domingo, 31 de março de 2013

TENSÃO ELÉTRICA



Tensão Elétrica

Tensão elétrica – (volts = V)
Para que haja movimento de elétrons em um circuito é necessário que alguma força ou pressão apareça para fazer com que esses elétrons se movimentem. A esta pressão damos o nome de diferença de potencial (d.d.p.), voltagem, tensão ou forçaeletromotriz (f.e.m.), que nos é dada em volts.
Analogamente podemos considerar que a tensão elétrica pode ser comparada com a pressão de um sistema hidráulico e, portanto, a “isolação” de um condutor é comparativamente à espessura de um duto hidráulico, dimensionado para suportar a pressão.
A tensão elétrica pode ser isolada por diversos métodos: através de materiais isolantes aplicados diretamente nos condutores; através de distanciamentos, afastamentos entre os condutores sendo que, neste caso, o isolante é o ar.
Quanto maior for a tensão elétrica, maior deve ser a isolação do condutor para que não ocorra falha. Analogamente ao circuito hidráulico, onde quanto maior a pressão da água maior deve ser a espessura deste duto.

Conceito:
Tensão elétrica: diferença de potencial elétrico entre dois pontos, capaz de gerar movimento ordenado de elétrons entre um ponto e outro.
Abaixo instrumento de medida da tensão elétrica (voltímetro) que é dado em volts:
1


Acima um aparelho de medição de tensão analógico, abaixo a forma em que é inserido no circuito, paralelo a medição.
2


Corrente Alternada

É o movimento ordenado de cargas elétricas, porém com sentido que muda de um instante para o outro.
A quantidade de vezes em que este sentido de uma corrente elétrica muda dentro de um determinado tempo denominado de frequência.
As usinas geradoras de energia elétrica produzem tensão e corrente elétrica alternada.
É este tipo de tensão que encontramos nas tomadas de nossas residências e fábricas.
Abaixo símbolo de um gerador de tensão alternada:
3


Abaixo a forma da tensão alternada em forma de gráfico:
4


Frequência é igual ao número de oscilação (período) em um segundo. A unidade de medida da frequência é o Hertz.
No Brasil a frequência é 60 Hertz. Ou seja, em um segundo a tensão elétrica muda de polarização 119 vezes.

Aterramento

Toda máquina e dispositivos metálicos com acionamento e automatização elétrica tem que ser aterrado conforme a norma da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Sua finalidade é proteger as pessoas que estiverem em contato físico com a máquina ou equipamento.
O aterramento é feito com hastes de cobre fincadas no solo, que de acordo com as necessidades e condições do solo podem ser em malha fechada ou aberta, sua resistência é medida com aparelho próprio para esta finalidade chamado de terrômetro.
Considerando que um equipamento está com fuga de corrente elétrica através de seu corpo metálico, exemplificaremos um equipamento com aterramento e um sem, o caminho que a fuga encontrará até a terra:




Corrente Elétrica
Corrente elétrica –( Ampère – A)

Esta unidade define a intensidade elétrica de cargas (elétrons) que fluem através dos condutores elétricos. A corrente elétrica pode ser comparada a quantidade de água que passa dentro de um cano. Quanto maior a quantidade de água maior terá de ser a seção do cano para que permita a passagem de água sem danos.
Assim se comporta a corrente elétrica, também chamada de amperagem. A seção dos condutores elétricos (cabos e fios) deve ser devidamente compatível para permitir a passagem de corrente sem provocar aquecimento.
Quanto maior for a intensidade da corrente maior deverá ser a seção do condutor.
No caso da água, a unidade de medida em relação ao tempo é litros por segundos, ou seja, a quantidade de litros que estiver passando num determinado ponto do encanamento durante um segundo. Toda vez que passar uma corrente de elétrons em um circuito elétrico ela poderá também ser medida.
Quando num ponto qualquer de um circuito elétrico passar 6,28 milhões de elétrons diz-se que passou um Coulomb, medida essa utilizada para medir cargas elétricas.
Porém, se passar num ponto do mesmo circuito um Coulomb de elétrons no tempo de um segundo a corrente será de um ampère.
1 A = 1 Coulomb/ segundo
6



36 comentários:

  1. Aluno: Geremais V.S
    3º Ano A
    Vespertino
    As tensões elétricas estão sempre presente em nossa vida, e que faz parte dos movimentos elétricos (elétrons), que fazem movimentar vários aparelhos que precisam de energia que são os resultados dos choques entre os elétrons que fazem fazer essa energia.
    Algumas formas podem isolar essa energia são os isolantes que são muito eficazes para nossa segurança como borrachas, botas de borracha, aparelhos que são muito importantes para segurança. Outro importante isolante é o fio terra ou aterramento que são um importante isolamento, que muito usado em alguns edifícios, etc.
    As correntes elétricas são meios condutores de energia que estão em vários lugares até mesmo na nossa própria casa, que por ano são uns dos que mais matam ou fazem vitimas de acidentes por causa de descarga elétricas, as crianças são as principais vitimas desse caso, que é muito importe descarga elétrica ou “choque”. Importante é quando construirmos uma casa, não colocarmos tomas ou qualquer meio que pode sofre qualquer descarga elétrica , muito baixo, e que diminui os riscos de qualquer criança sofrer algum acidente, e outros importante modos de segurança.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Jania C.S.F 3° A Vespertino
    A unidade de medida das tensões elétricas é o volt, sabemos que a tensão elétrica é a quantidade de energia gerada para mover uma carga elétrica,ou seja, é um tipo que fornece energia aos elétrons e está presente em nosso dia-a-dia, como por exemplo: para acender uma lâmpada, aquecer o ferro de passar roupa etc...tecnicamente é usado de vários modos.

    ResponderExcluir
  3. A corrente elétrica é o que mais usamos hoje em dia, infelizmente o que mais mata também pois a corrente elétrica esta em toda parte na nossa casa, no trabalho, nas escolas etc. Um exemplo de corrente elétrica são os raios que estão cada vez mais constantes no Brasil. A corrente elétrica pode ser impedida de varias formas: como o uso de luvas ou potas de borracha, esses são os principais instrumentos que são usados como isolante.
    Quando a mudanças no movimento das cargas elétricas ou seja dos elétrons esse fenômeno é chamado de frequência.

    ResponderExcluir
  4. Tensão elétrica ou diferencial de potencial (ddp) é a diferença de potencial entre dois pontos. A tensão elétrica também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. Vamos dar um exemplo de uma mangueira com água, a qual no ponto entre a entrada de água e a saída exista uma diferença na quantidade de água, essa diferença trata-se da ddp entre esses dois pontos. Já no condutor, por onde circula a carga de energia elétrica, a diferença entre o gerador (equipamento responsável por gerar energia) e o consumidor (que pode ser seu computador ou outro equipamento) é que simboliza qual é a tensão que existe nesse condutor.
    Exemplos de geradores de tensão: as usinas hidrelétricas, pilhas e baterias.
    Corrente alternada é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente ao contrário da corrente contínua, que tem direção bem definida e não varia com o tempo. Em um circuito de potência de corrente alternada a forma da onda mais utilizada é a onda senoidal, no entanto, ela pode se apresentar de outras formas como, por exemplo, a onda triangular e a onda quadrada.
    Esse tipo de corrente surgiu com Nicola Tesla, que foi contratado para construir uma linha de transmissão entre duas cidades de Nova York. Naquela época, Thomas Edison tentou desacreditar Tesla de que isso daria certo, no entanto, o sistema que Tesla fez acabou sendo adotado. A partir de então a corrente elétrica em forma de corrente alternada passou a ser muito utilizada, sendo hoje aplicada na transmissão de energia elétrica que vai das companhias de energia elétrica até os centros residenciais e comerciais. A corrente alternada é a forma mais eficaz de transmissão de energia elétrica por longas distâncias, pois ela apresenta facilidade para ter o valor da sua tensão alterado por aparelhos denominados transformadores.

    ResponderExcluir
  5. Tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos, é também a quantidade de energia gerada para mover uma carga elétrica.
    Correntes elétricas são os meios condutores de energia que de certa forma são uns dos que mais matam devido a descarga elétrica. A descarga elétrica é causada pela diferença de potencial, essa descarga acontece em pontos onde a distancia entre as partes, for menor. Há várias reportagens na televisão onde as pessoas aconselham a não ficar de baixo de arvore, falar ao telefone e também ficar de baixo da água(chuva, piscina e até menos no banho). O lugar que melhor aconselham é dentro do carro, pois o veiculo é blindado e não correrá riscos.

    ResponderExcluir
  6. jessika santos borges 3;a
    tensao elétrica ela pode ser diferenciada de potencia entre dois pontos . ela pode esta em nosso contidiano , energia tem uma quantidade gerada para se mover cargas eletrica . quanto maior for a tensão eletrica, tem que aver uma grade isolação para não ocorrer falha.
    corrente eletrica é a maior condutora de energia caso não tivermos cuido com as tomadas fios descascados entre outras coisas podem levar um choque dizendo que isso ocorre mais em crianças que muitas vezes chega a ser fatal.

    ResponderExcluir
  7. Luana Viana

    Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que são capazes de gerar movimento ordenado de elétrons entre um ponto e outro. Usamos materiais isolantes para prevenir essa tipo de energia, como a borracha, é um bom isolante, outro importante é o fio terra ou aterramento presente em várias residências. A corrente elétrica esta relacionada a quantidade de elétrons que fluem através dos condutores. Quanto maior for a intensidade da corrente maior deverá ser a seção do condutor.

    ResponderExcluir
  8. Tensão elétrica é a potencia que há entre um ponto e outro e é nos dada em volts. É o que faz com que os elétrons se mova, gerando energia. Para isolar essa tensão e evitar choques e danos em aparelhos eletrônicos, há materiais isolantes e o famoso fio terra ou aterramento. Quanto maior a tensão, maior deve ser a isolação. A intensidade elétrica (elétrons) entre pontos é chamada corrente elétrica e o nome da medica é Coulomb.

    ResponderExcluir
  9. Thayciane Danielly :)

    A tensão elétrica é caracterizada pela diferença potencial de dois pontos, pode ser caracterizada por quantidade de energia gerada para mover uma carga elétrica.
    Já a corrente alternada, é o movimento ordenado de cargas elétricas que muda de um tempo mínimo para outro. Para isolar a tensão exercida pela corrente elétrica é utilizado o fio terra, que evita que levemos choque ao encostar-se a um aparelho ou causar danos ao mesmo, por isso quanto maior a tensão maior tem que ser o isolamento.
    E a medida utilizada para medir essa tensão exercida pelos elétrons é chamada de Columb.

    ResponderExcluir
  10. ANANIAS NETO 3º B NOTURNO

    Tensão Elétrica: pode ser comparada com a pressão do sistema hidraulico. A tenção eletrica pode estar sendo isolada de diversas maneiras como por exemplo, através o afastamento dos condutores nesse caso o isolante fica sendo o " AR".
    Quanto maior for a tensão certamente maior tera de ser o isolamento, a corrente elétrica é o " MOVIMENTO ORDENADO DAS CARGAS ELÉTRICAS ".
    A FREQUÊNCIA FICA SENDO A QUANTIDADE DE VEZES QUE O SENTIDO DA CORRENTE MUDA EM DETERMINADO TEMPO.
    DE ACORDO COM AS REGRAS DISPOSTAS PELA ABNT, TODA MAQUINA QUE SEJA LIGADA ATRAVÉS DA ENERGIA, TEM QUE ESTAR DEVIDAMENTE ATERRADA COM HASTE FINCADA AO CHÃO.
    SENDO TAMBÉM A MEDIDA QUE É UTILIZADA PARA MEDIR ALGUMA TENÇÃO ONDE É EXERCIDA PELOS ELÉTRONS É CHAMADA DE COLUMB.

    ResponderExcluir
  11. Aluno: claison
    3 Ano B
    noturno

    As tensões eletromagnética estão presente em todo o lugar, e esta em grande processo de mudança como as ondas de pequena e média , e grande tensão elétrica. Na nossa casa as tensões elétricas liga tudo e fazendo assim funcionar tudo e melhorar a nossa vida e temais grupos.
    Com isso ocorrem acidentes, que pode ser faltais para um ser humano, as empresas especializada em rede elétrica usam todo o equipamento necessário para um trabalho seguro e assim tendo um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Aluno: Mauro santana
    3 ANO B
    NOTURNO

    As tensões eletromagnética estão presente em todo o lugar, tendo um aproveitamento do os aparelhos eletrônicos como televisores, celulares e demais equipamentos que ajudam a melhorar a nossa vida para melhor.
    Existem produtos que protegem o nosso corpo de descargas elétricas como a borracha que serve para várias fundabilidade na área de segurança.
    Os fios terra são também uns dos meios de segurança para descarga elétrica, como de um raio.
    Os acidentes também são frequente e podendo chegar a morte, as principais vitimas são de criança e etc.

    ResponderExcluir
  13. Os elétrons em movimento provocam, uma tensão que é chamado de diferença de potencial ou forçaeletromotriz, para suportar essa tensão comparada com a espessura de um duto, quanto maior a tensão maior deverá ser a isolação do condutor. Correntes alternadas são produzidas pelas geradoras de energia que pode geralmente ser encontrada em moradias e fábricas.
    Os movimentos das cargas elétricas mudam de um sentido para o outro, conforme essas mudanças é chamado de frequência. O aterramento é um procedimeto ŕealizado para que possa proteger as pessoas que estão em contato com os aparelhos, pois as carrentes elétricas ficam acumuladas, elas só poderão sair enterrando um hoste de cobre no solo.
    GLEYCIANE UTADO LOPES 2º ANO B VESPERTINO.

    ResponderExcluir
  14. Os elétrons em movimento provocam, um tensão que é chamada de diferença de potencial ou foçaelétromotriz, para suportar essa tensão comparada com a espessura de um duto, quanto maior a tensão maior deverá ser a isolação do condutor. Correntes alternadas são produzidas pelas geradoras de energia que pode geralmete ser encontrada em moradias e fábricas.
    Os movimentos das cargas elétricas mudam de um sentido para o outro, conforme essas mudanças é chamado de frequência. O aterramento é um procedimento realizado para que possa proteger as pessoas que estão em contato com os aparelhos, pois as correntes elétricas ficam acumuladas, elas só poderão sair enterrando um hoste de cobre no solo.
    GLEYCIANE 3º ANO A VESPERTINO.

    ResponderExcluir
  15. Tensão elétrica: quanto maior for a tensão elétrica, maior deve ser a sua isolação do condutor para que não ocorra falha.
    Corrente alternada é uma corrente que dentro de um denomina uma frequência.
    Aterramento que tem como objetivo de proteger as pessoas que estiverem em contato físico com o equipamento.
    GLEICY URTADO LOPES 3º ANO A VESPERTINO .

    ResponderExcluir
  16. Fabiana Da Silva Lira Vaillant 3°b

    Tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos capaz de formar um movimento ordenado, como se fosse um ponto é atingido e logo puxa o próximo em uma unica linha e assim sucessivamente, com isso fazem com que os aparelhos eletrônicos funcionarem.
    Existem vários métodos de isolar uma corrente elétrica caso haja uma descarga elétrica na fiação da sua casa tem como exemplo o fio terra, e tem outros que são colocados nos próprios objetos .
    Hoje a tensão elétrica é denominada como vots.

    ResponderExcluir
  17. A TENÇÃO ELÉTRICA: PARA QUE HAJA A TENÇÃO ELÉTRICA E NECESSARIO QUE OS ELÉTRONS POSSAM SE MOVIMENTAR PARA CAPTURAREM ENERGIA,POIS A TENÇÃO ELETRICA CONDUTORES PODE SER ISOLADA POR MATÉRIAIS ISOLANTES QUE OCORREM DIRETAMENTE NOS CONDUTORES ,NO CASO ENQUANTO MAIS AFASTADOS FICAM MAIS ISOLADAS: SÃO NO CASO DO AR.AS USINAS MOVIDAS A ENRGIA TAMBEN PRODUZEM TENÇÃO E CORRENTE ELETRICA ALTERNADA,NÃO SO AS USINAS MAS TAMBEM AS TOMADAS DAS NOSSAS CASAS,POIS OCORRE NAS ÁGUAS QUE PODEM SER BEM FORTES E AS VEZES MUITO ALTA POR ISSO QUE ELAS PODEM GERAR ENERGIA. ALUNA:ADÉLIA SÉRIE:3B NOTURNO

    ResponderExcluir
  18. Karina Surubi Turibios 3°A vespertino
    A tensão elétrica está praticamente presente no nosso dia-a-dia, nos aparelhos elétricos como: o chuveiro elétrico, nas televisões, nos microondas e entre outros.As tensões elétricas é o potencial elétrico de dois pontos e também são capazes de gerar grande quantidade de energia,
    lembrando que sua unidade é o volt.

    ResponderExcluir
  19. Para que haja movimento de elétrons é necessário que tenha força ou pressão para fazer que os elétrons se movimentam.Podemos considerar que a tensão elétrica pode ser comparada com a pressão de um sistema hidraúlico.A tensão elétrica pode ser isolada atráves de materiais isolantes aplicados diretamente nos condutores .A diferença da tensão elétrica do potencial elétrico entre dois pontos,capaz de gerar movimento de elétrons entre um ponto e outro.Corrente Alternada é movimento de cargas elétricas,pórem com sentido que muda de um instante para o outro.Corrente elétrica define a intensidade elétricas de cargas que influem atráves dos condutores elétricos. Aluna:JAQUELINE RENATA 3 ano A

    ResponderExcluir
  20. Para que haja movimentos de elétrons é necessario que uma força ou pressão apareça para que esse elétrons movimentem.Podemos considerar que a tensão elétrica pode ser comparada com a pressão de um sistema hidráulico,quanto maior for a tensão elétrica ,maior vai se a isolação do condutor para não ocorrer falha.A diferença de um ponto potencial da tensão elétrica, pode gerar movimento ordenado de elétrons entre um ponto e outro.as usinas geradoras de energia elétricas produzem tensão e corrente elétrica e alternada,a corrente elétrica pode ser comparada a quantidade de água que passa por um cano. Aluna; Sandercléia Miranda da Silva 3 ano A.

    ResponderExcluir
  21. Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, o nome é homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. O movimento ordenado de partículas carregadas é o que se denomina por corrente elétrica; sendo a sua intensidade usualmente medida em ampère. Não existem condutores ou isolantes perfeitos. Dessa forma, todo material acaba sendo um meio-termo, nas suas devidas proporções.

    Adriely Andrade 3°A

    ResponderExcluir
  22. Thayza 3°A
    Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que são capazes de gerar movimento ordenado de elétrons entre um ponto e outro
    Para evitar e prevenir certos tipos de desastres usamos alguns tipos de isolantes , os mais comuns é a borracha e o fio terra ou aterramento , que são mais comuns entre as residências.Quanto maior a tensão devemos ter isolantes mais resistentes. A intensidade dos elétrons , entre pontos é tem o nome de corrente elétrica e o nome da medica chamamos de Coulomb.

    ResponderExcluir
  23. Tensão elétrica tem uma grande diferença com potencial elétrico entre dois pontos,a tensão elétrica é capaz de gerar movimento ordenado de elétrons entre um ponto e outro. Para que estes elétrons circulem é exercido uma força ou pressão e é preciso um bom condutor e um bom isolante para que suporte estão corrente de elétrons, hoje ha vários tipos de isolante como por exemplo a "fita isolante". Ou quando um fio esta distanciado do outro o ar é o isolante. Corrente alternada é quantas vezes uma corrente elétrica ocisa, este é o tipo de tensão que encontramos na tomada das nossas casas.
    Freqüência é o numero de isolações que ocorrem em um determinado período de segundos e é medida em hertz.
    Aterramento: È quando fazemos um fio terra aonde ocorre a vasão de elétrons e estes elétrons vão para a terra.
    Corrente eletrica: é quando ocorre uma fileira de eletrons em sequencia, é como se fosse um rua(condutor) e os carros(eletrons) se a rua for grande vai supotar o grande fluxo de carros, mas se for como as do Porto Esperidião não vai aguentar o fluxo grande de carros e ai ocorre uma vazamente de eletrons, e ois burracos da rua é como se fosse os defeitos de um condutor eletrico sempre trasnado os eletrons e ai a o aquecimente deste condutor eletrico.
    VANILDO LUIZ DE FRANÇA 3 ano b

    ResponderExcluir
  24. FABIANA MARÇAL DA COSTA 3*A
    Tensao eletrica praticamente esta presente em todo nosso dia-a-dia;para que nossos aparelhos funciona por exemplo prescisamos de uma determinado tipo de tensao percorrendo a corrente eletrica de nossa casa; podemos observar isso nas fiassoes que chega ate as lampadas ou a tomada de nossa casa.

    ResponderExcluir
  25. DANIELY GOMES DE OLIVEIRA
    3ºB
    Tensão elétrica é capaz de gerar movimentos ordenados de elétrons entre um ponto e outro,isso porque ouve uma pressão e para suportar essa pressão pode se haver um isolamento,através de distanciamento entre os condutores onde o ar é o isolante.
    E para que haja uma passagem de elétrons sem provocar aquecimento ou danos a seção dos condutores deve ser devidamente compatíveis.

    ResponderExcluir
  26. JESSICA CAROLINE DOS SANTOS Tensão elétrica tem uma grande diferença com potencial entre dois pontos, a tensão eĺetrica é capaz de gerar movimento ordenado de elétrons entre um ponto e outro. quanto maior for a tenão eletrica maoir deve ser sua isolação do condutor para não ocorrer falha....

    ResponderExcluir
  27. Na tensão eletrica para que os eletrons se movam é preciso que coloquem uma força ou uma pressãopara que se movimente que é chamado de volts .a tensão eletrica pode ser comparada com um a pressão hidraulica .para evitar tomar o choque a tensão eletrica pode ser isolada atraves de fios terras e um dos metodos o ar tambem e um isolante .a tensão eletrica tambem tem diferença de potencial eletrico de dois pontos capaz de gerar movimento ordenado de eletrons de um ponto a outro.aluna Thaís .V Fagundes 3 ano A

    ResponderExcluir
  28. A corrente elétrica é o que mais usamos hoje em dia , e pode até matar porque a usamos dentro de casa. A tensão elétrica pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. A intensidade elétrica(elétrons) entre pontos é chamado corrente elétrica e o nome da medica é Coulomb .

    ResponderExcluir
  29. Tensão elétrica pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. Um erro comum é chamar a tensão elétrica de voltagem, isso ocorre pois o cientista responsável por essa descoberta foi Alessandro Volta.
    Borrachas, botas de borracha,são algumas formas pra poder isolar essa energia.Outro importante isolante é o fio terra ou aterramento que são muito usado em alguns edifícios, etc. Eles ajudam a distribuir a sobrecarga caso haja uma, isso faz com que nossos aparelhos életricos não recebam essa sobre carga e queimem, então a instalação desses meios na rede elétrica é muito importante.

    ResponderExcluir
  30. Thalía Cristina 3° A

    Para ocorrer movimento dos elétrons é necessário que haja uma pressão que pode ser dada em volts. Tensão elétrica gera movimentos de elétrons entre um ponto a outro. Corrente alternada movimenta as cargas elétricas que mudam de um instante para outro. O aterramento é feito para que não ocorra fuga de corrente elétrica através do nosso corpo. A corrente elétrica pode ser chamada de amperagem, que define a intensidade das cargas que passam pelos condutores elétricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MOISÉS MARÇAL DA COSTA
      A tensão eletrica gera movimento de eletróns entre um ponto e outro.mas só eletro que tem a capacidade de se mover e prontos não .
      a terra ela pode ser receber eletro e pode mandar eletro nessecaso que acomtesse o aterramento de rede,quando acontecem um amento de eletro os eletros vai para terra ,a enegia eletrica da nossa casa e'uma tenssão eletrica

      Excluir
  31. Para começarmos temos que saber que em todos os lugares, estamos rodeados de energia, ou seja, nossa vida está vinculada à eletricidade inteiramente,não ficamos nem um minuto do dia sem desfruta-las de alguma forma. A tensão elétrica nada mais é, que a força ou pressão que é necessário para que haja os movimentos de um ponto ao outro, ocorrendo sucessivamente. O nome dado a unidade de medida é Volts, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.
    A corrente elétrica é os movimentos ordenados de partículas carregadas, está relacionada a quantidade de elétrons que fluem através dos condutores. Como sabemos as correntes são os condutores de eletricidade, se descarregado de forma inapropriada, ao ser um humano por exemplo pode ocasionar a morte imediata, para que isso não aconteça utilizamos os "Isolantes" como: "Fio terra" conhecido também como "aterramento" para que assim fique estabilizado e não possa causar nenhum tipo de danos, pensando sempre em nossa segurança. Foi dado o nome para esta medida de Coulomb em homenagem ao fisico Charles Augustin Coulomb.


    Aluna: Carla Bassani, terceiro A.

    ResponderExcluir
  32. Tensão elétrica é a pressão existente entre dois pontos, a energia utilizada para movimentar elétrons. Ela é dada em volts (v).
    Aterramento é o popular fio-terra, quando pega a eletricidade gerada e a "joga" pra terra. É usado para proteger a pessoa de possíveis choques.
    A corrente elétrica é a intensidade da energia gasta no percurso dos elétrons através de determinado condutor (cabos e fios). A eletricidade que usamos em nossa casa, por exemplo.

    ResponderExcluir
  33. Jéssica Barga 3°A vespertino

    Podemos dizer que a tensão elétrica são os movimentos dos elétrons que fazem funcionar os aparelhos de nossa casa e a energia da luz, é um força de energia que se baseia na capacidade de atração e repulsão dos elétrons em um circuito, e quando estão em movimentos alguns elétrons se perdem de sua corrente e quando tocamos em algo tomamos choque ex: o chuveiro elétrico,então por isso devemos ter cuidado.

    ResponderExcluir
  34. Tayne Neves Ribeiro 3ºB

    A diferença de um ponto potencial da tensão elétrica, pode gerar movimento ordenado de elétrons entre um ponto e outro.as usinas geradoras de energia elétricas produzem tensão e corrente elétrica e alternada,a corrente elétrica pode ser comparada a quantidade de água que passa por um cano. sabemos as correntes são os condutores de eletricidade, se descarregado de forma inapropriada, ao ser um humano por exemplo pode ocasionar a morte imediata, para que isso não aconteça utilizamos os "Isolantes" como: "Fio terra"

    ResponderExcluir
  35. Nome; jayne ribeiro
    serie; 3 ano b
    Tensão elétrica pode ser a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica.Exemplos de geradores de tensão podem ser citadas as usinas hidrelétricas, pilhas.A corrente elétrica e a mais existentes no nossos dias , elas são meios condutores de energia, e podem ate matar dependendo da força da descarga elétrica. Como raio entre outros. Por isso que quanto maior é a intensidade elétrica maior deve ser a seção do condutor.

    ResponderExcluir