se uma tensão U, em um condutor qualquer se estabelece nele uma corrente elétrica de intensidade i. Para a maior parte dos condutores estas duas grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, conforme uma aumenta o mesmo ocorre à outra.
Desta forma:
 
A esta constante chama-se resistência elétrica do condutor (R), que depende de fatores como a natureza do material. Quando esta proporcionalidade é mantida de forma linear, chamamos o condutor de ôhmico, tendo seu valor dado por:
 
Sendo R constante, conforme enuncia a 1ª Lei de Ohm: Para condutores ôhmicos a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão (ddp) aplicada em seus terminais.
A resistência elétrica também pode ser caracterizada como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada tensão. No SI a unidade adotada para esta grandeza é o ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm.
Pode-se também definir uma grandeza chamada Condutância elétrica (G), como a facilidade que uma corrente tem em passar por um condutor submetido à determinada tensão, ou seja, este é igual ao inverso da resistência:
 
E sua unidade, adotada pelo SI é o siemens (S), onde:
 
Geradores de corrente elétrica
A corrente sempre existe enquanto há diferença de potencial entre dois corpos ligados, por um condutor, por exemplo, mas esta tem pequena duração quando estes corpos são eletrizados pelos métodos vistos em eletrostática, pois entram rapidamente em equilíbrio.
A forma encontrada para que haja uma diferença de potencial mais duradoura é a criação de geradores elétricos, que são construídos de modo que haja tensão por um intervalo maior de tempo.
Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados por seu princípio de funcionamento, alguns deles são:

Geradores luminosos

São sistemas de geração de energia construídos de modo a transformar energia luminosa em energia elétrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silício que converte a energia luminosa do sol em energia elétrica.

Geradores mecânicos

São os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através de magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.

Geradores químicos

São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica (contínua apenas). Este tipo de gerador é muito encontrado como baterias e pilhas.

Geradores térmicos

São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente.

Quando associados dois, ou mais geradores como pilhas, por exemplo, a tensão e a corrente se comportam da mesma forma como nas associações de resistores, ou seja:
•    Associação em série: corrente nominal e tensão é somada.
•    Associação em paralelo: corrente é somada e tensão nominal.
•    Corrente contínua e alternada
•    Se considerarmos um gráfico i x t (intensidade de corrente elétrica por tempo), podemos classificar a corrente conforme a curva encontrada, ou seja:
•   
•    Corrente contínua
•   
•    Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
•    A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, embora nem todas tenham o mesmo "rendimento", quanto à sua curva no gráfico i x t, a corrente contínua pode ser classificada por:
•   
•    Corrente contínua constante
•    
•    Diz-se que uma corrente contínua é constante, se seu gráfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, não variável. Este tipo de corrente é comumente encontrado em pilhas e baterias.
•   
•    Corrente contínua pulsante
•    
•    Embora não altere seu sentido as correntes contínuas pulsantes passam periodicamente por variações, não sendo necessariamente constantes entre duas medidas em diferentes intervalos de tempo.
•    A ilustração do gráfico acima é um exemplo de corrente contínua constante.
•    Esta forma de corrente é geralmente encontrada em circuitos retificadores de corrente alternada.
•   

•    Corrente alternada        
•    Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.
•    Este tipo de corrente é o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede elétrica residencial, ou seja, a corrente medida nas tomada de nossa casa.
•    Resistores
•    São peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.
•    Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros.
•    Em circuitos elétricos teóricos costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência), e utilizam-se as representações:
•    
•    Associação de Resistores
•    Em um circuito é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores, sendo seus possíveis tipos: em série, em paralelo e mista.

30 comentários:

  1. 3 ano 15 de junho de 2012. Ao estudar as situaçoes de corrente eletrica veremos que as particulas e elitricamente carregadas e deixam de estar em equiliprio eletrostatico, e essas corentes sao responsaveis pela a eletricidade considerada a utilizar por nos, e elas sao espricadas pelo conceito de campo eletrico,ou seja e considerado a uma carga A positiva e B negativa; silvani;

    ResponderExcluir
  2. As partículas se carregam elétricamente, com isso elas passam por vários deslocamentos de cargas para uma determinada direção, todo esse processo de deslocamento é o que denominamos de corrente elétrica, a mais conhecida, a nós mesmos utilizamos. Existe um meio de calcular a intencidade da corrente elétrica que é designado pelo ampere, nome de omenagem ao físico Andre Marie Ampère. Corrente elétrica existe quando á uma diferença de potencial entre dois corpos ligados, mais ficam carregados por pouco tempo pois os dois emtram em equilíbrio, varias formas foram desenvolvidas para que aja corrente elétricaem um intervalo de tempo maior, como os geradores luminosos que é um meio de converter energia luminosa em energia elétrica, geradores mecânicos transforma energia mecânica em energia elétrica, geradores químicos converte energia potencial química em energia elétrica e os geradores termocos que converte energia térmica em energia elétrica.Existem alguns tipos de corrente elétrica, a corrente contínua constane que nao sofre variações, a corrente contínua pulsante passam por variações e a corrente alternada passa por inverções, uma hora positiva e outra negativa.

    ResponderExcluir
  3. A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico, um positivo e o outro negativo,e quando coloca o fio entre as duas os elétrons livres tendem a se deslocar no sentido da carga positiva devido ao fato de terem cargas negativas, pois sinais opostos são atraidos. Daniely Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Loyane Samaya As partículas elétrica carregadas deixam de estar em equilíbrio,quando ha um deslocamento destas cargas para uma determinada direção, este deslocamento chamamos corrente elétrica. Essa corrente elétrica ocorre quando duas cargas negativa e positiva, que ao ligar um fio condutor entre elas a carga negativa se deslocara em direção a carga positiva.

    ResponderExcluir
  5. Loyane Samaya As partículas elétrica carregadas deixam de estar em equilíbrio, quando a um deslocamento desta cargas para uma determinada direção, este deslocamento chamamos corrente elétrica. Essas corrente elétrica ocorre quando duas cargas negativas e positivas, que ao ligar um fio condutor entre elas a carga negativa se deslocara em direção da carga positiva.

    ResponderExcluir
  6. Eletrodinamica

    podemos dizer que as correntes eletricas e muito importante para nos,onde causa a movimentacao dos eletrons nos condutores,alem do mais as cargas sao represntadas pela letra A POISITIVO e B NEGATIVO ,onde os sinais opostos se atraem.
    A continuidade da corrente aletricas sao sempre iguais independentemente na seccao transversal.Alem do mais as cargas eletricas passam por deslocamento em determinadas direcao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este blog pertence ha Alex Junior cezario

      Excluir
  7. As particulas são carregadas eletricamente, com isso entra em equilíbrio eletrostático, e passam á se deslocarem em várias direções, este deslocamento é o que chamamos de corrente elétrica.Para calcular a intensidade da corrente eletrica, é designado a formula de Ampére.A corrente eletrica ocorre quando dois corpos ficam ligados com um potencial deferente, mas isso acontece por pouco tempo por que logo os dois entra em equilíbrio, ja tentaram varias formas para que aja corrente eletrica em um intervalo de mair tempo, por ex:os geradores luminosos; geradore mecânicos; geradores químicos e os geradores térmico.!
    Aluno:JOEMERSON.

    ResponderExcluir
  8. José Inácio de Souza Júnior :*

    As Partículas eletricamente carregadas, se movimentam várias vezes, dando o nome de corrente elétrica. A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico, e ela sempre existe quando há essa diferença. Geradores elétricos são criados para que esse potencial dure por mais tempo. Existem vários geradores como os luminosos, mecânicos, térmicos e químicos. Corrente contínua, são aquelas que não alteram o sentido. Podemos ver três formas de corrente contínua, as constante são as que não se variam, as pulsantes que passam por variações e as correntes alternadas que fazem um processo denominado como vai-e-vem.

    ResponderExcluir
  9. a corrente elétrica tem condutores e que se liga de negativo e positivo tendo atração em seus condutores e se conectam os dois. E quando estão carregada e mudam de direção deixando de estar em equilibrio

    ResponderExcluir
  10. O deslocamento de cargas para uma determinada direção e em um sentido, é o que chamamos corrente elétrica. A intensidade da corrente elétrica é sempre igual para condutores q não se dissipam. A corrente elétrica sempre existe enquanto se tem diferença no potencial de dois corpos ligados. Existe a corrente continua que são as que não mudam de sentido. Há também os modos de converter energia, através dos gerados luminosos, mecânicos, químicos e térmicos. Os geradores luminosos transformam energia luminosa em energia elétrica; os mecânicos, são os que transformam energia mecânica em elétrica; os químicos, os que convertem energia química em elétrica e os térmicos, que transformam energia térmica em elétrica.

    ResponderExcluir
  11. A corrente elétrica é ocorrida por uma diferença de potencial elétrico,
    assim uma corrente elétrica no fio, com sentido contraio ao campo elétrico.
    Continuidade da corrente elétrica: para condutores sem dissipação, a intensidade da corrente elétrica é sempre igual. A resistência elétrica também pode ser caracterizada como a dificuldade encontrada para que tenha passagem da corrente elétrica por um condutor em uma determinada tensão.
    Geradores químicos: São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica
    Geradores térmicos: São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente.
    Corrente contínua: quando não altera seu sentido é sempre positiva ou sempre negativa.

    ResponderExcluir
  12. Pâmela Jhenifer Trindade Cardozo2 de julho de 2012 às 06:19

    A eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda,analisa e observa o comportamento das cargas elétricas em movimento.A movimentação das cargas elétricas dá-se o nome de corrente elétrica,cujos exemplos existem em grande número,inclusive em nosso organismo,como as minusculas correntes elétricas nervosas que propiciam a nossa atividade muscular.A corrente elétrica pode ser classificada em :a)corrente eletrônica-constituída pelo deslocamento dos elétrons livres,e ocorre principalmente nos condutores metálicos.b)corrente iônica-constituída pelo deslocamento dos íons positivos e negativos,movendo-se simultaneamente em sentidos opostos,e ocorre nas soluções eletrolíticas(soluções de ácidos,sais e bases)e nos gases ionizados(lampadas fluorescentes).Considerando-se dois tipos de correntes elétricas:a)corrente continua(CC)-é aquela cujo sentido permanece constante.Quando alem do sentido,a intensidade também se mantem constante,é o que ocorre nas correntes estabelecidas por bateria de automóvel e por uma pilha.b)corrente alternada(CA)-é aquela cuja a intensidade e cujo o sentido variam periodicamente.Esse é o caso das correntes utilizadas em residencias,que são fornecidas pelas usinas.Sendo Teslan quem criou a corrente alternada.

    ResponderExcluir
  13. As correntes elétrica embora possamos dizer que é responsavel pela eletricidade sendo que tudo esta sendo usada por nós. Isso ocorre atravez de movimentação de elétrons em um condutor sendo que pode ser do mesmo jeito como negativo e positivo. Este tema é abordado (eletrodinamica) em doze temas que explica tudo. Sendo que sabemos que a corrente tem o movimento de carga em tipo ordenado, levando em conta que cada diferença de potencial tem condutor. Dependendo da qualidade de cargas em tambem podemos dizer do tempo como sse fosse um percurso.
    Corrente Elétrica;
    Continuidade da corrente elétrica;
    Resistência Elétrica ; pode-se afirmar que é a caracteristica de qualquer condutor. Sendo a formula R= U/i
    Primeira Lei de Ohm
    Geradores de corrente elétrica;
    Geradores luminosos;
    Geradores mecânicos ;
    Geradores químicos;
    Geradores térmicos ;
    Corrente contínua ;
    Corrente contínua constante;
    Corrente contínua pulsante;
    Corrente alternada.

    ResponderExcluir
  14. João victor Pereira de souza. 3º ano A

    Tudo que nós utilizamos em questão da eletricidade as correntes elétricas estão ali presentes. o seu processo é feito por ondas aonde passa pelas correntes que seria a basica movimentação de elétrons dentro dessa corrente sendo ela tanto negativa e positiva, a eletrodinamica faz parte tambem pois o condutor ele é especifico para cada potencia isso se dá ao movimento de carga com seus varios tipos ordenados gerando a corrente eletrica em seu percuso de pouco tempo.
    Suas Classificações são dividas entre as seguintes corrente eletrônica, corrente iônica-constituída, corrente alternada.

    ResponderExcluir
  15. nanilson nunes da silva4 de julho de 2012 às 06:50

    A corrente elétrica é denominado através de umdelocamento de uma carga elétrica diricionando a uma certa direção, a carga elétrica esta sendo muito ultilisado nos nossos dias atuais,com entudo que envouve a eletrecidade, éla também é denominada nas correntes causadas pela movimetação dos elétrons e tem também a corrente dos ions tanto positivo quanto negativo. A corrente elétrica tem sua variação em cargas que é a variação de sua potencia, quer diser a quantidade de eletrecidade, as correntes elétrica tem varios segmento,com continuidade de corrente eléwtrica, resistencia elética, gerador de corrente elétrica, gerador luminoso, gerador mecanico, geradores termicos, a corrente continua, a constante e aberta, e assim a eletrecidade passa por varios deslocamento de cargas para determinar a sua direção, ate porque a corrente elétrica não eé liberada a sua carga sufiente, e por isso tem aquantidade iquivalente, com poexemplo a um obijéto ligado a um determinado corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  16. Regina Massai mendes ares. 3º ano A.
    A corrente Elétrica,está as nas situações onde as partículas eletricamente carregadas elas deixam totalmente em equilíbrio eletrostático,e que essa situação das cargas passa á se deslocar para uma determinada direção e em um sentido,e esse deslocamento é chamado de corrente elétrica.E correntes elétricas,ela é responsável pela eletricidade que é utilizado por nós,nos dias de hoje.E se pode ter também na eletricidade a corrente de íons positivos e negativos,ou seja,em soluções eletrolíticas ou gases ionizados.Pois podemos chamar a carga positiva de A,e carga negativa B,e esse é um campo orientado tanto a carga A e B.E quando se liga um fio condutor entre esses dois tipos de campos,os elétrons livres eles podem se deslocar no sentido da carga positiva,pois é devido ao fato de terem cargas negativas,lembrando que sinais opostos são atraídos.
    Para que podemos calcular a intensidade da corrente elétrica(I) na secção transversal de condutor se considera o módulo da corrente que passa por ele em um intervalo de tempo.E para condutores sem disposição,a sua intensidade da corrente elétrica é sempre igual,independente de sua secção transversal,esta propriedade é chamada continuidade de corrente elétrica.As grandezas diretamente proporcionais,ou seja,conforme uma aumenta o mesmo ocorre á outra.Pode-se também definir uma grandeza chamada Conduntância Elétrica (G).
    Existem diversos tipos de geradores elétricos,que são caracterizadas por seu princípio funcionamento,alguns deles podemos citar são:Geradores luminosos,Geradores Mêcanicos,Geradores Químicos,Geradores Térmicos.Podemos citar 4 tipos de corrente:Corrente Continua,uma corrente é considerada continua quando não altera seu sentido,ou seja,é sempre positiva ou negativa.Corrente Contínua Constante,dizem quando uma corrente contínua é constante,ou seja,não variável.Corrente Contínua Pulsante,embora podemos dizer que as correntes pulsantes não altera seu sentido de corrente pois passam periodicamente por variações.Corrente Alternada,este tipo de corrente é o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede elétrica residencial,ou seja,a corrente medida nas tomadas de nossa casa...

    ResponderExcluir
  17. 3° B

    A energia elétrica utilizada por nos seres humanos é exatamente o deslocamentos de cargas causando a movimentação dos elétrons, ocorre a movimentação de A para B no sentido da carga positiva o fator de que sinais diferentes se atraem. A resistência é conforme um aumenta o outro também , os geradores de energia são: luminosos _energia luminosa em energia elétrica ex: placa solar, mecânico_ energia mecânica em energia elétrica, são utilizados em usinas nucleares, químicos_ energia química em elétrica o caso mais comum e a pilha, térmico_ocorrendo a associação de resistores,. todas essas energias são usadas todos os dias para beneficiar o seres humanos e melhorar a sua vida aqui. A energia é uma coisa que esta no cotidiano e que não teria como viver sem ela.

    ResponderExcluir
  18. corrente elétrica é ocorrida por uma diferença de potencial elétrico,
    assim uma corrente elétrica no fio, com sentido contraio ao campo elétrico.
    Continuidade da corrente elétrica: para condutores sem dissipação, a intensidade da corrente elétrica é sempre igual. A resistência elétrica também pode ser caracterizada como a dificuldade encontrada para que tenha passagem da corrente elétrica por um condutor em uma determinada tensão.
    Geradores químicos: São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica
    Geradores térmicos: São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente.
    Corrente contínua: quando não altera seu sentido é sempre positiva ou sempre negativa.

    ResponderExcluir
  19. Nome: Thayne Neves Ribeiro
    3°ano B

    É corrente elétrica, o deslocamento de cargas para alguma direção e em algum sentido horário ou anti horário. Ela é responsável pela eletricidade que usamos. A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico um exemplo é considerarmos uma carga positiva e outra negativa quando ligar as duas em um fio condutor os elétrons livres vai se ligar a carga positiva já que os sinais opostos se atraem. Na resistência elétrica U e I são proporcionais, quando uma aumenta o mesmo vai acontecer com a outra.

    ResponderExcluir
  20. Nome: Devanildo Santos
    3°B

    A corrente elétrica é um movimento, esse movimento é formado quando os elétrons livres recebem cargas, eles depois se organizam e formam a corrente elétrica, por isso que a corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas. Ela é causada por uma diferença de potencial elétrico que pode ser uma carga positiva e outra negativa os elétrons irá se juntar com a carga positiva por que os sinais opostos se atraem, depois de um determinado período irão entrar em equilíbrio. Todos nós sabemos a importância da energia elétrica para o mundo, por que graças a ela tivemos avanço em todas as áreas e facilitam a nossa vida.

    ResponderExcluir
  21. Eletrodinâmica é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento.
    Como sabemos, a energia elétrica é muito importante para o mundo de hoje. Sem ela, você não poderia entrar na internet nem acender lâmpadas ou ligar televisores.
    Condutores de eletricidade
    Para que um material seja condutor de eletricidade, é preciso que ele tenha elétrons livres para que a energia seja transportada dentro da substância. Exemplos de condutores são os metais (cobre, ouro), etc.

    ResponderExcluir
  22. Douglas Ap° Rodrigues Soares 3°Ano A

    Corrente elétrica; é ocorrida por uma diferente de potência elétrica,assim uma corrente elétrica no fio, com sentido contraio ao campo elétrico.A corrente elétrica pode ser positiva ou negativa.Existem vários geradores como os luminosos, mecânicos, térmicos e químicos. Corrente contínua, são aquelas que não alteram o sentido.Podemos ver três formas de corrente contínua, as constante são as que não se variam, as pulsantes que passam por variações e as correntes alternadas que fazem um processo denominado como vai e vem.Corrente Alternada,este tipo de corrente é o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede elétrica residencial,ou seja,a corrente medida nas tomadas de nossa residência.

    ResponderExcluir
  23. Jaqueline Cardoso Lima. 3º ANO A.
    Eletrodinâmica é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento.
    onde a corrente é diferenciada pelo pontos positivos e negativos.
    sinais diferentes se atraem.Corrente eletrônica-constituída pelo deslocamento dos elétrons livres,corrente iônica-constituída pelo deslocamento dos íons positivos e negativos.
    corrente continua é aquela que permanece constante.

    ResponderExcluir
  24. A corrente sempre existe enquanto há diferença de potencial entre dois corpos ligados, por um condutor, por exemplo, mas esta tem pequena duração quando estes corpos são eletrizados pelos métodos vistos em eletrostática, pois entram rapidamente em equilíbrio.
    A forma encontrada para que haja uma diferença de potencial mais duradoura é a criação de geradores elétricos, que são construídos de modo que haja tensão por um intervalo maior de tempo.
    Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados por seu princípio de funcionamento, alguns deles são: Geradores luminosos, Geradores mecânicos, Geradores químicos. Geradores térmicos.

    ResponderExcluir
  25. A corrente elétrica é o deslocamento de cargas elétricas para uma determinada direção. A eletricidade que nós utilizamos é proporcionada pela corrente elétrica.
    O mais comum é a utilização de corrente através da movimentação de elétrons, mas também existem as correntes de íons positivos e negativos.
    No campo elétrico temos cargas positivas e negativas, quando se liga um fio condutor entre elas, os elétrons iram em direção à carga positiva. A partir disso é criada a corrente elétrica neste fio condutor. Para podermos calcular a intensidade da corrente elétrica, devemos utilizar a fórmula “|Q|=n e”, o ampère (A) é a unidade da intensidade dessa corrente, ela é uma homenagem ao físico André Marie Ampère.
    Os geradores de corrente elétrica são construídos para que exista tensão por mais tempo. Podemos citar quatro deles: Geradores luminosos, que transformam energia luminosa em elétrica; Geradores mecânicos, que transformam energia mecânica em elétrica; Geradores químicos, que convertem energia química em elétrica; Geradores térmicos, que convertem energia térmica em elétrica.
    Há também quatros tipos de correntes, entre elas estão: Corrente contínua, que não altera seu sentido; Corrente contínua constante, não é variável; Corrente contínua pulsante, que passa periodicamente por variações; Corrente alternada, que é invertida periodicamente, ora é positiva e ora é negativa.

    ResponderExcluir
  26. Itamara de Oliveira. 3º ANO A.
    Ocorre por diferentes potências elétricas.Ocorre através da movimentação de elétrons, mas também existem as correntes de íons positivos e negativos.responsável pela eletricidade que é utilizado por nós,nos dias de hoje.
    A corrente continua é aquela que permanece constante.
    Na resistência elétrica U e I são proporcionais, quando uma aumenta o mesmo vai acontecer com a outra.

    ResponderExcluir
  27. Eletrodinâmica é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento. Esta movimentação se da o nome de corrente elétrica, A unidade do SI usada para medir a intensidade da corrente é o ampère(A)como fator principal tendo outras sub divisões como: deciampère e o centiampere.Com isso podemos calcular as resistências dos vários tipos de geradores elétricos e os outros tantos tipos de correntes elétricas.Por isso muito importante para nós seres humanos em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  28. Gostei mto do texto, mas bem q essa prof q fez esse blog podia fazer o seu próprio texto, e ñ copiar literalmente do site Só Física!! Obrigado, e até nunca mais.kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir