segunda-feira, 13 de abril de 2015

ELETRICIDADE




Eletricidade
A eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas, sendo dividida em três partes: Eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

 A eletricidade é a área da Física responsável pelo estudo de fenômenos associados a cargas elétricas. O termo eletricidade originou-se da palavra eléktron, que é derivada do nome grego âmbar. Este, por sua vez, é uma resina fóssil que, quando atritada em algum tecido, pode passar a atrair pequenos objetos.
Foi na Grécia que surgiram as primeiras definições para a eletricidade. Tales de Mileto, por volta de 600 a.C., atribuiu a existência de uma “alma” aos materiais que podiam ser eletrizados e atrair pequenos objetos. Mas ele se enganou ao imaginar que essa propriedade de atração devia-se ao magnetismo, e não à eletricidade.
Durante milênios os fenômenos envolvendo cargas elétricas ficaram restritos apenas a curiosidades, mas, no século XVI, Willian Gilbert publicou um estudo que diferenciava magnetismo de eletricidade e introduziu alguns dos principais termos utilizados pela Física, como pólos magnéticos e força elétrica.
Outro nome importante foi Charles Du Fay, o primeiro cientista a falar da existência de duas eletricidades. Em seguida, Benjamin Franklin, já em 1750, propôs uma teoria na qual a eletricidade seria um fluido que saía de um corpo para o outro, podendo ser negativo ou positivo. A teoria do fluido predominou até o século XIV, quando, em uma experiência com raios catódicos, J. J. Thompson descobriu a existência dos elétrons.
Desde então os estudos sobre eletricidade assumiram uma enorme dimensão. Atualmente é impossível imaginar nossa vida sem ela. Lâmpadas, computadores, aparelhos de TV, geladeiras, entre tantos outros, proporcionam nosso conforto. Os meios de comunicação não existiriam sem os avanços nessa área.
A eletricidade pode ser dividida em três partes:
Eletrostática: Refere-se ao comportamento das cargas elétricas em repouso e seu estudo engloba os processos de eletrização, campo elétrico, força eletrostática e potencial elétrico.
Eletrodinâmica: É a parte da eletricidade responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. O foco dessa área é a corrente elétrica e os componentes de circuitos elétricos, como capacitores e resistores.
Eletromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, tais como campo magnético produzido por cargas elétricas em movimento e campo elétrico produzido pela variação de fluxo magnético.

Por Mariane Mendes



Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
A explicação para eletrização dos corpos
 
Quando atritamos dois corpos, o cabelo e um canudinho, por exemplo, um deles fica eletrizado positivamente e o outro eletrizado negativamente, mas qual a explicação para esse acontecimento?
Muitos cientistas formularam teorias na tentativa de explicar esse fato. Benjamin Franklin, um dos homens mais célebres dos Estados Unidos no século XVII, foi um dos que tentaram explicar o porquê do acontecimento desse fenômeno. Franklin elaborou uma teoria na qual afirmava que os fenômenos elétricos aconteciam em razão da existência de um fluido elétrico presente em todos os corpos. Quando dois corpos eram atritados ocorria transferência de parte desse fluido de um corpo para outro, o corpo que recebia esse fluido ficava eletrizado positivamente, o corpo que cedia ficava eletrizado negativamente e em um corpo não eletrizado o fluido existia em quantidades normais. Por meio de sua teoria, Franklin mostrou que não poderia criar nem destruir cargas elétricas, apenas fazer com que passasse eletricidade de um corpo para outro, ou seja, a quantidade total do fluido ao final do processo de transferência do mesmo entre dois corpos permanecia inalterada.
Hoje, com as descobertas sobre esse assunto, sabe-se que a teoria de Franklin estava parcialmente errada, pois sabemos que a eletrização ocorre em razão da transferência de elétrons de um corpo para outro quando eles se atritam. E essa transferência não acontecia por meio do fluido elétrico que Franklin imaginara, mas sim por meio da passagem de elétrons de um corpo para outro.
A teoria moderna sobre a estrutura dos átomos mostra que toda matéria é constituída basicamente por três partículas que são denominadas de prótons, elétrons e nêutrons, que são, respectivamente, cargas positivas, cargas negativas e as partículas que não tem carga. Quando um corpo não está eletrizado, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Ao atritar dois materiais, um deles ficará eletrizado positivamente, pois perdeu elétrons e ficará com falta, já o outro ficará eletrizado negativamente, pois estará com excesso de elétrons.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola



Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
A Balança de Torção de Coulomb
 

Os trabalhos de Franklin e Dufay, que ocorreram em meados dos séculos XVIII, possuíam apenas aspectos qualitativos sobre os fenômenos elétricos que haviam sido abordados até aquela época. Com apenas aspectos qualitativos, os cientistas acreditavam que não era possível alcançar grandes avanços nos estudos da eletricidade, nesse sentido eles perceberam a grande necessidade da obtenção de relações quantitativas sobre as grandezas envolvidas nos fenômenos elétricos.
De modo particular, existia grande preocupação em relacionar quantitativamente a força elétrica com a distância entre dois corpos. Alguns físicos no final do século XVIII perceberam que existiam semelhanças entre a atração elétrica e a atração gravitacional, de modo que muitos deles lançaram a hipótese de que a força elétrica poderia variar com o quadrado da distância entre os corpos, assim como na força gravitacional. No entanto, era necessário realizar medidas cuidadosas para verificar se essa hipótese era verdadeira.

Entre todos os trabalhos que foram realizados com o fim de verificar essa hipótese, destacam-se as experiências realizadas por Coulomb que, no ano de 1785, fez um relatório sobre seus trabalhos e o entregou à Academia de Ciências da França. Coulomb construiu um aparelho denominado balança de torção, através do qual ele podia fazer medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas. Nessa balança construída por Coulomb há uma haste que é suspensa por um fio e em cada uma de suas extremidades há uma esfera. Tomando outra haste com uma esfera também eletrizada, faz a aproximação entre as duas. Em razão da força elétrica que se manifesta nesse processo, a haste que está suspensa por um fio gira, provocando uma torção no fio. Ao medir o ângulo de torção, Coulomb conseguia determinar a força entre as esferas. Outra balança bem semelhante a essa foi utilizada por Cavendish, na mesma época, para comprovar a Lei da Gravitação Universal e medir o valor da constante de gravitação G.
Após realizar várias medidas com as esferas separadas em várias distâncias, Coulomb acabou por concluir que a força elétrica era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as duas esferas. Além disso, ele ainda concluiu que a força elétrica era proporcional ao produto das cargas elétricas das esferas envolvidas. Em razão dessas conclusões, ele acabou por chegar à expressão definitiva da lei que determina a força elétrica entre dois corpos eletrizados, expressão essa que leva o seu nome: Lei de Coulomb.

Essa descoberta de Coulomb foi muito importante para o desenvolvimento do campo da eletricidade, tendo em vista que no século XIX e XX inúmeros progressos foram feitos nessa área, novos estudos foram feitos e novas leis foram descobertas.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

29 comentários:

  1. Em relação aos textos mostra como foi descoberto a eletricidade, cada cientista foi descobrindo um pouco de cada coisa e diferenciando magnetismo de eletricidade.E isso demorou muitos anos para termos o que temos hoje, e então a eletricidade foi dividida em três partes: ELETROSTÁTICA, ELETRODINÂMICA e ELETRO MAGNETISMO. No seculo XVII, uma teoria de BENJAMIN FRANKLIN não foi aceita, pois ele dizia que os corpos quando entravam em contato, passavam eletrização um para o outro por meio de fluidos, mas na verdade os corpos compartilham elétrons, onde um fica positivo e o outro negativo. Alguns anos depois os cientistas precisavam medir também a força elétrica com a distância.E o cientista que mais se destacou nessa ideia foi COULOMB com sua balança de torção, que servia para medir a força de atração e repulsão em duas esferas eletricamente carregadas. Por fim ele concluiu que era possível, medir as forças entre dois corpos eletrizados, que ficou conhecida como: LEI DE COULOMB. ARETUZA B BARBOSA 3 ANO A

    ResponderExcluir
  2. A eletricidade é a área responsável pelo estudo de fenõmenos associados a carga elétricas sendo dividida em trẽs partes sendo ELETROSTÁTICA,ELETRODINÃMICA e ELETROMAGNETISMO.No século XVI Willian Gilbert publicou um estudo que diferenciava magnetismo de eletricidade,seria impossível imaginar nossa vida sem a eletricidade.
    A teoria de Franklin estava errada pois ele imaginava que ocorria fluido elétrico mas na verdade ocorre passagem de elétrons de um corpo para o outro.Coulomb construiu a balança de torção para fazer medidas de força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas.Por fim concluiu que era possível medir as forças entre dois corpos eletrizados. Aline Campos 3 ANO A

    ResponderExcluir
  3. Os textos em si falam que quando a eletricidade foi descoberta os pesquisadores como Tales de Mileto, descobriram a existência de uma "Alma" aos matérias que podiam ser eletrizados e que podiam atrair pequenos objetos. A eletricidade se desenvolveu muito nos dias atuais, pois com vários pesquisadores proporcionando os seus conceitos e teorias, sabemos que a Eletricidade é existente em nossas vidas. As Cargas elétricas por exemplo, COULOMB disse que cargas elétricas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem. Cada físico têm seu desenvolvimento sobre a ELETROSTÁTICA, ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO. E vão estudando cada molécula. Franklin e Du Fay nomearam dois tipos de eletricidade a que se repelem e as que se atraem, porem Franklin acreditava que essa eletricidade era devido a existência de cargas elétricas, enquanto Du Fay acreditava que a eletricidade era derivado de dois fluidos que seria e VÍTREA(carga positiva) e o RESINOSO(carga negativa). No ano de 1777 Coulomb construiu um aparelho chamada Balança de Torção onde ele podia saber a medida de atração e repulsão entre duas cargas eletricamente carregadas. Esses físicos foram e é importante para nossa geração, por mais que hoje em dia possamos corrigi-los de que a Eletricidade pode ser constante de equilíbrio.
    Thálita Carrera. 3º Ano A.

    ResponderExcluir
  4. Com a descoberta de Tales de Mileto no ano de 600 a.c., a eletricidadde começou a se trilhar, porém durante milênios esse fenômeno foi apenas especulado, enfim Willian Gilbet veio a tona com um estudo separando a eletricidade do magnetismo. E com isso veio desencadeando varios físicos a se apronfundar no assunto como Charles Du Fay que veio falando sobre a existência de duas eletricidades. Assim como Franklin e Thompson. Alguns físicos no final do século XVIII lançaram a hipótese de que a força elétrica poderia variar com o quadrado da distância entre os corpos. Com essa incógnita entre os cientistas,Coulomb contruiu um aparelho chamado de balança de torção, e com ela balança ele consegui a chegar a uma conclusão que é a (Lei de Coulomb) Essa lei enuncia que a intensidade da força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. E graça a esse físicos que hoje temos a energia que é uma peça fundamental no nosso cotidiano. Pablo Diego Barbosa de Barros.3° Ano A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas, sendo dividida em três partes que é a eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. Umas delas é a eletrostática que Refere-se ao comportamento das cargas elétricas em repouso e seu estudo engloba os processos de eletrização, campo elétrico, força eletrostática e potencial elétrico.Eletrodinâmica seria a parte da eletricidade responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. O foco dessa área é a corrente elétrica e os componentes de circuitos elétricos, como capacitores e resistores .Eletromagnetismo estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, tais como campo magnético produzido por cargas elétricas em movimento e campo elétrico produzido pela variação de fluxo magnético.Um dos fisicos mas importante na área de eletrostatica seu nome foi Coulomb acabou por concluir que a força elétrica era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as duas esferas. Além disso, ele ainda concluiu que a força elétrica era proporcional ao produto das cargas elétricas das esferas envolvidas. Em razão dessas conclusões, ele acabou por chegar à expressão definitiva da lei que determina a força elétrica entre dois corpos eletrizados, expressão essa que leva o seu nome Lei de Coulomb.Umas de suas experiencias foi construiu um aparelho denominado balança de torção através do qual ele podia fazer medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas Daniel lucas 3º Ano A

      Excluir
  5. A eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas, sendo dividida em três partes a eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo umas delas Refere-se ao comportamento das cargas elétricas em repouso e seu estudo engloba os processos de eletrização, campo elétrico, força eletrostática e potencial elétrico eletrodinâmica seria a parte da eletricidade responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento o foco dessa área é a corrente elétrica e os componentes de circuitos elétricos, como capacitores e resistores eletromagnetismo no qual estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos tais como campo magnético produzido por cargas elétricas em movimento e campo elétrico produzido pela variação de fluxo magnético esse estudos dez de então vem colaborando com nossos dias atuais um dos fisicos que foi umas das peças muito importante para este estudo foi Coulomb acabou por concluir que a força elétrica era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as duas esferas. Além disso, ele ainda concluiu que a força elétrica era proporcional ao produto das cargas elétricas das esferas envolvidas. Em razão dessas conclusões, ele acabou por chegar à expressão definitiva da lei que determina a força elétrica entre dois corpos eletrizados expressão essa que leva o seu nome Lei de coulomb que A balança de torão foi um das experiencias desse fisico acho que poderia ter alguns calculos que foram utilizados para entender a logica na epoca que seria F=K./Q1/Q2/ dividido pela distancia elevado a dois foi a formula que Coulomb desenvolveu que nos tempos atuis é muito usada..... Daniel Lucas 3º Ano A

    ResponderExcluir
  6. Ambos os textos apresentam de forma resumida, como ocorreu o desenvolvimento do estudo da eletricidade, e, isso é algo muito importante a ser compreendido, pois assim, ficamos cientes de que foram inúmeras teorias criadas, e que foi necessário uma longa jornada de estudo para possuirmos um mero conhecimento nesse campo. E, afim de exemplificar o caminho percorrido, foram dispostas várias teorias de diferentes estudiosos. No primeiro, evidenciamos as primeiras ideias de eletricidade definidas por Tales de Mileto, em que, ele propõe a existência de uma alma aos materiais que podiam ser eletrizados e atrair pequenos objetos. Mas ele se enganou ao imaginar que essa propriedade de atração devia-se ao magnetismo, e não à eletricidade. E, apenas após a um grande período, Charles François de Cisternay du Fay descobriu a existência de duas eletricidades, a vítrea e a resinosa, dando-lhes características.
    O segundo texto, assim como o primeiro, mostra uma pequena passagem das descobertas elétricas. Mas, surge uma teoria, pertencente a Benjamin Franklin, que coloca de forma errada como se sucede a eletrização por atrito. Assim, vemos um claro exemplo de que não foi fácil entender essa ciência.
    Na terceira obra, constatamos um período tenso, em que os estudos relacionados a eletricidade estavam formados apenas por aspectos qualitativos, e os estudiosos não viam um futuro de grandes avanços apenas com isso. Deste modo, necessitavam de relações quantitativas,ou seja,por meio de equações matemáticas que pudessem resultar na força elétrica existente entre dois corpos. Assim, surgiu um grande mestre,conhecido como Charles Augustin de Coulomb, que por meio de experiências realizadas com o auxílio da Balança de Torção, conseguiu desenvolver a lei de Coulomb, que é uma expressão definitiva da lei que determina a força elétrica entre dois corpos eletrizados.Esse fato foi muito importante para o desenvolvimento do campo da eletricidade.
    Assim, todos os nossos meios de comunicação seriam impossíveis sem o avanço nessa área. E, é indispensável não mencionar o uso de computadores,aparelhos de TV, geladeiras, entre outros, que fazem parte da vida da "população mundial".
    Anderlex Lara Leite -3° Ano-A

    ResponderExcluir
  7. A electricidade sempre existiu mas, com a leitura dos textos baseados em historias reais sabemos que desde a sua descoberta até os dias de hoje foram formadas muitas teorias, algumas equivocadas e de certa forma erradas por falta de conhecimento dos formadores. Pelo texto aprendemos que o primeiro a definir o que é electricidade foi Tales de Mileto que acreditava que  existia uma alma nos materiais que podiam ser eletrizados ou que atraiam outros objetos porém sua teoria estava completamente errada pois sua observação foi no poder de magnetismo  de alguns materiais e não na sua electricidade. Essa divisão Magnetismo/Eletricidade só foi descoberta muitos anos depois por William Gilbert, isso já no século XVI.
        Com o passar do tempo surgiram outras teorias e foram derrubando ou complementando as teorias anteriores, no final todos Teoristas contribuíram para tudo que sabemos hoje sobre o conceito de Eletricidade. Coulomb por exemplo foi um dos principais contribuintes para esse desenvolvimento do conhecimento da eletricidade, pois foi ele quem construiu o primeiro aparelho capaz de medir a força de atraçao e repulsão entre duas esferas carregadas eletricamente e, depois de muitas medições ele criou um modelo ou uma fórmula capaz de calcular a força elétrica entre dois corpos eletrizados, fórmula essa conhecida como LEI DE COULOMB.
        Com base nas teorias atuais  sabemos que toda matéria é basicamente composta de prótons(cargas positivas) elétrons (cargas negativas) e nêutrons (partículas que não possuem carga).
       A descoberta e o estudo da eletricidade foram e são muito importantes pelo conforto, facilidades e possibilidades que ela proporciona nos dias atuais, tanto é que hoje somos praticamente dependentes dela, pois é usada em quase tudo que temos ou fazemos, exemplo , os meios de comunicação, aparelhos domésticos, e até em grande escala como em fábricas e indústrias.

    Aluna: Samyla de Souza Macedo 3° Ano C


       

    ResponderExcluir
  8. Os textos falam sobre o decorrer dos estudos relacionados a eletricidade, que até hoje em dia há várias curiosidade a serem descobertas a respeito.
    Sabemos então que a eletricidade é dividida em três partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo, cada qual um estudo mais específico.
    As pesquisas realizadas até nos dias atuais sobre a eletricidade teve contribuição de vários cientistas. Como Charles du fay que teve resultado concreto, onde dizia sobre a existência de duas eletricidade: atração e repulsão.
    Outro grande contribuidor foi Franklin que apesar de sua pesquisa não estar completamente correta, ele explicava que os corpos era dividido em positivo e negativo, mas hoje sabemos que os átomos é constituídos por cargas positivas, negativas e neutras( não tem carga ) chamadas de próton, elétron e neutron.
    Estes dois cientistas proporcionou estudos relacionados a característica, qualidades da eletricidade.Já Coulomb realizou um estudo a respeito das forças elétricas, criou a balança de torção que possibilitava medir essas forças. Isso ficou conhecido como Lei de Coulomb.
    Nome: Joyci de Fátima Fererine Barbosa 3°ano B

    ResponderExcluir
  9. A eletricidade, como diz o texto, é a área da física que estuda fenômenos associados com as cargas elétricas, com esse conceito a eletricidade pode ser dividida em 3 partes: Eletrostática: estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso.Eletrodinâmica: estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento. Elétromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos.A única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons.Sobre a eletrização dos corpos é assim, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula, a eletrização ocorre em razão da transferência de elétrons de um corpo para outro quando eles se atritam.A teoria moderna fala que toda a materia é constituida basicamente por 3 partículas próntons(cargas positivas), elétrons(cargas negativas) e neutrons(sem carga). A balança de torção serve para medir a força de atração e repulsão.
    Lucas Brumati 3ºA

    ResponderExcluir
  10. O texto nos da muitas informações importantes.Diz onde surgiu as primeiras definições á ela,fala o seu significado.Comenta sobre a descoberta do físico Charles Du Fay,pois ele foi o primeiro a falar da existência das duas eletricidade(positivo e negativo)...
    a eletricidades pode ser dividida em três partes:Eletrostática,eletrodinâmica e o eletromagnetismo....
    Hoje em dia é impossível vivermos sem ela.Já a explicação para eletrização dos corpos,de tantas outros cientistas tentarem explicar essa ocorrência,apenas Benjamin Franklin chegou na conclusão.
    Balança de Torção:Foi criada por Charles Coulomb,para que pudesse fazer a medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas......


    Darly Surubi Sié - 3°A

    ResponderExcluir
  11. O estudo da eletricidade se deu a uma imensa teorias,pois,vários físicos tinha sua teoria,mas quem se destacou foi Du Fay,pois, ele quem se aprofundou nesse assunto,descobrindo a existência de duas cargas elétricas as cargas positivas e negativas,sendo que elas podem serem em três partes a Eletróstatica,Eletrodinâmica e a Eletromagnetismo.E nos átomos são três partículas que o Prótons,Elétrons e Neutrons,que são cargas positivas e negativas e as que não tem cargas,ou seja que são neutras.Coulomb foi quem construiu a Balança de Torção,onde se pode fazer medidas da força de atração e repulsão entr duas esferas que são eletrizadas...
    Marly Surubi Sié-3°A

    ResponderExcluir
  12. Os textos falam sobre a eletricidade, sua importancia e origem. Onde a eletricidade é a área da fisica que estuda os fenômenos associados a cargas elétricas.
    Sabe se que a elétricidade é dividida em três partes que é a eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. Foram varias as teorias sobre a elétricidade, mais foi Tales de Mileto que acreditou que existia uma alma nos materiais que se elétrizava ou que atraian outros objetos mas sua teoria estava errada.
    Outra cobtribuição foi de Charles du Fay que dizia que a existência de duas elétricidade, atração e repulsão. Como outros físicos que tanbém contribuirão como Franklin e Coulomb que criou a balança de torção.
    Nome:Benildo Mendes de Miranda (3 ano B)

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Segundo o dicionário a palavra ELETRICIDADE tem como significado “Forma de energia natural que dá a força elétrica para ligar aparelhos como a tv, o microondas etc.”, a qual subdivide-se em três formas principais de estudo: a eletrostática, o eletromagnetismo e a eletrodinâmica. Ambas tem como princípios as bases fundamentadas por Du Fay e Coulomb, a lei de atração e repulsão de cargas diferentes e cargas iguais, respectivamente. Podemos dar um conceito a cada uma dessas formas de estudo da eletrecidade. A eletrostática é a o ramo que estuda as cargas que estão em repouso, visando principalmente as questões de eletrização de matérias.No eletromagnetismo, o que ocorre são estudados como maior vigor as questões que envolvem campos magnéticos em movimento e as variações de fluxos magnéticos. Enquanto na eletrodinamica observasse a cargas elétricas que estão em constates movimento onde o foco é posto nas correntes elétricas.
    Com a perspectiva de Du Fay na questão das cargas vítrea e resinosa, (positiva e negativa, respectivamente), Coulomb percebeu que entre duas matérias existia uma força de atração, e uma que fazia com que os corpos se repelissem.Coulomb observou também que as matérias podem estar carregadas positivamente, quando houver menor quantidade de elétrons que de prótons, ou podem estar carregadas negativamente, quando houver uma maior quantidade de elétrons, lembrando que um átomo NUNCA PERDE PROTONS, ele pode perder ou ganhar elétrons, sendo assim são as cargas negativas que determinam a eletrização do átomo. Com esta visão Coulomb, aperfeiçoou a balança de torção a qual possibilitou a ele, dar resultados para suas observações.

    ResponderExcluir
  15. A eletricidade acabou se tornando um objeto essencial para nós seres humanos , tanto no nosso dia a dia em questão de trabalho e ate mesmo passa tempo; pelo fato a eletricidade obteve uma enorme dimensão . podemos citar como exemplo os aparelhos eletrônicos tais como : computador ,televisão, geladeiras entre outros. com todo esse avanço tecnológico, que acabou existindo através da eletricidade .
    podemos observar que a eletricidade é dividida em três setores ,como: ELETROSTÁTICA, ELETRODINÂMICA e á ELETROMAGNETISMO.
    sabemos que a eletrição dos corpos é um fenômeno que explica realmente o que acontece quando um corpo encontra-se eletrizado ou não . podemos observar que um corpo não eletrizado ;encontra-se com o numero de prótons igual ao numero de elétrons.
    A balança de torção foi um dos importantíssimo trabalho de Coulomb , que desenvolveu mostrando como a balança de torção pode viabilizar medidas de força muito pequena com grande precisão.

    Patrícia Garcia Santos 3°ano A''

    ResponderExcluir
  16. Segundo o texto fala que Charles François de Cisternay du Fay foi o primeiro físico a descobrir a eletricidade, que e associado a cargas elétricas e que pode ser dividida em três grupos: eletrostática , eletrodinâmica, eletromagnetismo , com isso podemos ver que a eletricidades e essencial para nois e que usamos no nosso dia a dia como aparelhos de Tv , computadores entre outros . E também e citado a balança de torção que foi criada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb que foi feita com o objetivo de medir as forças de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregada.
    Lucimara oleriano de souza 3°ano A

    ResponderExcluir
  17. O texto em si é muito interessante.Pois relata a história da eletrecidade, os famosos cientistas que tinha a necessidade de saber mais sobre o assunto deram um grande passo na história. A eletrecidade é dividida em três fases: a eletrostática que estuda as cargas elétricas em repouso, a eletrodinâmica que estuda as cargas elétricas em movimento e o eletromagnetismo estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos.Benjamin Franklin cria uma teoria para explicar a eletrização dos corpos, ele acreditava na existência de um fluido elétrico presente nos corpos. Porém, isso mudou, com os estudos da atualidade descobriu-se que a teoria de Franklin estava parcialmente errada, pois a eletrização ocorre a partir de uma transferência de elétrons e um corpo para o outro quando eles se atritam. Com a necessidade de obterem grandes resultados de relação quantitativas sobre os fenômenos elétricos, Coulomb construiu um aparelho denominado Balança de torção, na qual sua especialidade é fazer medidas de força de atração e repulsão. na mesma época uma balança semelhante surgiu, utilizada por Cavendish para comprovar a lei da Gravitação Universal. Coulomb em suas conclusões. deu a entender que a expressão definitiva da lei que determina a força elétricas entre dois corpos eletrizados, expressão essa que é denominada de Lei de Coulomb em sua homenagem.
    Franciane De Souza Cassiano 3º ano B

    ResponderExcluir
  18. eletricidade onde estuda o fenômeno das cargas elétricas.
    e vários cientistas começaram a estudar esse fenomeno, um deles foi Tales de Mileto, sua teoria dizia que havia materiais que podia ser eletrizado e atrair pequenos objetos.
    Charles du Fay dizia que havia duas eletricidades.
    Benjamin Franklin dizia que a eletricidade passava de um corpo para o outro podendo ser negativo ou positivo.
    a eletricidade é dividida em três partes são elas: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.
    Com todo sua inteligência Charles Coulomb contruiu a balança de torção, que podia medir a força de atração e repulsão entre dois corpos carregados.
    Nome: Carolaine Rodrigues Mendes 3 ano B

    ResponderExcluir
  19. A eletricidade é a área da fisíca responsável pelo estudo de fenômenos associados a cargas elétricas.
    Durante milênios cientistas buscaram explicação sobre a eletricidade: Tales de Mileto imaginava que a propriedade de atração devia-se ao magnetismo e a força elétrica.
    Charles du Fay o descobridor das cargas positivas e negativas.
    Benjamin Franklin propôs a teoria, onde a eletricidade seria um fluido que saia de um corpo para o outro, podendo ser positivo ou negativo.
    A eletricidade pode ser dividida em três partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.
    Coulomb construiu um aparelho denominado balança de torção, através do qual ele poderia fazer medidas da forção de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas.
    Nome: Carla de Fátima Flores 3 ano B

    ResponderExcluir
  20. O texto é muito interessante aborda um assunto bem legal. A eletricidade é uma coisa que dependemos para viver.
    Por volta de 600 a.c na Grécia Tales de Mileto decobriu a eletricidade ele a dice que havia uma "alma" nos materiais que podiam ser eletrizados e atrair pequenos objetos, mas Tales errou ao dizer que os objetos eram ataridos devido magnetismo como se a eletrização não servisse pra nada . Com o passar dos tempos surgiram novos fisícos que ficaram curiosos com esse assunto e decidiram estudar mais daí surgiram novas teorias.
    A eletricidade é divida em três partes: a Eletrotática, a Eletrodinâmica e o Eletromagnetismo.
    Por volta do século XVII Franklin elaborou uma teoria de que os fenômenos elétricos aconteciam em razão da existência de um fluido elétrico presente em todos os corpos, mas como eu disse surgiram mais fisícos que estudaram esse assunto tambem e afirmaram que Franklin estava errado e que a teoria correta era de que a eletrização ocorre em razão da transferência de elétrons de um corpo para outro quando eles se atritam. A matéria é constituida por três partículas: os prótons, eletróns e os neutrons. Por volta de 1785 Coulomb criou um aparelho capaz de medir a força de atração e repulsão de duas esferas eletricamentes carregadas que ele chamou de Balança de Torção...

    Klenilson A. Aguilera Poquiviqui.
    3° ano C

    ResponderExcluir
  21. A eletricidade é uma parte da fisica que estuda as cargas elétricas, temos vários fisícos que estudaram sobre a eletricidade e cada um teve uma teoria do que vinha ser isso, um dos primeiros foi Tales de Mileto na Grecia onde ele descobriu sobre o magnetismo e a eletricidade.
    A eletricidade é fundamental em nossa vida tambem como para o uso da tv , de microondas, etc. A eletricidade é divida em tres partes a eletrostatica, a eletrodinamica e o eletromagnetismo...
    Coulomb criou a balança de torção que servia pra medir a froça de atração e repulsão de duas esferas eletricamente carregadas...
    Alexsandra M. Lopes
    3° C

    ResponderExcluir
  22. Os textos são bastantes interessantes porque falam sobre a eletricidade, primeira descorta se deu na Grecia por volta de 600 a.c por Tales de Mileto onde ele dizia que os materiais podiam ser eletrizados e atrair pequenos objetos.
    Por volta de XVI Gilbert publicou um estudo que falva do polos magnetico e a força elétrica, outro foi Du Fay e Franklin que apesentaram suas teorias cada um com uma descoberta nova.
    Franklin dizia que fenômenos elétricos aconteciam em razão da existência de um fluido elétrico presente em todos os corpos, mas surgiu uma nova teoria de que a eletrização ocorre em razão da transferência de elétrons de um corpo para outro quando eles se atritam. A eletricidade é dividida em tres partes a eletrostatica, eletrodinamica e o eletromangetismo...
    Coulomb surgiu em 1785 com a invenção de um aparelho chamado de balança de torção.
    Kelvylaine Bazan Ramos...--->3° C

    ResponderExcluir
  23. Os texto falam a respeito da eletricidade, foi descoberta primeiramente na Grécia por volta de 600 a.c pelo famoso fisico Tales de Mileto, sua teoria foi de que as matérias podiam ser eletrizadas e atrairem pequenos objetos, ele dice que havia "alma" na materia.
    A teoria de Mileto ficou por vários séculos até surgir uma nova teoria que foi a de Gilbert onde ele diferenciou eletricidade de magnetismo e descobriu os pólos magnéticos e a força elétrica. A eletricidade é dividida em três partes: s eletrostática, a eletrodinâmica e o eletromagnetismo.
    Há estudos recente que dizem que dizem que a matéria é formada por três partículas sendo os prótons, os eletróns e os nutrons. Em 1785 Coulomb entrou para a história por ter criado uma balança chamada de BALANÇA DE TORÇÃO...
    Jaqueline de Soua Carlos.
    3° ano C

    ResponderExcluir
  24. A eletricidade é uma parte da fisíca que estuda as cargas eletricas, o nome eletricidade tem origem grego. Tanto é que foi na Grécia que surgiu a primeira definiçao de eletricidade por Tales de Mileto, ele nos apresentou uma teoria de que existia "alma" na matéria que era eletrizada dai ela atraia outros objetos, mas ele dice que isso era devido ao magnetismo e não a eletricidade, foi onde ele se enganou, sua teoria ficou por milenios até surgir alguns outros curiosos da fisíca e se aprofundar nesse assunto um deles foi Gilbert outro foi Du Fay e Franklin, cada um veio com uma descoberta nova uma teoria.
    Franklin dizia que os fenômenos elétricos aconteciam em razão da existência de um fluido elétrico presente em todos os corpos. mas dai veio mais fisicos e afirmaram que Franklin estava errado e que o certo seria que a eletrização ocorre em razão da transferência de elétrons de um corpo para outro quando eles se atritam. A eletricidade pode ser divida em três partes a eletrostática a eletrodinâmica e o eletromagnetismo.
    Coulomb apresentou um de seus trabalhos a Academia de Ciencias da França ele criou uma balança capaz de medir a força de atração de duas esferas eletricamente carregadas e a nomeou de balança de torção.
    Kelly Cristina dos Santos
    3° C

    ResponderExcluir
  25. O bom de eletricidade é de que sem ela não teremos nada desses aparelhos ,como TV,computador ,celular entre outro aparelhos que necessitam da eletricidade que nos facilita muito em nossa vida.
    Conhecendo um pouco da eletricidade facilita a compreender melhor ,uma cosa que nos ajuda em nosso dia a dia.
    O curioso da balança de torção e que mede a eletricidade através de uma pequena torção que seja. Raí O. de Souza 3 ANO A

    ResponderExcluir
  26. Ambos textos mostra o desenvolvimento do estudo da eletricidade. A eletricidade é dividida em três partes: Eletrostática: estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Eletrodinâmica: estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento. Eletromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos.
    Umas das primeiras definição da eletricidade realizada por Tales de Mileto, apresentando uma teoria de que existia "alma" na matéria. Assim outros físicos se aprofundaram no estudos sobre a eletricidade, Charles Du Fay descobre a existência de duas eletricidades.
    A balança de torção de Charles Coulomb é utilizada para fazer a medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas.

    Euller Miranda Cardoso
    3º ano B

    ResponderExcluir
  27. A eletricidade é responsável por estudar as propriedades das cargas elétricas, e inicialmente foi descoberta por Tales de Mileto, que a denominou Elektron (derivado de âmbar) daí a origem de ELETRICIDADE. Os estudos de Tales de Mileto foram pequenos e suas descobertas restringiram-se apenas a curiosidades, mas com o passar dos anos suas teorias foram estas foram aprimoradas. A eletricidade pode se dividida em três campos: Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo.
    Um corpo pode eletrizar-se, e assim ganhar ou perder elétrons, esta descoberta veio a partir de curiosidades vivenciadas no dia a dia, e Charles Du Fay foi quem as aprimorou, onde descobriu a existência de três distintas partículas, PROTONS (positivo), ELETRONS (negativo) e NEUTRONS (neutro)e suas propriedades de atração repulsão.
    Além destas descobertas, necessitava-se de mais precisão nos estudos, a fim de se criar mecanismos que “medissem” a força dos corpos. Partindo dessa necessidade Coulomb criou a Balança de Torção, e posteriormente elaborou a chamada Lei de Coulomb, que é capaz de medir as forças de atração e repulsão de corpos eletrizados. Gabrielli Albertini Venturelli 3º ano-A

    ResponderExcluir
  28. os textos relata o desenvolvimento do estudo da eletricidade e quando foi descoberta a eletricidade por Tales de Mileto no ano de 600 a.c. cada cientistas cada vez mais foi descobrindo um pouco de cada coisa. A eletricidade pode se dividida em três campos: Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo.
    Eletrostática: estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Eletrodinâmica: estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento. Eletromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos.
    Coulomb surgiu em 1785 com a invenção de um aparelho chamado balança de torção que servia pra medir a froça de atração e repulsão de duas esferas eletricamente carregadas. Azuir Silva Campos 3º ano-B

    ResponderExcluir